True Stories (1986) – Talking Heads

Data de Lançamento: 15 de setembro de 1986
Faixas: 9 faixas (12 na versão em CD)
Duração: 40:33
Estilo: New Wave, Art Pop e Pop Rock
Produção: Talking Heads
Gravadora: Sire

Lado A:
Love for Sale
Puzzlin’ Evidence
Hey Now
Papa Legba

Lado B:
Wild Wild Life
Radio Head
Dream Operator
People Like Us
City of Dreams

Faixas incluídas apenas em CD:
Wild Wild Life (Extended mix) (CD bonus track)
Papa Legba (Pops Staples vocal version)
Radio Head (Tito Larriva vocal version) (Re-release bonus track)

Banda já consagrada da era New Wave, o Talking Heads entrou em  estúdio em 1986 para produção e gravação de seu sétimo álbum intitulado True Stories. As canções presentes neste trabalho são todas de autoria do vocalista David Byrne que, na época, dirigiu a comédia satírica musical que carregava o mesmo título do álbum, True Stories

Para quem não está familiarizado com a película, nela o músico David Byrne visita uma fictícia cidade do Texas, com elementos bem típicos e tradicionais da região, na véspera da celebração do sesquicentenário do estado. Ele vai conhecendo vários personagens pitorescos do local, que formam uma pequena e curiosa amostra da sociedade americana. Byrne estrela o longa ao lado de John Goodman, Swoosie Kurtz e Spalding Gray. True Stories foi lançado pela Warner Bros. nos Estados Unidos, Canadá, Itália e Suécia em 1986, com lançamento limitado em outras regiões do mundo no ano seguinte. Byrne recebeu muito controle criativo sobre a direção do filme, em grande parte devido ao sucesso de público angariado pelo filme-concerto realizado pelos Talking Heads em 1984, Stop Making Sense. O filme está repleto de observações excêntricas e idiossincráticas de Byrne acerca da vida de uma pequena cidade, além de imagens satíricas exageradas e senso de humor surrealista.

Filme True Stories, dirigido e estrelado por David Byrne

Apesar de a maioria das canções que compõem o álbum True Stories serem ouvidas no filme, o álbum não traz as versões que são interpretadas pelos atores na produção, portanto, o disco não é considerado uma trilha sonora direta, conforme informado nas notas de encarte do LP pelo próprio Byrne. Tempos depois, ele lançou Sounds From True Stories que, daí sim, contava com músicas instrumentais presentes na trilha do filme. Somente em 2018, um álbum contendo a trilha sonora completa do filme foi lançado, combinando faixas dos dois discos e as performances dos atores que são ouvidas no longa.

True Stories tem como carro-chefe o clássico Wild Wild Life, um dos maiores sucessos da banda. O clipe da canção traz cenas do filme True Stories. Outro hit do disco trata-se de Love for Sale. Destaque especial para a obscura faixa, Radio Head, que anos mais tarde serviu de inspiração para batizar uma das maiores bandas do rock alternativo dos anos 1990, o Radiohead

O LP teve uma boa recepção do público, garantindo ótimos e expressivos índices de vendagens em algumas partes do mundo, ganhando disco de ouro nos Estados Unidos, devido às 500 mil cópias vendidas, e no Reino Unido, onde vendeu 100 mil unidades. Já na Nova Zelândia, foram comercializadas 15 mil cópias e, por lá, True Stories foi disco de platina. Quanto à crítica, essa ficou meio dividida com relação ao álbum, não chegando a classificar True Stories como um disco cinco estrelas (a maioria das reviews conferiu de duas a três estrelas para o álbum). Apesar disso, ele chegou à 17ª colocação  na Bilboard 200 dos Estados Unidos. Também ganhou uma versão remasterizada, lançada em CD, em 2006 incluindo um mix estendido de três canções do disco e, ainda, um DVD contendo os vídeos de Wild Wild Life e Love for Sale.

Adryz Herven
Colaboração: Andrizy Bento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s