Nas Prateleiras: Lançamentos de Livros – Janeiro (2022)

Olá! Feliz 2022 a todos os fieis leitores do Bloggallerya.

Conforme mencionado no post que encerrou as atividades de 2021 do site, a resenha crítica de Homem-Aranha: Sem Volta Para Casa, esse espaço irá passar por algumas mudanças e reformulações; de modo que será focado mais em artigos atemporais do que publicações factuais (o que, convenhamos, nunca foi nosso forte). Os lançamentos de livros, HQs e filmes permanecem, resenhas de filmes mais recentes também.  Posts relacionados a premiações saem de cena… Eu já havia dito, em algum post anterior, que a cobertura da Awards Season de 2020 seria a última, mas decidi encerrar esse capítulo na história do Bloggallerya no ano em que o site completou dez anos de existência. Não foi lá uma grande ideia, visto que o Oscar do ano passado teve uma de suas piores, se não a pior, edição de todos os tempos… Foi osso de assistir.  Mas nem só por conta do notório declínio da qualidade da premiação que decidimos não mais acompanhar a Awards Season. Outro fator que pesou nessa decisão, foi a vida e nossas atribuições off-line, de modo que não podemos continuar com esse compromisso.

Por outro lado, iremos continuar providenciando conteúdo de qualidade para vocês, com muita informação e, também, muita nostalgia. Sem mais delongas, vamos para o primeiro post de lançamentos de 2022. Janeiro traz: Missão Romance, segundo volume do Clube do Livro dos Homens de Lyssa Kay Adams, lançamento da Arqueiro; a estreia literária de Danya Kukafka com A Garota na Neve, destaque da HarperCollins; baseado em fatos, Rosas Esquecidas de Martha Hall Kelly é publicado no Brasil pela Intrínseca; e, para completar, a Rocco disponibiliza o promissor Os Espectadores de Jennifer duBois e um box imperdível contendo os três primeiros romances da série Crônicas Vampirescas da celebrada autora americana Anne Rice, que nos deixou em dezembro do ano passado.

Abaixo, você confere capas e sinopses dos principais lançamentos literários do mês que abre 2022.  As obras sucedidas por um asterisco (*) são aquelas que irão integrar nossa biblioteca particular do Bloggallerya. Lembrando que, qualquer alteração no mês de lançamento dos títulos, é de responsabilidade única e exclusiva das editoras nacionais.

Bom ano e boas leituras!


* ARQUEIRO *

Missão Romance (Clube do livro dos homens – Livro 2)
Lyssa Kay Adams

Liv Papandreas tem o emprego dos sonhos: ela é chef confeiteira do restaurante mais badalado de Nashville, comandado por Royce Preston, uma celebridade da TV. O problema é que, longe das câmeras, seu chefe é um mau-caráter. Certo dia, Liv flagra Royce assediando uma jovem recepcionista e, ao confrontá-lo, acaba demitida. Ela jura vingança, mas vai precisar de ajuda para derrotar alguém tão poderoso. Infelizmente, isso significa recorrer a Braden Mack, um empresário carismático e mulherengo. Ele se oferece para revelar ao mundo quem Royce realmente é, mas Liv tem dificuldade em acreditar nas suas boas intenções. Assim, Mack precisa chamar reforços: os integrantes do Clube do Livro dos Homens. Inspirados pelo romance que estão lendo, o Clube do Livro se une a Liv para derrubar Royce. Paralelamente, eles tentam ajudar Mack a encontrar o caminho para o coração de Liv… mesmo que ela esteja determinada a ignorar qualquer chama de paixão que surgir entre os dois.

Os Bridgertons – Um Amor de Família: Guia Oficial de Lady Whistledown
Julia Quinn

Esta exuberante coletânea – com introdução de Julia Quinn e projeto gráfico especial – reúne citações de lady Whistledown e as passagens mais inesquecíveis do universo dos Bridgertons, a família que deu origem à aclamada série da Netflix. Lady Whistledown acompanhará você pelos episódios mais dramáticos, românticos e divertidos vividos pelos integrantes do mundo criado por Julia Quinn. É um presente perfeito para os fãs tanto dos livros quanto da série adaptada pela Shondaland. Cada capítulo tem um protagonista diferente e inclui uma apresentação inédita de lady Whistledown, assim como citações do próprio personagem e comentários que outros personagens fizeram sobre ele ao longo de todos os romances da coleção, oferecendo uma visão completa dos membros mais queridos desse elenco formidável. De Daphne a Simon, passando por Anthony, Penelope, Colin, Eloise e a adorada matriarca Violet, este livro mostra os Bridgertons de uma perspectiva original e intimista. Você terá a oportunidade de reviver as histórias e seguir (ou não) os conselhos dos seus personagens preferidos sobre relacionamento, família, etiqueta e moda.

* COMPANHIA DAS LETRAS *

Sua Alteza Real
Thomas Mann

Publicado em 1909, Sua Alteza Real é uma obra menos conhecida de Thomas Mann, mas que foi recebida com grande entusiasmo pelos leitores da época ― ávidos pelo novo romance do autor do estrondoso sucesso Os Buddenbrook. Com um tom de fábula e certa tendência à paródia, ele conta a história do grão-ducado de Grimmburg, espécie de microcosmo da Europa antes da Primeira Guerra Mundial, e de Klaus Heinrich, o divertido príncipe que de repente vê o mundo ultrarrígido de sua corte, dominado por tradições e hierarquias, confrontado com a visão pragmática do bilionário americano Samuel Spoelmann e, sobretudo, de sua filha Imma, uma mulher de espírito independente. Os dois jovens se aproximam aos poucos e, para além do encantamento, o príncipe passa a ter cada vez mais a clareza de que a salvação de sua estirpe pode estar na fortuna da moça ― e num casamento fora do círculo aristocrático. Mann faz com esta sátira uma cuidadosa descrição da sociedade europeia em franca decadência, que vislumbra no vigor moderno do Novo Mundo uma possibilidade de rejuvenescer.

Ulysses – Edição especial
James Joyce

O grande romance do século XX ganha edição especial com ampla fortuna crítica, gravuras de Robert Motherwell e tradução revisada de Caetano W. Galindo. Leopold Bloom sai de casa pela manhã, cumpre com as tarefas do dia e, pela noite, retorna ao lar. Tal como o Ulisses homérico, Bloom precisa superar numerosos obstáculos e tentações até retornar ao apartamento onde sua esposa, Molly, o espera. Para criar esse personagem rico e vibrante, Joyce misturou numerosos estilos e referências culturais, num caleidoscópio de vozes que tem desafiado gerações de leitores e estudiosos ao redor do mundo. A consagrada tradução de Caetano W. Galindo ganha agora, após dez anos de sua publicação, uma cuidadosa revisão que faz com que a já saborosa prosa ganhe ainda mais brilho. Esta edição conta ainda com gravuras de Robert Motherwell ― feitas para uma edição especial e limitada de 1988 ― e amplo aparato crítico com textos inéditos de Dirce Waltrick do Amarante, Fábio Akcelrud Durão, Fritz Senn, John McCourt, Sandra Guardini Vasconcelos e Vitor Alevato do Amaral; além das resenhas escritas à época do lançamento por Louis Gillet e Joseph Collins.

Parque Industrial *
Pagu

Marco inegável da literatura brasileira, Parque industrial é uma reflexão brutal sobre classe, gênero, poder e desejo. Nascido em tom de esperança, Parque industrial foi escrito em 1932, quando Pagu tinha 22 anos, e publicado no ano seguinte sob o pseudônimo Mara Lobo. Abordando as consequências da industrialização brasileira do século XX, Parque Industrial se consagrou tanto como retrato de época quanto como um manifesto em favor de seus personagens. Com habilidade sutil, Pagu denuncia as precárias condições enfrentadas pelas trabalhadoras da indústria têxtil paulistana, alinhando a isso as frustrações, traumas e vivências pessoais da mulher proletária. Ao mesmo tempo universal e particular, este livro é passagem obrigatória não só para os leitores de Pagu, mas a quem se interessa pelo panorama social do período.

* DUBLINENSE *

Cinco ou Seis Dias
Danichi Hausen Mizoguchi

João e Dante são dois amigos recém-saídos da universidade no despertar dos anos 2000, idealistas e cheios de planos. Enquanto Dante acredita que pode fazer sua parte através de uma empresa inovadora, João tenta entender o mundo a partir da vivência nas ruas. De um lado, a ideia de que uma mudança real possa acontecer de dentro do sistema; do outro, o estado de constante vigilância e o medo de quem decidiu se juntar ao elo mais frágil da sociedade. Entre ideais compartilhados e ações opostas, os dois tentam manter a amizade e os sonhos enquanto lidam com a falência das suas escolhas.

* FARO EDITORIAL *

A Soma de Todos os Afetos
Fabíola Simões

A Soma de Todos os Afetos traz a reunião das crônicas mais inspiradoras da autora, que abordam sentimentos e percepções da vida, tão delicadamente desenhadas, que poderiam ser indicadas para quem busca entender as particularidades do nosso processo de amadurecimento emocional. Tradutora de emoções, a prosa poética apresentada é como uma janela que abre horizontes para pessoas sensíveis. É um toque de vida aos que procuram explicações sobre o sentir. É mãe que assopra a ferida do filho que caiu da bicicleta. O reencontro consigo mesma e o amor pelos seus são tão intensos que transformam letras em risos, frases em lágrimas, textos completos em simples suspiros. Seus parágrafos têm cor e cheiro. O livro todo é um grande abraço terno de reconciliação com a maturidade que a vida proporciona. Fabíola Simões é uma das melhores cronistas da nossa geração, pois tem a capacidade de conciliar conteúdo de extrema qualidade com a beleza estética de sua escrita. Afinal, a perfeição não mora longe da simplicidade. Definitivamente um livro para ler, reler e presentear quem amamos.

Metamorfose
Franz Kafka

Esta nova edição traz uma introdução escrita por David Cronenberg, cineasta e diretor de dezenas de grandes produções, entre elas, A Mosca. Metamorfose foi escrito por Franz Kafka em apenas vinte dias. E mais de cem anos depois da primeira publicação, a obra continua a provocar leitores, acender debates, inspirar interpretações que se transformam e ganham novos olhares a cada época. Com uma narrativa aparentemente simples, direta, cheia de absurdos, o autor construiu uma obra farta em camadas; a partir do olhar do homem que virou inseto e de como o mundo ao seu redor reage tão naturalmente a ele, a história traz temas tão universais como a paralisia, a transformação, o despertar no cerco de nossas dúvidas e de nossas relações sociais.

Mentiras Incendiárias
Jennifer Lynn Alvarez

UM PACTO DE SILÊNCIO… E A RELAÇÃO ENTRE AMIGOS É POSTA À PROVA. Todos os anos as montanhas da Califórnia sofrem com uma temporada de incêndios. Ninguém leva isso mais a sério do que Hannah, a filha do xerife. Até este verão… Quando ela e seus melhores amigos provocam um incêndio de forma acidental, o instinto os leva a fugir, mentir para a polícia e para os investigadores. Mas o que era um pequeno fogo toma proporções gigantescas, devorando tudo o que encontra pelo caminho: casas, animais, pessoas. É nesse momento que as relações de amizade se estremecem e cada um vai revelando faces de suas personalidades até então desconhecidas. O QUE ALGUMAS PESSOAS SÃO CAPAZES DE FAZER DIANTE DO MEDO, DO DESESPERO OU POR INSTINTO DE SOBREVIVÊNCIA?

* HARLEQUIN *

Quase uma Família: Doces Magnólias – Livro 3
Sherryl Woods

Helen Decatur passou a vida estabelecendo metas: formar-se em Direito com louvor, abrir o próprio escritório, ter segurança financeira e se firmar como uma das advogadas de divórcio mais respeitadas da Carolina do Sul. Tudo isso foi fácil se comparado ao que precisa enfrentar agora.Lidar com tantos divórcios a deixou um tanto cética sobre relacionamentos, mas Helen acha que finalmente está pronta para ter uma família. Como isso nunca foi uma prioridade em sua vida, ela precisa correr atrás do tempo perdido, e Helen não é o tipo de pessoa que espera o destino se manifestar. Mas quando a busca por seu sonho esbarra em um homem cujas aspirações não poderiam ser mais diferentes e coloca sua amizade com as outras Doces Magnólias em risco, ela precisa parar pela primeira vez na vida para avaliar o que realmente importa.

* HARPERCOLLINS *

A Garota na Neve *
Danya Kukafka

Quando a aluna exemplar, Lucinda Hayes, é encontrada morta na neve, ninguém na pacata cidade pode ser considerado inocente ― seja Cameron, o garoto que a amava demais e passava os dias a admirando de maneira obsessiva; Jae, a menina que a odiava, por ter roubado seu emprego e amigo; ou Russ, o policial designado para investigar o caso.Em uma obra envolvente, Danya Kukafka explora a linha tênue entre amor e obsessão, olhar e observar, realidade e memória. Viciante e intenso, A Garota na Neve é uma estreia literária que vai muito além do ponto-final.

Três Ratos Cegos e Outros Contos
Agatha Christie

Uma nevasca prende um grupo de desconhecidos no isolado Solar Monkswell junto com um assassino psicótico; Hercule Poirot tenta desesperadamente salvar uma criança sequestrada; Miss Marple tenta proteger os herdeiros de um homem recém-falecido de um desastre iminente; e Mr. Harley Quin persegue um assassino ardiloso.Unindo um de seus contos mais famosos com mistérios dos detetives mais queridos da autora, Três Ratos Cegos e Outros Contos traz uma Agatha Christie em ápice inventivo.

* HOO EDITORA *

Ash
Malinda Lo

Desbravadora, empoderada e romântica, Ash é uma releitura da história da Cinderela com um toque LGBTQIAP+ que trata da conexão entre a vida e o amor, e a solidão e a morte, demonstrando que a transformação pode vir do sofrimento mais profundo.

História é Tudo Que Me Deixou
Adam Silvera

Quando o primeiro amor e ex-namorado de Griffin, Theo, morre afogado em um acidente, seu universo implode. Embora Theo tivesse se mudado para a Califórnia a fim de cursar a faculdade e começado a namorar Jackson, Griffin nunca duvidou de que Theo voltaria para ele quando chegasse a hora certa. Entretanto, o futuro que ele tanto desejava está despedaçado. Para piorar a situação, a única pessoa que realmente entende sua tristeza é Jackson. Todavia, não importa o quanto eles conversem e se entendam, a espiral depressiva de Griffin continua. Ele está se perdendo em suas compulsões obsessivas e escolhas destrutivas, e seus segredos o estão consumindo. Se Griffin pretende reconstruir sua vida, ele precisará visitar e confrontar o que viveu com Theo, história por história.

* INTRÍNSECA *

Rosas Esquecidas *
Martha Hall Kelly

Baseado em história real, romance de autora best-seller reflete sobre a força feminina durante a Primeira Guerra Mundial. O ano é 1914, e o mundo já esteve prestes a entrar em guerra tantas vezes que alguns nova-iorquinos já tratam o assunto com um leve desdém. Eliza Ferriday, por exemplo, está muito mais interessada em viajar para São Petersburgo e conhecer os esplendores da Rússia com Sofya Streshnayva, sua amiga há anos ― que por acaso é também prima do czar. Quando a Áustria declara guerra à Sérvia e a dinastia imperial russa começa a ruir, Eliza se vê obrigada a voltar para os Estados Unidos, enquanto Sofya e a família fogem para a casa de campo. Para ajudar nas tarefas domésticas, eles contratam Varinka, a filha de uma vidente local, sem fazer ideia de que, com isso, estão atraindo um grande perigo. Já do outro lado do Atlântico, Eliza luta para manter em segurança as famílias russas que escaparam da Revolução. E quando as cartas de Sofya param de chegar, ela teme que algo terrível possa ter acontecido à amiga. Pelas ruas turbulentas de São Petersburgo, casas de campo da aristocracia russa, avenidas de Paris e mansões de Nova York, as trajetórias de Eliza, Sofya e Varinka se cruzarão de maneiras profundas. Em mais uma narrativa emocionante, inspirada em uma história real, Martha Hall Kelly celebra os laços indestrutíveis da amizade entre mulheres, especialmente durante os momentos mais complexos da história mundial.

* KOTTER EDITORIAL *

Foi Tudo Muito Súbito: um Ensaio Sobre Paulo Leminski
Rodrigo Garcia Lopes

Publicada em 2018 pela Biblioteca Pública do Paraná, a coleção Roteiro Literário trazia, a cada título, um ensaio sobre um escritor paranaense já falecido. Contemplados os nomes de Jamil Snege e de Helena Kolody foi a vez de Roteiro Literário ― Paulo Leminski, de autoria do escritor e jornalista Rodrigo Garcia Lopes. O livro, que foi um dos três vencedores do Prêmio da Biblioteca Nacional em 2019 na categoria Ensaio Literário, estava esgotado há dois anos. Agora ela sai pela Kotter com um novo título, Foi Tudo Muito Súbito: um Ensaio Sobre Paulo Leminski, em edição revisada e ampliada. Neste livro temos não só a apresentação da vida meteórica do curitibano Paulo Leminski, mas a oportunidade de um mergulho na vigorosa obra do criador múltiplo que, há algumas décadas, é referência maior para escritores, artistas e leitores brasileiros.

* MARTIN CLARET *

Lady Susan
Jane Austen

As histórias aqui apresentadas, que pertencem ao que se costuma chamar de “juvenília” de Jane Austen, são obras escritas ou esboçadas quando a autora ainda era adolescente. Neste volume o leitor se divertirá lendo “Frederic e Elfrida”, “Jack e Alice”, “Edgar e Emma”, “Henry e Eliza”, “Amor e amizade”, “Uma história da Inglaterra”, “As três irmãs”, “Lesley Castle”, “Evelyn”, “Catharine ou O caramanchão” e “Lady Susan”, além dos dois textos inacabados, escritos quando já mais madura: “Os Watsons” e “Sanditon”.

* NOVO SÉCULO *

Box A Arma Escarlate: 4
Renata Ventura

O ano é 1997. Em meio a um intenso tiroteio, durante uma das épocas mais sangrentas da favela Santa Marta, no Rio de Janeiro, um menino de 13 anos descobre que é bruxo. Jurado de morte pelos chefes do tráfico, Hugo foge com apenas um objetivo em mente: aprender magia o suficiente para voltar e enfrentar o bandido que ameaça sua família. Nesse processo de aprendizado, no entanto, ele pode acabar por descobrir o quanto de bandido há dentro dele mesmo. Reunido os quatro livros de uma das séries de fantasia brasileira mais amadas por seus leitores, o Box A Arma Escarlate é uma joia imperdível da literatura nacional.

* PRINCIPIS *

El Cid: O Herói da Espanha – Versão integral
Pierre Corneille

Espanha medieval. Dois jovens que, apesar de unidos por um grande amor, são obrigados a se separar. Honra e dever exigem vingança e ódio. Uma comédia ? Uma tragédia? Esta peça é a mais bela, a mais viva, a mais jovem dos dramas românticos. É um poema de amor, no qual os sentimentos prevalecem sobre o decoro e a lei, uma canção de desespero e revolta. Uma história sobre reis e guerras, assistida pela aristocracia, com paralelo na vida real e que exalta os sentimentos de nobreza.

Herbert West: Reanimator e outros contos – Versão integral
H. P. Lovecraft, Vicente Mendonça

Herbert West acredita que o corpo humano não é senão uma máquina orgânica e, portanto, deve haver uma maneira de reiniciá-lo quando ele falecer. Como ele era um estudante de medicina na Universidade Miskatonic, aliou-se ao narrador da história, outro colega estudante de medicina, para fazer experimentos secretos que tornassem possível a reanimação de uma pessoa morta… Que resultado dará tudo isso? Este e mais treze contos de terror estão neste livro considerado por muitos estudiosos uma das melhores reuniões do trabalho de Lovecraft. Ilustrado por Vicente Mendonça.

Nas Montanhas da Loucura e outros contos – Versão integral
H. P. Lovecraft

Curto e completo, ‘Nas montanhas da loucura’ é um conto de terror espetacular. A descoberta de um lugar aparentemente sem vida, varrido pelo vento antártico, apresenta algo maligno e sinistro para os membros da expedição da Universidade Miskatonic. São fósseis estranhos de criaturas inéditas, pedras esculpidas de milhões de anos e… o terror alucinante da Cidade dos Antigos.Entre os outros oito contos desta edição, escritos apenas como H.P. Lovecraft pode escrever, estão incluídos: ‘Ele’, ‘Do além’, ‘Ar frio’ e ‘Azathoth: um fragmento’.

* ROCCO *

Os Espectadores *
Jennifer duBois

Um crime que chocou os Estados Unidos culmina em um tsunami midiático para o polêmico apresentador de um dos talk shows mais assistidos da TV americana. Uma história sobre responsabilidade e redenção – além de um retrato nostálgico da cidade de Nova York e uma análise mordaz de nossa cultura do espetáculo. O apresentador Matthew Miller fez sua fama na TV explorando os segredos mais improváveis e bizarros da sociedade americana e expondo-os ao vivo na frente de milhões de telespectadores pasmos. No entanto, o homem por trás do The Mattie M Show permanece um mistério – tanto para seu enorme público quanto para aqueles que trabalham ao seu lado nos bastidores todos os dias. Mas quando dois alunos do ensino médio responsáveis por um tiroteio em massa em uma escola deixam uma carta onde revelam ser fãs devotos do programa, a vida e a carreira de Mattie são lançadas ao escrutínio público. Para muitos, a sagacidade, a ironia e a imparcialidade do apresentador são apenas uma fachada que esconde uma cultura decadente e sem limites. Logo, os segredos do passado de Mattie como um jovem político brilhante na conturbada Nova York do final dos anos 1960 começam a vir à tona. Em seu romance mais ousado e multifacetado, Jennifer duBois cria um recorte da recente história cultural americana, do apogeu do movimento gay nos anos 1970 à crise da aids nos anos 1980, passando pelos bastidores da televisão em uma época de pânico moral. Por intermédio de Mattie, duBois explora a ascensão e queda de uma personalidade influente pelas perspectivas de dois espectadores: Cel, sua cética assistente de relações públicas, e Semi, o amante desiludido de seu passado. Com sagacidade, coração e inteligência, Os Espectadores examina a capacidade humana de reinvenção – e nos força a questionar o que escolhemos olhar e por quê.

Box Especial Crônicas Vampirescas – Anne Rice (3 livros)
Anne Rice

Box rígido com os três primeiros livros em capa dura da aclamada série Crônicas Vampirescas de Anne Rice, que será série da AMC em 2022: Entrevista Com o Vampiro, O Vampiro Lestat e Rainha dos Condenados. Esta caixa é uma edição especial com brindes e cronologia da série.

* SEXTANTE *

Diário do Sucesso – 6 Minutos por Dia Para Alcançar Suas Metas
Dominik Spenst

O fenômeno alemão, com 300 mil exemplares vendidos. Organize sua rotina, desenvolva seu foco e crie novos hábitos para se concentrar no que realmente importa. Pequenas mudanças, grandes resultados. Apenas 6 minutos por dia, seis dias por semana. Este livro que você tem em mãos é um diário. Mas não só: ele coloca em prática os grandes princípios da Psicologia Positiva para ajudar você a atingir seus objetivos com motivação e alegria. Na primeira parte, você vai aprender a: Ajustar seu foco ao que é realmente importante a cada dia; Eliminar maus hábitos que atrapalham seu caminho; Identificar os valores que asseguram a coerência entre suas metas e quem você é. Depois vem a parte prática. É hora de preencher cada página com honestidade e atenção plena. Prepare-se para reprogramar sua rotina e encher seus dias de realizações, bem-estar e gratidão, na vida profissional e pessoal.

A Vida Depois da Perda: Mensagens Diárias Para Recuperar a Força, a Esperança e a Vontade de Seguir em Frente
Martha W. Hickman

Publicado em diversos países e com mais de um milhão de exemplares vendidos, este livro reúne 365 mensagens inspiradoras para ajudar você a lidar com a morte de um ente querido. Quando perdemos alguém que amamos, iniciamos uma longa jornada, atravessando um dos períodos mais dolorosos da vida. Para nos oferecer um pouco de conforto, Martha Hickman compartilha meditações, frases inspiradoras e breves preces que lhe deram força e coragem para enfrentar a perda da filha, que morreu aos 16 anos num trágico acidente. Essas mensagens universais sobre vida, morte, amor, perda, dor e esperança ajudam a clarear a mente e a acalmar as turbulentas emoções. Com textos curtos e simples – o que é muito útil durante o luto, quando a capacidade de concentração e compreensão está reduzida –, este livro traz pequenas doses de encorajamento e apoio para cada dia do ano. Você pode seguir o calendário ou abri-lo de maneira aleatória para encontrar uma mensagem que lhe ajude em seu caminho.

* TODAVIA *

Esse Cabelo
Djaimilia Pereira de Almeida

Desde quando foi originalmente publicado em Portugal, em 2015, Esse Cabelo vem traçando um dos caminhos mais originais, sensíveis e afiados da literatura em nossa língua. Isso porque a obra de estreia de Djaimilia Pereira de Almeida dialogava ― já com absoluta originalidade ― com o romance pós-colonial, o ensaio de identidade, a autoficção e (não menos importante) a tragicomédia. Um novo caminho estabelecido por essa que está entre as vozes mais singulares da literatura contemporânea em qualquer idioma. Nascida em Luanda, Mila é filha de mãe negra angolana e pai branco português. Chega a Lisboa com a tenra idade de três anos e sente-se uma forasteira desde o início. É pela lente do seu cabelo indomavelmente cacheado que a história de Mila entrelaça memórias de infância e adolescência, história familiar e alentadas reflexões sobre o tenso equilíbrio ― interno e externo ― de uma identidade europeia e africana. Escrito em um estilo que mescla a melhor fabulação romanesca com o ensaio, a crônica, o manifesto e a comédia cultural, Esse cabelo traz a contribuição única da língua portuguesa a um diálogo global cada vez mais fervente sobre racismo, feminismo, colonialismo e independência. Irresistível de ponta a ponta, amorosa e um tanto irônica, essa é a história da maturidade, em uma nação na periferia da Europa, de uma mulher negra que é considerada forasteira em seu próprio país e não consegue enxergar a possibilidade de “retornar” a uma pátria que, de fato, nunca foi sua.

Em Carne Viva
Jacqueline Woodson

A história deste romance começa em 2001, na noite da cerimônia de maioridade de Melody, então com dezesseis anos, na casa de seus avós no Brooklyn, em Nova York. Assistida com amor por seus parentes e amigos, e entrando ao som da música vibrante de Prince, ela usa um vestido especial feito sob medida. Mas o evento não é despido de pungência. Dezesseis anos antes, esse mesmo vestido foi medido e costurado para um corpo diferente: o de Iris, a mãe de Melody, para uma celebração que, no fim das contas, nunca aconteceu. Em carne viva centra-se em duas famílias negras que se uniram quando Iris e Aubrey, um casal de adolescentes ainda no colégio, descobriram que seriam pais. Ao revelar a história da família de Melody ― e remontar ao massacre racial de Tulsa em 1921 ― Jacqueline Woodson mostra como todos os personagens chegaram neste momen o, e direciona o foco não apenas para suas ambições e seus sucessos, mas também para o preço das escolhas que fizeram a fim de superar as expectativas e escapar das armadilhas da história afro-americana. À medida que explora desejo sexual, identidade, ambição, gentrificação, educação, classe e status, e as mudanças de vida advindas da parentalidade, este romance impressionante olha para o fato de que os jovens, muitas vezes, devem tomar decisões duradouras sobre suas vidas ― até mesmo antes de começarem a descobrir quem são.

Os Órgãos dos Sentidos
Adam Ehrlich Sachs

Em 1666, um astrônomo lança uma previsão que ninguém no mundo fez. Há rumores de que ele estaria utilizando o maior telescópio já construído e de que seria cego. Herdeiro de Franz Kafka e Thomas Bernhard, o autor cria um romance histórico que é ao mesmo tempo uma fábula cômica e uma nova visão do passado. Uma história sobre a natureza da percepção e a maneira como um coração apaixonado pode se provar tão misterioso quanto as estrelas.

* TRAMA *

Flores da Morte *
Jen Williams

Após o inexplicável suicídio da mãe, a ex-jornalista Heather Evans precisa retornar à casa de sua infância e acaba descobrindo algo aterrador: centenas de cartas trocadas entre sua mãe e o famoso assassino em série Michael Reave. O Lobo Vermelho, como é chamado pela imprensa, está preso há mais de vinte anos pelas mortes brutais e ritualísticas de inúmeras mulheres, embora sempre tenha alegado inocência. Quando o corpo de uma jovem é encontrado decorado com flores, exatamente da mesma forma como Reave deixava suas vítimas, ele é a única pessoa que pode colaborar com a investigação. Depois de anos de silêncio, Michael Reave enfim está disposto a falar… apenas com Heather. Para descobrir a verdade sobre a morte da mãe e impedir que o sangue de outras vítimas seja derramado, Heather vai precisar enfrentar o Lobo — e este é apenas o início da caçada. Até que ponto conhecemos de verdade nossos familiares? Até que ponto conhecemos de verdade a nós mesmos?

* UNIVERSO DOS LIVROS *

Decifra-me
Tahereh Mafi

Prepare-se para mais um livro imperdível de Tahereh Mafi, narrado sob o ponto de vista de Kenji Kishimoto, um dos personagens mais queridos pelos fãs da série Estilhaça-me. Decifra-me reúne os contos Proteja-me e Revela-me, que vão te trazer de volta ao mundo distópico de Estilhaça-me antes do desfecho triunfal da série! Ao longo da série Estilhaça-me, Kenji Kishimoto ganhou o coração dos fãs ao se mostrar um cara divertido, empático, cheio de vida e sempre preocupado com todos à sua volta, especialmente com a heroína Juliette. Mas em Decifra-me é possível conhecer outro lado do personagem conforme ele narra os contos que se passam entre os livros Restaura-me, Desafia-me e Imagina-me. Em Proteja-me, Kenji está tentando equilibrar sua amizade com Juliette – que ainda está se recuperando de uma traição – com suas responsabilidades como líder da resistência contra o Restabelecimento. A situação fica ainda mais interessante quando uma pessoa inesperada surge no Ponto Ômega. Em Revela-me, Kenji está preocupado com seus amigos, mas se sente frustrado por não ser ouvido pelos demais membros da resistência. Ele será forçado a enfrentar pessoas em quem confia e fará o que for preciso para salvar aquelas que ama.

Andrizy Bento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s