D (1987) – Os Paralamas do Sucesso

Data de Lançamento: 1987
Faixas: 10
Duração: 44:02
Estilo: Rock, Reggae, Dub, Pop Rock e Ska
Produção: Liminha
Gravadora: EMI

Lado A
Será Que Vai Chover?
Alagados
Ska
Óculos

Lado B
O Homem
Selvagem
Charles, Anjo 45
A Novidade
Meu Erro

Com três discos no currículo, Os Paralamas do Sucesso já haviam deixado sua marca na história do rock nacional em meados dos anos 1980. Sendo assim, nada como gravar um primeiro registro ao vivo contendo seus maiores hits. Apenas uma letra intitula o álbum: D.

Em 1987, quando o famoso evento anual da Suíça, o Festival de Jazz de Montreux, completou vinte anos de existência, o grupo Os Paralamas do Sucesso constou como uma das atrações da noite brasileira do festival, realizado em julho daquele ano. Os Paralamas foram muito bem recepcionados pela plateia na noite em que tocaram, mesmo sendo em outro país. E olha que era a primeira vez que o grupo tocava na Europa. A banda, empolgada com a apresentação, gravou o LP D para registrar esse grande momento de sua carreira. 

Um bom time de músicos acompanhou a banda nesse show, que marcou a estreia de João Fera – posteriormente, o músico viria a se tornar o tecladista oficial dos músicos da banda de apoio d’Os Paralamas até então. Também contou com a participação de George Israel do Kid Abelha, tocando seu famoso sax na música Ska, assim como na versão original da canção, gravada no álbum O Passo do Lui.

O álbum, além de trazer versões ao vivo das clássicas canções da banda que estiveram presentes nos álbuns O Passo do Lui de 1984 e Selvagem? de 1986, apresentou as inéditas Será Que Vai Chover, que abre o LP, e Charles, Anjo 45 do grande nome da MPB, o mestre Jorge Ben Jor. A versão de Alagados incluída nessa apresentação, trazia uma citação da canção de João Bosco, De Frente Pro Crime

D foi bem recepcionado por público e crítica. Além de ter sido, na época, lançado em LP e K7, mais tarde teve dois lançamentos em CD, sendo uma no final dos anos 1980 e outra em 1997, em uma versão remasterizada  nos famosos estúdios Abbey Road, na Inglaterra, e incluindo a faixa bônus de Será Que Vai Chover que foi gravada por lá. Atualmente, por estar fora de catálogo, se tornou uma raridade, intensamente procurado por diversos colecionadores.

Adryz Herven

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s