Original:
Em 1980, foi lançado o disco Saudade do Brasil da cantora Elis Regina, onde foi incluída a faixa Alô, Alô Marciano. Escrita por Rita Lee e Roberto de Carvalho, a música foi um pedido de Elis para o casal, pois a intérprete queria uma música diferente de seu habitual repertório, mas algo que tivesse o estilo, a personalidade e a identidade musical do casal.
A letra da canção versa sobre um terráqueo se comunicando com um marciano, e contando a respeito das dificuldades de se viver no nosso planeta, que está um verdadeiro caos por conta de crises, desigualdades, preconceitos, guerras e o fato de o ser humano estar cada vez mais down no high society.
A música reflete explicitamente o período em que foi composta: época em que o Brasil atravessava a ditadura militar e uma grave crise econômica. Inclusive, as duas cantoras, Elis e Rita, se aproximaram em 1976, em pleno regime militar.
Versões:
No ano de 1991, Rita Lee gravou sua versão da música que ela mesma assinou e a incluiu no disco ao vivo Bossa’ n’ Roll, que marcou o encerramento, pelo menos no nome, da dupla Rita Lee e Roberto de Carvalho. Explico: este álbum e todos os discos pregressos da cantora, traziam o nome da dupla na capa. No disco seguinte, no entanto, os álbuns passaram a ter somente o nome de Rita Lee estampado na capa. De qualquer modo, o marido de Rita, Roberto de Carvalho, continuou sua parceria com a mesma, compondo e tocando em todos os trabalhos da rainha do rock nacional. A cantora também gravou uma versão de Alô Alô Marciano para o álbum Acústico MTV em 1998.
Maria Rita, filha de Elis Regina com César Camargo Mariano, também regravou a canção para o seu primeiro álbum ao vivo, lançado em 2012 e intitulado Redescobrir. No show, que além de CD também gerou um DVD ao vivo, Maria Rita interpretava as canções de sua mãe.
Adryz Herven
Andrizy Bento