Dois (1986) – Legião Urbana

Data de Lançamento: Julho de 1986
Faixas: 12 faixas (13 na versão em K7)
Duração: 46:41
Estilo: Pop Rock, Pós-punk, Rock Alternativo, Folk Rock, Punk Rock
Produção: Mayrton Bahia
Gravadora: EMI

Lado A
Daniel na Cova dos Leões
Quase Sem Querer
Acrilic on Canvas
Eduardo e Mônica
Central do Brasil

Lado B
Metrópole
Plantas Embaixo do Aquário
Música Urbana 2
Andrea Dori
Fábrica
Índios

Faixa bônus – apenas no formato fita K7
Química

O ano de 1986 figura como emblemático para o rock nacional, pois, como sabemos, foi marcado pelo lançamento de muitos álbuns históricos. É o caso de um dos maiores ritos de passagem daquela época: Dois da Legião Urbana, o segundo LP da popular banda de Brasília.

Já consagrada no ano anterior, a Legião Urbana entrou em estúdio em fevereiro daquele ano para gravar o segundo álbum. Renato Russo (que de acordo com guitarrista Dado Villa-Lobos, estava sofrendo de síndrome de segundo disco) queria superar o sucesso do primeiro LP – que, até então, já tinha vendido 100 mil cópias – então, cogitava gravar um álbum duplo que seria intitulado Mitologia e Intuição, mas o pessoal da gravadora EMI  não se entusiasmou com a idéia do vocalista e o LP acabou sendo uma edição simples com 12 faixas e batizado simplesmente de Dois, por ser o segundo da banda. Produzido por Mayrton Bahia, e com  fotografia de encarte a cargo do ex-guitarrista Ico Ouro Preto, Dois foi sucesso de público e crítica, sendo um dos favoritos dos fãs, marcado por canções feitas de formas inusitadas e gravadas em 16 canais – a banda passou a aceitar mais efeitos em suas músicas e começou a utilizá-los cada vez mais.

Claro que muitos dos clássicos da carreira da banda tinham que estar incluídos nesse trabalho, como a inesquecível Eduardo e Mônica, Quase Sem Querer, Andrea Doria, Índios, Fábrica, Tempo Perdido e Daniel na Cova dos Leões (logo no início desta última, é possível ouvir um pequeno trecho, bem baixinho, de uma versão ao vivo de Será).

Dois teve vários relançamentos com o passar do tempo – além do vinil, também saiu em K7 e CD. O álbum chegou a ganhar disco de ouro na época, vendendo 50 mil cópias e, mais tarde, o disco de  diamante, por atingir a expressiva marca de 900 mil cópias vendidas. Até os dias de hoje, já foram comercializadas cerca de 1,8 milhões de cópias, sendo o mais bem-sucedido da banda e se encontrando na 21ª posição da lista dos 100 maiores discos da música brasileira da revista Rolling Stones Brasil

Adryz Herven

Uma consideração sobre “Dois (1986) – Legião Urbana”

  1. Muito bom texto e com uma riqueza de detalhes e valiosas informações, bons tempos do rock nacional e viva os anos 80. Parabéns amiga e até o próximo post…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s