Na próxima terça-feira, dia 22, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas fará o anúncio dos indicados ao Oscar 2019. Os multifuncionais Kumail Nanjiani e Tracee Ellis Ross serão os encarregados de divulgar a lista de indicações e, como de praxe, nós aqui do Bloggallerya damos nossos pitacos anualmente sobre a premiação, portanto é hora de anunciar nossas apostas para os indicados nas principais categorias.
Esta Awards Season tem sido bastante confusa, recheada de controvérsias e uma verdadeira montanha-russa, repleta de mais baixos do que altos. A Academia continua seus esforços em parecer moderna e engajada na embalagem, mas pode conquistar ainda mais detratores, dependendo de como o público irá receber e se posicionar a respeito de possíveis indicações de filmes como Green Book e Bohemian Rhapsody, cujos diretores – a saber, Peter Farrelly e Bryan Singer – estão envolvidos em polêmicas de assédio e violência sexual. A despeito da ideia de inclusão da categoria de melhor filme popular para alavancar a audiência – e já descartada – o hit Pantera Negra deve ser considerado em categorias principais, mas arrematar somente as técnicas. Para se ter uma ideia, o Oscar deste ano nem mesmo contará com um mestre de cerimônias – decisão tomada após Kevin Hart desistir de ser o apresentador por conta de antigos comentários homofóbicos feitos pelo comediante em redes sociais e que foram ressuscitados recentemente. Pelo visto, muitas surpresas não necessariamente boas nos aguardam na 91ª edição do Oscar.
Por outro lado, segundo o The Hollywood Reporter, o elenco de Vingadores pode dar uma ajuda no quesito apresentação, com os atores se revezando durante a entrega dos prêmios – até mesmo foi pedido para que vários deles não apresentassem o Globo de Ouro por conta disso. Talvez esse fator possa gerar uma cerimônia minimamente divertida.
Abaixo, estão nossas predições para o Oscar 2019. Em cada categoria, há cinco nomes que eu acho que devem ser indicados (exceto melhor filme que tem um número maior de concorrentes) e os nomes em vermelho são aqueles que, creio, terem chances de derrubar algum dos outros cinco favoritos. Abaixo dos prováveis indicados, estão meus palpites de quem será o grande vencedor em cada categoria, além de nomes que podem ser alternativas aos vencedores cogitados. Em melhor filme, há algumas considerações.
MELHOR FILME:
Roma
Nasce Uma Estrela
A Favorita
Pantera Negra
Green Book
Se a Rua Beale Falasse
Infiltrado na Klan
Vice
Bohemian Rhapsody
First Man
Crazy Rich Asians
Qual vence: Roma
Qual ameaça: Nasce Uma Estrela
Considerações: Green Book e Bohemian Rhapsody podem ficar de fora por conta dos motivos mencionados na introdução deste post. O Oscar continua fazendo o possível para se mostrar alinhado com campanhas como #MeToo, após anos premiando produções com o selo Harvey Weinstein. Isso pode beneficiar outros longas como First Man, Crazy Rich Asians e até mesmo O Retorno de Mary Poppins e Widows podem descolar uma vaga. Pode ser até que Um Lugar Silencioso garanta seu lugar em meio aos indicados. O fato é que, ainda ontem, o PGA – prêmio do Sindicato dos Produtores de Hollywood, elegeu Green Book como o melhor filme de 2018 contrariando as expectativas da crítica americana. Lembrando que o PGA é um dos mais precisos termômetros do Oscar. Em seus trinta anos de existência, poucas vezes o vencedor do PGA não levou também o prêmio principal do Oscar – nove, para ser exata. Veremos! A minha aposta para vencedor, por ora, é Roma. Mas a Academia adora atores-diretores e vem indicando Bradley Cooper ano após ano à categoria de melhor ator, mesmo quando ele nitidamente não entrega sua melhor interpretação. Outro trunfo de Nasce Uma Estrela é que se trata de uma daquelas histórias clássicas que Hollywood adora, tanto no tocante ao romance trágico quanto pelo fato de que é a típica narrativa que versa sobre os bastidores não tão glamourosos da indústria fonográfica. Mas daí premiar o remake do remake do remake é um passo atrás mesmo para uma premiação tão quadrada como o Oscar. Já Roma é um filme não falado em língua inglesa, dirigido por um mexicano (o excelente Alfonso Cuarón), centrado em uma personagem feminina constantemente oprimida pela sociedade, e que encontrou um método alternativo de ser lançado para as massas: por meio da plataforma de streaming Netflix. Se o Oscar quer se mostrar engajado, premiar Roma é uma ótima oportunidade de se manter em sintonia com esse contexto.
MELHOR DIRETOR:
Alfonso Cuarón (Roma)
Bradley Cooper (Nasce Uma Estrela)
Yorgos Lanthimos (A Favorita)
Spike Lee (Infiltrado na Klan)
Barry Jenkins (Se a Rua Beale Falasse)
Adam McKay (Vice)
Peter Farrelly (Green Book)
Quem vence: Alfonso Cuarón (Roma)
Quem ameaça: Bradley Cooper (Nasce Uma Estrela)
MELHOR ATRIZ
Glenn Close (A Esposa)
Olivia Colman (A Favorita)
Lady Gaga (Nasce Uma Estrela)
Yalitza Aparicio (Roma)
Melissa McCarthy (Can You Ever Forgive Me?)
Emily Blunt (O Retorno de Mary Poppins)
Quem vence: Olivia Colman (A Favorita)
Quem ameaça: Glenn Close (A Esposa) / Lady Gaga (Nasce Uma Estrela)
MELHOR ATOR
Christian Bale (Vice)
Rami Malek (Bohemian Rhapsody)
Bradley Cooper (Nasce Uma Estrela)
Viggo Mortensen (Green Book)
John David Washington (Infiltrado na Klan)
Ethan Hawke (First Reformed)
Quem vence: Christian Bale (Vice)
Quem ameaça: Rami Malek (Bohemian Rhapsody) / Viggo Mortensen (Green Book)
MELHOR ATRIZ COADJUVANTE
Regina King (Se a Rua Beale Falasse)
Amy Adams (Vice)
Emma Stone (A Favorita)
Rachel Weisz (A Favorita)
Claire Foy (First Man)
Emily Blunt (Um Lugar Silencioso)
Quem vence: Regina King (Se a Rua Beale Falasse)
Quem ameaça: Amy Adams (Vice)
MELHOR ATOR COADJUVANTE
Mahershala Ali (Green Book)
Richard E. Grant (Can You Ever Forgive Me?)
Sam Elliott (A Star Is Born)
Timothee Chalamet (Beautiful Boy)
Adam Driver (Infiltrado na Klan)
Sam Rockwell (Vice)
Michael B. Jordan (Pantera Negra)
Quem vence: Mahershala Ali (Green Book)
Quem ameaça: Richard E. Grant (Can You Ever Forgive Me?)
ROTEIRO ORIGINAL
A Favorita
Roma
Vice
Green Book
Eighth Grade
First Reformed
Qual vence: A Favorita
Qual ameaça: Roma
ROTEIRO ADAPTADO
Infiltrado na Klan
Se a Rua Beale Falasse
Nasce Uma Estrela
Can You Ever Forgive Me?
Pantera Negra
Leave No Trace
First Man
Qual vence: Infiltrado na Klan
Qual ameaça: Se a Rua Beale Falasse
MELHOR ANIMAÇÃO
Homem-Aranha no Aranhaverso
Os Incríveis 2
Wi-Fi Ralph
Isle of Dogs
Mirai
The Grinch
Quem vence: Homem-Aranha no Aranhaverso
Quem ameaça: Nenhum
MELHOR FILME ESTRANGEIRO
Roma (México)
Cold Water (Polônia)
Shoplifters (Japão)
Burning (Coreia do Sul)
Capernaum (Líbano)
Never Look Away (Alemanha)
The Guilty (Dinamarca)
Qual vence: Roma (México)
Qual ameaça: Cold Water (Polônia)
DOCUMENTÁRIO
Won’t You Be My Neighbor?
Free Solo
Three Identical Strangers
RBG
Minding the Gap
Dark Money
Hale County This Morning, This Evening
Qual vence: Won’t You Be My Neighbor?
Qual ameaça: Free Solo / RBG
Andrizy Bento
Uma consideração sobre “Previsões Oscar 2019 – Indicados”