Nas Prateleiras: Lançamentos de Livros – Março (2022)

O relançamento, com direito a novo projeto gráfico, de Os Três Estigmas de Palmer Eldritch de Philip K. Dick; o best-seller Os Quatro Ventos de Kristin Hannah; o primeiro volume da série A Espiã da Realeza de Rhys Bowen; o romance inacabado O Rei Pálido de David Foster Wallace; o novo e aguardado A Metade Fantasma de Alan Pauls; os volumes 1 e 2 de Hopeless de Colleen Hoover; o promissor Kim Jiyoung , Nascida em 1982 de Cho Nam-Joo; o sensível fenômeno editorial europeu Água Fresca Para as Flores de Valérie Perrin; e a edição comemorativa de 50 anos da estreia da adaptação cinematográfica do clássico O Poderoso Chefão de Mario Puzo são alguns dos destaques literários de março. Aliás, o filme retornou aos cinemas, pelo menos em algumas praças, aqui no Brasil. É a chance de conferir essa obra-prima absoluta nas telonas e, de quebra, passar em uma livraria e adquirir a nova edição da editora Record.

Abaixo, você confere capas e sinopses dos principais lançamentos literários do mês. As obras sucedidas por um asterisco (*) são aquelas que irão integrar nossa biblioteca particular do Bloggallerya. Lembrando que, qualquer alteração no mês de lançamento dos títulos é de responsabilidade única e exclusiva das editoras nacionais.


* AGIR *

Pretagonismos
Rodrigo França

“Pretagonismo” é um neologismo adotado por Rodrigo França e Jonathan Raymundo, organizadores desta obra, para descrever aquilo que foi negado às pessoas negras durante séculos: o domínio sobre suas próprias histórias. Pouco a pouco, porém, os mais de 100 milhões de negros e negras no Brasil têm sido capazes de se ver representados na cultura, na sociedade, nas artes, na política, enfim, em todos os espaços. Este livro reúne textos de 27 pessoas de diversas áreas, que têm escrito uma nova História, agora no papel de narradores, sujeitos, protagonistas. A era do pretagonismo veio para ficar.

* ALEPH *

Os Três Estigmas de Palmer Eldritch
Philip K. Dick

Indicado ao prêmio Nebula como melhor romance, Os Três Estigmas de Palmer Eldritch questiona a verdadeira natureza da realidade e a frágil linha que separa lucidez e loucura. Publicado pela primeira vez em 1965, o livro explora um futuro em que a humanidade colonizou outros planetas e trabalhadores usam drogas para suportar a realidade. Traz críticas a sistemas opressivos e ao poder de grandes corporações, além de ser uma das primeiras vezes em que Philip K. Dick apresenta temas religiosas em uma obra. Relançado sete anos após sua última publicação no Brasil, a nova edição conta com capa ilustrada por Rafael Coutinho, projeto gráfico de Giovanna Cianelli e tradução por Ludimila Hashimoto.

* ALFAGUARA *

Inventário do Azul
João Anzanello Carrascoza

Inventário do azul é um marco na obra de João Anzanello Carrascoza. Por meio de lembranças e ponderações sobre o que significa crescer e amadurecer, ele recria todo um arco de vida, com seus momentos fugazes de felicidade e a melancolia do que se perdeu. Vencedor do Prêmio Clarice Lispector de melhor livro de contos da Fundação Biblioteca Nacional. Esta narrativa de fôlego, composta de lembranças, pensamentos e descrições singelas, sintetiza com maestria o estilo narrativo que consagrou Carrascoza na literatura brasileira. Ao mesmo tempo, ela vai além, abrindo novos caminhos para sua arte. É um livro para se aprofundar em sua escrita, e para se perder nela.

* ARQUEIRO *

Os Quatro Ventos
Kristin Hannah

O livro de ficção mais vendido nos Estados Unidos em 2021. Um épico arrebatador sobre amor, heroísmo e esperança durante a Grande Depressão, uma época em que a própria terra parecia se voltar contra seus habitantes. Com o estilo apaixonante de Kristin Hannah, Os Quatro Ventos é uma história sobre resiliência e a força do espírito humano para sobreviver à adversidade, vista pelos olhos de uma mulher cujo sacrifício e cuja coragem representam toda uma geração.

A Espiã da Realeza (Livro 1)
Rhys Bowen

Rhys Bowen inaugura a série A Espiã da Realeza, ambientada em Londres nos anos 1930, com uma irresistível combinação de intriga, romance e humor.

Quem Quer Se Casar Com um Duque? (Dinastia dos Duques – Livro 3)
Sabrina Jeffries

Sabrina Jeffries já vendeu mais de 9 milhões de livros. O único beijo trocado tempos atrás com a Srta. Olivia Norley tinha tudo para se perder na memória de Marlowe Drake, o duque de Thornstock. Afinal, com tantas moças se jogando aos seus pés, Thorn dificilmente se interessaria em cortejar aquela jovem que nutria uma estranha paixão pela química. Mas ele não esqueceu o beijo. E não perdoou a terrível chantagem que sofreu ao ser flagrado naquela noite com Olivia – muito menos a recusa dela ao pedido de casamento que foi forçado a lhe fazer. Agora, nove anos depois, Thorn reencontra a jovem quando seu meio-irmão Grey a contrata para solucionar um antigo e perturbador mistério de família. Com seu conhecimento de química, Olivia poderá determinar se o pai de Grey morreu envenenado ou não. Mas Thorn, desconfiado das motivações dela, decide ficar de olho em cada movimento seu. Em pouco tempo os sentimentos que ele tanto negou se impõem com força total. E Olivia se depara com sua mais inesperada descoberta: ela é completamente incapaz de resistir à perigosa atração pelo homem que toda a sociedade julga ser um cafajeste.

* ASTRAL CULTURAL *

Só o Recíproco Me Interessa – Que Fique Claro: Eu Não Vou Amar Por Nós Dois
Carolina Monsi

Só o recíproco me interessa fala sobre as várias fases, sensações e sentimentos que experimentamos com o amor, especialmente quando ele acaba. A saudade, a dor de perder alguém e a vontade de continuar acreditando nesse sentimento, apesar de tudo.

* CAMELOT EDITORA *

Primeira Guerra História Ilustrada em 300 Fotos
Cláudio Blanc

De todas as tragédias do século XX, a Primeira Guerra Mundial foi, sem dúvida, a que mais abalou a humanidade. Entre 1914 e 1918, o mundo desencadeou uma fúria que causou destruição, medo e sofrimento em uma escala inimaginável. Cerca de 80 milhões de soldados foram lançados à guerra. Desses, entre 5 e 6 milhões ficaram mutilados e 22 milhões foram mortos, abatidos por balas, incinerados, despedaçados por bombas ou dizimados por epidemias ou pela fome. Este especial traz as 300 imagens que resumem o horror e o preço monstruoso desses anos de conflito.

Segunda Guerra História Ilustrada em 300 Fotos
Cláudio Blanc

Tida como o maior conflito armado já visto, a Segunda Guerra Mundial desencadeou eventos sem precedentes entre os quais o Holocausto e a bomba atômica que causou perdas humanas inestimáveis e redesenhou as configurações políticas, sociais, econômicas e geográficas mundiais. Este especial traz as 300 imagens que resumem o horror e o preço monstruoso desses anos de conflito.

O Jardim Secreto: Capa Especial
Frances Hodgson Bernett

As histórias encantadoras e surpreendentes são capazes de tocar o coração de leitores de diferentes gerações. Em 1911, a autora Frances Hodgson Burnett escreveu O Jardim Secreto, uma obra sobre o poder transformador da amizade e da natureza. O enredo conta a história de Mary, uma menina rabugenta, irritada e desagradável; Dickon, um garoto doce e amigo que é encantador de animais; e Colin, um menino mimado e apavorado com uma possível iminência da morte. Lírico e apaixonante, O Jardim Secreto é um livro que fascina a todos com sua receita secreta para vencer obstáculos, superar desafios e encontrar um motivo para ser feliz. Mergulhe neste emocionante clássico da literatura infantojuvenil.

* COMPANHIA DAS LETRAS *

Por Que Escrever?: Conversas e Ensaios Sobre Literatura
Philip Roth

Reunindo mais de trinta ensaios, entrevistas e discursos, Por que escrever? traz aos leitores um Philip Roth raro e excepcional, deslocado dos artifícios do romance e mais próximo de si mesmo.

O Rei Pálido: Um Romance Inacabado *
David Foster Wallace

O romance póstumo do autor de Graça infinita, em tradução de Caetano W. Galindo. Em O Rei Pálido, David Foster Wallace discute temas fundamentais de nossa existência: a monotonia, a depressão, o sentido da vida e o valor do trabalho. Genial, hilário e comovente, eis um livro incontornável de uma das mentes mais originais da literatura contemporânea.

O Passado
Alan Pauls

Adaptado para o cinema por Hector Babenco e vencedor do prêmio Herralde, o romance mais célebre e ambicioso de Alan Pauls ganha nova edição. Depois de doze anos de casamento, Rímini e Sofía têm de encarar a separação e aprender a lidar com o que ficou para trás. O que fazer com as centenas de fotos ― momentos congelados, mas ainda pulsantes, de uma história viva ― que jazem em duas grandes caixas de papelão? Mas o passado não passa e torna-se um pesadelo, um incômodo, uma aflição. Pauls constrói um tratado moderno sobre a educação sentimental, um relato exemplar das metamorfoses que as paixões sofrem quando entram no buraco negro da posteridade. Um romance de terror e amor, que expõe o outro lado, ao mesmo tempo sórdido e revelador, sinistro e hilário, da comédia que os seres humanos chamam de “um casal”.

A Metade Fantasma *
Alan Pauls

O novo e aguardado romance do argentino Alan Pauls, vencedor do Prêmio Herralde. Uma narrativa sobre amor, solidão e a vertigem da vida digital. Savoy é um homem de cinquenta anos obcecado por apartamentos e casas para alugar. Passa os dias visitando lugares, conhecendo corretores, tornando-se um intruso fugaz na vida dos outros. A tecnologia o exaspera, mas vaga pela internet comprando coisas de que não precisa. Quando conhece Carla, uma jovem na casa dos trinta anos, que viaja de um país a outro sem nunca se fixar, cuidando de casas, plantas e pets alheios, Savoy inicia com ela uma relação virtual que dará o tom do romance. Entre eles há um oceano de distância, a mesma entre um homem mais velho e obsessivamente meticuloso e uma mulher jovem e despreocupada. Os mecanismos do amor, da paranoia e da paixão, que tão bom resultado rendeu em O Passado, voltam com vigor aqui. Entre viagens, apartamentos alheios, piscinas públicas e delírios digitais, A Metade Fantasma confirma Alan Pauls como um dos prosadores fundamentais da atualidade.

Padre Sérgio
Liev Tolstói

Com surpreendente vigor e concisão, Padre Sérgio é uma obra-prima singular da literatura russa. Escrito em 1890, Padre Sérgio consegue reunir as principais preocupações e motivações que marcaram o fim da vida de Liev Tolstói. A súbita conversão do protagonista diz muito a respeito do que o autor pensava sobre a vida mundana ― repleta de tentações, ambições e sensualidade ― em oposição à rigorosa escolha eclesiástica. Ao refletir sobre os dilemas do príncipe, a novela joga luz não só sobre a religião e a moral, mas também sobre as verdadeiras aspirações do protagonista, que não se mostram tão puras quanto pareceriam ser. Posfácios de Samuel Titan Jr. e Boris Schnaiderman.

Engenheiro Fantasma
Fabrício Corsaletti

Apaixonados, engraçados, melancólicos, filosóficos e delirantes, os 56 sonetos deste Engenheiro Fantasma configuram uma experiência singular no panorama da poesia brasileira. Neles, Fabrício Corsaletti, autor de Esquimó (Companhia das Letras, 2010, prêmio Bravo! de Literatura), veste a máscara de Bob Dylan e narra uma temporada de exílio voluntário que o genial letrista norte-americano teria supostamente vivido em Buenos Aires em algum período não-especificado deste século. Bairros, bares, cafés, lojas, museus e uma profusão de personagens surgem e desaparecem como num truque de mágica ao longo dos 784 versos talhados com precisão de mestre. Há referências, claro, à poesia do compositor de “All Along the Watchtower”, mas menos do que se poderia supor. O que ocorre, de fato, é uma surpreendente mescla da voz dos dois poetas, gerando uma terceira ― a que registra essas aventuras portenhas desde já inesquecíveis.

* COMPANHIA EDITORA NACIONAL *

King e as Libélulas
Kacen Callender

Kingston James – ou apenas King para os amigos – é um garoto de doze anos e tem certeza de que seu irmão, Khalid, virou uma libélula. Apesar de Khalid ter morrido inesperadamente e se transformado em uma libélula do bayou, uma região pantanosa da pequena cidade de Lousiana, ele ainda se mantém sempre próximo de King, fazendo visitas em seus sonhos. Lidar com tudo isso seria mais fácil se o garoto pudesse buscar o apoio de seu melhor amigo, Sandy Sanders ― mas, como último conselho ainda em vida, Khalid disse a King para romper a amizade com Sandy, pois havia descoberto que ele poderia ser gay: “Você não quer que ninguém pense que você é gay também, ou quer?”. Quando Sandy desaparece, colocando toda a cidade à sua procura, King descobre que seu ex-melhor amigo está mais perto do que imagina, em uma barraca no quintal, se escondendo do pai abusivo. Assim, os dois começam uma aventura, construindo um paraíso privado no bayou, entre as libélulas. À medida que a amizade de Sandy e King é retomada, ele é forçado a confrontar questões sobre si mesmo e sobre a morte do irmão. King e as Libélulas explora raça, sexualidade, luto e identidade de uma forma íntima e próxima aos jovens, com uma lição de amor e libertação.

* ESTAÇÃO LIBERDADE *

A Substituição: ou As Regras do Tagame
Kenzaburo Oe

Mescla de elementos ficcionais conjugados com peças da vida real, A Substituição ou As Regras do Tagame, do autor vencedor do Prêmio Nobel Kenzaburo Oe, leva os leitores ao sublime por meio de diálogos, memórias e acontecimentos perturbadores. Em elaborado jogo de espelhos, Oe traz à baila a persona de seu cunhado, o cineasta Juzo Itami (de Tampopo, os brutos também comem spaghetti, no título brasileiro), ora a de seu filho Hikari, ora a da irmã de Juzo Itami. Provêm também da vida real seus entreveros com os yakuzas, os mafiosos japoneses. Nada é completamente fictício, e nada é real por inteiro. A dosagem é fluida. A reflexão sobre o criar, seja na escrita, seja na música, e aqui paira, sereno, o filho ― mais uma vez a vida real se sobrepondo à romanceada. Ou o oposto… Oe lança nesta primeira parte de sua grande trilogia da idade madura um árduo grito sobre a “vulnerabilidade fundamental do homem”, em seus próprios dizeres, e que ele remói a fundo para destrinchar as fronteiras abissais da amizade humana.

* FÁBRICA231 *

Monumento Para a Mulher Desconhecida: Ensaios Íntimos Sobre o Feminino Acessório
Renata Corrêa

Monumento para a mulher desconhecida é uma viagem ao mesmo tempo pessoal e abrangente pela experiência feminina no século XXI. Saúde mental, relacionamentos, aborto, machismo… nada aqui é tabu. Baseando-se na sua vida e em dados e entrevistas com especialistas, a escritora e roteirista Renata Corrêa mergulha profundamente nos questionamentos do que ser mulher levanta todos os dias e traz neste livro uma coletânea de ensaios, artigos e impressões.

* FARO EDITORIAL *

Imperfeitos
Christina Lauren

Olive se sente como a gêmea azarada da casa: dos acidentes estranhamente inexplicáveis ao fracasso na vida profissional e amorosa ― nada dá certo para ela. Porém, parece que o jogo vira quando sua alergia a frutos do mar a protege de um desastre, já que todos os convidados da festa de casamento da irmã sofrem com intoxicação alimentar. Na verdade… nem todos. Ethan, o irmão do noivo, também ficou de fora desse pesadelo. Então, a irmã de Olive, sempre muito prática, propõe a eles que aproveitem a viagem de lua-de-mel, que não é reembolsável, para uma ilha do Havaí. Mas há um “pequeno” problema: Olive e Ethan são inimigos mortais. Há um passado entre eles que tornou a convivência impossível. Mas quem vai dizer não para essa viagem? Ainda mais de graça? Nem pensar! A ideia de ambos era ficar bem longe um do outro, mas a situação muda quando uma mentirinha boba vai crescendo e não podem voltar atrás. E dividindo a mesma suíte, entre farpas e sarcasmos, já se pode desconfiar…. onde tem raiva tem fogo? Com diálogos inteligentes e divertidos, dois personagens cativantes, e cenários de tirar o fôlego, Imperfeitos é o livro ideal para rir sem parar e ainda ver uma história de amor nascer no lugar mais improvável.

* GALERA RECORD *

Um Caso Perdido (Vol. 1 Hopeless)
Colleen Hoover

Uma história que retrata dois jovens com um passado devastador e um amor capaz de guiá-los em uma jornada de descobertas… sobre vida, amor, confiança e, acima de tudo, o poder da verdade. Aos 18 anos, Sky cataloga garotos como sabores de sorvete. Alguns são baunilha, outros, um pouco mais ousados. Mas nenhum a empolga. Aliás, o que ela gostaria mesmo de experimentar é o ensino médio, por mais que todas as suas referências sobre o assunto ― tiradas de seus amados e fiéis companheiros livros ― retratem a escola com as pinceladas de um inferno hormonal. No entanto, Sky é forte e, principalmente, está preparada, apesar dos estranhos pesadelos que a perseguem, que lhe mostram uma garotinha sempre às lágrimas. Então, quando a mãe adotiva a libera para frequentar o último ano na escola local, ela pensa em tirar o máximo da experiência. Mesmo que sua melhor amiga, e única pessoa que conhece na instituição, tenha resolvido fazer intercâmbio na Itália. Sky se vê sozinha na selva de nerds, atletas, populares… e com uma reputação nebulosa. Mas quando ela conhece Dean Holder, um rapaz cuja fama pode competir com a sua, Sky experimenta sensações de que jamais acreditou ser capaz. Ele a aterroriza e a encanta. Embora tente manter distância, Holder insiste em saber tudo sobre Sky, e, incapaz de negar a estranha conexão, ela finalmente se rende ― sem saber que o comportamento errático do garoto tem uma explicação, que testará o amor dos dois e a confiança de Sky nesse caso perdido pelo qual se apaixonou. Agora, a verdade pode libertá-la. Ou simplesmente trucidá-la.

Sem Esperança (Vol. 2 Hopeless)
Colleen Hoover

Após se apaixonar por Sky e Holder, agora é a hora de conhecer o outro lado da história. Sem Esperança oferece a perspectiva única dos impactantes acontecimentos através do olhar de Holder. Às vezes é preciso enfrentar o passado para seguir em frente…Toda história tem dois lados. Assombrado pela culpa e pelo remorso de não ter conseguido salvar nem a amiga Hope nem a irmã Less, Holder desenvolveu uma personalidade agressiva e desconta sua raiva em qualquer um que tente desafiá-lo. Por mais que tenha se esforçado, jamais conseguiu superar as tragédias que ocorreram após o sequestro de Hope. Holder nunca imaginou que voltaria a vê-la algum dia, e não acredita na própria sorte ao se deparar com ela depois de tantos anos; agora com outro nome ― Sky ― e outra família. No entanto, ele não poderia supor que o sofrimento seria ainda maior após o reencontro. Em Sem Esperança, o jovem revela como os acontecimentos da infância de Sky afetaram sua vida e sua família, fazendo-o buscar a própria redenção na possibilidade de salvá-la. Mas é apenas amando Sky que ele enfim será capaz de se reconciliar consigo mesmo.

Luzes do Norte
Giulianna Domingues

Luzes do Norte é o livro de estreia de Giulianna Domingues, uma aventura intensa e cheia de reviravoltas, com uma protagonista que se recusa a jogar pelas regras dos outros. Entre ursos assustadores, florestas nevadas, mistérios e intrigas, Dimitria tem uma única missão: proteger Aurora van Vintermer. Custe o que custar. Dimitria Coromandel é uma caçadora excepcional, a melhor da região, e, após a morte dos seus pais, se tornou a base para o sustento de sua pequena família. Para ela, o peso da responsabilidade e a necessidade de conseguir dinheiro são os impulsos de sua movimentada rotina, e, no inclemente inverno de Nurensalem, ela precisa caçar durante o dia se quiser trazer comida para a casa à noite. No entanto, quando fisga a atenção de Bóris van Vintermer, patriarca da família mais rica do local, sua realidade começa aos poucos a se transformar. Requisitada para desempenhar funções de chefe da guarda de Aurora, primogênita da abastada família Van Vintermer, Dimitria tem seu dia a dia significativamente alterado: agora, ela precisa acompanhar Aurora em suas obrigações e, acima de tudo, protegê-la de todo e qualquer contratempo.

* GLOBO LIVROS *

O Incrível Garoto da Parada do Apito
Fannie Flagg

A tão aguardada continuação de Tomates Verdes Fritos. Em O Incrível Garoto da Parada do Apito, Fannie Flagg faz uma nova viagem aos cenários e personagens inesquecíveis de Tomates Verdes Fritos e sua adaptação cinematográfica da década de 1990. O livro é um romance emocionante sobre os segredos da infância, as memórias dos lugares onde crescemos e os momentos mágicos que tornam as vidas das pessoas comuns simplesmente fantásticas.

* HARLEQUIN BOOKS *

Um Adeus no Inverno
Robyn Carr

Na temporada de milagres em uma cidade como Virgin River, talvez até a alma mais machucada tenha chances de se curar. Em clima de inverno, descubra uma história de Natal apaixonante no quarto livro de Virgin River, série de romance contemporâneo que ganhou adaptação pela Netflix. Entre dramas, superações e uma paixão inesperada, você vai conhecer uma história inspiradora sobre o poder do amor verdadeiro na cidade em que sonhos se tornam realidade.

A Dama do Capitão
Caroline Linden

Da autora best-seller e vencedora do prêmio RITA, Caroline Linden, apaixone-se na Escócia e conheça um casal carismático cuja última coisa que querem é amor verdadeiro no segundo livro desta trilogia de romances de época. Ele precisa de uma esposa. Ela recusa qualquer amarra. Mas a atração é inegável.

* HARPERCOLLINS *

Os Treze Problemas
Agatha Christie

No segundo livro de contos de Agatha Christie – uma das maiores autoras de livros de suspense policial – publicado nas novas edições da HarperCollins, um grupo de amigos se reúne na casa de Miss Marple toda semana, o Clube das Terças-feiras. Juntos, eles se desafiam a solucionar crimes nunca antes resolvidos e cada um desses treze mistérios será analisado minuciosamente pelo olhar impecável da adorável Miss Marple. Cada um dos treze contos, ou problemas, irá corresponder a um mistério ainda não solucionados ― um ladrão que cometeu o mesmo crime duas vezes, uma mensagem deixada por um homem vítima de envenenamento, o estranho caso de um testamento desaparecido, e uma médium que avisou que gerânios azuis significavam morte são alguns desses emocionantes enigmas.

A Mulher Com Estrela Azul
Pam Jenoff

Best-seller do New York Times, a nova ficção histórica da autora de As Agentes Secretas de Paris traz a história de uma mulher forte e corajosa que, enquanto tenta escapar dos horrores do Holocausto, encontra uma amizade improvável. Em 1942, durante a Segunda Guerra Mundial, Sadie Gault tem dezoito anos e mora com os pais em um gueto em Cracóvia, na Polônia. Quando os oficiais nazistas começam a invadir as casas e bloquear as ruas, ela e a mãe são obrigadas a se refugiar na rede de esgoto. Até que, um dia, Ella Stepanek, uma menina que leva uma vida tranquila por causa das alianças que sua madrasta formou com os alemães, consegue avistá-la. As duas formam uma amizade improvável e Ella tenta ajudar Sadie e sua família. Mas, quando os perigos a guerra se agravam, elas são forçadas a encarar sérios perigos em sua busca por segurança.

Academia De Vampiros (Livro 1) – com capítulos extras inéditos
Richelle Mead

Edição especial e com capítulos inéditos de uma das séries mais queridas dos leitores de livros de vampiros. No primeiro livro da série de sucesso internacional que deu uma nova face à literatura de fantasia, Richelle Mead, também autora da série Laços de Sangue, tece a saga dos Moroi e seus guardiões, enredada por romances adolescentes, rituais noturnos e uma amizade que nem a morte pode separar.

* INTRÍNSECA *

Kim Jiyoung , Nascida em 1982 *
Cho Nam-Joo

Com narrativa sutil e ao mesmo tempo arrebatadora, Kim Jiyoung, nascida em 1982 retrata a realidade de uma jovem coreana e os profundos impactos da desigualdade de gênero na vida das mulheres.

Água Fresca Para as Flores *
Valérie Perrin

Um dos maiores fenômenos editoriais da Europa dos últimos anos, Água Fresca Para as Flores traz uma sensível história de amor no peculiar cenário de um cemitério. Com quase cinquenta anos, a zeladora Violette Toussaint coleciona fantasmas ― uma infância conturbada, um marido desaparecido e feridas ainda mais profundas ―, mas encontra conforto entre os rituais e as flores de seu cemitério. Sua rotina é interrompida, no entanto, pela chegada de Julien Seul, um homem que insiste em deixar as cinzas da mãe no túmulo de um completo desconhecido. Logo fica claro que essa atitude estranha está ligada ao passado difícil de Violette, e esse encontro promete desenterrar sentimentos há muito esquecidos. À medida que os laços entre os vivos e os mortos são expostos, acompanhamos a história dessa mulher que acredita de forma obstinada na felicidade, mesmo após tantas provações. Com sua comovente e poética ode ao cotidiano, Água fresca para as flores é um relato íntimo e atemporal sobre a capacidade de redenção do amor.

M, O Homem Da Providência: 2
Antonio Scurati

Nesta sequência dramática dos desafios enfrentados por Mussolini em seu projeto de poder totalitário, Scurati narra a transformação do corpo social e político da Itália ― e também do próprio líder fascista. M, o Homem da Providência começa no momento em que o livro anterior termina: quando Mussolini planeja o passo seguinte do seu projeto absolutista, que é fundir seu nome ao do próprio país. Nesse período de sua trajetória, não vemos mais Mussolini de dentro para fora, mas o contrário.

* LEYA *

O Brilho do Sol que Invadiu a Nossa Casa
Shobha Rao

Um romance de estreia eletrizante sobre o vínculo extraordinário entre duas garotas separadas pelas circunstâncias, mas implacáveis em sua busca pela amizade verdadeira. De todas as condições que promovem a exclusão social no mundo, há uma que é mais decisiva e muito mais difícil de ser “superada”: ser mulher. Se esse simples fato ainda pode colocar, em pleno século XXI, mulheres maduras que tiveram acesso à educação, têm trajetórias profissionais bem-sucedidas e vivem em grandes centros urbanos do mundo em situações de extrema violência, que dirá duas adolescentes numa aldeia rural da Índia. Narrada em uma prosa lírica, encantadoramente bela e, ao mesmo tempo, arrebatadora, a história de Savitha e Poornima é uma ode à capacidade humana de sobreviver e de manter o sonho vivo apesar de todas as adversidades.

* MELHORAMENTOS *

As Poderosas Madrinhas
Camille Aubray

Quatro mulheres. Quatro passados. Uma família. Quem vai cuidar dos “negócios” quando os homens vão para a guerra? Neste romance irresistível, Camille Aubray nos mostra por que vem chamando atenção de grandes nomes como Margaret Atwood. A história dessas mulheres que buscam por esperança, têm suas desavenças e encontram cumplicidade ao terem de lidar com aquilo que lhes é obscuro – um pouco como “Big Little Lies” – é uma jornada impetuosa, tensa, calorosa e perigosa pelo mundo do crime, mas com o brutal olhar feminino digno de Elena Ferrante, que muda tudo o que você já viu sobre histórias de máfia.

* MORRO BRANCO *

Alamut
Vladimir Bartol

Em Alamut, Vladimir Bartol reimagina a história de Hasan ibn Sabbah, conhecido como “o velho da montanha”, que no século XI fundou A Ordem dos Assassinos, uma tropa suicida de elite alimentada por uma intensa paixão religiosa e pela promessa de paraíso que os aguardava. Ambientada na imponente fortaleza de Alamut, situada nas montanhas de Elburz no atual Irã, a narrativa aborda questões como fé, retórica, fanatismo e a real finalidade do poder. Publicada originalmente em 1938, a obra é constantemente utilizada na análise de novos levantes totalitários e também ganhou os holofotes nos eventos de 11 de Setembro. Mas, muito além de uma religião ou regime específicos, o livro se propõe a examinar como ideologias podem ser manipuladas por um líder carismático e transformar crenças individuais em fanatismo. Alamut é considerada a obra de ficção eslovena mais popular de todos os tempos e serviu como inspiração para a criação de diversas outras mídias, como a série de jogos Assassin’s Creed.

* NOVO SÉCULO *

Morbius: o Vampiro Vivo – Laços de Sangue
Brendan Deneen, Caio Pereira

Enquanto tentava reverter sua terrível condição, Morbius aliou-se a Amanda Saint, irmã de Catherine, uma das líderes do culto do Fogo Demoníaco. Também conhecida como Cotovia Venenosa, Catherine Saint mantém, acima de tudo, dois objetivos: liberar na Terra todos os poderes do Inferno e matar Morbius e Amanda. Os dois aliados seguem o rastro do culto até Nova York, determinados a parar os avanços da Cotovia Venenosa a qualquer custo. Mas, quando eles entram em conflito com um clube de luta subterrâneo que usa monstros como seus peões na arena, Morbius se transforma na atração principal, forçado a matar ou morrer…

* OUTRO PLANETA *

Com Amor, Anônima
Wendy Mora

O livro que deu origem ao sucesso na Netflix! Acordar cedo, ouvir as broncas dos pais, dormir na primeira aula da escola, olhar ao redor e não encontrar ninguém interessante, ficar enjoado das músicas que todos escutam… Esta é a história de Alex e Elizabeth: nada fora do comum, até que uma mensagem muda tudo.

* PARALELA *

Kit Taylor Jenkins Reid: Daisy Jones and The Six e Os Sete Maridos de Evelyn Hugo
Taylor Jenkins Reid

Descubra os grandes best-sellers Os sete maridos de Evelyn Hugo e Daisy Jones and the Six, da autora Taylor Jenkins Reid, neste kit. As duas obras mostram que Taylor Jenkins Reid é uma escritora em seu auge que cria narrativas e personagens marcantes e inigualáveis.

O Legado: 5
Elle Kennedy

O legado é uma reunião de quatro histórias que mostram o que vem depois do final feliz. Com muito romance, cenas quentes e personagens inesquecíveis, esta é uma leitura imperdível para todos os fãs da série Amores Improváveis. Os personagens mais queridos de Elle Kennedy retornam neste livro especial, que reúne quatro novelas e nos faz entender que grandes decisões podem trazer grandes consequências ― e, com sorte, grandes recompensas também. Se você já se perguntou como estão seus casais favoritos agora, O Legado é a sua melhor chance de descobrir.

* RECORD *

Uma Carta de Amor Escrita por Mulheres Sensíveis – Edição especial limitada
Brittainy C. Cherry, Kandi Steiner

As autoras Brittainy C. Cherry e Kandi Steiner, vozes potentes e tocantes da literatura, se reúnem pela primeira vez em Uma Carta de Amor Escrita por Mulheres Sensíveis: uma comovente compilação de poesia e prosa que conquistará o coração dos leitores. Escrito ao longo de dois anos, Uma Carta de Amor Escrita por Mulheres Sensíveis é um relato íntimo e honesto dos sentimentos dessas duas grandes autoras. Brittainy C. Cherry e Kandi Steiner abrem seu coração e falam de amor, perdas, esperança e valores, em uma jornada de descoberta e cura. Tudo isso reunido nessa compilação de poesia moderna e contemporânea que promete fortes emoções.

O Poderoso Chefão *
Mario Puzo

O Poderoso Chefão moldou o gênero de Máfia e inspirou um dos maiores clássicos do cinema de todos os tempos, dirigido por Francis Ford Coppola e vencedor de várias estatuetas do Oscar. Essa edição conta com a tradução de Denise Bottmann e nova capa. Tirano, chantagista, e assassino – sua influência chega a todos os níveis da sociedade americana. Conheça Don Corleone, um homem amigável, um homem justo, um homem arrazoado. O capo mais mortal da Máfia, o padrinho, o poderoso chefão. Mas nenhum homem se mantém no topo para sempre, não quando ele tem inimigos dos dois lados da lei. À medida que o já idoso Vito Corleone se aproxima do fim de uma longa vida no crime, seus filhos precisam se preparar para administrar os negócios da família. O Poderoso Chefão é um retrato contundente do submundo do crime dos anos 1940. Chocante mesmo cinquenta anos depois de ter sido publicado pela primeira vez, essa história convincente de chantagem, assassinato e valores familiares é um verdadeiro clássico.

Homem de Papel
João Almino

Homem de Papel, é o livro mais alegórico de João Almino – diplomata e um dos escritores mais importantes da literatura nacional, autor dos romances Enigmas da Primavera e Entre Facas, Algodão, publicados pela Record. Aqui, o autor evoca Machado de Assis, resgatando o personagem-narrador conselheiro Aires e transportando-o para os dias atuais. Se em Esaú e Jacó, de Machado de Assis, o conselheiro Aires está numa trama sobre dois irmãos completamente opostos, que disputam a mesma mulher e defendem regimes políticos contrários (Monarquia e República), neste Homem de papel ele ganha protagonismo metamorfoseado em livro, do qual consegue dar escapadelas para o mundo real, regido pela ignorância e estupidez.

* SKULL *

Contos Para Não se Ler Sozinho
Lais Ferreira de Oliveira

Doze contos voltados para o suspense psicológico, trazendo o melhor do mistério e da psique humana. Onde os fatos se distorcem e nunca se sabe o que é fruto de uma imaginação perturbadora e o que realmente é real. A convivência humana da forma mais enigmática e dramática, fazendo com que o leitor se faça diversas perguntas ao fim de cada conto. Trazendo não só suspense, como uma pitada de terror para quem quer que for lê-lo. É preciso ser curioso para começá-lo, e corajoso o bastante para conseguir chegar até o final.

* SUMA *

Órbita de Inverno *
Everina Maxwell

Épico espacial repleto de intrigas políticas interplanetárias, de romance e de personagens inesquecíveis, o brilhante e envolvente livro de estreia de Everina Maxwell é best-seller do Sunday Times e tem tradução de Vitor Martins (autor de Quinze dias e Um milhão de finais felizes). Príncipe Kiem, neto da Imperadora de Iskat, é um jovem que nunca precisou provar seu valor. Agora, no entanto, ele é intimado a fazer algo de útil: casar-se com conde Jainan, representante de Thea, para impedir que o planeta vassalo inicie uma rebelião contra o Império. A situação, porém, não é tão simples quanto parece. Jainan já havia se casado antes, com o primo de Kiem, o que garantiu por um tempo o elo entre Thea e Iskat, mas algo deu errado: seu marido morreu em um trágico acidente. Kiem não quer se casar. Jainan não quer um novo marido. Mas, uma vez juntos, eles terão de enfrentar as intrigas da corte, as maquinações da guerra e os ecos do passado, em uma conspiração que pode acabar com tudo o que acreditam. O par improvável entrará em uma jornada épica para salvar o império ― e a si mesmos.

* THOMAS NELSON BRASIL *

O Regresso do Peregrino: Uma Defesa Alegórica do Cristianismo, da Razão e do Romantismo
C.S. Lewis

O primeiro livro publicado por C. S. Lewis após sua conversão, O Regresso do Peregrino é, de uma certa maneira, a ficcionalização da busca do autor por uma satisfação espiritual que, eventualmente, o levou ao cristianismo. Sem ficar preso unicamente à sua experiência pessoal, Lewis amplia o alcance da história ao representar a natural busca humana pela satisfação – e a consequente desilusão.Inspirado no clássico O Peregrino, de John Bunyan, essa ficção retrata de modo contundente as várias correntes teológicas e o temperamento da época, por meio da passagem do protagonista por lugares como as cidades de Escrópolis e Caçaplauso – e através do Vale da Humilhação. Como disse o próprio autor: “toda boa alegoria não existe para ocultar, mas para revelar; tornar o mundo interno mais palpável”. Nas habilidosas mãos de Lewis, muito conhecido por livros cristãos como Cristianismo puro e simples e O peso da glória, esta alegoria transforma-se em poderosa defesa apologética da fé cristã.

* TODAVIA *

Quando Deixamos de Entender o Mundo
Benjamín Labatut

Baseando-se em biografias e teorias reais, mas recorrendo à ficção para produzir efeitos estéticos e associações de ideias, o autor explora em seus relatos o entrelaçamento entre a vida íntima e o desbravamento científico. Com um estilo em que ouvimos ecos de W. G. Sebald e Roberto Bolaño, o leitor pode sentir que está diante da montagem hábil de “um quebra-cabeça cuja tampa se perdeu” ― para aproveitar a metáfora com que Labatut descreve o jovem Heisenberg brincando com as matrizes que o levarão a formular a mecânica quântica. Protagonizado não somente por cientistas famosos como Einstein e Schrödinger, mas também por figuras menos conhecidas e igualmente fascinantes, o livro é uma investigação literária sobre homens que atingiram o “ponto de não retorno” do pensamento e nos revelaram em alguma medida o “núcleo escuro no centro das coisas”.

Fooquedeu: (Um Diário)
Nuno Ramos

Este “diário” foi gestado entre a véspera do impeachment de Dilma Rousseff e algum momento logo após a eleição de Jair Bolsonaro. Nuno reflete a respeito de tudo em seu “confessionário ensaístico”. Produz iluminações ao tratar de filmes como O Som ao Redor, da pedra no caminho de Drummond ou dos diários do escritor polonês Witold Gombrowicz. Estes “rascunhos”, como o autor os chama, gravitam em torno da experiência brasileira.

Dilúvio das Almas
Tito Leite

Leonardo volta ao Nordeste, a Dilúvio das Almas, sua cidade natal, depois de muitos anos vivendo de todas as formas em São Paulo. Mas o retorno ao sertão semiárido está longe de ser idílico: a violência e a ignorância que o fizeram migrar continuam ali. Escrito num tom por vezes filosófico e desencantado, que contrasta com o extremo realismo das cenas e a secura dos diálogos, este é um romance potente sobre como pode ser difícil reinventar o próprio passado.

Um Tambor Diferente
William Melvin Kelley

Um homem negro compra uma fração da fazenda onde trabalha no Sul dos Estados Unidos. Um dia, sem nenhuma razão, e sob os olhos de seus vizinhos, brancos e negros, ele salga a terra, mata os animais, incendeia a casa e parte com a família. Atravessamos a leitura em busca das motivações para o ato, mas o autor não se rende a explicações fáceis. Pelo contrário: escolhe narrar o trágico evento a partir das personagens brancas, que parecem assustadas e indignadas.

Clara da Luz do Mar
Edwidge Danticat

No dia do aniversário de sete anos de Claire Limyè Lanmè, seu pai decide entregá-la para uma vendedora de tecidos para que ela dê à menina uma vida melhor. Pouco a pouco, somos apresentados a outros moradores do vilarejo de Claire, e um mundo de lembranças que deveriam permanecer enterrados vem à tona. Como num tecido, as vidas da história se entrelaçam, revelando algo da tragédia de todos eles, mas também momentos de força e esperança.

* UNIVERSO DOS LIVROS *

Mulheres Negras Não Deveriam Morrer Exaustas *
Jayne Allen

“Mulheres negras certamente morrem exaustas” é algo que Tabitha Walker ouvia de sua avó. É claro que sua avó (que, por acaso, é branca) se referia à década de 1950 e ao que ela observava nos tempos em que surgiam os direitos civis. Aos 33 anos, Tabitha é uma mulher negra com uma checklist bem encaminhada para a vida dos seus sonhos. Educação? Check. Um bom trabalho? Check. Dinheiro para dar entrada em uma bela casa? Check. Experiência em relacionamentos antes de se casar? Check, Check e Check. Com um horário fixo na cabeleireira todo sábado, um cargo cobiçado de repórter de notícias local e um namorado como Marc (o homem perfeito “em teoria”), Tabitha nunca imaginou que a frase repetida por sua avó poderia se aplicar a uma mulher negra vivendo na contemporaneidade como ela – até tudo mudar. Um diagnóstico médico inesperado desperta Tabitha para um perigo antes despercebido, ameaçando a única coisa que sempre importou para ela: ter filhos. Com a ajuda de suas melhores amigas, as irreverentes e teimosas Laila e Alexis, a ex-“Sexy Lexi”, Tabitha deve explorar os mecanismos da medicina moderna e testar os limites de seus relacionamentos para lutar contra o tempo e alcançar o seu sonho de ser esposa e mãe – antes que a frase “mulheres negras certamente morrem exaustas” ganhe um significado novo e indesejado em sua própria vida.

A Bússola do Coração
Sarah Ferguson

Escrito por Sarah Ferguson, Duquesa de York e uma das mais famosas ex-integrantes da família real britânica, este é um romance fascinante sobre a jornada de autodescoberta de Lady Margaret, uma jovem nobre inspirada em uma integrante da família de Ferguson, que descreve detalhadamente a vida na alta e baixa sociedade da Inglaterra vitoriana. Uma história ousada e bem pensada sobre uma mulher rebelde que encontra a si mesma e sua voz em uma era de mudanças tecnológicas surpreendentes e grande agitação social – um delicioso romance histórico rico em atmosfera, história e cor.

Mensageira Secreta
Mandy Robotham

Ambientado entre a Veneza dos anos 1940 ocupada pelos alemães e a Londres moderna, este é um romance fascinante sobre a bravura de mulheres comuns envolvidas em movimentos de resistência nos cantos mais sombrios da Segunda Guerra Mundial.

* VESTÍGIO *

O Pianista da Estação
Jean-Baptiste Andrea

Joseph Marty é um senhor de 69 anos que toca Beethoven divinamente em pianos públicos. Um dia ele está numa estação de trem na Europa; outro, em um aeroporto nos Estados Unidos. Joe desperdiça seu talento em meio a viajantes indiferentes, e, enquanto toca, ele também espera. Mas quem, e por quê? Aos 16 anos, após seus pais e sua irmã morrerem tragicamente em um acidente de avião, ele foi enviado a um orfanato religioso nos Montes Pirineus chamado Os Confins. O nome já diz tudo: depois dos Confins, não há mais nada. Lá se acolhem os abandonados, os incapazes. Seus dias são feitos de rotina, tarefas e maus-tratos. Até o encontro improvável com Rose, uma jovem de sua mesma idade. A vida, para Joe, passa então a se resumir a sonhos de fuga. Um premiado e emocionante romance de formação sobre a orfandade, a música, a amizade e o amor.

Andrizy Bento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s