November Rain – Guns N’ Roses

Você pode até não curtir Guns N’ Roses. Achar que a sonoridade e a estética da banda ficaram datadas, que o som é repetitivo, que o Axl Rose é um lunático pretensioso que afundou o próprio grupo… Mas é inegável que November Rain é um daqueles casos emblemáticos que revolucionou a história e a indústria do videoclipe – esse formato de mídia tão subestimado…

Lançado em 1992, o vídeo de inacreditáveis 9 minutos, dirigido por Andy Morahan, retrata o casamento entre o vocalista Axl Rose e sua namorada da época, a supermodelo Stephanie Seymour. Posteriormente, mostra o funeral da personagem de Seymour e Axl vivendo o luto pela morte da companheira, com direito ao músico acordando de um pesadelo com sua falecida amada.

Os eventos retratados na tela acompanham o crescendo da canção, que começa suave e romântica e então se torna mais intensa e pungente, graças à perfeita harmonia entre os acordes da guitarra de Slash, do piano tocado por Axl, a execução de violinos e a energia sombria do coro formado pela própria banda e por músicos adicionais, que garantem uma escala de densidade à canção. O que dá a entender é que ambos os eventos, o casamento e o funeral, apresentam uma unidade em comum: os dois foram realizados em dias chuvosos de novembro. As cenas do enlace e do luto são intercaladas por uma performance ao vivo da banda no Orpheum Theater em Los Angeles.

O tão aclamado guitarrista Slash protagoniza algumas cenas de destaque no vídeo. O músico aparenta estar com um pouco de ciúmes do momento que vive seu companheiro de banda e é o responsável pela entrega das alianças. Em uma determinada sequência, é sobrevoado por helicópteros, que registram seu primeiro solo de guitarra em frente a uma igreja, em bem executadas tomadas aéreas.

Mais tarde, o guitarrista revelou a Clay Marshal, em entrevista publicada no site blabbermouth.net e datada de setembro de 2018, que as gravações dessa cena foram bastante tensas e perturbadoras para ele que se sentiu em perigo, acreditando que seria a última coisa que faria na vida, pois não sobreviveria às filmagens, dada a proximidade dos veículos aéreos. Mas, ainda assim, elogia a produção e se orgulha de ter participado dela. Em outro momento do clipe, durante seu terceiro solo, o guitarrista aparece em pé, sobre o piano de Axl, em uma das passagens mais memoráveis da canção.

Como o clipe foi rodado durante o inverno, em 1991, não havia campos bonitos por perto, e eventualmente a banda decidiu usar como cenário uma igreja no Novo México, localizada em Cerro Pelon Ranch, uma grande fazenda no condado de Santa Fe. O vídeo ainda utilizou locações como a Igreja Católica St. Brendan, em Los Angeles (onde foi filmado o casamento), e a Villa del Sol d’Oro, também na Califórnia.

Juntamente com Don’t CryEstranged, outros clipes memoráveis do Guns, November Rain compõe uma trilogia não oficial. Embora essa informação jamais tenha sido confirmada pelos integrantes da banda, Axl e o músico, escritor, jornalista, ex-road manager do Guns e amigo próximo de Axl, Del James (autor do conto que inspirou o vídeo), já deram declarações que sustentam essa teoria. De fato, os videoclipes parecem se complementar. Inclusive, todos eles foram dirigidos por Andy Morahan (atualmente creditado como Andrew Morahan).

O britânico é um premiado e prolífico diretor de videoclipes, além de ter seu trabalho conhecido também no campo da propaganda e do cinema. Ele vem produzindo avidamente desde o início da década de 1980. Em seu currículo, constam inúmeros videoclipes do Wham! e de George Michael em sua carreira solo, além de Pet Shop Boys, The Human League, Cyndi Lauper, Tina Turner, A-ha, Bananarama, Simple Minds, Tears For Fears, Billy Joel, Simply Red, Bryan Adams, Bon Jovi, Aerosmith, Van Halen

Andy Morahan

Falando nisso, Morahan disputou consigo mesmo na categoria de Melhor Direção em Vídeo, na edição de 1989 do MTV Video Music Awards (VMA), concorrendo por Finish What Ya Started do Van Halen, de 1988; e Father Figure do George Michael, produzido em 1987. Levou o prêmio por este último. Em 2018, o diretor recebeu cerca de 25 indicações pela comédia romântica musical Boogie Man em diversos festivais de cinema, saindo vitorioso em vários deles, tais quais o Vegas Movie Awards, South Film and Arts Academy Festival, Miami Independent Film Festival, Calcutta International Cult Film Festival, Aasha International Film Festival, faturando alguns dos principais prêmios, como de Melhor Filme e Melhor Diretor.

Como é mostrado no final do vídeo, November Rain é baseado no conto “Without You” de Del James, disponível no livro The Language of Fear, lançado em 1995. A história diz respeito a uma estrela do rock em luto pela morte de sua namorada, que havia cometido suicídio (inspirada no relacionamento conturbado do próprio Axl Rose com sua ex-esposa, a modelo Erin Everly).

November Rain é um dos clipes mais caros da história, com um orçamento estimado em 1,5 milhões de dólares. Somente o vestido de noiva usado por Seymour custou cerca de 8 mil dólares. Um dos feitos alcançados pelo vídeo foi superar a marca de um bilhão de visualizações em 13 de julho de 2018, sendo o primeiro da era pré-youtube a atingir esse expressivo número de views. No mês passado, maio de 2021, November Rain já registrava 1,6 bilhões de visualizações no youtube, sendo o videoclipe de hard rock mais assistido na plataforma.

O vídeo foi indicado a duas categorias na edição de 1992 do MTV Video Music Awards (VMA), a premiação musical da MTV norte-americana. Venceu o prêmio de Melhor Cinematografia em vídeo para Mike Southon e Daniel Pearl e concorreu à Melhor Direção de Arte pelo trabalho de Nigel Phelps. Durante a cerimônia de entrega da premiação, a banda fez uma performance ao vivo de aproximadamente nove minutos de duração ao lado do lendário músico britânico Elton John, que os acompanhou no piano.

Balada poderosa composta por Axl Rose, November Rain foi destaque nas paradas e continua a povoar o imaginário dos fãs de hard rock ainda na atualidade. Alcançou diretamente a 3ª posição da Billboard Hot 100 na ocasião de seu lançamento e é também a 3ª canção mais longa a figurar no chart. O solo de guitarra de Slash, por sua vez, ocupou o 6º lugar na lista dos “100 Maiores Solos de Guitarra”, publicada e promovida em 2006 pela revista Guitar World. O vídeo de November Rain utiliza a versão completa da canção ao invés de uma versão sucinta.

Reviva e relembre esse clássico:

😉

Andrizy Bento

Uma consideração sobre “November Rain – Guns N’ Roses”

  1. Recentemente um cara queria se casar ao som de November Rain. Entretando a noiva não autorizou, por conta do termino de seu videoclipe.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s