[Versões e Regravações] Aluga-se – Raul Seixas

Original:

Em 1980, Raul Seixas gravou seu décimo álbum intitulado Abre-te Sésamo pela gravadora CBS. Esse disco conta com o hit Aluga-se, que foi uma parceria do músico com o compositor Cláudio Roberto Andrade de Azevedo. Apesar do sucesso, a canção foi censurada na época devido à sua crítica afiada ao governo do nosso país, especialmente em relação aos outros. E, claro, como o Brasil ainda estava vivendo os anos do regime militar, uma música com uma letra dessas, certamente seria proibida. Não deu outra.

A  letra compara o Brasil a um imóvel que está para ser alugado, o que seria a solução para o momento que o país atravessava. Assim, a composição brinca, como se fizesse a oferta de aluguel para os gringos, relatando todos os pontos positivos do “imóvel” para quem despertar o interesse de possíveis locadores.

Versões:

A banda de rock baiana, Camisa de Vênus, regravou em 1987 a música Aluga-se, para  o álbum Duplo Sentido, o quarto e último antes do fim do primeiro término do grupo (sic). Aliás, nesse mesmo álbum, Raul Seixas, que era amigo pessoal de Marcelo Nova, fez um dueto com a banda na canção Muita Estrela, Pouca Constelação.

Uma nova versão de Aluga-se foi gravada, dessa vez pelo grupo Titãs para o álbum de covers As Dez Mais, lançado em 1999, em que a banda homenageou seus artistas favoritos.

Adryz Herven

Uma consideração sobre “[Versões e Regravações] Aluga-se – Raul Seixas”

  1. Ela e Rock das Aranhas foram censuradas de fato. Mas creio que a censura depois anistiou Aluga-se, por que o Raulzito fez performance dela em dois programa na TV. Primeiro foi na Discoteca do Chacrinha na Bandeirantes e depois na Geração 80 na Globo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s