Rabugento, o Cão Detetive

Como falei no post do Dom Pixote, a Hanna-Barbera produziu diversos desenhos estrelados por animais antropomórficos, especialmente cachorros. Uma das animações que trouxe um protagonista canino foi Rabugento, o Cão Detetive (The Mumbly Cartoon Show).

O personagem usava um característico sobretudo, típico dos detetives da ficção. Seu carro sempre estava caindo aos pedaços e pegava com muita dificuldade, andando bem devagar. Quanto à sua personalidade, ele era sarcástico e resmungava quando alguém fazia algo que o irritava, sendo muitas vezes, os vilões, ou o chefe do departamento onde ele trabalhava, que era conhecido como Chefe Sinuca. Não podemos esquecer a sua famosa risada, criada pelo dublador norte-americano Don Messick, a qual ele já havia usado para outros cães da Hanna-Barbera, como Precioso de o Xodó da Vovó e também o personagem com quem Rabugento era constantemente confundido, Muttley. Nunca é demais lembrar que esse boato sobre eles serem o mesmo personagem não procede, apesar da semelhança dos traços e da já citada risada. A criação de Rabugento tem sua inspiração no personagem Columbo, já Mutlley é baseado em Max do filme The Great Race, ambos interpretados pelo ator Peter Falk. Talvez por isso, eles sejam tão parecidos.

Os episódios mostravam o dia a dia do detetive Rabugento, que sempre era encarregado da missão de resolver algum caso a mando do Chefe Sinuca. Ele tinha de prender alguns vigaristas que cometiam os mais inimagináveis e absurdos crimes, mas nada parecia ser impossível para o detetive, já que quando os vilões tentavam se livrar ou se esconder dele, do nada ele aparecia na frente do delinquente, com seu jeito irônico e dando sua inconfundível risada, irritando tanto os bandidos que estes acabavam se convencendo de que não podiam vencê-lo, então se rendiam. Essas cenas eram sempre hilárias. Mesmo Rabugento conseguindo todas as vezes resolver as situações, o Chefe Sinuca sempre tentava ganhar os créditos pelo trabalho dele. Mas, de uma maneira ou de outra, o chefe acabava se dando mal no fim do episódio.

A série teve apenas uma temporada com 16 episódios e estreou em 11 de setembro de 1976 na emissora norte-americana ABC. Ainda nessa época, ele fez uma ponta no final do episódio The Day and Night Crawler de Dinamite, o Bionicão. Mesmo depois do fim, o personagem não desapareceu; ele ainda participou do desenho Ho Ho Limpicus, sendo o capitão da equipe Os Rabugentos, que era o time de vilões que sempre trapaceava – o que era bem estranho, já que parece que quando criaram o desenho, o confundiram novamente com o Muttley, além do fato de um dos personagens que planejava a maioria das trapaças do time, o Barão Negro, se parecer com o companheiro de Mutlley em Corrida Maluca, o Dick Vigarista. Mas isso é assunto para um artigo futuro.

No Brasil, a animação foi exibida na extinta Rede Manchete e no canal pago Boomerang.

Adryz Herven

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s