[Novidades na estante] Livros & HQs – Abril (2023)

Honoráveis leitores, pensaram que ficariam sem listas de novidades? Após os pedidos de vocês, encontramos uma alternativa para continuar postando lançamentos de livros e quadrinhos, apresentando uma seleção especial de alguns dos maiores destaques da literatura e da nona arte compilada em apenas um post. Não são listas completas, mas é o que podemos fazer 😉

Começamos com os títulos da editora Oficina Raquel. Abril é o mês da conscientização sobre o autismo, e o livro Como é Ser Autista de Charlotte Amelia Poe mostra a jornada da autora durante os dias de escola e a juventude, com capítulos sobre comida, fãs, depressão, piercings, convenções de quadrinhos e tecnologia. Poe escreve sobre suas memórias e desafia as narrativas do autismo como algo a ser ‘consertado’, pois Poe acredita que seu autismo é um aspecto fundamental de seu trabalho.

Além deste lançamento, a editora ainda traz Fala, Menina! de Cintia Barreto e ilustrado por Luciana Grether, um livro para pequenas feministas e seus aliados. O livro, voltado para o público pré-adolescente, é não apenas necessário, mas urgente nos dias atuais. Na narrativa, a protagonista toma a voz para si, apossa-se de seus pensamentos, de suas palavras, da sua liberdade e do seu direito de expressão. Sua voz sai retumbante da garganta, o ar espalha-se no espaço e daí ecoam as palavras, os desejos, as angústias, as ânsias do ser mulher. Em Fala, menina!, portanto, a protagonista toma a palavra e dela faz uso. Antes disso, porém, descobre que a sociedade ainda hoje insiste em abafar sua voz em função de sua condição de gênero. Vai daí a necessidade de impor seus posicionamentos e pensamentos.

Outra das novidades da editora é Quatro Dias na Vida de Joel de Victor Vasconcellos. É Joel, mas poderia ser qualquer um dos muitos jovens brasileiros “nem demasiadamente branco e nem demasiadamente negro” que, em meio aos seus 18 anos, tem mais dúvidas do que certezas. Em qualquer cidade grande deste país vagam, pelos subúrbios e pelas periferias, diversos “Joéis” sem rostos, mas perdidos em si com olhos no amanhã e cabeça no agora. Entre sentimentos adversos, amores, desejos e preocupações, se encontrar não é fácil, mas necessário. O futuro bate à porta, o presente não é fácil e os pensamentos de Joel entornam e sacolejam como uma composição nos trilhos. Como um trem de ferro, rígido e barulhento, acontecimentos cotidianos na vida de Joel se confundem com o de tantos outros jovens brasileiros.

Da mesma autora de Uma Farsa de Amor na Espanha, a Editora Arqueiro traz Um Experimento de Amor em Nova York, um sucesso do TikTok, escrito por Elena Armas. Depois de largar o emprego como engenheira para focar em sua carreira como autora de romances, Rosie Graham se vê presa em um bloqueio criativo e não consegue escrever uma única palavra do livro novo que precisa entregar à editora. Como se não bastasse, seu teto desaba em sua cabeça. Literalmente. Desesperada, Rosie decide se abrigar na casa de Lina, sua melhor amiga, que está fora da cidade. O que ela não sabe é que Lina já havia prometido emprestar o apartamento para o primo, Lucas, o crush secreto de Rosie, que ela vem stalkeando há meses pela internet.

A editora ainda apresenta outro sucesso do TikTok, Odeio Te Amar de Ali Hazelwood. Nesta coleção de três histórias românticas, a autora faz o leitor suspirar e gargalhar, brindando-o ainda com um capítulo especial. Inclui as histórias Sob o mesmo teto, Presa com você e Abaixo de zero.

A Arqueiro também apresenta A Conspiração da Condessa, terceiro volume da série Os Excêntricos, de Courtney Milan. Sebastian Malheur é um conquistador do tipo mais perigoso de todos: o que é inteligente. Quando não está entre quatro paredes surpreendendo mulheres com seus talentos de sedução, pode ser encontrado desafiando as crenças da alta sociedade com suas teorias científicas. Sebastian está acostumado a ser desejado, insultado, aclamado e desprezado – e adora tudo isso. Já Violet Waterfield, a condessa viúva de Cambury, é totalmente respeitável e está determinada a continuar assim. Mas ela tem um segredo que pode arruinar sua honra, uma mentira que a liga de forma irreversível ao sujeito mais controverso da Inglaterra: as infames teorias de Sebastian são de autoria dela. A relação conspiratória dos dois já dura anos e é apenas profissional, já que Violet não tem nenhum interesse em integrar o séquito feminino que faz fila para atrair a atenção de Sebastian.

Já a Record traz vários lançamentos em abril. Um deles é A Vida Secreta de Mac que tem MacGyver, o gatinho cleptomaníaco que roubou o coração de milhares de leitores no primeiro volume da série, Um Amor de Gato, e que tem o hábito de furtar objetos dos vizinhos para aproximá-los, de volta para mais uma missão assinda por Melinda Metz.

Outra novidade da editora é Procurando Encrenca, memórias de uma das maiores correspondentes de guerra de todos os tempos. Esta brilhante reportagem e livro de memórias narra a experiência da jornalista Virginia Cowles nas trincheiras da Guerra Civil Espanhola e no início da Segunda Guerra Mundial.

A Record também apresenta La Maison: Minha História na Prostituição de Emma Becker, romance autoficcional instigante, no qual acompanhamos uma jovem que encontra na prostituição uma fonte de prazer e de poder. La Maison apresenta a realidade dos bordéis e das mulheres que trabalham neles, mas desmonta todos os estereótipos relacionados ao assunto.

Mais um lançamento da editora é a Antologia Pessoal do celebrado autor curitibano Dalton Trevisan, com prefácio de Augusto Massi, o livro traz uma reunião inédita de textos de um dos maiores contistas da literatura brasileira. De todo o seu repertório, Trevisan selecionou 94 contos, proporcionando, ao mesmo tempo, um rito de iniciação aos novos leitores e, àqueles que já são íntimos do Vampiro de Curitiba, um inventário de suas melhores histórias.

Pelo selo Galera, a Record ainda lança Hoje, Depois, Amanhã de Rachel Lynn Solomon, uma comédia romântica com gostinho de sessão da tarde sobre dois alunos superinteligentes que, após passarem um dia inteiro juntos, descobrem que talvez não se odeiem tanto quanto imaginavam.

A Rocco lança A Volta da Chave, um thriller cheio de reviravoltas no estilo impecável da autora Ruth Ware. O livro promete agradar a fãs de mistério, dos clássicos de Agatha Christie até Garota Exemplar, e deixará o leitor na dúvida até literalmente a última página.

Outra das novidades da editora é Dois Mortos e a Morte e Outras Histórias de Tanto Tupiassu. Curiosa, surpreendente, devastadora, inexplicável ― são todas palavras que poderíamos usar para descrever tanto a morte quanto esta coleção de histórias a seu respeito. Algumas tratam do extraordinário, como anjos enganosos, figuras funestas ou maldições; em outras, o mero cotidiano é a fonte de horror: a perda de um filho, a pobreza extrema, um acidente no mar, uma ida particularmente incômoda ao dentista. De um jeito ou de outro, a morte ronda os personagens, às vezes catástrofe, às vezes descanso, às vezes passando longe de ser o fim. Nestas páginas, pequenas vilas do interior do Pará se tornam cenário de tragédias insólitas, o purgatório toma formas improváveis enquanto os mortos se agarram a uma vida já acabada, os vivos choram sem fim a perda súbita de entes queridos e vampiros pragmáticos caçam suicidas pela cidade. Famoso por seus causos de assombrações e visagens, o jornalista, influenciador e podcaster Tanto Tupiassu traz nesta coletânea histórias que tratam do fim em suas diferentes facetas; seja como tragédia familiar, como última consequência de vidas sofridas ou como punição exercida por seres sobrenaturais.

A Companhia das Letras lança o novo romance de uma das vozes mais vibrantes e engraçadas da literatura contemporânea, onde dois imigrantes precisam lidar com uma dura crise existencial em meio a burocracias, teorias da conspiração e uma doença terminal. Trata-se de A Invasão do Povo do Espírito de Juan Pablo Villalobos.

A editora ainda traz a aguardada continuação de O Menino do Pijama Listrado, intitulado Por Lugares Devastados, romance de John Boyne que tem como protagonista Gretel Fernsby, irmã de Bruno.

Escrito por um dos maiores romancistas americanos, Submundo, outro dos lançamentos da Companhia das Letras, é uma história de amor e desilusão. Atravessando meio século da história americana, Don DeLillo aproxima os personagens mais díspares e os dramas mais extraordinários, estilhaços de um impressionante mosaico de um mundo onde os dramas não admitem nenhum heroísmo.

Fechando as novidades literárias da editora, está Os Detetives da Linha Púrpura. Em seu aclamado romance de estreia, Deepa Anappara retrata a busca por crianças desaparecidas na Índia metropolitana através do olhar de um menino. Publicado em mais de vinte países e eleito um dos livros do ano por veículos como The New York Times, The Washington Post, Time e NPR.

A DarkSide Books traz O Bem-Estar da Bruxa Natural da autora best-seller Arin Murphy-Hiscock, um guia completo de magia prática para mente, corpo e espírito. Neste livro, você vai descobrir a importância de reservar um tempo para se cuidar, conhecer as armadilhas e estereótipos a serem evitados nesse processo e compreender o papel do autoconhecimento em sua caminhada. Com a linguagem leve e descomplicada de sempre, o livro mágico oferece receitas de feitiços, rituais e outros atos místicos que utilizam ingredientes naturais para harmonizar e recarregar as energias. A proposta é potencializar o bem-estar com tarefas elaboradas e curiosas através de pequenas doses regulares. Desta forma, podemos explorar todas as possibilidades de autocuidado que transformam uma rotina acelerada e comum em uma oportunidade para estimular a cura interior e exterior.

A editora ainda traz Reino das Bruxas: Natureza Sombria. Após arrebatar o coração dos leitores com Reino das Bruxas: Irmandade Mística, Kerri Maniscalco dá continuidade à saga bruxesca que se tornou leitura obrigatória para os fãs de romances sobrenaturais. No segundo volume da trilogia, Emilia — após ficar noiva de Soberba, o rei dos Perversos — embarca em uma jornada até o Inferno em busca de respostas sobre o assassinato de Vittoria e a maldição do diabo.

A editora Planeta lança em abril Conto de Fadas, romance inédito da autora que já vendeu mais de um bilhão de livros ao redor do mundo, Danielle Steel. Profundamente apaixonados, Christophe e Joy Lammenais decidiram investir todo seu dinheiro e esforço na criação do Chateau Lammenais, uma pequena vinícola de renome no coração de Napa Valley. Além de ser o local da produção de vinhos, aquela linda casa também era o lar do casal e de sua amada filha Camille. Mas a vida idílica dos Lammenais acaba quando Joy falece, levando com ela uma parte importante da vida de Christophe e Camille, agora uma jovem recém-formada. Após esse evento traumático, o pai, tomado pela solidão, acaba se tornando vítima de uma sofisticada oportunista francesa que, mais que depressa, se muda para o Chateau com seus filhos rebeldes.

Além da linha do romance, a Planeta ainda traz Como Ser Um Educador Antirracista, no qual Bárbara Carine, conhecida nas redes como “uma intelectual diferentona”, discute sobre como a educação e a escola podem ser pensadas a partir de perspectivas não ocidentalizadas e, sobretudo, racializadas. Longe de ser um manual com fórmulas prontas, o livro, resultado de anos de experiência da autora como educadora e idealizadora da Escola Maria Felipa, primeira escola afro-brasileira registrada em uma Secretaria de Educação no Brasil, faz um convite aberto para o leitor conhecer e desenvolver práticas antirracistas em sala de aula e na vida.

A AVEC Editora lança os dois volumes da duologia Eu Vejo Kate de Claudia Lemes, O Despertar de um Serial Killer e A Lua do Assassino, que contém violência extrema e não é indicado para menores de 18 anos ou pessoas sensíveis.

A principal novidade da Editora Aleph é Irmãs da Revolução, uma antologia de ficção especulativa feminista. O livro reúne trinta contos escritos por mulheres de diferentes lugares do mundo, trinta histórias em que a ficção especulativa discute o que é possível esperar da sociedade. Nesta brilhante coletânea, o leitor terá contato com alguns dos nomes mais conhecidos da ficção científica atual, além de reencontrar clássicos do gênero. Aqui, temas como amor, trabalho, política e ciência são reimaginados sob a ótica feminista. Indispensável tanto para fãs de ficção especulativa quanto para aqueles que desejam explorar pela primeira vez esse universo, Irmãs da revolução já é referência literária do gênero. Esta edição ainda lança com exclusividade o conto “A mulher que vestiu a montanha”, da autora brasileira Aline Valek.

A Melhoramentos lança Gearbreakers de Zoe Hana Mikuta. Fazendo uso de gigantes armas mecânicas conhecidas como Windups, o governo tirânico de Godolia lança seus tentáculos por todo o território que o cerca, levando guerra e opressão ao cotidiano das Terras Baldias, lar de pessoas como Eris Shindanai. A garota é uma Gearbreaker, uma jovem rebelde impetuosa especializada em derrubar Windups e conhecida pela alcunha de Geada. Quando uma de suas missões dá errado e ela acaba em uma prisão em Godolia, Eris conhece Sona Steelcrest, uma piloto de Windup aprimorada tecnologicamente para ser uma arma de destruição. A princípio, Eris vê Sona como sua inimiga mortal e um alvo a ser eliminado, mas, com o passar do tempo, descobre que Sona guarda um segredo: ela se infiltrou intencionalmente no Programa de Windups com o objetivo de destruir Godolia a partir de dentro. E Eris terá a oportunidade de entender os motivos por trás dos planos de vingança de Sona.

Pela Paralela sai Para Sir, Com Amor da autra Lauren Layne, a mesma de Mais Que Amigos e No Coração de Manhattan, que retorna com uma deliciosa comédia romântica em que dois estranhos se apaixonam on-line ― mas se odeiam na vida real.

A Minha Mãe é a Minha Filha, do renomado escritor português Valter Hugo Mãe, é o lançamento da editora Biblioteca Azul. Com seu inconfundível estilo literário, o autor fala sobre o delicado momento em que os filhos se tornam pais de seus pais, narrando detalhes da sua rotina e demonstrando todo o amor e gratidão que sente pela mãe, refletindo sobre a fragilidade e a simplicidade da vida. O livro conta com as belas ilustrações da artista plástica Evelina Oliveira.

A Principis lança o clássico O Morro dos Ventos Uivantes de Emily Brontë em quadrinhos.

Novidade da editora Nemo, a graphic novel Vira-Lata Virador de Grégory Panaccione é adaptada do romance juvenil homônimo de Daniel Pennac, e retrata a vida de um cãozinho considerado feio demais pela maioria dos humanos. Embora encontre uma tutora em Maçã, que à primeira vista é muito legal, ele rapidamente confirmará mais uma vez a imprevisibilidade dos humanos. O autor trata, com delicadeza, de temas como maus-tratos e abandono de animais, e destaca o bem-estar animal (que deve, claro, prevalecer). Grégory Panaccione consegue, perfeitamente, dar vida a esse cãozinho ao dar-lhe a palavra. Seu traço marcante, assim como suas cores e seu personagem central, agraciam sensivelmente o romance de Pennac.

Pela Pipoca e Nanquim, sai O Voo do Corvo, uma graphic novel em volume único de Jean-Pierre Gibrat. O premiado autor do fantástico Destino Adiado está de volta ao Brasil, desta vez com uma obra que foi considerada uma das mais belas do século XXI. Por esta obra, Gibrat recebeu o troféu de Melhor Artista no Festival de Angoulême, em 2006, foi indicado ao Prêmio Eisner nas categorias Melhor Pintor/Artista Multimídia e Melhor Edição Americana de Material Internacional, e o Prêmio Harvey de Melhor Quadrinho Europeu.

Outra novidade da editora é Dismorfos. Após o sucesso estrondoso de Calafrios, volume capa dura que trouxe uma seleção dos contos favoritos do Junji Ito, os que ele mais gostou de produzir ao longo de sua carreira de 35 anos trabalhando com mangás de horror, chega agora Dismorfos, sua segunda coletânea com a mesma proposta. Nesta seleção em particular, ele explora o horror corporal. Prato cheio para fãs do assustador e do bizarro que tenham estômago forte! Publicada no Japão em 2018 pela editora Asahi Shimbun, três anos após o lançamento de Calafrios, esta nova coletânea reúne mais nove das histórias preferidas de Junji Ito, acompanhadas de extras que apresentam a concepção de cada uma delas, com páginas do caderno de rascunhos do autor, de onde saem todas as suas ideias, e textos contando como curiosidades banais de sua vida se transformaram em imagens que perduram na nossa mente! Ao final, o volume ainda traz um pequeno conto inédito com o protagonista de As Egocêntricas Maldições de Souichi!

Falando em Junji Ito, a Pipoca e Nanquim também lança Contos Esmagadores, a mais nova amostra da mente criativa e macabra do autor. São diversas histórias que abordam pessoas esmagadas metaforica ou literalmente por obsessões e entidades sobrenaturais. Lançada no Japão em 2013, esta coletânea reúne 14 contos originais publicados inicialmente na revista Nemuki, da antiga editora Asahi Sonorama, atualmente Asahi Shimbun, entre 2002 e 2006. Em meio a eles, ainda poderemos rir com as desventuras inéditas protagonizadas por Souichi, um dos personagens mais detestavelmente amados do autor!

A Comix Zone traz O Grande Vazio, graphic novel em volume único de Léa Murawiec. Primeira obra da autora francesa, O Grande Vazio recebeu o Prêmio do Público France Télévisions no Festival de Angoulême, em 2022.

A JBC apresenta Death Note Short Stories de Tsugumi Ohba e Takeshi Obata. Nesta coleção completa de contos de Death Note escritos pelos criadores da série, descubra contos de vidas irrevogavelmente alteradas pela influência sinistra do Death Note, com respostas surpreendentes e emocionantes para a questão do que realmente é necessário para usar o Death Note… ou combatê-lo.

As novidades da Veneta incluem uma nova edição de Anarcoma, do vencedor do prêmio Pablo Ruíz Picasso e da Medalha de Ouro ao Mérito de Belas-Artes do Ministério da Cultura da Espanha, Nazario Luque Vera. A obra-prima é considerada pela revista Rockdelux como um dos cinco melhores quadrinhos espanhóis de todos os tempos. Nazario, um nome fundamental da intensa história do underground e da contracultura queer espanhola, recoloriu as imagens e revisou o texto desta edição definitiva de um clássico das HQs, traduzida por Marcello Quintanilha!

Outro de seus lançamentos é Más Companhias, da vencedora do prêmio Angoulême na categoria Artista-Revelação e do troféu Korean Comics Today, Ana Omena Ancco. A história se passa no fim dos anos 1990, em uma Coreia dividida entre a tradição e a modernidade. Submetida diariamente ao abuso físico e psicológico de seus pais e professores, a jovem Jinju encontra refúgio nas tardes com sua amiga Jeong-ae. Tardes regadas a álcool, cigarros e desabafos. Cansadas das surras constantes e do tédio cotidiano, as duas decidem fugir de casa, mas logo descobrem que o mundo lá fora não é tão gentil quanto parece. Um dos maiores nomes do mangá contemporâneo, Ancco mistura elementos autobiográficos e ficcionais com seu traço sombrio e expressivo, construindo um relato sensível sobre a experiência de crescer mulher na Coreia do Sul. Uma reflexão sobre a amizade entre mulheres e a ânsia por quebrar regras como táticas de sobrevivência, Más Companhias é um quadrinho arrebatador.

Andrizy Bento

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s