Barão Vermelho 2 (1983) – Barão Vermelho

Data de Lançamento: 1983
Faixas: 10 faixas
Duração: 32:40
Estilo: Pop Rock, Rock and roll, Blues-Rock, Hard Rock, Blues
Produção: Ezequiel Neves e Andy P. Mills
Gravadora: Som Livre

Lado A:
Menina Mimada
O Que A Gente Quiser
Vem Comigo
Bicho Humano
Largado No Mundo

Lado B:
Carne De Pescoço
Pro Dia Nascer Feliz
Manhã Sem Sono
Carente Profissional
Blues Do Iniciante

Barão Vermelho 2 é obviamente o segundo álbum da banda carioca Barão Vermelho, lançado em 1983, que ainda dava seus primeiros passos e tentava conquistar espaço nos anos inaugurais da clássica era do rock nacional.

Com a formação que já tinha se concretizado no primeiro álbum autointitulado – que trazia Cazuza no vocal, Roberto Frejat na guitarra, Maurício Barros nos teclados, no baixo e Guto Goffi na bateria – o Barão Vermelho novamente entrou em estúdio no ano seguinte para gravar o segundo disco de estúdio.

Mesmo já mais seguros, com seu rock cativante, mostrando-se um grupo promissor e sendo convidados a se apresentar em programas de televisão populares da época; assim como o primeiro, esse segundo álbum do grupo também não alcançou bons índices de vendagens. Um dos motivos foi o fato de as rádios se negarem a tocar as músicas do quinteto por pura falta de interesse. Isso, sem dúvida, era o que prejudicava muito o trabalho dos artistas.

Contudo, os ventos mudaram a favor do grupo ainda naquele ano de 1983, quando uma das canções do álbum Pro Dia Nascer Feliz foi regravada por um amigo de longa data do vocalista Cazuza, Ney Matogrosso, o que finalmente levou a banda ao estrelato e fez com que as canções do Barão fossem executadas nas rádios brasileiras. Enfim, a banda virou um fenômeno do rock nacional, ocupando a posição que lhe era justa na indústria musical brasileira. 

Além da citada Pro Dia Nascer Feliz, outra canção conhecida deste álbum é Vem Comigo, que integrou a trilha do filme Bete Balanço de 1984, em uma divertida cena em que a personagem-título do filme, interpretada pela atriz Débora Bloch, está assistindo a uma apresentação do grupo na TV e depois se imagina performando no palco com um figurino igual ao que Cazuza usava.

Como já citado, embora o álbum não tenha vendido bem na estreia, seu sucesso tardio impulsionou as vendas e, hoje, este é um dos discos mais procurados pelos fãs da banda. Relançado com o passar do tempo, também foi disponibilizado em formato K7 e CD.

Agradecimentos especiais ao amigo Marcos Bat Mendes pelas informações contidas neste artigo, que não teria sido concluído se não fosse pela ajuda que me forneceu.

Adryz Herven

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s