[Versões e Regravações]  Ziggy Stardust – David Bowie

Original:

Certamente, o alienígena andrógeno, Ziggy Stardust, é uma das personas mais lembradas que o camaleão do rock David Bowie encarnou em sua trajetória como músico e, graças a esse fenomenal personagem,  sua carreira decolou como uma nave especial, literalmente falando. Ele intitulou uma das mais famosas canções de Bowie, escrita por ele mesmo e que está presente no disco que também leva o nome do personagem no título; o clássico lançado em 1972, The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders From Mars que completa 50 primaveras este ano (e vou falar do mesmo em breve). 

David gravou a demo original da canção primeiramente em 1971, e essa foi lançada como faixa bônus na versão em CD de Ziggy Stardust lançada em 1990 e ainda no Ziggy Stardust – 30th Anniversary Reissue.

Ziggy Stardust foi uma faixa aclamada pelos críticos, marcando presença em várias listas musicais, como nas 500 Melhores Canções de Todos os Tempos da revista Rolling Stone, aparecendo na 282ª posição.

A música fala da ascensão e queda do alienígena Ziggy Stardust como astro do rock de uma maneira mais humana, mostrando desde seu sucesso até o dia em que ele teve que acabar com a sua banda, os Spiders From Mars.

Versões:

Foi gravada como oitavo single da banda gótica inglesa Bauhaus, que tem uma forte influência de David Bowie em seu repertório e estilo. Foi lançada em 1982 e fez a banda ganhar grande popularidade. A faixa também esteve presente no álbum de compilações da banda, Swing the Heartache: The BBC Sessions.

O cantor brasileiro Seu Jorge também gravou uma versão em português que está incluída no álbum The Life Aquatic Studio Sessions (coletânea de canções de Bowie em português), e também figura na trilha sonora do filme A Vida Marinha com Steve Zissou, do diretor americano Wes Anderson, lançado em 2004 – e para o qual o álbum foi especialmente produzido. 

Adryz Herven

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s