[Versões e Regravações] Alô, Alô, Marciano – Rita Lee e Roberto de Carvalho

Original:

Em 1980, foi lançado o disco Saudade do Brasil da cantora Elis Regina, onde foi incluída a faixa Alô, Alô Marciano. Escrita por Rita Lee e Roberto de Carvalho, a música foi um pedido de Elis para o casal, pois a intérprete queria uma música diferente de seu habitual repertório, mas algo que tivesse o estilo, a personalidade e a identidade musical do casal.

A letra da canção versa sobre um terráqueo se comunicando com um marciano, e contando a respeito das dificuldades de se viver no nosso planeta, que está um verdadeiro caos por conta de crises, desigualdades, preconceitos, guerras e o fato de o ser humano estar cada vez mais down no high society.

A música reflete explicitamente o período em que foi composta: época em que o Brasil atravessava a ditadura militar e uma grave crise econômica. Inclusive, as duas cantoras, Elis e Rita, se aproximaram em 1976, em pleno regime militar.

Versões:

No ano de 1991, Rita Lee gravou sua versão da música que ela mesma assinou e a incluiu no disco ao vivo Bossa’ n’ Roll, que marcou o encerramento, pelo menos no nome, da dupla Rita Lee e Roberto de Carvalho. Explico: este álbum e todos os discos pregressos da cantora, traziam o nome da dupla na capa. No disco seguinte, no entanto, os álbuns passaram a ter somente o nome de Rita Lee estampado na capa. De qualquer modo, o marido de Rita, Roberto de Carvalho, continuou sua parceria com a mesma, compondo e tocando em todos os trabalhos da rainha do rock nacional. A cantora também gravou uma versão de Alô Alô Marciano para o álbum Acústico MTV em 1998.

Maria Rita, filha de Elis Regina com César Camargo Mariano, também regravou a canção para o seu primeiro álbum ao vivo, lançado em 2012 e intitulado Redescobrir. No show, que além de CD também gerou um DVD ao vivo, Maria Rita interpretava as canções de sua mãe.

Adryz Herven
Andrizy Bento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s