Original:
A Legião Urbana já havia conquistado o país com seu primeiro disco autointitulado, lançado em janeiro de 1985, trazendo grandes canções que marcaram a trajetória da banda brasiliense. Um dos hits que consta deste álbum é a poética Por Enquanto, composição do vocalista Renato Russo (que completaria 62 anos amanhã se não houvesse nos deixado precocemente, aos 36 anos, em outubro de 1996).
A música versa sobre um relacionamento entre duas pessoas que parecia eterno (e qual não parece eterno no início, não é mesmo?), mas que se desgasta no decorrer das estações e que, um dia, chega ao fim, com cada um seguindo o seu caminho. Mesmo assim, um não esquece do outro e de tudo que houve entre eles, pois há memórias de bons momentos juntos que nem o tempo é capaz de apagar.
Óbvio que, por se tratar de uma letra de Renato Russo, é passível de variadas interpretações. Esta seria a leitura mais simples e mais evidente, porém, o caráter intimista da canção, que se tornou um clássico, pode revelar uma maior profundidade da composição e camadas ainda não desvendadas pelos ouvintes.
Versões:
A cantora Cássia Eller, gravou a canção em duas ocasiões diferentes em sua carreira, ambas em estilo balada. A primeira foi para o seu álbum de estreia autointitulado, em 1990, sendo o também o primeiro single do mesmo, levando a cantora ao êxito artístico e comercial.
Já a segunda foi para o projeto ao vivo Acústico MTV Cássia Eller, em 2001. Esta versão marca a última vez que a cantora marcou presença nas paradas de sucesso ainda em vida, o que é bastante simbólico (quase profético), levando em conta o teor da canção.
Adryz Herven
Colaborou: Andrizy Bento