Original:
Uma canção marcante da carreira do cantor Tim Maia e da história da música brasileira, também intitula o 14° disco do cantor lançado em 1983 – o clássico O Descobridor dos Sete Mares.
A canção foi escrita pela dupla Michel e Gilson Mendonça, especialmente para o cantor incluir em seu repertório e se tornar uma trilha sonora do verão. Na época, Gilson e Michel, estavam se aventurando a compor músicas para diversos artistas nacionais, já que a agência de publicidade em que ambos trabalhavam produzindo e compondo jingles havia falido e fechado suas portas. A melodia surgiu na mente de Michel durante uma madrugada em que estava de serviço no quartel. O compositor começou a cantarolar sem parar e, assim que chegou em casa, a anotou para trabalhar nela. Quanto à letra de Gilson, é algo como a continuação de outro clássico do cantor, do Leme ao Pontal.
O letrista pediu para a sua mãe pesquisar as principais praias do nosso país. Posteriormente, ele selecionou os nomes mais sonoros de moda a combinarem e caberem na métrica da melodia. Além disso, Gilson pesquisou sobre a carreira e obra de Tim Maia a fim de compor uma letra de acordo com o estilo do artista. Depois de pronta, levaram a canção para seus amigos de infância – o baixista Chumbinho e o baterista e percussionista Luiz Carlos – que faziam parte da banda de Tim, para que pudessem entregar ao artista.
O cantor gostou do resultado. Aquela música de melodia alegre e carnavalesca, com letra que ilustrava uma viagem pelas praias brasileiras, foi um grande sucesso. O título da música faz alusão a uma designação histórica usada até a Idade Média na literatura ficcional árabe e europeia. Na literatura grega, os Sete Mares eram o Egeu, Adriático, Mediterrâneo, Negro, Vermelho, Cáspio e o Golfo Pérsico. A letra da música traz um personagem com sede por explorar diversos lugares do mundo, portanto, o Descobridor dos Sete Mares.
Versões:
Em 1995, o cantor Lulu Santos gravou um álbum em parceria com o famoso DJ Marcelo “Memê” Mansur, que incluía canções remixadas, intitulado Eu e Memê, Memê e Eu. Além de faixas de autoria do cantor, o álbum contou também com diversas regravações como a de O Descobridor dos Sete Mares, sendo uma espécie de permuta musical, já que, na década de 1980, Tim Maia havia regravado o sucesso de Lulu Santos, Como Uma Onda. Essa versão do Lulu foi um grande sucesso, chegando a ser tema da propaganda da Rider naquele mesmo ano de 1995, quando se tornou hit de verão. Uma outra curiosidade é que o compositor e multi-instrumentista Milton Guedes tocou gaita nessa regravação.
Mais alguns nomes da música nacional interpretaram a canção, como Deborah Blando, Sandra de Sá, Maurício Manieri, Diogo Nogueira, Monobloco dentre outros.
Adryz Herven
Uma consideração sobre “[Versões e Regravações] O Descobridor dos Sete Mares – Tim Maia”