Muppet Babies

Famoso pela criação de clássicos personagens de marionete, em 1984, Jim Henson mais uma vez conquistou o público infantil no mundo das animações. A série animada Muppet Babies era derivada de sua criação de grande sucesso, The Muppets, porém, trazia os já conhecidos personagens em suas versões bebês. O desenho, que teve oito temporadas, era transmitido pela emissora norte-americana CBS e foi uma parceria da Jim Henson Productions com a Marvel Productions. Anos mais tarde, a série foi comprada e distribuída pela Walt Disney Pictures (muitos anos antes de a Disney pensar em comprar a Marvel). 

Muppet Babies foi levemente inspirada em uma cena do filme Os Muppets Conquistam Nova York, em que a personagem Miss Piggy os imagina crianças, durante o número musical de I’m Gonna Always Love You. O cenário da animação era em um berçário em que uma babá (que nunca mostrava o rosto) cuidava dos bebês Muppets. O curioso é que nunca foi citado em nenhum episódio se os bebês tinham pais. Ali, eles viviam no mundo da imaginação, criando histórias próprias, ou se baseando em alguma existente, como contos de fadas e filmes clássicos. Aliás, eram mostradas também as cenas reais dos filmes ou programas de TV originais dos Muppets, fosse para alguma piada, ou para resumir a cena. 

Os Muppets que integravam o desenho eram Caco (atualmente, até no Brasil é chamado de Kermit como no original), Piggy, Gonzo, Animal, Fozzie, Rowlf e Scooter. Falando nesse último, foi criada, especialmente para o desenho, sua irmã gêmea Skeeter, de modo que houvesse mais uma personagem feminina com as outras crianças. A série também contou com participações, em alguns episódios, das versões infantis dos personagens Bunsen Honeydew e Beaker. A partir da sexta temporada, teve participação especial de Bean Bunny. Os personagens Statler e Waldorf, (aqueles senhores que sempre apareciam no programa dos Muppets assistindo seus shows e tecendo críticas) participaram em alguns episódios, mas em suas versões originais adultas mesmo. Outros personagens que deram as caras, mas em diferentes versões, foram a galinha Camila que, no desenho, era de pelúcia e pertencia a Gonzo; Janice como uma garota pré-adolescente; e Robin, sobrinho do Caco e filho de sua irmã mais velha, ainda como um girino dentro de um aquário.

A animação foi  pioneira no estilo de retratar clássicos personagens ainda na infância, influenciando outros que vieram depois como: Disney Baby, Baby Looney Toones, entre outros. Uma curiosidade que vale lembrar é que, a partir da segunda temporada, Jim Henson apostou em uma nova atração para dividir o espaço de uma hora com o desenho dos Muppets Babies. O nome desse segmento era Little Muppets and Monsters, em que apareciam as famosas marionetes dos personagens, como no The Muppet Show, além de apresentar desenhos de curta duração dos Muppets adultos no estilo das esquetes do antigo programa dos bonecos. Mesmo já tendo 18 episódios dessa nova série, ela só foi exibida por três semanas e a atração dos bebês Muppets ocupou 90 minutos na programação da CBS.

Em 2018, uma nova série dos Muppet Babies foi lançada pela Disney Jr., trazendo alguns dos personagens clássicos e uma nova personagem, Summer Penguin, entre os protagonistas. Essa versão foi feita especialmente para crianças de zero a cinco anos.

No Brasil, passou e reprisou durante anos no SBT, sendo um dos desenhos mais marcantes da TV brasileira durante a década de 1980 e início dos anos 1990. Contudo, por aqui, infelizmente, só foi transmitida até o quinto episódio do quinto ano da animação. Os demais episódios desta e as três últimas temporadas nunca foram comprados pela emissora. O segmento Little Muppets and Monsters não chegou a ser exibido no Brasil, apesar de a temporada que continha a atração ter chegado por aqui. Provavelmente, até estava incluída nas fitas, mas o SBT geralmente cortava os quadros que vinham acompanhando a atração principal. A nova animação do Muppet Babies também chegou a ser veiculada no SBT, no programa Mundo Disney e no canal por assinatura da casa do Mickey Mouse.

Adryz Herven

Uma consideração sobre “Muppet Babies”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s