Nas Prateleiras: Lançamentos de Livros – Novembro (2021)

Novembro traz vários lançamentos literários imperdíveis. Para os fãs de Outlander, a Arqueiro apresenta O Círculo das Sete Pedras, uma coletânea de sete histórias curtas e independentes que expandem o inventivo universo concebido por Diana Gabaldon. A mesma editora ainda publica o sétimo volume da série Os Ravenels da autora Lisa Kleypas, intitulado Uma Tentação Perigosa. Pela Astral Cultural, sai o romance engajado Queenie de Candice Carty-Williams. O destaque da Comix Zone é O Demônio de Frankfurt, assinado pelo ícone da literatura marginal Ferréz, com ilustrações de Lourenço Mutarelli.

Darksiders, vão reservando um espaço considerável na estante para abrigar os novos lançamentos da caveirinha! Para este mês, a editora promete Hell House: A Casa do Inferno de Richard Matheson, Rastro de Sangue: Holmes, o Maligno: 4 de Kerri Maniscalco, Grimório Oculto de John Michael Greer, Elementais de Michael McDowell, Amityville de Jay Anson, Halloween: O Legado de Michael Myers de Dustin McNeill e Travis Mullins, H.P. Lovecraft: Medo Clássico Volume 2 (com duas capas distintas) de H.P. Lovecraft e Virgil Finlay e o promissor O Ano das Bruxas de Alexis Henderson.

Atirem Direto no Meu Coração, livro de estreia da jornalista Ilze Scamparini é publicado pela HarperCollins. A autora Alyssa Cole aborda racismo e tensões sociais no thriller Quando Ninguém Está Olhando, destaque da Intrínseca. Falando nisso, A Planeta Minotauro lança aquele que, segundo o The New York Times, é dos melhores thrillers do ano: O Paciente de Jasper DeWitt. E pela Universo dos Livros, sai Intensa, novo livro da autora best-seller de Estilhaça-me, Tahereh Mafi.

Confira abaixo capas e sinopses dos principais lançamentos literários do mês de novembro. Lembrando que possíveis alterações quanto ao mês de lançamento das obras abaixo são de responsabilidade única e exclusiva das editoras nacionais. Os títulos marcados com um asterisco (*) são aqueles que irão integrar a nossa biblioteca particular do Bloggallerya.

* ALEPH *

A Cidade e as Estrelas *
Arthur C. Clarke

De forma magistral, Arthur C. Clarke imagina o futuro distante da humanidade nesta que é considerada uma de suas obras mais visionárias. Ao longo das eras, inúmeras cidades foram erguidas na Terra, mas nenhuma como Diaspar. Por muitos milênios, sua cúpula protetora impediu que a decadência e o perigo do mundo exterior adentrassem suas ruas e muros. Antes de Diaspar, os homens construíram impérios e conquistaram as estrelas. Mas então, como diz a lenda, os Invasores vieram, condenando a humanidade a este último refúgio num planeta onde os oceanos desapareceram e já não existem chances de sobrevivência fora da redoma. Será preciso um homem – um Singular – para romper a inércia sufocante de Diaspar, destruir a lenda e descobrir a verdadeira natureza dos Invasores. Publicado pela primeira vez em 1956, A Cidade e as Estrelas é uma versão revista, expandida e definitiva de Against the fall of night, um dos primeiros trabalhos de Clarke, publicado originalmente na revista Startling Stories, e é considerado por muitos um dos melhores romances da era de ouro da ficção científica.

* ALFAGUARA *

Agora Veja Então
Jamaica Kincaid

O sr. Sweet compõe em seu estúdio, enquanto a sra. Sweet passa o tempo na cozinha escrevendo. Seus filhos correm pela grande casa que um dia pertenceu a Shirley Jackson. Contudo, a perfeita imagem da família tradicional americana é abalada quando o marido deixa a esposa por uma mulher mais jovem. Através dos fluxos de consciência de múltiplos personagens, Jamaica Kincaid mostra as angústias profundas que existem por trás de uma aparente perfeição. Uma análise ferina sobre as diversas maneiras como o transcorrer dos anos afeta um casamento, Agora Veja Então é um livro ao mesmo tempo singelo e potente. Os personagens, em confronto, se desesperam em situações cotidianas, suas mentes tentando entender linearmente uma realidade que aqui, de fato, não é linear. Escrevendo no passado, no presente e no futuro, Kincaid faz da passagem do tempo sua principal ferramenta narrativa.

* ARQUEIRO *

O Círculo das Sete Pedras: Uma Coletânea de Histórias de Outlander
Diana Gabaldon

Uma magnífica coletânea de histórias do universo de Outlander – série com 28 milhões de exemplares vendidos – estrelando Jamie Fraser, lorde John Grey, Ian Murray e muitos outros personagens inesquecíveis. Ao longo da série Outlander, Diana Gabaldon criou um mundo fascinante, amado por legiões de fãs. Agora, ela reúne sete histórias mais curtas que expandem seu universo de forma brilhante. Concebidas para serem lidas de maneira independente, essas tramas se conectam com os romances principais e preenchem lacunas da vida dos personagens da saga. Diana também apresenta aos fãs uma cronologia geral da série, explicando a linha narrativa em que se encaixa cada história, mas dando liberdade ao leitor para apreciá-las na ordem que preferir. Prepare-se para mergulhar ainda mais fundo no mundo mágico de Outlander!

Uma Tentação Perigosa (Os Ravenels – Livro 7)
Lisa Kleypas

Uma Tentação Perigosa é o sétimo volume de Os Ravenels e conta com a participação especial das inesquecíveis protagonistas da série As Quatro Estações do Amor. Lady Merritt Sterling, uma jovem viúva que dirige a empresa de navegação do falecido marido, sabe que tudo que a sociedade londrina quer é flagrá-la em um escândalo. Até agora, ela foi inteligente o suficiente para não lhe dar essa satisfação. Mas ao conhecer Keir MacRae, um destilador de uísque escocês rude e lindo de morrer, todos os seus planos sensatos podem virar fumaça. Embora sejam de mundos totalmente diferentes, a atração que surge entre os dois é poderosa e irresistível. Quando Keir chega a Londres, tem os seguintes objetivos: não se apaixonar pela deslumbrante lady Merritt e evitar ser assassinado. Até agora, nenhum dos dois está indo muito bem. Seu mundo está de cabeça para baixo e a única pessoa em quem ele confia é ela. Conforme o perigo se aproxima, Merritt fará o que for preciso para salvar o escocês, enquanto ele precisa descobrir se é capaz de oferecer a única coisa que ela deseja mais que a segurança dele: seu amor.

O Desejo: Quando Uma Pessoa Está Prestar a Perder Tudo, Só o Amor Pode Salvá-La
Nicholas Sparks

Em 1996, aos 16 anos, Maggie Dawes vai morar com uma tia que mal conhece em um vilarejo remoto na Carolina do Norte. Solitária e infeliz, ela só recupera o apetite pela vida quando conhece Bryce Trickett, um dos poucos adolescentes do lugar. Autêntico, bonito e inteligente, Bryce apresenta a Maggie as belezas do vilarejo e a fotografia, uma paixão que, assim como o jovem, vai definir o resto da vida dela. Em 2019, Maggie é uma renomada fotógrafa que mora em Nova York e se divide entre sua galeria de sucesso e as viagens a trabalho por todo o mundo. Este ano, porém, ela é obrigada a ficar em Nova York durante a temporada de fim de ano, lutando para aceitar o grave diagnóstico médico que recebeu. Enquanto fazem a contagem regressiva para o Natal, ela e seu assistente se tornam cada vez mais próximos. Maggie então decide contar a ele a história de outro Natal, décadas antes, e do amor que a levou a seguir um caminho que nunca teria imaginado para si mesma. O Desejo é um relato comovente sobre descoberta e perda, e também um lembrete de que o tempo que passamos com as pessoas que amamos é o maior presente de todos. Livro inédito no Brasil.

Para Sir Phillip, Com Amor – Edição luxo
Julia Quinn

Eloise Bridgerton é uma força da natureza. Inteligente, obstinada, perspicaz, ela tem sede de conhecimento e gosta de tomar a iniciativa. Infelizmente, Eloise vive numa sociedade que não sabe lidar com mulheres brilhantes, independentes e empreendedoras. Seu principal objetivo de vida não é o casamento: ela sempre disse preferir morrer solteira a se casar com um marido chato. Mas aos 28 anos, e tendo recusado diversas propostas ao longo do tempo, começa a ponderar que talvez a vida de solteirona não seja tão interessante assim. É então que uma inocente troca de correspondências surge para mudar sua vida. Para Sir Phillip, Com Amor é um apaixonante romance sobre erros, acertos e segundas chances.

* ASTRAL CULTURAL *

Paixão: Livro II da Série Crave: Volume 2
Tracy Wolff

“Tudo parece estranho ― especialmente eu mesma. Voltei para a Academia Katmere, mas vivo assombrada por fragmentos de dias dos quais não me lembro de viver ou lutando para entender quem, ou o quê, eu realmente sou. Assim que começo a me sentir segura outra vez, Hudson retorna com sede de vingança. Ele insiste que há segredos sobre os quais não sei, ameaçando me separar de Jaxon para sempre. Mas há inimigos bem piores batendo à nossa porta. O Círculo está imerso numa disputa pelo poder; a Corte dos Vampiros está tentando me arrancar do meu mundo e me levar para o deles. A única coisa na qual Hudson e Jaxon concordam é que sair de Katmere seria a morte certa para mim. E eu não estou lutando somente pela minha vida. Agora, a vida de todo mundo está em jogo ― a menos que possamos derrotar um mal desconhecido. Tudo o que sei é que salvar as pessoas que amo vai exigir sacrifícios. Talvez mais do que eu seja capaz de fazer.”

Queenie
Candice Carty-Williams

Eleito um dos 100 melhores livros de 2019 pela Time Um dos livros mais esperados de 2019 de acordo com a WOMAN’S DAY, NEWSDAY, PUBLISHER WEEKLY E BUSTLE. O Diário de Bridget Jones encontra Americanah neste romance engajado, verdadeiramente inclusivo e muito divertido, perfeito para todos que já tentaram buscar o amor e encontraram algo bem diferente em seu lugar. Aos 25 anos, Queenie Jenkins, uma jovem jamaicana-britânica, é a única mulher negra trabalhando em um grande jornal de Londres. Ao ver sua vida virar de cabeça para baixo após o fim de seu relacionamento de três anos com um homem branco, ela busca conforto em todos os lugares possíveis, incluindo vários homens. Tentando recuperar a já precária autoestima, ela se envolverá em uma série de relações problemáticas que a fazem pensar sobre as experiências traumáticas que viveu na infância. Entre comparações com suas amigas, tentativas de estabelecer sua identidade e lutas para enfrentar seus demônios, Queenie nos guia por uma aventura com tenacidade e humor incomparáveis, a fim de provar que a vida da mulher negra é tão importante quanto as outras.

* AUTÊNTICA *

O Obsceno Sono dos Ciprestes
Alex Sens

“Você nunca vai se livrar das palavras”, alguém diz em A Silenciosa Inclinação das Águas. E são elas, as palavras, despertadas pela angústia, pelo medo e pela raiva, mas também pela redenção, pela cura e pelo amor, que sulcam com peso e força os conflitos narrados neste terceiro volume da tetralogia que acompanha a história de Magnólia e sua família. Da nevada Noruega, onde o corpo dela aparece à beira de um lago semicongelado, viajamos para a Suécia, última parada de uma atribulada viagem pela Escandinávia. É lá que diferentes tipos de luto se confundem com conhecidos silêncios, levando cada um a enfrentar seus maiores desejos, terrores e segredos. Uma continuação tensa e intensa que se abre para um último e obscuro capítulo.

* BERTRAND BRASIL *

Adultos *
Marian Keyes

Adultos, novo romance de Marian Keys, conta a história dos Casey: Uma família perfeita (só que não). Eles sabem bem como manter as aparências, mas quando um acidente acontece e todos os segredos da família são revelados, finalmente chega a hora de encarar a verdade.  Adultos é o mais novo, mais divertido e mais engraçado romance de Marian Keyes, autora do best-seller internacional Melancia.

* COMIX ZONE *

O Demônio de Frankfurt *
Ferréz, Lourenço Mutarelli

O governo brasileiro mandou para a Alemanha setenta e oito autores para representar o Brasil e fazer palestras na Feira Literária de Frankfurt. Dois desses escritores já eram problemáticos e decidiram ir em outra jornada: foram procurar o Demônio. Só um deles voltou. O Demônio de Frankfurt é o novo romance de Ferréz, ícone da literatura marginal. Conta com ilustrações de Lourenço Mutarelli e um caderno de extras com desenhos de Andrei Bressan, Danilo Beyruth, Doug Firmino, Gabriel Bá, João Pinheiro e Marcelo D’Salete.

* COMPANHIA DAS LETRAS *

Princípio de Karenina
Afonso Cruz

Uma carta de amor de um pai à filha que não conheceu, revelando distâncias e aproximações. Uma história de amor impossibilitada pelo medo. Uma reflexão sobre o que somos e o que desejamos ser. “Eu seria muito infeliz num mundo feliz. Ela seria feliz em qualquer mundo. Esta história, minha e da tua mãe, é também a tua.” Com essa referência à célebre frase que abre o romance Anna Kariênina, de Tolstói, um pai se dirige à filha que não conheceu para lhe contar a sua história ― que é também a história dela ―, em uma longa carta que é uma entrega sincera e emotiva, mas também uma bela reflexão sobre o significado da felicidade. Em um cruzamento de identidades e geografias, o narrador deste romance nos leva por uma viagem ao outro lado do mundo ocidental, até o Camboja e o Vietnã, à procura daquilo que está mais perto de nós. Há um pai que ergue muros de silêncio, uma criada muito velha, uma amante que carrega sabores e perfumes proibidos. Estes são alguns dos personagens inesquecíveis que testemunham ― ou dificultam ― a busca desse homem por um amor incondicional.

* COMPANHIA DE BOLSO *

Cães Negros *
Ian McEwan

O lado mais sombrio da humanidade, o trauma do passado, uma história de amor. Com sua prosa única, McEwan está em seu melhor em Cães Negros. June e Bernard, membros do partido comunista inglês, se conhecem em Londres, em 1946. Apaixonam-se perdidamente e decidem se casar. Mas durante a lua de mel, na França, um acontecimento misterioso altera para sempre a percepção de mundo de June. Anos depois, os dois acabam se separando. No fim dos anos 1980, Jeremy, o genro do casal, tenta compreender como um amor tão profundo não resistiu às diferenças ideológicas. E é lendo os escritos da sogra que ele descobrirá o que ocorreu anos atrás. Tendo como pano de fundo a Europa pós-Segunda Guerra e as marcas deixadas pelo conflito, McEwan usa seu estilo cristalino para elaborar com precisão uma história sobre o lado mais sombrio da humanidade, e seu constante ataque ao amor.

* CONTRACORRENTE *

O Homem que Enterrou Hitler
Marcelo Netto, Aldo Gama

Queremos acreditar que o “monstro” morreu no bunker, que foi covarde e que, com o seu suicídio, a humanidade foi vingada. Ao se deparar com documentos e testemunhos contraditórios ao senso comum, porém, o leitor experimenta as mesmas surpresas que os autores tiveram ao longo de uma saga de 14 anos. Filtrada por uma lente lisérgica, a obra é uma espécie de reportagem ficcional que nos convida a discernir num mundo de absurdos reais o que é fruto da imaginação. De fato, não nos será fácil aceitar que Hitler escapou de Berlim e veio a falecer nos Trópicos, aos 81 anos, no dia 5 de fevereiro de 1971. Ainda mais que se encontra enterrado embaixo de um hotel alemão no Paraguai.

* DARKSIDE *

Hell House: A Casa do Inferno
Richard Matheson

A Mansão Belasco desponta imponente no horizonte. Poderia uma casa concentrar uma malignidade tão violenta a ponto de destruir seus habitantes com suas chamas? Há décadas, a casa desafia ― e vence ― todos os que ousam perscrutar seus segredos. Mas essa história está prestes a mudar. Convocados por um milionário que, à beira da morte, quer respostas sobre o que o espera no além, quatro membros de uma equipe investigativa rumam para a diabólica mansão, dispostos a desvendar seus mistérios e derrotar, de uma vez por todas, as presenças malignas que assombram o local. No entanto, como descobrem da maneira mais chocante possível, é preciso mais do que coragem para encarar um mal tão antigo e potente. Em Hell House: A Casa do Inferno, Richard Matheson (de Eu Sou a Lenda) mergulha na tradição das casas assombradas prestando homenagem a clássicos do gênero, como “A Queda da Casa de Usher”, de Edgar Allan Poe, e Hill House, de Shirley Jackson. Mas, apesar do diálogo com obras pregressas, a contribuição de Matheson à arquitetura assombrada do horror é repleta de originalidade. Seu texto ágil mescla imagens fortes com diálogos afiados para criar um romance realmente infernal.

Rastro de Sangue: Holmes, o Maligno: 4
Kerri Maniscalco

Foi uma longa jornada até aqui. Na companhia de Audrey Rose Wadsworth e Thomas Cresswell, realizamos investigações pelos becos escuros de Londres, visitamos um castelo sombrio no coração da Romênia e viajamos em um transatlântico luxuoso encantado por um circo itinerante. Agora, aportamos na fascinante Chicago do século XIX: uma cidade moderna e efervescente, mas que esconde muitos segredos. Após descobrirem que há pessoas desaparecidas e crimes sem solução na cidade, Audrey Rose e Thomas decidem ajudar a polícia. Logo eles se envolvem em um jogo mortal de caça e caçador que exige que fiquem sempre um passo à frente do criminoso astuto, do contrário, tudo pode acabar em tragédia. Rastro de Sangue: Holmes, o Maligno é o quarto e último volume da aclamada série de Kerri Maniscalco. Neste livro, nossa dupla favorita está na cola de um assassino em série já conhecido pelos darksiders que mergulham nos mistérios da marca Crime Scene: Herman Webster Mudgett, mais conhecido como H.H. Holmes, o homem que construiu um hotel infernal nas proximidades da Feira Mundial de Chicago, foi personagem do primeiro título da linha editorial, Anatomia do Mal, além de ter sido dissecado em H.H. Holmes, Maligno, ambos de Harold Schechter.

Grimório Oculto *
John Michael Greer

Chegou a hora de realizar esta incrível viagem com Grimório Oculto, de John Michael Greer. O livro chega à DarkSide® Books pelo selo Macabra, que já revelou aos leitores sucessos como Grimório das Bruxas e Crimes Vitorianos Macabros. Organizado de maneira cronológica, Grimório Oculto leva o leitor a conhecer os principais pontos e personalidades da história das tradições ocultas, da Era Antiga até os dias atuais, com um dos mais respeitados estudiosos e praticantes do tema. Uma obra perfeita para quem inicia a sua jornada nesta arte repleta de misticismo e tradições, Grimório Oculto fala sobre a magia dos tarôs, a verdadeira Pedra Filosofal, os mistérios dos Cavaleiros Templários, as palavras ocultas de Aleister Crowley, os rituais pagãos, a profundeza dos conhecimentos arcanos e muito mais. Dos primeiros horóscopos à feitiçaria moderna e a Wicca, o caminho pelo qual Greer nos conduz é repleto de conhecimentos obscuros e mágicos. Prepare-se para encontrar, a cada página, belíssimas ilustrações e conhecimentos fascinantes sobre o oculto, em uma surpreendente história de repressão, sobrevivência e renascimento que se estende ao longo de mais de 2.500 anos.

Elementais
Michael McDowell

Logo após o enterro da matriarca Marian Savage, duas abastadas famílias do Sul dos Estados Unidos viajam para o terreno de veraneio que compartilham em Beldame. São três casas vitorianas idênticas, mas uma delas, bloqueada por insidiosas dunas de areia, está vazia há décadas. Ou parecia estar… Em Elementais, Michael McDowell visita o tema das casas assombradas, bem representado na tradição literária norte-americana por autores como Edgar Allan Poe e Shirley Jackson, e o desloca para a atmosfera escaldante do Alabama. O resultado é um romance intenso, original e absolutamente perturbador.

Amityville
Jay Anson

Em 13 de novembro de 1974, um crime brutal chocou os Estados Unidos: o misterioso assassinato da família DeFeo, em Amityville. Após estranhos eventos relatados pela família Lutz, que comprou a casa  na qual o crime ocorreu, a residência foi considerada mal assombrada. Embora tenha sido amplamente divulgada pela mídia, a história da casa nunca havia sido contada com riqueza de detalhes ― até Jay Anson decidir reconstruí-la e transformar seu livro de não ficção em um dos relatos paranormais mais impactantes de todos os tempos. Baseado nas experiências sobrenaturais reportadas pelos Lutz durante o mês de dezembro de 1975, Amityville é um dos livros mais pedidos pelos leitores da Caveira. E agora, ele volta ao catálogo em grande estilo, como parte da coleção Dark House., nos 45 anos desta obra que forma uma das fundações das narrativas do horror moderno.

Halloween: O Legado de Michael Myers
Dustin McNeill, Travis Mullins

Halloween: O Legado de Michael Myers é o guia definitivo sobre Haddonfield e seus habitantes. O universo macabro criado pelo mestre John Carpenter em 1978 se tornou um dos mais icônicos do cinema. Halloweenajudou a moldar os slashers e se mantém vivo ― e poderosamente assustador ― mais de 40 anos após o seu lançamento. O livro mais completo sobre a franquia é repleto de entrevistas reveladoras, e fala sobre as origens, inspirações, retornos, curiosidades obscuras, trilha sonora incomparável, cenas deletadas, versões alternativas, ideias descartadas, interferências dos estúdios, testes de elenco, reinvenções, críticas e muito mais. É uma celebração do melhor de Halloween, e tudo o que um colecionador sempre quis. Ao longo de muitos Dias das Bruxas, dissecamos juntos os bastidores e as curiosidades de grandes franquias do universo do terror, como Evil Dead, O Massacre da Serra Elétrica, Sexta-Feira 13, A Hora do Pesadelo, Twin Peaks, Breaking Bad e Stranger Things. Agora é chegada a hora de trazer outro membro da família para a nossa casa.

O Ano das Bruxas *
Alexis Henderson

Ambientado na cidade de Betel, onde a palavra do Profeta é lei e qualquer fruto de um relacionamento interracial é uma blasfêmia, O Ano das Bruxas conta a história de Immanuelle, tida por muitos como uma jovem amaldiçoada por causa dos pecados da mãe. Ela faz de tudo para seguir o Protocolo Sagrado e levar uma vida de obediência, devoção e conformidade, como todas as outras mulheres da cidade. Ainda assim, Immanuelle lê em segredo, esquece de fazer as preces antes de dormir, tem devaneios durante os deveres diários e por vezes não demonstra a gratidão esperada. Quando um acidente a leva até a Mata Sombria, onde o primeiro Profeta perseguiu e matou quatro bruxas poderosas, Immanuelle se encontra com os espíritos dessas bruxas, que a presenteiam com o antigo diário de sua mãe. Quanto mais ela lê, mais compreende a injustiça da sociedade em que vive: as hipocrisias da Igreja e do Profeta, as desigualdades sociais e de gênero, as leis antiéticas e corruptas. E entende que, se Betel precisa mudar, a mudança deve começar com ela. Evocando histórias como o romance O Conto da Aia, de Margaret Atwood, e o filme A Bruxa, do diretor Robert Eggers, O Ano das Bruxas é uma aventura poderosa protagonizada por uma heroína gentil, corajosa e idealista. Uma história sobre a luta de uma jovem para revolucionar um sistema que, por anos a fio, usou a religião como desculpa para cometer abusos, vitimizar e traumatizar mulheres. Betel é um mundo fictício, mas as injustiças e desafios vividos pelas mulheres são reais.

H.P. Lovecraft: Medo Clássico Volume 2 – Miskatonic / Cosmic Edition
H.P. Lovecraft, Virgil Finlay

A DarkSide® Books dá sequência à publicação de um dos autores mais influentes da literatura de terror, em contos apavorantes, que mostram toda a abrangência da força de escrita de H.P. Lovecraft. Stephen King, Neil Gaiman, Caitlín R. Kiernan, Ridley Scott, Sam Raimi, Alan Moore e muitos outros criadores têm as marcas do inventor dos mythos cthulhianos em suas obras. Esta edição da DarkSide® Books traz além dos contos horripilantes em que se encontram as diversas facetas do horror cósmico, o vigoroso ensaio “O Horror Sobrenatural na Literatura”, em que Lovecraft destrincha as origens da escrita de terror. Os textos vêm acompanhados das espantosas artes do mestre estadunidense Virgil Finlay, um dos grandes ilustradores do universo lovecraftiano e importante artista das revistas pulp dos Estados Unidos, que publicou na época de ouro de publicações como Weird Tales e Amazing Stories. O texto das duas edições de H.P. Lovecraft: Medo Clássico V. 2 é o mesmo, mas cada uma reflete a personalidade de seus peculiares leitores. A Miskatonic Edition é uma obra-prima para sua biblioteca, inspirada na universidade que o escritor criou em seus contos. Já a Cosmic Edition é uma viagem aos recantos mais alucinados da mente de Lovecraft, mesclando loucura e realidade.

* DUBLINENSE *

Eu Não Sei Quem Você É *
Penny Hancock

Eu Não Sei Quem Você É parte de uma acusação que coloca em lados opostos os filhos de duas amigas inseparáveis. Para além de descobrir se a verdade está com a vítima ou com o acusado, o que faz o livro ganhar relevo é a maneira como a autora aborda os efeitos que a denúncia provoca na dinâmica entre as personagens e suas famílias. E é na construção de uma delicada rede de desconfianças e tensões que Penny Hancock entrega um romance surpreendente, mergulhando com tudo em um dos temas mais relevantes e espinhosos dos dias de hoje, sem jamais abrir mão de contar uma boa história.

* GALERA *

O Primeiro Beijo de Romeu
Felipe Cabral

Romeu está prestes a beijar pela primeira vez. E tudo seria perfeito, se não fosse por um colega de turma querendo arranjar confusão e um prefeito… Sensível e potente, O Primeiro Beijo de Romeu é o primeiro romance jovem adulto do premiado roteirista Felipe Cabral.

De Sangue e Cinzas (Vol. 1)
Jennifer L. Armentrout

Vencedor do Goodreads Choice Awards 2020 de melhor romance. De Sangue e Cinzas é uma fantasia sexy, viciante e arrebatadora, perfeita para os fãs de Sarah J. Maas. Prestes a completar 19 anos, Poppy se prepara para sua Ascensão. Quer dizer, Poppy é preparada para sua Ascensão, já que, como tudo mais em sua vida, ela não tem opção senão Ascender. Sendo a Donzela, ela será entregue aos deuses de qualquer forma, seja lá o que isso signifique. Destinada a salvar Solis dos Atlantes, que amaldiçoaram o reino com a criação dos terríveis Vorazes, Poppy não entende o que está por vir e nem sabe se está pronta para ser entregue aos tais deuses ou, ainda, se sequer deseja fazê-lo. Privada de todas as escolhas, sendo inclusive obrigada a cobrir o rosto com um véu e impedida de conversar com qualquer pessoa além de uma dama de companhia designada pela Corte, Poppy leva uma vida solitária. Mas o que ela quer mesmo é lutar ao lado dos guardas e conseguir se proteger das criaturas que ameaçam o reino, as mesmas que mataram seus pais. Com um aliado secreto e uma habilidade rara, Poppy tem um vislumbre da vida que poderia ter se fosse livre do fardo de ser a Donzela. Mas com a entrada de Hawke Flynn em sua vida, o mundo de Poppy vira de cabeça para baixo e ela corre o risco de ser arrebatada por tudo o que sempre lhe disseram ser proibido. Lançada em uma intrincada rede de mentiras, traições e desejo, ela vê todas as suas certezas começarem a ruir. Qual será o lado certo da história? E será que há mesmo um lado certo? Em meio a tantas reviravoltas e dilemas, o futuro de Poppy está cada vez mais incerto e perigoso, e a vida de dois reinos está em suas mãos.

* HARPERCOLLINS*

Atirem Direto no Meu Coração
Ilze Scamparini

Ao se alistar como voluntária para lutar na guerra do Kosovo, a bela sérvia Yana Milinić tem um objetivo preciso. Mas nem tudo sai como ela idealiza. Um encontro inesperado, sob os mísseis das superpotencias, dá início a uma reviravolta nos planos dessa mulher. Integrada ao grupo de milícia Raposa Vermelha, Yana enfrenta não só os inimigos ― os guerrilheiros kosovares ― na natureza inóspita do Kosovo, mas também o caráter obscuro dos próprios companheiros de luta. Vítima de uma cultura violenta e do nacionalismo de Slobodan Milošević, aos poucos ela começa a sofrer as transformações que, costumeiramente, os conflitos bélicos provocam. Afinal, a guerra atrai almas já devastadas pela dor, pelo sofrimento e pelo abuso. Nesta eletrizante história de guerra narrada sob uma perspectiva feminina, o leitor é mandado diretamente para o cenário onde tudo aconteceu, no ano de 1999, quando os aviões da Otan bombardearam um território mergulhado em disputas armadas entre kosovares de etnia albanesa e sérvios. Livremente inspirado em fatos reais, a jornalista Ilze Scamparini, neste romance de estreia, faz um retrato emocionante da força e da resiliência de uma mulher que, em meio a granadas de morteiro, lança à sorte sua própria vida.

Sardas
Cecelia Ahern

Cinco pessoas. Cinco chances. Uma busca pela felicidade. Os braços de Allegra Bird são repletos de sardas. Mas, apesar de seu apelido, Sardas nunca conseguiu ligar todos os pontos. Então, quando um estranho lhe conta que todo mundo é uma média das cinco pessoas com quem mais convive, ela decide mudar sua vida. Assim, em uma jornada para se autoconhecer, ela se muda para Dublin para encontrar não só uma, mas as cinco pessoas que formem quem ela é ― e que irão determinar seu futuro. Contado a partir da voz vívida e original de Allegra, o novo livro de Cecelia Ahern, autora best-seller de P.S. Eu Te Amo e Simplesmente Acontece, é um romance contemporâneo inesquecível sobre conexões humanas, amizade e autodescoberta.

O Último Ancestral *
Ale Santos

Ficção científica de Ale Santos usa elementos do afrofuturismo — movimento cultural, estético e político que cria narrativas de protagonismo negro — em uma fantasia urbana eletrizante, trazendo referências da fé, cultura e história africana no Brasil. Em O Último Ancestral, o ativista Ale Santos reiventa o Brasil em um futuro distópico e traça um paralelo com a realidade do país com referências às favelas, a religiões diversas e ao Carnaval e questões sociais, como segregação racial a racismo estrutural.

* HARLEQUIN BOOKS *

Mapa do Coração
Susan Wiggs

Pais e filhos. Amor e perdas. Guerra e segredos. Traição e redenção. Camille Addams é uma fotógrafa bem-sucedida, filha querida, mãe dedicada… e viúva. Desde a morte do marido, ela deixou sua vida cheia de aventuras e adrenalina para trás e se acomodou em uma rotina pacata e segura em uma cidadezinha litorânea dos Estados Unidos ― afinal, risco é sinônimo de tragédia. No entanto, Julie, sua filha adolescente, não está de acordo com esse plano. Sentindo-se cada vez mais sufocada pela superproteção da mãe, e passando por um momento difícil na escola, tudo o que ela quer é fugir dali. A oportunidade perfeita surge com a chegada de um pacote enigmático vindo do vilarejo francês onde o pai de Camille nasceu, mas de onde foi embora aos 18 anos sem nunca olhar para trás. Os itens recebidos trazem à tona incógnitas na história da família e, para desvendá-las, avô, mãe e filha vão precisar ir a Provença em busca de respostas. Para a empreitada, também recrutam o professor universitário Malcolm Finnemore, que parece bastante interessado em ajudá-los… ou em achar motivos para passar mais tempo com Camille. Susan Wiggs retorna com uma história profundamente emocionante e envolvente sobre amor e família, que abrange diferentes gerações e culturas, celebrando laços antigos e honrando sacrifícios do passado.

A Tentação do Bastardo: Série Irmãos Trewlove Livro 6
Lorraine Heath

ALTHEA STANWICK era a dama perfeita, destinada a se casar com o lorde perfeito, até que uma traição deixa sua família sem título, sem dinheiro e sem perspectivas. Mas, apesar de ter perdido sua antiga vida, Althea arquiteta um plano escandaloso: se tornar perita na arte de seduzir, para poder controlar os homens que a esnobaram e retornar à sociedade em seus próprios termos. E ela até já tem um professor em mente.

BENEDICT TREWLOVE, mais conhecido como Fera, pode não conhecer sua ascendência, mas sabe seu lugar: na parte mais sombria de Londres, oferecendo proteção a quem precisa. Quando uma beldade misteriosa, deslocada em meio ao vício e ao pecado, chama sua atenção, Fera não sabe se é seu instinto protetor falando ou algo mais complexo. Para descobrir, ele lhe oferece um emprego como tutora de suas protegidas. Ele só não esperava uma contraproposta…”

* INTRÍNSECA *

Quando Ninguém Está Olhando *
Alyssa Cole

Autora multipremiada, Alyssa Cole aborda racismo e tensões sociais em thriller com ares de Hitchcock. Sydney Green nasceu e foi criada no Brooklyn, em Nova York, mas cada vez que ela pisca os olhos seu amado bairro parece mudar. Condomínios se espalham como erva daninha, placas de “vende-se” surgem da noite para o dia e os vizinhos que ela conhece a vida toda estão sumindo. Para manter de pé tanto o passado quanto o presente da comunidade, Sydney decide canalizar sua frustração planejando um passeio guiado em que pretende contar a verdadeira história do local. Só que, para tornar o projeto realidade, vai precisar aturar seu novo vizinho, Theo, como assistente. A pesquisa dos dois, entretanto, logo se transforma. O que era apenas uma distração vira uma história de paranoia e medo. No fim das contas, talvez os vizinhos não tenham se mudado para outros bairros e a revitalização do lugar seja mais mortal do que eles imaginaram. Seriam apenas coincidências ou sinais de uma grande conspiração? Sydney pode confiar em Theo, ou ela também corre o risco de desaparecer? Quando Ninguém Está Olhando nos conduz por um enredo hipnotizante e surpreendente, que aborda com perspicácia a violência racial e as assimetrias sociais, em uma sequência de eventos instigantes que aos poucos dão forma a um cenário de completo horror.

* JANGADA *

SMS Para Você
Sofie Cramer

Este livro foi adaptado para o cinema na Alemanha e conta uma história de amor diferente e emocionante. Após a morte trágica de seu namorado Ben, pouco depois de ter sido pedida em casamento, Clara fica arrasada. Para driblar a saudade, passa a enviar diariamente um SMS para o celular de seu falecido noivo e, aos poucos, reencontra o equilíbrio. O que ela não sabe, entretanto, é que o número do celular do Ben já havia sido transferido para outra pessoa. As mensagens vão parar no aparelho do jovem jornalista Sven e o comovem tanto que ele embarca em uma apaixonada missão para descobrir a verdadeira identidade da misteriosa remetente. Entre alegrias e decepções, segundas chances e almas gêmeas, essa emocionante história de amor irá prendê-lo do começo ao fim.

* L&PM *

A Garota e a Noite *
Guillaume Musso

Uma das mais festejadas escolas da França, focada em línguas estrangeiras e frequentada pela elite, está completando cinquenta anos de existência. Em função desse aniversário, os formandos dos anos de 1990 a 1995 são convidados para um reencontro que promete alegrias e muitas recordações. Um dos ex-alunos que torna à terrinha para a ocasião é Thomas Degalais, ficcionista auto exilado em Nova York. Há mais de vinte anos, ele passou boa parte da adolescência nesse lugar idílico, e voltar para lá depois de tanto tempo pode ser um tanto perturbador. E não só porque a maioria de seus colegas do sexo masculino estão carecas, nem porque o reencontro inevitavelmente suscitará reflexões e comparações quanto a quem se deu bem na vida, quem está em melhor forma, quem está pior. Um jornalista local, também ex-aluno do Saint-Exupéry, parece querer mais do que apenas relembrar um acontecimento de 25 anos antes: o desaparecimento de Vinca Rockwell. Ela, uma das alunas mais populares e brilhantes da escola, adorada e amada por muitos, fugiu no meio da noite com um professor com quem mantinha um caso secreto, e nunca mais ninguém teve notícias suas. Estranhos eventos recebem os convivas no lugarejo, principalmente Thomas, Fanny e Maxime – estes dois os melhores amigos da desaparecida. Teriam eles comparecido somente por causa do reencontro, ou há algo no passado que querem manter escondido?

* MORRO BRANCO *

Semente Originária: 1
Octavia E. Butler

Com a série O Padronista, a premiada autora Octavia E. Butler deu início ao seu legado como a Grande Dama da Ficção Científica. No fim do século XVII, dois imortais se encontram em uma floresta africana. Um deles é Anyanwu, uma curandeira de trezentos anos que consegue mudar de aparência e usa sua sabedoria secular para ajudar as pessoas à sua volta. O outro é Doro, um déspota cruel que dominou o poder de roubar outros corpos quando o seu está esgotado. Juntos, eles vão transformar o mundo. Ao longo dos três séculos seguintes, Doro dá continuidade a um projeto de reprodução seletiva colossal, buscando criar uma genealogia dominante de seres sobre-humanos. Com mão de ferro, ele tenta controlar Anyanwu e a poderosa linhagem de descendentes dela, ainda que a mulher se recuse a ser subjugada. O confronto de ideais entre eles se torna épico. E, das aldeias do século XVII na costa ocidental da África até os Estados Unidos do século XIX, ambos travam uma guerra secreta, em que tudo é temporário, exceto os dois.

Piranesi
Susanna Clarke

Piranesi vive na Casa. Talvez, sempre tenha vivido. Em seus diários, dia após dia, ele registra de maneira clara e cuidadosa todas as maravilhas que encontra: o labirinto de salões, as milhares de estátuas, as marés que invadem as escadarias, as nuvens que se movem em uma procissão lenta pelos cômodos de cima. Habitualmente, encontra-se com o Outro, sua única companhia e com quem divide as pesquisas e explorações. Às vezes, Piranesi também leva oferendas aos mortos, mas, na maior parte do tempo, está só. De repente, mensagens começam a surgir no chão, rabiscadas a giz. Há alguém novo na Casa. Mas quem é essa pessoa e o que ela quer? É amigável ou traz consigo destruição e loucura, como diz o Outro? Textos perdidos têm de ser encontrados. Segredos esquecidos precisam ser revelados. O mundo que Piranesi pensava conhecer está se tornando obscuro e perigoso.

* NOVA FRONTEIRA *

O Livro dos Heróis Para Crianças
William Bennett

O Livro dos Heróis Para Crianças é uma verdadeira celebração de proezas admiráveis que vão encantar e inspirar os pequenos leitores e toda a família. Entre contos, fábulas e poemas, o escritor norte-americano William J. Bennett traz uma seleção de 18 narrativas sobre personagens reais e fictícios que, com pequenos gestos de compaixão, perseverança, responsabilidade, honestidade, lealdade e fé, se tornaram figuras heroicas. Ricamente ilustradas pelo artista Michael Hague, também parceiro de Bennett no best-seller O Livro das Virtudes Para Crianças, as mensagens aqui reunidas nos ajudam a continuar fiéis aos nossos propósitos e a seguir no caminho do bem.

Isto Não É Um Romance
Cunha de Leiradella

Um homem recluso que vive em uma bela casa, herança de família, em Portugal. Suas únicas companhias são Tovarich, um gato que chegou “pequenininho, branquinho, uma bolinha de neve que só parava de miar quando se aninhava no bolso do robe”, e Minha, um passarinho que apareceu machucado e, depois de tratado, fez dali seu lar. Durante as atividades de sua rotina – sempre as mesmas, sempre silenciosas -, nosso protagonista vai se recordando dos tempos de juventude, das serenatas que oferecia às jovens da escola, dos amigos que conseguiu fazer, apesar da timidez, e, claro, da colega de classe com olhos verdes que ficavam mais verdes quando o olhavam. Uma narrativa deliciosa, que nos leva a Portugal dos anos 1950 pelas memórias de um homem introspectivo e singular, saudoso de uma fase da vida repleta de desejos e frustrações, conquistas e expectativas.

* PARALELA *

Procura-se um Namorado
Alexis Hall

Luc O’Donnell, infelizmente, é um cara famoso. Quer dizer, mais ou menos. Sendo filho de duas estrelas do rock, ele é uma das subcelebridades preferidas dos tabloides. E agora que seu pai está voltando aos holofotes, ele se tornou o centro das atenções, o que significa que uma foto comprometedora pode ― e vai ― estragar tudo. Mas Luc tem um plano: para limpar sua imagem, ele só precisa de um namorado normal e bonzinho, e Oliver Blackwood (com quem sua amiga vem tentando juntá-lo há anos) é as duas coisas, além de advogado, vegetariano e basicamente alérgico a qualquer tipo de escândalo. O único problema é que, tirando o fato de ambos serem gays e solteiros e precisarem de acompanhantes para um evento, Luc e Oliver não têm nada em comum. É por isso que eles estabelecem um namoro falso, até quando for necessário. Mas o perigo de namorar de mentira é que se parece muito com namorar de verdade. E, quando sentimentos verdadeiros começam a surgir, eles precisam descobrir como fazer dar certo ― não para as câmeras, mas para si mesmos.

* PLANETA *

O Amor Vem Depois *
Bruno Fontes, Zack Magiezi

Este romance, escrito a quatro mãos por Bruno Fontes e Zack Magiezi, conta a história do fim de um relacionamento. Pedro, ao retornar de uma viagem de férias, encontra o apartamento vazio, apenas com alguns móveis e as lembranças de seu amor por Rita. A partir daí, pelo período de uma semana, ele precisa entender o próprio luto e decidir se algo tão forte como um amor pode, de fato, acabar.

* PLANETA MINOTAURO *

O Paciente *
Jasper DeWitt

Ele vai usar seus piores medos contra você… Um dos melhores thrillers do ano, segundo o The New York Times! Em uma série de postagens na internet, o jovem – e extremamente autoconfiante – psiquiatra Parker H. conta suas experiências como médico residente em um sombrio manicômio de New England. Nesse hospital, Parker assume a tarefa de tratar um misterioso paciente. Trata-se do mais antigo caso do lugar: Joe, um homem considerado de grande risco, internado na instituição desde que tinha apenas seis anos de idade. Não há diagnóstico preciso para sua enfermidade, mas o quadro parece piorar dia a dia. Entre o medo e o desespero, aparentemente convencidas de que Joe poderia representar uma ameaça ao mundo exterior, as autoridades do hospital o mantêm estritamente isolado, confinado e com o mínimo de contato humano possível. Aqueles que já tentaram curar o paciente – ou mesmo se aproximar dele – acabaram se entregando à loucura… ou ao suicídio. O jovem médico calcula mal os riscos dessa relação, que se mostrará muito mais perigosa do que ele antecipava. Parker pensa ter a solução para o caso, e de fato consegue ir mais longe que qualquer outro profissional antes dele. Mas a que preço?

* RECORD *

Box As Crônicas de Artur (Edição de colecionador)
Bernard Cornwell

Pela primeira vez em capa dura, com novo projeto gráfico e pintura trilateral vermelha, as edições de colecionador foram feitas exclusivamente para este box, que comemora os 20 anos de publicação da trilogia no Brasil. Um presente para os fãs e um convite a novos leitores desta aclamada série de Bernard Cornwell. Artur, ao longo de séculos, transformou-se no maior de todos os heróis da literatura e em um dos personagens míticos mais presentes em nosso imaginário. Mas, depois de muitas versões de suas aventuras, sua verdadeira história se perdeu nas brumas do tempo. Quem foi na verdade o homem Artur? Onde ficava seu reino? Em que época ele viveu? Que inimigos combateu? Para que deus enviou suas preces? Que mulheres realmente amou? Os Cavaleiros da Távola Redonda existiram mesmo? Apaixonado desde a infância pelas aventuras de Artur e seus cavaleiros, o escritor Bernard Cornwell resolveu pesquisar a figura histórica desse herói. A partir de descobertas arqueológicas contemporâneas, criou a mais emocionante saga protagonizada pelo imortal personagem. Narrada por Derfel, um soldado que cresce dentro do exército até se tornar o melhor amigo e conselheiro de Artur, a trilogia conta uma história mais fiel do personagem, sem os exageros míticos de outras obras. Artur, na verdade, nunca foi rei. Era, sim, o filho bastardo do rei Uther, que se transformou no principal líder militar britânico no século V. Em uma Britânia conturbada, habitada por cristãos e druidas, dividida entre diferentes senhores feudais e ameaçada pela invasão dos saxões, Artur emerge como um poderoso e corajoso guerreiro capaz de inspirar lealdade e unir o país. Uma personalidade complexa, impelida por honra, dever e paixão.

* THOMAS NELSON BRASIL *

Lilith: Um Romance
George MacDonald

Em Lilith, MacDonald narra a história do sr. Catavento, um homem que não dedicava um pensamento sequer às leis da natureza ou ao seu lugar no universo ―de fato, ele não se preocupava muito com nada além de si mesmo. Um dia, no entanto, uma passagem secreta em sua biblioteca o leva a um outro mundo, estranhamente parecido com o seu. Confrontado por uma sequência de mistérios, o sr. Catavento explora a origem da queda da humanidade ― e o caminho pelo qual ela pode ser redimida. Mas, antes, ele precisa encontrar Lilith, o que o lança no meio do turbulento relacionamento entre ela, Adão, Eva e o próprio Deus. Considerado o mais sombrio dos escritos de George MacDonald, este é um romance sobre a rebelião, o egoísmo, o amor sacrificial e a vida que só pode ser encontrada através da morte ― temas que são cuidadosamente intricados pela poderosa pena do autor.

* TODAVIA *

João Cabral de Melo Neto: Uma Biografia
Ivan Marques

João Cabral de Melo Neto aparece de corpo inteiro nesta biografia irretocável. Com leveza e rigor, Ivan Marques compõe um retrato que vai além da austeridade associada ao grande poeta. Da origem aristocrática à perseguição por comunismo no Itamaraty, dos primeiros versos à consagração como o mais construtivo poeta brasileiro, o que surge destas páginas é uma trajetória pulsante, colada aos momentos decisivos da cultura e da política brasileiras.

Meu Nome Era Eileen
Ottessa Moshfegh

Cidadezinha X, Nova Inglaterra, meados dos anos 1960. Ali cresceu Eileen, a neurótica e imaginativa personagem deste livro. Cinquenta anos depois, ela narra os traumas e as paixões de uma juventude tão implacável quanto sufocante, marcada por eventos que beiram o disparate. Pontuado por um humor sinistro, Meu nome era Eileen é um romance inusitado e brutal que percorre a cartografia de uma formação na suposta terra da liberdade.

* TORDESILHAS *

Destransição, Baby
Torrey Peters

Um romance sobre três pessoas – trans e cis – cujas vidas colidem quando uma gravidez inesperada as força a confrontar seus desejos mais profundos sobre gênero e parentalidade. Reese tinha quase tudo o que sempre desejou: uma relação estável com Amy, um apartamento em Nova York, um trabalho que ela não odiava. Tinha conquistado o que gerações anteriores de mulheres trans apenas sonharam: uma vida mundana, banal e confortável. A única falta que sentia era de uma criança. Porém sua namorada, Amy, destransicionou de gênero e tornou-se Ames, fazendo tudo desmoronar. Agora Reese está em um ciclo autodestrutivo: para evitar a solidão, dorme com homens casados. Ames também não está feliz. Ele pensou que a vida ficaria mais fácil ao destransicionar e viver como homem novamente, entretanto, essa decisão custou seu relacionamento com Reese – o que significou perder sua única família. Apesar de a relação amorosa ter acabado, ele busca um caminho de volta para ela. Quando sua chefe e amante, Katrina, revela que está grávida dele – e que não tem certeza se quer o bebê –, Ames se pergunta se não seria essa a chance pela qual ele estava esperando. Poderiam os três formar uma família não tradicional e criar o bebê juntos?

* UNIVERSO DOS LIVROS *

Intensa
Tahereh Mafi

Sua vida desmoronando, seu povo perseguido e seu coração partido. Mas das cinzas ela encontra o amor e a esperança em meio a um cenário de guerra. Em 2003, meses depois de os Estados Unidos declararem guerra ao Iraque, o mundo político norte-americano está de ponta-cabeça. A tensão é palpável, há ocorrências crescentes de crimes de ódio, agentes do FBI estão se infiltrando nas mesquitas locais e a comunidade muçulmana passa a ser mais perseguida do que nunca. Nesse contexto, Shadi mantém a cabeça baixa. Está ocupada demais afogando-se em seus próprios problemas para conseguir um tempo e lidar com a discriminação. O nome de Shadi remete à alegria, mas ela está atormentada pela tristeza. Seu irmão está morto, seu pai está morrendo, sua mãe está desmoronando e sua melhor amiga misteriosamente saiu de sua vida. Para completar, é claro, há a pequena questão de seu coração – que está partido. Shadi tenta sobreviver ao seu mundo em ruínas enquanto trava uma batalha silenciosa. Ela devora sua própria dor, a cada dia mergulhando mais fundo em si mesma até que, finalmente, um dia, tudo muda. Ela explode. Intensa é um olhar contundente sobre uma família muçulmana após os atentados de 11 de setembro. É a história de uma filha de imigrantes em meio a uma crise de identidade, que se apaixona e encontra esperança em meio a uma guerra moderna.

* VENETA *

Águas de Homens Pretos
Allan da Rosa

Comece pela carta que você quiser. São cinco. O vasto manancial simbólico das Águas compõe cada texto destinado a um ancestral. O princípio é contemplar veredas e movimentos de homens pretos na capital paulista, considerando um ancestral também o rio que se torna um córrego suburbano. As imagens aquáticas organizam o enredo. Nutrição, higiene, trombas d’água, estagnação, fluidez, fervura, regeneração, amolecimento, diluição, afogamento, reflexo e profundidade são orientes para compreender a sensibilidade, o cotidiano e legados negros na cidade de São Paulo, no Brasil e nos espaços de presença afro-atlântica. Por isso, também é necessário deslindar e decifrar as vigas e expressões da Branquitude, esmiuçar seus eixos que envolvem e atravessam os passos de pessoas negras. Para o lápis, para o jeito de observar, roçar, escutar e farejar cada trilha, a Cisma é elementar. Ela se firma em bases históricas concretas, em fundamentos pretos antigos, nos labirintos frutíferos da personalidade e na imaginação duvidosa, na boca de espera e de zarabatana, trocando ideias com vivências modeladas em raiva, sereno, desolação, traquinagem e sonho. Criando ninhos e revides.

* VR EDITORA *

Diário de um Banana 16: Bola Fora
Jeff Kinney

Depois de uma competição esportiva desastrosa na escola, Greg decide que, quando se trata de sua carreira como atleta, ele está oficialmente aposentado. Mas sua mãe o incentiva a dar mais uma chance aos esportes, e ele, ainda que relutante, concorda em se inscrever no time de basquete. Nos testes de seleção, Greg tem certeza de que não vai passar. Mas ele, inesperadamente, consegue uma vaga no pior time. Conforme Greg e seus novos companheiros começam a temporada, as chances de ganhar até mesmo um único jogo parecem mínimas. Mas no esporte tudo pode acontecer. E o lance decisivo cai nas mãos de Greg. Será que ele vai acertar ou desperdiçar a bola do jogo?

Andrizy Bento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s