Tempos Modernos (1982) – Lulu Santos 

Data de Lançamento: Setembro de 1982
Faixas: 9 faixas
Duração: 29:54
Estilo: Pop Rock e New Wave
Produção: Liminha
Gravadora: WEA

Lado A:
Tempos Modernos
Tudo Com Você
De Repente, Califórnia
Scarlet Moon

Lado B:
Sirigaita
Bole, Bole
Palestina
Areias Escaldantes
De Leve (Get Back)

Em 1982, uma nova era do rock brasileiro começava a brilhar na mídia. 

Foi exatamente naquele ano que o  primeiro LP do cantor Lulu Santos foi lançado e o consagrou na história da música brasileira, o tornando uma grande estrela no cenário do pop rock nacional. Trata-se do clássico Tempos Modernos.

Após ter feito parte de algumas bandas nos anos anos 1970; ter sido colunista; trabalhado como produtor da gravadora Som Livre; ter lançado, em 1980, um compacto ainda com o nome de Luiz Maurício; e, enfim, mudado o nome artístico para Lulu Santos, em 1982; o cantor entrou em estúdio para gravar seu então primeiro LP. 

Muitas das músicas do cantor já tinham ficado conhecidas nas rádios, por conta das faixas que ele havia lançado em compactos, e Lulu queria incluir algumas delas em seu álbum de estreia, além de alguns novos materiais de sua autoria. Entretanto, a gravadora cogitava que o artista gravasse apenas versões brasileiras de sucessos internacionais, depois do êxito de De Leve que era um cover de Get Back dos Beatles, caso contrário, a Warner pensava em dispensá-lo. Apesar de tudo, o músico insistiu, já que achava um absurdo dispensar as outras canções que também foram hits radiofônicos. Acabou conseguindo convencer o gerente da gravadora a lançar o álbum contendo as canções que levavam sua assinatura.

O álbum foi produzido por Liminha, que também tocou baixo em algumas das faixas. Além dele, um grande time de músicos participou do disco, como Lincoln Olivetti, Mu Carvalho do grupo A Cor do Som, Serginho Herval do Roupa Nova e Robson Jorge.

Grandes sucessos marcam presença neste ilustre trabalho, como a música-título do disco que ficou bem conhecida, sendo praticamente um dos hinos de sua carreira. A já citada De Leve, Areias Escaldantes – que foi trilha do filme de mesmo nome e anteriormente lançada em um compacto (que tinha como lado B, Tesouro da Juventude) -, Tudo Com Você (lado B do compacto De Leve), Scarlet Moon – escrita por Rita Lee em homenagem à esposa de Lulu – e De Repente Califórnia (de Lulu e Nelson Motta, mas que já havia sido gravada antes pelo ator e cantor Ricardo Graça Mello para a trilha de Menino do Rio).

O álbum foi relançado em vários formatos com o passar dos anos. A versão em CD chegou às prateleiras das lojas pela primeira vez em 1992 e, mais tarde, em 2001, foi remasterizada. O álbum ganhou disco de ouro pelas 65 mil cópias vendidas, sendo um dos maiores sucessos dos anos dourados do rock nacional.

Adryz Herven

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s