Nas Prateleiras: Lançamentos de Livros – Junho (2021)

Do mesmo autor de Cosmopolis, O Silêncio é um dos destaques dentre os lançamentos da Companhia das Letras no mês de junho, trazendo a prosa elegante característica de Don DeLillo e revolucionando o estilo inconfundível do premiado autor, especialista em ficção especulativa e romances apocalípticos de alto nível.

A Alfaguara apresenta a essa geração uma nova edição do consagrado Senhor das Moscas de William Golding, um dos romances fundamentais da literatura mundial, que já ganhou duas adaptações para o cinema e foi traduzido em 35 idiomas. Do autor de Torto Arado, Itamar Vieira Junior, a Todavia publica Doramar ou A Odisseia: Histórias, novo romance de uma das principais vozes da nossa literatura contemporânea nacional.

Fenômeno editorial cujos números expressivos de vendagens vêm sendo comparados a Harry Potter, O Clube do Crime das Quintas-Feiras, escrito por Richard Osman, reúne mistério, assassinato e humor e é um dos principais lançamentos da Intrínseca. Narrado a partir da perspectiva de uma prostituta de Istambul que acabou de ser assassinada, o contundente 10 Minutos e 38 Segundos Neste Mundo Estranho, assinado por Elif Shafak e publicado pela HarperCollins, apresenta uma trama sobre violência sexual e sofrimentos vividos por mulheres turcas, vítimas de um sistema social fundamentado no patriarcado .

A Darkside lança uma nova e luxuosa edição do apaixonante O Jardim Secreto de Frances Hodgson Burnett, publicado originalmente em 1911 e uma das narrativas mais delicadas e encantadoras de que se tem notícia. E a Novo Século traz o primeiro volume de um box contendo quatro romances indispensáveis de Virginia Woolf, lançados entre 1915 e 1925.

Confira capas e sinopses dos principais lançamentos literários de junho. As obras com asterisco são aqueles que irão integrar a coleção particular do Bloggallerya.

Murambi, O Livro das Ossadas – Edição especial *
Boubacar Boris Diop
Carambaia

Durante cem dias, entre abril e julho de 1994, um genocídio deixou 800 mil mortos em Ruanda. Quatro anos depois, o escritor senegalês Boubacar Boris Diop viajou ao país da África central para colher informações sobre esse período e escrever um livro. Conciso e sem sentimentalismos, Murambi, O Livro das Ossadas é um assombroso relato polifônico que provoca reações como a da escritora norte-americana Toni Morrison, prêmio Nobel de Literatura em 1993: “Esse romance é um milagre. Murambi confirma minha convicção de que só a arte pode lidar com as consequências da destruição humana e traduzi-las em significado. Boris Diop, com uma beleza difícil, conseguiu fazer isso. Poderosamente”. Cornelius Uvimana, professor de história, filho de mãe tútsi e pai hútu, volta a Ruanda depois de anos trabalhando no Djibouti, nordeste da África. É a primeira vez que retorna ao país natal depois do genocídio. Recebido por amigos de infância, Cornelius quer tentar entender exatamente o que aconteceu com sua família, da qual só restou um sobrevivente, o tio Siméon Habineza. Para isso, vai visitá-lo em sua cidade, Murambi, local onde ocorreu o massacre de cerca de 50 mil tútsis reunidos pelo prefeito e por um bispo numa escola técnica com a alegação de que seriam salvos por tropas francesas. Murambi, O Livro das Ossadas reúne personagens que ora falam em primeira pessoa, ora são referidos em terceira. Muitos estiveram envolvidos direta ou indiretamente nos acontecimentos de 1994 e são distribuídos estrategicamente no espaço ficcional para dar uma visão complexa do genocídio, da história de Ruanda e da África, e da crueldade sem limites a que os seres humanos podem chegar. No posfácio da edição da Carambaia, um texto à altura do impacto do romance, Boris Diop revela sua estratégia de romancista: “O dever de memória é antes de tudo uma maneira de opor um projeto de vida ao projeto de aniquilamento dos genocidas”.

O Silêncio *
Don DeLillo
Companhia das Letras

Em um livro que radicaliza o caráter especulativo de sua ficção, o premiado escritor americano Don DeLillo nos traz notícias de um mundo perplexo diante da velocidade das mudanças que nos fazem questionar certezas sobre cultura, tecnologia e identidade. Em um dia de 2022, ao sofrer as consequências de um evento misterioso que causou pane em aviões, apagou telas de celulares e tornou inviável a civilização como a conhecemos, os personagens de O Silêncio ― um casal que escapou de um desastre aéreo, um jovem professor de física, a ex-professora dele e seu marido fã de apostas ― refletem sobre morte e sobrevivência, verdade e representação, tempo e segurança. No passo lento e vertiginoso de sua prosa, um realismo tão acurado quanto distorcido no qual os ambientes não são bem ambientes, os diálogos não são bem diálogos, os sentidos da história parecem às vezes tão evidentes e às vezes tão distantes, impalpáveis, Don DeLillo dá ao romance o poder de dizer o indizível ― e assim, quem sabe, reverter a impressão de que “o mundo é tudo, o indivíduo, nada”. “Um romance apocalíptico para os nossos tempos.” ― The Guardian

A Cidade dos Fantasmas – Edição especial limitada *
Victoria Schwab
Galera Record

Em A Cidade dos Fantasmas, uma fantasia young adult de Victoria Schwab, conheça a história de Cassidy Blake. Ela vive uma rotina simples e tranquila com seus pais no subúrbio. Sua vida é perfeitamente normal – exceto pelo fato de ela conseguir se mover, através do Véu, entre o mundo dos vivos e o dos mortos e por ter como melhor amigo Jacob, um fantasma. Quando seus pais são convidados por uma emissora de televisão para apresentar um programa sobre os lugares mais assustadores do mundo, seu cotidiano vira de cabeça para baixo. Em pouco tempo, estão todos – Cassidy, seus pais, seu melhor amigo fantasma e Ceifador, seu gato – em direção à superassombrada Edimburgo, na Escócia, a primeira parada do roteiro do programa. e situações fora do comum começam a acontecer. Na Escócia, Cass se vê cercada, para onde quer que olhe, por fantasmas de todos os tipos, e, é claro, nem todos são gentis e amigáveis. Em meio às incertezas sobre como deve usar seu dom, Cassidy e Jacob se deparam com a Rapina Rubra, um espírito maligno e lendário que surge a cada inverno para assombrar a população local – principalmente as crianças. Cruzando a cidade e passando pelos pontos turísticos mais célebres da região – do cemitério Greyfriars ao bar The White Hart Inn, do Beco de Mary King ao castelo de Edimburgo –, Cassidy e Jacob conhecem a fundo as fábulas, mitos e segredos da cidade, e precisam confrontar a história sangrenta e sobrenatural da capital escocesa. Ainda que em meio a uma empreitada de muitas reviravoltas, os poderes de Cassidy – além de sua bravura e coragem – a levarão a uma batalha épica e, para salvar a si mesma e aos que ama, ela precisará de um impulso e determinação finais, que se estendam tanto pelo enérgico mundo dos vivos quanto pelo sombrio mundo dos mortos. “Essa atmosférica histórica de fantasmas de Schwab arrepia e encanta enquanto desafia os leitores a enfrentar seus medos.” – Publishers Weekly.

Estilhaços Pandêmicos e o Cotidiano: As Cicatrizes Tatuadas
David Rodrigues Silva Neves
Chiado Editora

A pandemia colocou de cabeça para baixo nossa rotineira vida cotidiana. Mas, tais colapsos momentâneos vividos por todos nós nesse ano de 2020, não são frutos de processos muito mais complexos redutivos, que vem nos consumindo e deteriorando há séculos? Será que ainda temos “solução” para aquilo que nem sequer pode ser entendido como problema ou tragédia? Estilhaços Pandêmicos presta-se a deixar mais dúvidas e questões sobre esses temas, tão desafiadores e viscerais, do que propriamente respostas ou promessas sobrenaturais prontas. Se o mundo humano mudou (e isso é um fato) há também de ter mudando muitas outras concepções que nem sequer sabíamos que existiam. A forma como enfrentamos esse tsunami sanitário abriu uma janela grotesca do que possivelmente somos e refletimos quando não estamos anestesiados pelo consumo, pela indiferença, pela atomização e até pelo fanatismo. A vida acontece, o ser humano patina.

Há Uma Lápide Com o Seu Nome
Camilla Canuto (Autor)
Oficina Raquel

Em seu romance de estreia, a escritora sergipana Camilla Canuto, de 26 anos, questiona o papel da mulher, ao mesmo tempo em que narra a rotina de uma família marcada pela incomunicabilidade. Uma série de eventos interconectados, que acontecem sem nem sempre nos darmos conta ou os termos escolhido inteiramente – assim pode ser o contínuo da vida, especialmente àqueles impedidos de viver em sua máxima potência, livremente. Assim é, ao menos, para Adelaide, uma mulher cotidianamente cerceada pelo marido e incompreendida pela filha, e uma das personagens centrais do livro Há Uma Lápide Com o Seu Nome. Neste romance conciso e arrebatador, acompanhamos o desenrolar do dia a dia de uma família – notando os excessos e faltas do pai, a amargura da mãe, o ressentimento da filha –, em um ambiente de constrição constante, que resulta em vidas sem espaço para o contentamento. É neste farfalhar das cortinas da intimidade que a sergipana Camilla Canuto lança seu livro de estreia, que sai agora pela editora Oficina Raquel. Aos 26 anos, Canuto costura uma história delicada, comovente e repleta de episódios que povoam as realidades familiares, sem retratá-las como lugares-comuns. Adelaide, mãe de Alice e esposa de João, papéis que parecem consumi-la por completo, ocupa um lugar comumente direcionado às mulheres no espaço familiar: o de resignação, apagamento, renúncia e, não raro, violências. E, já no início da obra, compreendemos o acontecimento que junta o destino desses três personagens: uma gravidez indesejada. Antes de completar quinze anos de idade, Adelaide revela a João que está à espera de um filho seu; já nas primeiras linhas do romance, damo-nos conta de que João não deseja que a criança venha ao mundo, mas, a despeito de tudo, nasce Alice. Cresce em meio a uma configuração familiar em que impera não o amor, mas sim a negação das singularidades da mãe, as ausências e exigências do pai, um sujeito violento, e as mágoas próprias de Alice, causadas pela sensação de não ser apreciada pela mãe. De sua parte, Adelaide não raro expõe o vazio da própria existência – apesar de, ainda assim, preparar todos os dias a comida do marido, passar suas roupas, manter a limpeza da casa e efetuar as mais variadas tarefas domésticas. Sentindo-se culpada pela infelicidade da mãe, Alice vai se tornando cada vez mais ressentida, calada e alheia, parecendo encontrar apenas no companheiro, Júlio César, afeto e alegria. Em uma narrativa emocionante e permeada de pequenos segredos, Canuto constrói uma obra que perpassa passagens marcantes da vida dos personagens que conduzem o livro, dando ênfase à solidão de Adelaide, sua desumanização e descontentamento. Ademais, por meio de um narrador atento aos fatos, Canuto descortina dinâmicas familiares dolorosas, que reforçam o papel social das mulheres e que as impedem de, tantas vezes, viverem suas vidas plenamente. Nesse ambiente claustrofóbico, de silêncios e incomunicabilidade, mãe e filha se desencontram, sem a possibilidade de criarem uma relação contundente. No avançar do livro, vê-se que Canuto cultiva a habilidade de (ao contrário de seus personagens) comunicar questões retumbantes de maneira íntima, em um texto pungente, coeso e marcado pela honestidade. Dessa maneira, ao observar o desenrolar da história, o leitor tem a chance de escutar as advertências silenciosas dos personagens, que parecem sempre à espera de recuperar a própria vida, para então existir totalmente. Em Há Uma Lápide Com o Seu Nome, tudo está por sobre a mesa, e, ainda assim, corre-se o risco de alguém se acidentar.

Assassin’s Creed: Odyssey
Gordon Doherty
Galera

Na novelização oficial do jogo Assassin’s Creed: Odyssey, Kassandra precisa se infiltrar na guerra entre Atenas e Esparta para matar o Lobo e ter todas as suas antigas dívidas pagas. Uma teia de conspirações ameaça a sua vida, mas, para sua sorte, a espada de um espartano nunca perde o fio. Grécia, século V a.C. Kassandra é uma mercenária de sangue espartano, condenada à morte pela família, e terminando sendo expulsa para o exílio. Agora, ela embarcará em uma jornada épica para se tornar uma heroína destemida e lendária – e descobrirá a verdade sobre sua misteriosa linhagem. Kassandra foi criada por seus pais para ser feroz e impassível, a criança espartana perfeita, destinada à grandeza. Mas quando uma terrível tragédia faz com que a garota seja exilada na ilha de Cefalônia, ela decide encontrar trabalho entre os mercenários, longe das restrições espartanas. Depois de muitos anos, Kassandra, vivendo à sombra de um tirano, ainda é atormentada por suas dívidas. Mas um estranho chega à ilha para lhe oferecer um acordo que parece solucionar seus problemas: basta assassinar o Lobo, um renomado general espartano, para que todas as suas dívidas sejam quitadas. A oferta parece simples, mas a tarefa está longe disso. E, para ter sucesso, Kassandra precisará se infiltrar na guerra entre Atenas e Esparta. Em Assassin’s Creed: Odyssey, a jornada de Kassandra a levará para trás das linhas inimigas e a colocará entre aliados duvidosos. Uma série de conspirações ameaça a sua vida, e ela precisará aniquilar os inimigos que a cercam para chegar à verdade. No entanto, para sua sorte, a lâmina de um espartano está sempre afiada. Com mais de 73 milhões de cópias vendidas em todo o mundo, os jogos da franquia Assassin’s Creed são os mais bem-sucedidos da empresa francesa Ubisoft.

Senhor das Moscas (Nova edição)
William Golding
Alfaguara

Um romance indispensável de William Golding, vencedor do prêmio Nobel, sobre a natureza do mal e a tênue linha que separa a civilidade da barbárie. Considerado um dos 100 melhores romances do século XX pela Modern Library. Senhor das Moscas é um dos romances essenciais da literatura mundial. Adaptado duas vezes para o cinema e traduzido para 35 idiomas, o clássico de William Golding já foi visto como uma alegoria, uma parábola, um tratado político e até mesmo uma visão do apocalipse. Durante a Segunda Guerra Mundial, um avião cai numa ilha deserta e os únicos sobreviventes são um grupo de meninos. Liderados por Ralph, eles procuram se organizar enquanto esperam um possível resgate. Mas aos poucos esses garotos aparentemente inocentes transformam a ilha em uma visceral disputa pelo poder, e sua selvageria rasga a fina superfície da civilidade. Ao narrar essa história sobre meninos perdidos numa ilha, aos poucos se deixando levar pela barbárie, Golding constrói uma reflexão sobre o limite entre o poder e a violência desmedida. Senhor das Moscas mantém o mesmo impacto desde seu lançamento: um clássico moderno que retrata de maneira inigualável as áreas de sombra e escuridão da essência do ser humano.

Jaqueta Branca: edição comentada
Herman Melville
Clássicos Zahar

Do autor de Moby Dick, a mais sombria e crítica narrativa sobre a vida no mar. Neste romance, Herman Melville, um dos grandes autores da língua inglesa, parte de suas próprias experiências como marinheiro para fazer um relato cru e poderoso sobre as condições de vida a bordo de um navio de guerra no século XIX. Narrado por um marujo que se identifica apenas como Jaqueta Branca ― referência à roupa que ele mesmo precisa confeccionar para tentar se proteger do frio ―, o livro descreve as agruras da rotina miserável e opressiva dos tripulantes de baixa patente na fragata Neversink. Indo do Pacífico para a Costa Leste dos Estados Unidos, o navio percorre quase toda a América do Sul, destacando-se a perigosa travessia do cabo Horn e a escala no Rio de Janeiro, onde despertam a atenção do autor a beleza da paisagem e a pompa da visita de d. Pedro II à embarcação. Com a narrativa do jovem e honesto Jaqueta Branca, Melville produz ― em sua obra mais política ― uma denúncia incisiva da desumanidade das relações sociais na Marinha americana, tratando de temas que seguem contemporâneos, como reformismo, revolução, escravidão e liberdade. Tradução, apresentação, notas e glossário: Bruno Gambarotto.

Amores Improváveis
Edney Silvestre
Globo Livros

O novo romance de Edney Silvestre. No fim do século XIX, em uma cidade à beira da mata e rodeada por fazendas de café, a adolescente Emiliana Vivacqua, filha de imigrantes sardos, desperta para a sensualidade ao conhecer o lavrador e criador de porcos, Felício Theodoro, descendente de africanos, índios Puris e europeus, um homem casado e pai de três flhos. Em Amores improváveis, o jornalista e escritor Edney Silvestre conta a história de quatro irmãs e seus amores. A obra tem como pano de fundo a travessia do Atlântico por imigrantes vindos para substituir a mão de obra escravizada, o golpe militar da Proclamação da República em 1889, o florescer de São Paulo como metrópole de diversidade étnica no início do século XX, a construção da Madeira-Mamoré na Amazônia, os primeiros sinais da liberação feminina ― e uma trágica consequência para quem ousou desafiar as convenções.

27 Dias *
Alison Gervais
Faro Editorial

Sensação internacional com mais de 25 milhões de leitores! Quando Archer Morales dá fim à sua vida, todos os colegas de escola ficam abalados. Hadley Jamison sente a perda de forma mais acentuada. Eles estudavam na mesma sala e só agora ela percebe que nunca conversou com Archer – o que a faz se questionar como não notou que havia algo de errado acontecendo. Tentando entender e lidar com aquela atitude trágica, Hadley vai ao funeral de Archer. Após conhecer a família dele, ela é abordada por um homem sombrio, que se apresenta como Morte, e faz uma proposta surpreendente e, ao mesmo tempo, assustadora. Ele oferece 27 dias para Hadley voltar no tempo e alterar o passado. 27 dias para ela ajudar Archer a mudar seu destino ou, então, Hadley é quem sofrerá as consequências. Mesmo confusa, a jovem aceita a proposta. Sua missão não será fácil. Com os dias correndo, ela tem pouco tempo para ajudar Archer a sair do caos que o levou a cometer um ato tão brutal. Mas entrar na mente de uma pessoa em desespero pode colocá-la igualmente em perigo.

A Casa da Alegria
Edith Wharton
José Olympio

Clássico de literatura estadunidense e mundial, A Casa da Alegria retrata, através da história de Lily, a subjetividade feminina, o empoderamento e da própria construção do que é ser mulher no início do século XX. O romance é ambientado na Nova York do início do século XX, revelando a alta sociedade norte-americana e seus hábitos, desejos, segredos e ostentações. Em meio a essa realidade, encontra-se Lily Bart, uma jovem linda e bem educada que se vê desamparada financeiramente após a morte de seus pais. Ela é, então, acolhida pela tia, a única parenta que se dispõe a ajudá-la, e passa a fazer o possível para se manter entre os grandes figurões da sociedade, embora suas condições não permitam que mantenha seus luxos. Lily Bart, com sua personalidade afiada e um talento especial para ler as pessoas, vai se mantendo entre os ricos como uma espécie de bibelô, sendo convidada para festas, eventos, temporadas no campo e até viagens. Seu objetivo é, conforme sua criação lhe ensinou, encontrar um marido que possa arcar com seus luxos, e assim levar uma vida confortável, porém sem abdicar de sua felicidade. No entanto, sua idade já é considerada avançada para o casamento e suas condições de vida não passam despercebidas pelo seu grupo de amigos. O romance representa as diversas restrições impostas às mulheres na sociedade, desde econômicas até morais. A protagonista Lily, em diversos momentos, se depara com a impossibilidade de ser tratada como igual pelos homens, em especial na área de negócios, e vê sua reputação arruinada por cometer atitudes simples como passear ou viajar sozinha na companhia de um homem. A Casa da Alegria apresenta as artimanhas que os homens podem construir, baseados na sua posição de poder, além das complexas relações de amizades por parte das mulheres, que, por vezes fragilizadas pela estrutura social de competição, podem cair na armadilha de tornarem-se inimigas. Edith Wharton apresenta, nesta sua obra-prima, um pouco de sua vivência pessoal em meio à alta sociedade nova-iorquina e ilumina diversas críticas sociais, como o papel imposto à mulher na sociedade, a educação das mulheres voltada apenas para os objetivos matrimoniais e a desigualdade no tratamento entre os dois sexos. Lily Bart é uma protagonista forte e inesquecível, para ser amada e odiada, mas, acima de tudo, compreendida.

Box Trilogia dos Príncipes
Elizabeth Hoyt
Record

A Trilogia dos Príncipes, de Elizabeth Hoyt, uma das autoras de romances de época mais queridas dos Estados Unidos e best-seller do New York Times, reunida em um belíssimo box. O que Anna Wren, Lady Georgina Maitland e Lucy Craddock têm em comum? As três são heroínas da Trilogia dos Príncipes, de Elizabeth Hoyt, é claro. Mas não só isso! Nenhuma delas é uma mocinha indefesa aguardando a chegada do príncipe encantado num cavalo branco. Cada uma luta suas próprias batalhas. E, se suas batalhas atraem belos homens para suas camas, quem são elas para recusar? Anna precisa trabalhar para ajudar as finanças da família, Lady Georgina quer alguém que a ajude a administrar suas propriedades e Lucy Craddock… Bem, ela literalmente tropeça num homem inconsciente – e nu! Assim, a partir de acasos da vida, as três precisam resolver seus problemas em verdadeiras aventuras com muita tensão e uma boa pitada de sedução. Esse box reúne os livros da Trilogia dos Príncipes O Príncipe Corvo, O Príncipe Serpente e O Príncipe Leopardo –, além de lindos marcadores de página. Todos com histórias que vão da aventura ao romance, do humor ao erotismo, sempre com a caneta afiada de Elizabeth Hoyt.

Os Pergaminhos Vermelhos da Magia (Vol. 1 As Maldições Ancestrais) – Edição de colecionador
Cassandra Clare
Galera

Edição de colecionador com capa metálica e conteúdo inédito. Em Os Pergaminhos Vermelhos da Magia, acompanhe o feiticeiro Magnus Bane e o caçador de sombras Alec Lightwood enquanto viajam pelo mundo após a Guerra Mortal. O primeiro volume da série As Maldições Ancestrais, do mesmo universo dos Caçadores de Sombras. Tudo o que Magnus Bane queria era aproveitar suas férias pela Europa com Alec Lightwood, o Caçador de Sombras que, contra todas as probabilidades, finalmente é seu namorado. Mas assim que os dois se instalam em Paris, uma velha amiga chega com notícias sobre um culto de adoração a demônio chamado A Mão Escarlate, que está empenhado em causar o caos em todo o mundo – um culto que, aparentemente, foi fundado pelo próprio Magnus, anos atrás. Agora, Magnus e Alec vão percorrer o continente europeu para rastrear A Mão Escarlate e seu novo e ilusório líder antes que o culto cause ainda mais danos. Como se não fosse suficientemente ruim que suas férias românticas tivessem sido desviadas do trajeto original, os demônios agora estão perseguindo todos os seus passos, e está se tornando cada vez mais difícil distinguir amigos de inimigos. À medida que sua busca por respostas se torna cada vez mais complexa, Magnus e Alec precisarão confiar um no outro mais do que nunca – mesmo que isso signifique revelar os segredos que ambos mantêm.

Fantasmas do Mercado das Sombras
Cassandra Clare, Maureen Johnson, Kelly Link, Sarah Rees Brennan, Robin Wasserman
Galera

Passado no universo dos Caçadores de Sombras, Fantasmas do Mercado das Sombras é um compilado de dez contos de Cassandra Clare, Maureen Johnson, Robin Wasserman, Sarah Rees Brennan e Kelly Link. Mercado das Sombras é um ponto de encontro para fadas, lobisomens, feiticeiros e vampiros. Lá, os seres do submundo compram e vendem objetos mágicos, fazem barganhas sombrias e sussurram segredos que eles não querem que os Nephilim saibam. Por dois séculos, no entanto, tem tido um visitante frequente no Mercado das Sombras vindo da Cidade dos Ossos, o coração dos Caçadores de Sombras. Como um Irmão do Silêncio, o Irmão Zachariah é jurado detentor das leis e sabedoria dos Nephilim. Mas, uma vez ele foi um Caçador de Sombras chamado Jem Carstairs, e seu amor, antes e para sempre, é a feiticeira Tessa Gray. Siga o Irmão Zachariah e veja, no contexto das negociações sombrias do Mercado das Sombras e suas celebrações festivas, o primeiro romance de Anna Lightwood, o grande pecado de Matthew Fairchild e Tessa Gray se envolver em uma guerra mundial. Valentim Morgenstern compra uma alma no Mercado e a alma de um jovem Jace Wayland encontra um porto seguro. No mercado está escondido um herdeiro perdido e um fantasma amado, e ninguém pode te salvar depois que negociarem seu coração. Nem mesmo o Irmão Zachariah.

Doramar ou A Odisseia: Histórias
Itamar Vieira Junior
Todavia

Quem se deslumbrou com a maestria narrativa, a sólida e delicada construção de personagens, a linguagem apurada e a temática brasileira de Torto Arado, romance que converteu Itamar Vieira Junior em um dos nomes centrais da nossa literatura contemporânea, vai encontrar neste Doramar ou A Odisseia ainda mais motivos para celebrar a ficção do autor. Em um diálogo permanente com nossas questões sociais e a tradição literária brasileira, Itamar enfeixa um conjunto de histórias, a um só tempo, atuais e calcadas na multiplicidade de culturas que formam o país. Parte dos textos deste volume foi publicada em A Oração do Carrasco (2017), finalista do Prêmio Jabuti em 2018. A estes, foram acrescidos outros, inéditos em livro. Lidos na sequência atestam a vitalidade de um escritor que encontra inspiração em personagens que desafiam os limites que lhes foram impostos. Assim, contos como “A floresta do Adeus”, “Voltar” e a história que dá título a este volume falam de personagens femininas que enfrentam as condições mais adversas. Outros trazem luz sobre nosso passado escravocrata, evocam a cultura afro-brasileira (“Farol das almas”, “Alma”), a ancestralidade indígena (“O espírito aboni das coisas”), a marginalidade e a loucura (“Manto da apresentação”, sobre o artista Arthur Bispo do Rosário). E há espaço inclusive na imaginação de Itamar para uma história como “Na profundeza do lago”, em que algo de gótico se insinua pelas franjas da trama.

Um Dia Na Vida: Os Diários de Emilio Renzi: 3
Ricardo Piglia
Todavia

O pânico de viver sob uma ditadura. As dúvidas sobre ser ou não um intelectual público. As amizades literárias e os amores. O triunfo com a publicação de Respiração artificial, sua obra-prima. O envelhecimento e a doença. Aqui, como nos dois volumes anteriores dos diários de Emilio Renzi, alter ego do autor, é possível montar uma cartografia pessoal de Piglia por meio das aventuras da vida íntima, cafés, quartos de hotel. E, sempre, o chamado da escrita.

O Homem Que Viu Tudo
Deborah Levy
Todavia

Em 1988, o historiador Saul Adler é convidado a viajar à Alemanha Oriental. Ele ficará hospedado na casa de seu tradutor e pretende dar à irmã dele ― fã dos Beatles ― uma foto atravessando a Abbey Road. Enquanto aguarda para ser retratado, é atropelado, e o acidente mudará o rumo de sua vida. Neste livro, Levy explora os limites da imaginação humana e embaralha de forma magistral as noções políticas e sexuais para revelar o mundo em toda a sua amplitude.

O Clube do Crime das Quintas-Feiras *
Richard Osman
Intrínseca

Fenômeno editorial que o mundo não via desde o lançamento de Harry Potter, O Clube do Crime das Quintas-Feiras é um exemplo concreto de como uma história de mistério e assassinato pode ser extremamente engraçada. Toda quinta, em um retiro para aposentados no sudeste da Inglaterra, quatro idosos se reúnem para ― segundo consta na agenda da sala de reunião ― discutir ópera japonesa. Mas não é bem isso que acontece ali dentro. Elizabeth, Ibrahim, Joyce e Ron usam o horário para debater casos policiais antigos sem solução, confiantes de que podem trazer justiça às vítimas e encontrar os responsáveis por algumas daquelas atrocidades do passado. Com todos os integrantes acima dos setenta anos, O Clube do Crime das Quintas-Feiras não é a equipe de detetives mais convencional em que se conseguiria pensar, mas com certeza está mais do que acostumada a fortes emoções. Afinal, Joyce foi enfermeira por décadas, Ibrahim ajudou pacientes psiquiátricos em situações dificílimas, Ron era um reconhecido líder sindical e Elizabeth… Bom, digamos que assassinatos e redes de contatos sigilosas não eram nenhuma novidade para ela. Quando um empreiteiro local com projetos bastante questionáveis na cidade aparece morto, o grupo tem a oportunidade de seguir as pistas de um caso atual. Apostando em seus semblantes inocentes e habilidades investigativas estranhamente eficazes ― além de trocas de favores clandestinas com a polícia, que, apesar de todos os esforços, parece estar sempre um passo atrás de seus colegas amadores ―, os quatro amigos embarcam em uma aventura na qual as mortes do presente se entrelaçam com antigos segredos, e em que saber demais pode trazer consequências perigosas.

O Morro dos Ventos Uivantes – Edição de Luxo
Emily Brontë
Excelsior

Nessa obra brilhantemente escrita por Emily Brontë, a natureza humana é destrinchada em uma narrativa que combina elementos como amor doentio, ódio, rejeição, desejo de vingança e ruína. O Morro dos Ventos Uivantes é um daqueles livros cujo enredo prende o leitor, sendo impossível fechá-lo antes de concluir sua leitura. A história é contada em detalhes pela criada Nelly a um forasteiro, e narra eventos que permearam gerações das famílias Earnshaw e Linton, bem como seus desdobramentos. Nesse romance arrebatador, o leitor conhecerá personagens inesquecíveis como Heathcliff, um menino órfão trazido pelo patriarca da família Earnshaw após uma longa viagem. A criança é submetida a diversas humilhações protagonizadas pelo filho do casal, e com isso desenvolve um temperamento taciturno e perverso. Heathcliff encontra, porém, na nova casa, um único alento: a paixão doentia que ele nutre por Catherine Earnshaw, a temperamental filha do casal, que de imediato se torna sua aliada. Heathcliff, motivado pelos revezes sofridos, busca se vingar dos que o humilharam enquanto se torna cada vez mais sádico e endurecido, cometendo para isso as mais temíveis atrocidades. Seria possível um vilão cruel e demoníaco sofrer por um amor arrebatador, que a tudo sobrevive? Haveria redenção para uma alma tão fria? E quanto às vítimas, conseguiriam elas escapar de sua sede por maldade?

Escola de Contos Eróticos Para Viúvas
Balli Kaur Jaswal
Essência

Nikki, filha de imigrantes indianos, passou a maior parte de seus vinte e tantos anos distanciando-se da tradicional comunidade sikh em que nasceu, preferindo uma vida mais independente e, em outras palavras, ocidental. No entanto, após a morte repentina de seu pai, sua família acaba ficando com problemas financeiros. Sentindo-se na obrigação de ajudar a mãe e a irmã, Nikki encontra a oportunidade perfeita de um trabalho extra: dar aulas de escrita criativa em um centro comunitário no coração da comunidade punjabi, em Londres. Quando chega lá, percebe que as viúvas sikh que serão suas alunas precisam primeiro aprender inglês para escrever pequenas cartas e ler placas… e não contos literários. Frustrada, Nikki duvida que seja apta a essa tarefa. Porém, ao notar uma das mulheres compartilhando um livro de contos eróticos com a turma, Nikki percebe que, por baixo de suas vestimentas brancas, suas alunas escondem uma enorme riqueza de fantasias e memórias. Logo, Nikki e as viúvas embarcam em uma jornada juntas, contando e escrevendo essas histórias que estavam guardadas dentro delas.

Tem Que Vigorar! Como Me Aceitei, Venci na Vida e Realizei Meus Sonhos
Gil do Vigor
Globo Livros

BRASIIIIIIIIL! Gil do Vigor conta a sua história em livro: saiba tudo sobre o economista pernambucano que conquistou o país ao participar do BBB. Gilberto Nogueira realizou seu maior sonho ao entrar para o Big Brother Brasil 21 e, quando saiu do programa, sua vida estava transformada. A começar pelo nome: pelo carisma, alegria e intensidade, virou Gil do Vigor, um dos participantes mais carismáticos que já passou pelo reality show. Com seus bordões, Gil conquistou milhões de brasileiros, se tornou uma das figuras mais queridas do país e o homem com mais seguidores nas redes sociais de toda a história do programa. Em Tem Que Vigorar!, Gil conta seus momentos preferidos no BBB, da infância pobre em Pernambuco e revela as dificuldades que passou na vida, como quando teve que morar na rua. Fala também dos momentos de violência do pai contra a mãe, sua relação com a fé e a igreja, de como a educação o salvou e a descoberta da sexualidade e seu processo de autoconhecimento e aceitação. Com depoimentos de Jacira, mãe de Gil, Xuxa Meneghel e Deborah Secco, o livro traz ainda um dicionário com os memes e bordões do economista, para os leitores vigorosos aprenderem ainda mais com o rei da cachorrada e do regozijo.

Persuasão – Edição de Luxo
Jane Austen
Excelsior

Vivendo na Inglaterra rural do século XIX, Anne Elliot encontra o amor no seu pretendente Frederick Wentworth, mas é persuadida pela melhor amiga da sua mãe já falecida e uma espécie de tutora da família a não se casar com ele por conta da situação financeira inferior que ele possui. Passados alguns anos, a família de Anne perde uma parte das suas posses e a antiga casa é colocada para locação. Quem a aluga é nada menos do que a irmã do seu antigo amor, que retorna após oito anos na Marinha e se tornou um homem rico. Esse reencontro ao acaso traz de volta toda a tensão e gera uma profusão dos mais diferentes sentimentos entre eles. Será possível viverem uma história de amor depois de tantos anos? Seria justo Anne tentar recuperá-lo após ter desmanchado o relacionamento? Seria ela merecedora de uma segunda chance e estaria ele disposto a retomar a relação após ser desprezado? O amor entre eles é forte e verdadeiro o suficiente para sobreviver ao tempo e a toda sorte de infortúnios? Em Persuasão, último livro escrito por Jane Austen, uma das maiores autoras de todos os tempos e muito à frente do seu tempo, personagens marcantes trazem vida a uma história envolvente, cheia de reviravoltas, críticas sociais, amor e redenção.

Orgulho e Preconceito – Versão integral
Jane Austen
Antofágica Editora

Amores, amores. Casamento, à parte. Nos bailes de Netherfield, a iguaria principal só poderia ser uma: os bem-casados. Ao contrário de sua mãe, que se anima diante de qualquer bonitão com uma boa herança à vista, Elizabeth Bennet não se deixa levar pelas aparências. Antes de considerar qualquer um como um bom partido, para além de fortuna e propriedades, Lizzie investiga aspectos que considera muito mais importantes: reputação e caráter. Por isso, ao ser apresentada ao rico e arrogante Fitzwilliam Darcy, sua única reação é o desprezo. Conhecê-lo melhor, porém, pode abalar as perspectivas de Elizabeth. Vítima de suas próprias imperfeições e preconceitos, Elizabeth é uma das personagens mais fascinantes da literatura. Inteligente e observadora, ela encarna uma versão alternativa do feminino de sua época: uma mulher que não se conforma às regras do jogo social, mas que as questiona a todo instante… A nova edição da Antofágica, traduzida por Carol Chiovatto, traz ilustrações exclusivas de Jess Vieira e apresentação da escritora Bruna Vieira. Nos posfácios, Sandra Guardini, professora titular de Literatura Inglesa e Comparada (USP), oferece um panorama da vida e de obra de Jane Austen, e Jaqueline Sant’ana, doutoranda em Sociologia (UFRJ), analisa a autora sob a perspectiva da chamada “literatura de mulherzinha”. Isadora Sinay, formada em Cinema e doutora em Literatura (USP), faz uma análise das representações audiovisuais da obra da autora. Extra: Ao escanear o QR Code da cinta com seu smartphone, você tem acesso a duas videoaulas da acadêmica Sandra Guardini para enriquecer sua leitura.

Destino: La Templanza
Maria Dueñas
Planeta

O best-seller da grande dama dos romances históricos, Maria Dueñas, retorna agora em nova edição – acompanhando o lançamento da série do Prime Video! Mauro Larrea jamais imaginou que perderia, por um azar do destino, a fortuna acumulada depois de anos de trabalho árduo. Afogado em dívidas e incertezas, aposta seus últimos recursos em uma jogada imprudente, que lhe dará uma oportunidade para se reinventar. Até que a perturbadora Soledad Montalvo, mulher de um marchand de vinhos de Londres, entra de forma misteriosa em sua vida, arrastando-o para um futuro que jamais suspeitou. Da jovem república mexicana à radiante Havana colonial; das Antilhas a Jerez da segunda metade do século XIX, quando o comércio de vinhos com a Inglaterra transformou a cidade andaluz em um lendário enclave cosmopolita. Transitando por todos esses cenários, Destino: La Templanza é um romance sobre glórias e derrotas, minas de prata, intrigas familiares, vinhedos, vinícolas e cidades soberbas cujo esplendor se desvaneceu com o tempo. Uma história de coragem diante das adversidades e de um destino alterado para sempre pela força de uma paixão.

Na Barriga do Lobo
Luís Henrique Pellanda
Arquipélago Editorial

Luís Henrique Pellanda convida seus leitores mais uma vez a um flanar curioso e criativo pelas ruas de Curitiba. Em 64 histórias escritas entre 2015 e 2020, Na Barriga do Lobo traduz alguns contrastes característicos das grandes cidades brasileiras. As crônicas retratam um Brasil pré-pandêmico, onde a contemplação de desconhecidos, árvores, pássaros e esquinas permitia abrir frestas na repetição apressada do cotidiano. Já no final do livro, rebenta a pandemia de Covid-19. As saudades da rua e de seus personagens fantásticos reconduzem a atenção do observador para a vida de casa e as janelas da vizinhança excepcionalmente povoadas. Cabe ao cronista urbano redesenhar e reconstruir suas próprias ruas, sem jamais parar de flanar.

Duologia Rebel
Vi Keeland & Penelope Ward
Charme

Das autoras best-sellers do The New York Times, Vi Keeland e Penelope Ward, é lançado o primeiro livro de uma nova e sensual duologia. Como arrasar em um grande verão nos Hamptons: Alugar uma casa linda na praia. Feito. ✓ Arrumar um emprego em uma balada agitada do verão. Feito. ✓ Como estragar um grande verão nos Hamptons: Apaixonar-se pelo único cara com jaqueta de couro preta, barba por fazer e olhos intensos que não combinam com o resto da multidão elegante. Um cara que você não pode ter quando for embora, no fim da temporada. Feito. Feito. Feito. Devo adicionar ― principalmente quando o cara é o deus sexy e tatuado do seu chefe. Principalmente quando não apenas ele é dono do lugar em que trabalha, mas também herdou metade da cidade. Principalmente quando ele é maldoso com você. Ou era o que eu pensava. Até certa noite, quando ele exigiu que eu entrasse em seu carro para ele poder me dar uma carona para casa porque não queria que eu andasse no escuro. Foi meio assim que tudo começou com Rush. Então, pouco a pouco, algumas das paredes desse homem durão começaram a cair. Nunca esperei que nós dois, aparentemente opostos por fora, ficaríamos tão próximos. Não era para eu me apaixonar pelo herdeiro rebelde, principalmente quando ele deixou claro que não queria ultrapassar o limite comigo. Conforme a temperatura esfriava, as noites ficavam mais quentes. Meu verão se tornou bem mais interessante ― e complicado. Todas as coisas boas chegam ao fim, certo? Só que eu não tinha previsto o nosso final. A história de Rush e Gia continua na conclusão emocionante de Herdeiro Rebelde. Como estragar um grande verão nos Hamptons: Dormir com seu chefe. Feito. ✓ Gastar todo o seu dinheiro em um aluguel que não consegue pagar. Feito. ✓ Como se afastar, no fim de um verão, de um homem por quem se apaixona: … Vou te contar quando eu souber.

777 – Cyber Inferno de Dante
Rose 333
Chiado Editora

Certo dia, um relógio desceu do céu trazendo uma mensagem divina. Ao final da contagem todos os humanos irão para o tão sonhado paraíso. As pessoas, desde então, teriam que viver de maneira santa para não ficarem fora dos jardins de Deus. Agora faltam, apenas, sete dias para o tão esperado fim do mundo e todos estão prontos para viverem no Eden. Todos, menos Dante.

Eu Chamo de Amor
Fernanda de Castro Lima, Fernanda Young, Giulia Paim, Laura Conrado, Marina Carvalho, Vinicius Grossos
Melhoramentos

O que é amor pra você? Relacionamentos de comédias românticas que sobrevivem a todos os contratempos? Ou pessoas que se conheceram ainda jovens e passam a vida inteira juntas? Acha que é possível um amor acabar, ou acredita que só é amor se durar para sempre? É possível amar alguém com quem você nunca conversou? E amar duas pessoas ao mesmo tempo? Nesta antologia, Fernanda de Castro Lima, Fernanda Young, Giulia Paim, Laura Conrado, Marina Carvalho e Vinícius Grossos revelam o que eles chamam de amor e mostram que esse sentimento pode estar em todo lugar, até mesmo em um emprego chato ou no meio de um lockdown. Prepare-se para se emocionar e, por que não, se apaixonar por histórias que mostram que o amor pode ser do jeito que você bem entender. Desde que você se abra para viver essa grande aventura.

Malibu Renasce
Taylor Jenkins Reid
Paralela

Os quatro filhos de Mick Riva são conhecidos e admirados por toda Malibu. Mas não só pelo pai famoso. A cada ano os quatro dão uma festa épica para comemorar o fim do verão ― e a de 1983 promete. Ela dura apenas algumas horas, mas é suficiente para mudar a vida deles para sempre. Malibu, agosto de 1983. É o dia da festa anual de Nina Riva, e todos anseiam pelo cair da noite e por toda a emoção que ela promete trazer. A pessoa menos interessada no evento é Nina, que nunca gostou de ser o centro das atenções e acabou de ter o fim do relacionamento com um tenista profissional totalmente explorado pela mídia. Talvez Hud também esteja tenso, pois precisa admitir para o irmão algo que tem mantido em segredo por tempo demais, e parece que esse é o momento. Jay está contando os minutos, pois não vê a hora de encontrar uma menina que não sai de sua cabeça. E Kit também tem seus segredos ― e convidado ― especiais. Até a meia-noite, a festa estará completamente fora de controle. O álcool vai fluir, a música vai tocar e segredos acumulados ao longo de gerações vão voltar para assombrar todos ― até as primeiras horas do dia, quando a primeira faísca surgir e a mansão Riva for totalmente consumida pelas chamas.

O Segredo da Rainha (Vol. 2 Sonhos de Avalon)
Bianca Briones
Bertrand Brasil

O Segredo da Rainha é o segundo volume da duologia baseada na história do Rei Arthur e os Cavaleiros da Távola Redonda, da bem-sucedida autora da série Batidas Perdidas. Quem nunca sonhou em viver na Idade Média com o Rei Arthur e os cavaleiros da Távola Redonda? E se todas as versões retratadas fossem uma tentativa de Merlin, o poderoso feiticeiro do rei, de mudar o destino? No primeiro volume de Sonhos de Avalon, Melissa, uma jovem do século XXI, descobre que seu destino foi selado por uma profecia: ela deve se casar com Arthur para salvar a Britânia e proteger a magia. Embora relutante a princípio, ela acaba se encantando pelo rei. O que Melissa não imagina é que, em nome da profecia, o poderoso feiticeiro Merlin resolveu apagar parte da memória dela, relegando ao esquecimento sua irreprimível paixão por Lancelot, o mais leal cavaleiro do rei. Agora, com a memória recobrada e dona de seus poderes, a jovem feiticeira Melissa se vê entre a cruz e a espada. Os reinos da Britânia estão caindo um por um, e ela, dividida entre a responsabilidade que lhe foi dada e a voz de seu coração, deverá tomar uma decisão que mudará o rumo de sua vida e de todos que a cercam. O Segredo da Rainha encerra a história de um mundo em grande parte governado por homens, mas no qual são as mulheres, valentes e determinadas, as verdadeiras protagonistas. Elas são guerreiras, poderosas, apaixonadas. Pouco se importam com convenções. E, acima de tudo, entendem que, juntas, podem conquistar qualquer coisa.

Box – A Morte De Rei Arthur
Thomas Malory
Nova Fronteira

“Aquele que retirar esta espada desta pedra e desta bigorna será o legítimo rei de toda a Inglaterra.” Em uma narrativa poeticamente construída, que atravessa o nascimento, a ascensão e a morte do lendário Rei Arthur, Sir Thomas Malory tece uma das histórias mais conhecidas da língua inglesa. Publicada pela primeira vez em 1485, esta lenda tem sido contada e recontada ao longo dos séculos, sendo o principal pilar da literatura arturiana e despertando muita curiosidade. Nesta edição belamente ilustrada pelo famoso artista inglês Aubrey Beardsley, ganham vida as batalhas épicas, os romances proibidos e a trama completa dos nobres cavaleiros da Távola Redonda. Composto por dois volumes e com prefácio de William Caxton, primeiro editor da obra, ainda no século XV, o box conta com a brilhante tradução de Maria Helena Rouanet.

Hanami! Bibi vai ao Japão
Laura Lawson Forbes, Sandra Jávera (Ilustrações)
Faria e Silva Editora

Bibi e seu guarda-chuva de bolinhas e propulsão a jato vão até o Japão visitar Shiro e, no caminho, a menina exploradora conhece vários personagens e elementos da cultura japonesa.

A Decadência da Mentira e Outros Ensaios – Coleção Diamante
Oscar Wilde
Nova Fronteira

Estes quatro ensaios de Oscar Wilde, nas palavras do icônico escritor e jornalista João do Rio, que assina a tradução e o prefácio desta edição, compõem a “biografia de uma alma” — um livro que, sozinho, “vale uma época literária”. São textos sobre artes plásticas, literatura, teatro e crítica que, colecionando frases memoráveis, celebram a estética, atacam os moralismos e evidenciam o quanto o autor estava à frente de seu tempo.

O Ministério da Verdade: Uma Biografia de 1984, o Romance de George Orwell *
Dorian Lynskey
Companhia das Letras

Nenhum romance do século XX teve maior influência do que 1984. Essa é a tese do autor de O Ministério da Verdade, primeiro livro a examinar completamente a origem e o legado da obra-prima de George Orwell. Quando 1984 foi publicado no Reino Unido, em 8 de junho de 1949, um crítico perguntou se um romance tão oportuno naquele momento teria a possibilidade de exercer a mesma influência nas gerações seguintes. Hoje, é praticamente impossível falar sobre propaganda, vigilância, autoritarismo ou fake news sem fazer referência à obra-prima de George Orwell. Em O Ministério da Verdade, o crítico britânico Dorian Lynskey remonta a gênese de 1984 e investiga o alcance do romance na nossa cultura. Além de expressões que se tornaram corriqueiras como “Big Brother”, “Polícia das Ideias”, “duplipensar”, “pensamento-crime” e “Novafala”, Lynskey nos mostra como o romance inspirou filmes, séries de TV, peças de teatro, óperas, o álbum Diamond Dogs, de David Bowie, os livros O Conto da Aia, de Margaret Atwood, e V de Vingança, de Alan Moore e David Lloyd, o filme Brazil, de Terry Gilliam, entre outras obras. De modo acessível e informativo, o autor afirma a grandeza duradoura do romance de Orwell. Um guia fundamental para o livro mais emblemático do mundo contemporâneo. “Se você tem o mínimo interesse em Orwell ou em saber como nossa cultura vem se transformando, deve ler este livro brilhante e esclarecedor.” ― Sunday Times.

Meu Destino É Pecar
Nelson Rodrigues (Autor)
HarperCollins

Meu Destino É Pecar é o primeiro de uma série de romances que Nelson Rodrigues escreveu originalmente para as páginas de jornais, sob o pseudônimo de Suzana Flag. Mestre do folhetim brasileiro, o autor soube como nenhum outro dar forma e ritmo narrativo aos sentimentos mais desbragados. Estão aqui paixões, ódios, desejos incontidos, obsessões e promessas de vingança, tudo em uma trama recheada de reviravoltas que surpreendem até o leitor mais sagaz. Espécie de antecessora das telenovelas brasileiras, esta primeira história de Nelson forja aquilo que mais tarde cativará todo um país na tevê: mocinhas que jamais renunciam ao amor, galãs inabaláveis, rivais dispostos a tudo, vilões da pior estirpe. Eis os ingredientes que, alinhavados por cortes precisos, de capítulo a capítulo, nos fazem perder o fôlego. Edição com textos de apoio de João Emanuel Carneiro e Socorro Acioli.

10 Minutos e 38 Segundos Neste Mundo Estranho *
Elif Shafak
HarperCollins

Depois que o coração para de bater, o cérebro permanece ativo por 10 minutos e 38 segundos. Para Leila Tequila, uma prostituta de Istambul que acabou de ser assassinada, cada um desses preciosos minutos traz à tona uma memória: o gosto do guisado de bode sacrificado pelo pai para celebrar o esperado nascimento de um filho, o cheiro de limão e açúcar da cera que as mulheres usavam para se depilar na sala de estar de sua casa, o gosto do café de cardamomo que ela toma com um estudante bonito no bordel em que trabalha. Essas memórias, que se esvaem nos breves minutos que lhe restam, trazem de volta as amizades que ela formou em sua vida agridoce, amigos que agora estão desesperadamente tentando encontrá-la. Profundo, brutal e emocionante, 10 Minutos e 38 Segundos Neste Mundo Estranho traz em suas páginas um vórtice de dor e beleza. Elif Shafak apresenta uma história sobre trauma, violência sexual e as agruras da vida das mulheres turcas, que estão sujeitas a um sistema social cruel, regido pelas regras e amarras do patriarcado.

Um Pedaço do Céu
Sherryl Woods
Harlequin Books

Desde seu divórcio, Dana Sue Sullivan lutou para construir uma nova vida e criar o melhor restaurante de Serenity. Depois de anos de muito esforço, ela está de volta com tudo: além de oferecer uma comida maravilhosa, seu restaurante se tornou um refúgio para todos na cidade e ela tem amigas incríveis para o que der e vier. Mas então sua filha adolescente, Annie, desenvolve um transtorno alimentar e a saúde de Dana Sue começa a deteriorar, e ela vê sua vida perfeita desmoronar. Quando Annie enfim vai parar no hospital, a mãe decide entrar em contato com Ronnie Sullivan, o ex-marido que ela ama odiar. Dana Sue sabe que precisa mudar as coisas para que ela e a filha possam melhorar, mesmo que isso signifique permitir que Ronnie volte à vida dela… com certa distância, se possível.

Eu Devia Estar Sonhando
Michel Bussi
Editora Arqueiro

Michel Bussi já ganhou diversos prêmios literários e teve suas obras traduzidas para mais de 35 países. Teve três romances adaptados para séries de TV francesas. Vinte anos atrás, em um voo para Montreal, a comissária de bordo Nathalie encontrou a chance de viver um grande amor que abalou sua vida tranquila como esposa e mãe. Um amor cujo desfecho ela até hoje não ousa confessar. Agora, estranhos sinais sem causa aparente vêm se acumulando. Ela é escalada para os mesmos três voos de vinte anos antes. Na mesma ordem: Montreal, Los Angeles, Jacarta. Com a mesma equipe, coisa rara de acontecer. Uma música no rádio, pequenos elementos que se repetem, um passageiro cantando versos que só ela poderia conhecer. Quem – ou que força misteriosa – estará por trás dessas supostas coincidências? Quando passado e presente são repetidos a ponto de desafiar uma explicação racional, Nathy se vê forçada a enfrentar seu passado, mesmo tendo jurado jamais olhar para trás. Em um jogo de espelhos entre 1999 e 2019, Eu Devia Estar Sonhando percorre uma trilha surpreendente, repleta de paixão e suspense, e prova que as mais belas histórias de amor nunca morrem.

Amante Por Uma Tarde – Os Mistérios De Bow Street – Livro 2
Lisa Kleypas
Arqueiro

Segundo volume da série Os Mistérios de Bow Street. Lisa Kleypas já escreveu mais de 40 romances, que são best-sellers no mundo todo e foram traduzidos para 28 idiomas. Ela ganhou prêmios RITA e muitas menções honrosas em publicações especializadas. Lady Sophia Sydney tem um grande objetivo na vida: se vingar de sir Ross Cannon. O ilustre magistrado condenou o irmão dela à morte e agora o plano é causar um escândalo e arruinar a reputação dele. Para isso, Sophia dá um jeito de trabalhar para Ross e, aos poucos, vai ganhando sua confiança. Todas as manhãs, ela o instiga com sua presença exuberante. A maneira como se inclina sobre a mesa para servir-lhe as refeições e o modo como suas mãos tocam-lhe a pele com suavidade desafiam o bom senso dele. E todas as noites, ela faz promessas com os olhos e com o corpo, tentando convencer Ross de que, em vez de se entregar a um sono agitado, ele poderia passar a madrugada fazendo coisas bem mais interessantes… Sophia sabe que Ross está se apaixonando por ela a cada dia. Mas há uma coisa que seu plano não previa: que ela se apaixonasse por ele também.

O Lorde Que Eu Abandonei – Segredos Da Charlotte Street – Livro 3
Scarlett Peckham
Arqueiro

Terceiro volume da série Os Segredos da Charlotte Street. O lorde-tenente Henry Evesham é um homem religioso que está investigando as “transações carnais” em Londres. Suas visitas a casas de má reputação o deixam ávido por ajudar as pessoas que perderam a inocência para o vício. Ao mesmo tempo, circular nesse ambiente é um desafio à sua promessa de se manter longe das tentações. Alice Hull é uma jovem nascida no campo que trabalha como aprendiz em um clube privativo. Enquanto se entrega ao turbilhão de ideias e prazeres provocadores da capital, uma tragédia faz com que ela precise desesperadamente voltar para casa. Quando o belo e piedoso Henry lhe oferece a única carona possível em meio a uma nevasca, ela sabe que não tem como recusar, mesmo que não confie nele. Ao viajarem juntos, as suspeitas mútuas que nutrem aos poucos se transformam em um desejo inesperado. Só que Henry representa uma ameaça às pessoas que Alice ama, e ela, por sua vez, poderia acabar com a reputação dele se o lorde-tenente se permitisse chegar perto demais. O problema é que, quanto mais tempo passam juntos, mais difícil é manterem as mãos longe um do outro.

O Jardim Secreto *
Frances Hodgson Burnett
Darkside

As histórias mais mágicas são capazes de atravessar as barreiras do tempo e encantar leitores de diferentes gerações. Em 1911, Frances Hodgson Burnett presenteou o mundo com O Jardim Secreto, uma história doce e delicada sobre o poder transformador da magia, da natureza e da amizade. Mais de cem anos depois, a DarkSide® Books encontrou a chave para o jardim e agora convida os leitores brasileiros a mergulharem neste emocionante clássico da literatura infanto-juvenil. O Jardim Secreto conta a história de Mary Lennox, uma menina solitária que perde os pais em um surto de cólera na Índia e, como consequência, é enviada para uma mansão em Yorkshire para morar com seu tio misterioso. Cheia de incertezas diante da nova realidade cinzenta da Inglaterra, ela encontra consolo na natureza ao seu redor. E, quando descobre a existência de um jardim secreto nos terrenos da mansão e encontra a chave perdida, um mundo mágico se descortina diante de seus olhos. A menina e a natureza desabrocham juntas, em um percurso repleto de companheiros improváveis e amigos para vida inteira. Em uma de suas obras mais aclamadas, Frances Hodgson Burnett toca o coração dos leitores de todas as idades ao contar a história de Mary, uma menina rabugenta e desagradável; Dickon, um garoto doce e amigo dos animais; e Colin, um menino mimado e apavorado com a vida. E ela o faz com tanta maestria que o livro já ganhou inúmeras adaptações para o cinema e a TV, entre elas a versão da BBC, que estreou em janeiro de 1975, e o filme de 1993, dirigido por Agnieszka Holland e com Maggie Smith e Kate Maberly no elenco. Lírico e inesquecível, O Jardim Secreto é um livro que fascina crianças e adultos, inspirando a todos com sua receita secreta para vencer obstáculos, superar desafios e encontrar dentro de nossas essências um lugar onde a esperança sempre floresce.

Para Sempre Vou Te Amar *
Catherine Ryan Hyde
Darkside

Catherine Ryan Hyde é uma autora como poucas. Suas histórias, que já emocionaram milhares de leitores pelo mundo, são capazes de nos acompanhar até nos momentos de maior solidão. Os darksiders que embarcaram no trailer com August, Seth e Henry para desbravar um canto do mundo ― e também seus próprios corações ― em Leve-me Com Você ficaram ansiosos por mais aventuras inesquecíveis. E é com alegria que a Caveira, sempre atenta aos pedidos dos leitores, anuncia o lançamento Para Sempre Vou Te Amar, uma história cativante que celebra a eternidade dos nossos laços de afeto mais profundos. A adolescente Angie e sua mãe vivem em residências provisórias. O problema é a irmãzinha dela, Sophie, que tem um transtorno de espectro autista e costuma gritar por horas a fio. Não importa onde morem, as três nunca ficam muito tempo no mesmo endereço. Até que, ao se mudarem para a casa da tia, as duas irmãs descobrem que são vizinhas de um dogue alemão. Sophie se conecta profundamente com o animal, os gritos dão lugar a um silêncio cúmplice. Todo mundo volta a respirar com tranquilidade. Até que Paul Inverness, o carrancudo e recluso tutor do cachorro, vai embora para as montanhas. Após serem postas para fora da casa da tia, a família parte atrás de Paul e seu cachorro. Movida pelo carinho que tem pelo animal, Angie cria coragem para tecer novas rotas de esperança e, apesar dos cinquenta anos de diferença entre eles, desenvolve uma amizade profunda com Paul. Ela consegue conversar com ele sobre seus anseios e temores, e sobre a descoberta de sua afetividade, ao se apaixonar por outra garota. Paul confia a Angie seu maior segredo, seu único sonho. Entre confissões do passado e sonhos de futuro, a história dos amigos se entrelaça, alterando para sempre os rumos de suas vidas. Evocando a ternura de Em Algum Lugar nas Estrelas, de Clare Vanderpool e o lirismo de Só os Animais Salvam, de Ceridwen Dovey, Para Sempre Vou Te Amar é uma história sobre a busca humana por acolhimento e sobre como os animais que cruzam nossos caminhos muitas vezes costuram as tramas do nosso destino.

Os Goonies – Special Edition *
James Kahn
Darkside

Ao buscar um tema para seu primeiro filme autoral, J.J. Abrams – que não vive sem referências – voltou à sua adolescência, quando, como muitos outros moleques dos anos 1980, foi saudado por uma safra de filmes que finalmente contemplava sua própria geração. Super 8 (2011) saúda tanto E.T. (1982), de Steven Spielberg, quanto Os Goonies (1985), de Richard Donner. Os três filmes celebram a rotina de uma turma de adolescentes na década de 1980 (sim, Super 8 é um filme de época) e contam como nem mesmo incidentes extraordinários pode abalar a amizade de uma galera. Antes dos anos 1980, os filmes falavam de crimes, romances, aventuras e dramas – mas todos do ponto de vista adulto. E os adultos não entendiam a nova década, do walkman, do videogame, do computador e do videocassete. Era o início da revolução digital – aquela que hoje é plena – e qualquer turma de moleques sabia que os adultos não tinham a menor ideia do que estava acontecendo. A minha turma, em Brasília, sabia. Outras turmas pelo mundo também. Não é à toa que estes filmes encontraram eco justamente em uma audiência que parecia seus protagonistas… NEVER SAY DIE! Mas se Super 8 e E.T. lidam com a ligação de um dos protagonistas com um alienígena, Os Goonies é uma aventura coletiva. E mesmo que sua adaptação para o livro seja narrada em primeira pessoa – do ponto de vista de Mikey Walsh, o personagem asmático vivido pelo ator Sean Astin –, sua história conta como personalidades tão diferentes quanto Bocão, Gordo, Dado, Brand e as meninas Andy e Stef podem conviver e se gostar, independentemente de sexo, raça ou idade. Baseado no roteiro original de Chris Columbus, o livro de James Kahn aprofunda ainda mais estas relações ao explorar melhor cada um dos personagens – inclusive os vilões Fratelli e seu filho-monstro Sloth – sem perder o ritmo de toboágua que dá o tom do filme.

Pensamentos de Paz Durante um Ataque Aéreo: 3
Virginia Woolf
Editora Nós

Em Pensamentos de Paz Durante um Ataque Aéreo, Virginia Woolf vai nos conduzindo na busca por nossa serenidade perdida. Como ter um pensamento de paz enquanto bombas caem ao nosso redor? Como lutar nos valendo apenas de nossa mente? Como nos livrar do “hitlerismo inconsciente”. Como “fazer felicidade”, em meio ao horror?

Sobre Estar Doente: 2
Virginia Woolf
Editora Nós

Sobre Estar Doente atualiza nossa noção de precariedade subjetiva para lidar com as doenças (nada mais atual que isso) e mostra como a literatura foi deixando essa lacuna ao longo do tempo, talvez por isso mesmo, dificultando o desenvolvimento em nós de uma capacidade linguística e corporal para lidar e suportar e superar as doenças de um modo geral.

A Viagem: Nova Edição Revisada
Virginia Woolf
Novo Século

O primeiro romance de Virginia Woolf. Com tradução de Lya Luft. Publicado em 1915, A Viagem é o primeiro romance de Virginia Woolf e também um dos mais brilhantes e difíceis livros de sua carreira. Embora a autora tenha sofrido consideráveis perdas familiares durante a redação da obra, nela já estão presentes as magníficas características de sua linguagem e de seu estilo. Acompanhando a viagem de Rachel Vinrace para a América do Sul no navio de seu pai, numa verdadeira jornada de autodescoberta, Virginia deixa transparecer aqui elementos e dados mais imediatos de sua vida pessoal, familiar e social. No entanto, o que interessa a Woolf não é apenas a elaboração de um interessantíssimo enredo – basta dizer que uma das regiões desta “viagem” é a “boca do Amazonas”; é, antes de tudo, transformar o texto num espaço em que o leitor descubra que a experiência literária consiste em libertar-se da vida cotidiana e viajar para além de seus constrangimentos e limites.

Box Vozes de Virginia Woolf: Romances – Vol. 1 (1915-1925): (4 livros)
Virginia Woolf
Novo Século

Um box especial de uma das maiores vozes da literatura mundial. Reúne os romances A VIAGEM, NOITE E DIA, O QUARTO DE JACOB E A SRA. DALLOWAY. Virginia Woolf é uma das escritoras mais celebradas do mundo. Dona de um estilo único, navegando com liberdade entre tempos e pontos de vista diversos, soube como ninguém dar voz a seus personagens. Uma voz que não se restringia apenas ao que diziam, mas sobretudo ao que não diziam; aquilo que estava abrigado no mais profundo de suas almas – e também na de Virginia. Este box exclusivo reúne os primeiros quatro romances da autora, publicados entre 1915 e 1925. Com as traduções consagradas de Lya Luft e Raul de Sá Barbosa, bem como com novíssima tradução de José Rubens Siqueira, a coleção apresenta ainda rico suplemento de leitura assinado pela Dra. Maria Aparecida de Oliveira, professora especialista em Virginia Woolf, e um trabalho incrível do artista plástico Bruno Novelli na composição das capas e do pôster. Que a agudeza estética e política de Woolf possa inspirar cada vez mais novas vozes. E que essas vozes sejam cada vez mais livres.

Love: A História de Lisey
Stephen King
Suma

Uma história de amor, de um casamento, de uma esposa dedicada e de um escritor bem-sucedido. Uma história de violência, de trauma e de loucura ― e sobre os segredos que permanecem após a morte. A História de Lisey está só começando. Dois anos após a morte do marido, Lisey Landon decide que é hora de colocar os papéis dele em ordem. Afinal, Scott Landon era um escritor de sucesso, e há diversas partes interessadas em qualquer trabalho inédito deixado por ele, embora ela esteja determinada a recusar qualquer oferta. Casados por vinte e cinco anos, os dois compartilhavam de uma intimidade profunda e muitas vezes assustadora. Logo no início do relacionamento, Lisey descobriu de onde Scott tirava suas ideias ― um lugar capaz de curá-lo ou devorá-lo, chamado Boo’ya Moon. Quando é contatada por Zack McCool, um homem desagradável que diz que ela deve entregar os manuscritos ou sofrer as consequências, chega a vez de Lisey encarar os demônios que assombravam Scott ― e que agora podem ajudar a protegê-la. Assim, o esforço de uma viúva para organizar o escritório de seu célebre marido se transforma em uma jornada quase fatal ao mundo sombrio que ele habitava. Um dos livros mais poderosos e íntimos de Stephen King, Love: A História de Lisey fala sobre a fonte da criatividade, as tentações da loucura e a linguagem secreta do amor.

O Deus das Avencas *
Daniel Galera
Companhia das Letras

O autor de Barba Ensopada de Sangue, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura, nos traz um livro marcante, que toma caminhos inesperados para narrar um mundo em rápida transformação. As três histórias deste volume vão do passado recente ao futuro distante, e falam de expectativas e perdas, e de como reconstruir a vida a partir de nossos próprios erros. Daniel Galera expande as possibilidades da literatura nas três novelas reunidas neste livro. Em O Deus das Avencas, que abre este volume, um casal se fecha em casa à espera do nascimento do primeiro filho, e mergulha numa incerteza crescente, tanto pelo destino deles quanto pelos rumos do país. Em Tóquio, Galera abandona a narrativa mais realista ao retratar a vida de um homem solitário, obrigado a enfrentar o passado em um mundo que atravessou um desastre ambiental e tecnológico. E, por fim, em Bugônia, ele dá um passo além ao recriar a história de uma comunidade pós-apocalíptica em simbiose com a natureza, que, pressionada pelas ameaças externas de um planeta devastado, precisa se transformar de forma radical. O Deus das Avencas é um livro especulativo e por vezes sombrio, mas extremamente humano.

Contos Reunidos
José J. Veiga
Companhia das Letras

Toda a narrativa breve de um dos escritores mais notáveis da literatura brasileira, reunida pela primeira em um só volume. As histórias de José J. Veiga intercalam beleza e absurdo, inocência e brutalidade. Com humor afiado e contundente, o autor de A Hora dos Ruminantes construiu uma obra capaz de misturar a violência do cotidiano com o lirismo da fantasia. Este volume reúne, pela primeira vez, toda a produção de contos do escritor. Estão aqui as narrativas breves de Os Cavalinhos da Platiplanto (1959), A Estranha Máquina Extraviada (1967) e Objetos Turbulentos (1997), além de uma farta seção de textos esparsos ― publicados em jornais, revistas e coletâneas entre 1941 e 1989 ―, posfácio inédito da escritora Socorro Acioli e uma alentada cronologia do autor.

Os Sofrimentos do Jovem Werther
Johann Wolfgang von Goethe
Penguin

Um dos principais romances da literatura mundial chega à Penguin-Companhia com nova tradução e aparatos. A exploração inquietante do desejo humano, que se contrapõe às expectativas do mundo, faz deste livro um clássico incontornável. Obra-chave do romantismo alemão, este relato epistolar e autobiográfico de Goethe alcançou sucesso imediato de público logo após sua publicação, em 1774, e continuou influenciando escritores de diversas gerações ― de Mary Shelley a Thomas Mann. Visitando uma idílica vila alemã, Werther conhece e se apaixona pela doce Charlotte. Embora saiba que ela vai se casar com outro, ele é incapaz de subjugar sua paixão, que o atormenta ao ponto do desespero. A exploração de Goethe da mente de um artista em conflito com a sociedade e mal equipado para lidar com a vida é uma das mais pungentes narrativas romanescas da tragédia humana. Comovente e intimista, Os Sofrimentos do Jovem Werther continua atual. Sem renunciar a uma escrita fluida, Goethe traz para o centro do romance o eterno conflito entre homem e mundo, fazendo deste livro um dos maiores clássicos da literatura mundial. Tradução e notas de Mauricio Mendonça Cardozo. Introdução de Michael Hulse.

Um Conto de Fadas Mexicano e Outras Histórias
Leonora Carrington
Iluminuras

Os contos reunidos neste pequeno volume estão entre os melhores escritos pela consagrada pintora e escultora inglesa Leonora Carrington, que viveu em vários países e escreveu em pelo menos três línguas distintas (inglês, francês e espanhol), sempre explorando o insólito da condição humana graças à imaginação surrealista que a consagrou internacionalmente e da qual nunca abriu mão. O sonho, o delírio e o conto de fadas são alguns dos ingredientes mais importantes destes textos só agora traduzidos para o português, os quais foram, em boa parte, recuperados em suas versões originais ao longo de um exaustivo trabalho de pesquisa na França e no México, onde a artista residiu até o final da vida, depois que para lá emigrou fugindo dos horrores da Segunda Guerra Mundial. A vegetação ao luar expõe seus braços vivos, enquanto uma mulher alienada parece possuir asas… Essas metamorfoses são frequentes no universo de Leonora Carrington, no qual, no entanto, a magia não suaviza a raiva e o sofrimento dos protagonistas (quase todos femininos), fato que só acentua a angústia de vidas que não se encaixam de jeito nenhum nos padrões de comportamento ditos normais: “Jemima começou a correr pelo imenso castelo e logo ficou perdida em um labirinto de quartos parecidos com enormes caixões”. A sombra aterrorizadora da morte, como se percebe, é um tema muito concreto na literatura desta surpreendente escritora, que chega ao Brasil quando o seu legado artístico começa a ser reavaliado em todo o mundo, fato que tem ensejado novas edições de seus textos.

Sobre Amor e Estrelas (E Muita Intensidade)
Leo Oliveira, Sofia Soter, Ariane Freitas
Rocco Jovens Leitores

Sobre Amor e Estrelas (E Muita Intensidade) é o segundo volume da coleção Sobre Amor e Estrelas, iniciado com Daniel Bovolento, Pam Gonçalves e Solaine Chioro, reúne histórias de amor inspiradas em signos astrológicos escritas por autores nacionais. Este volume engloba os signos de fogo: áries, sagitário e leão. Os autores Ariane Freitas, Leo Oliveira e Sofia Soter contam histórias de amor inspiradas nos mais intensos e corajosos do zodíaco. Clarisse é uma ariana determinada a esquecer a garota que partiu seu coração. Por mais magoada que esteja, ela tenta seguir sua vida e, depois de um encontro inesperado, embarca em uma jornada de autoconhecimento para encontrar um novo caminho para o amor. Matheus e Eduardo já se conhecem há algum tempo, mas estão sempre pisando em ovos um com o outro. No entanto, o destino está determinado a fazer com que esses dois sagitarianos se aproximem e deem uma chance para um amor que pode unir universos. Entre a festa de aniversário de seu ex e uma namorada acidental de mentira, Amanda se vê entre antigos e novos amores. Apesar do medo de magoar as pessoas ao seu redor, ela vai contar com uma ajuda leonina para correr em busca da felicidade.

Contos de Fadas Celtas – Versão integral
Joseph Jacobs
Principis

Depois dos Contos de Fadas Ingleses, Joseph Jacobs voltou-se para os celtas, trazendo histórias da cultura irlandesa, escocesa, galesa e outras. Alguns são lendas, como A História de Deirdre, outros são contos cumulativos, como Munachar e Manachar, há os que são apenas lendas de fadas, como Sopa na Casca do Ovo, e outros são contos de fadas reconhecíveis, embora você não encontre nenhum dos mais populares, apenas uma variante deles. Esta é uma daquelas compilações encantadoras que tentam reter pelo menos um pouco da autenticidade que transmitiu a tradição por tantas gerações.

Contos de Fadas Indianos – Versão integral
Joseph Jacobs
Principis

Coletados na Ásia no início do século passado, os 29 contos que compõem este volume são bem diferentes daqueles narrados por Andersen ou pelos Grimm, mas não deixam de ser contos de fadas, com rainhas do mal usando magia ou truques para se livrarem de crianças inocentes (sem sucesso), animais falantes que retribuem boas ações, príncipes viajando em missões… Entretanto, estas histórias acontecem em um ambiente indiano, com selvas e tigres em vez de florestas e ursos. Um universo mágico, que se encaixa nas ideias hindus e budistas de reencarnação.

Contos de Fadas Europeus – Versão integral
Joseph Jacobs
Principis

O Rei Dos Peixes, A Tesoura, A Linguagem Dos Animais, Os Três Soldados, Uma Dúzia De Uma Só Tacada, Donzelas-Cisne, Mantenha A Calma, O Visitante Do Paraíso, O Marido Invisível são algumas das histórias que você encontra neste volume. O autor selecionou 22 contos, alguns completamente desconhecidos, outros mais atuais, todos nascidos na Europa. Um trabalho de ourives dos contos de fadas!

Carmilla: A Vampira de Karnstein – Versão integral
Joseph Sheridan Le Fanu
Principis

Laura vive isolada com o pai em um castelo na Estíria. A chegada de uma hóspede intrigante, encantadora e extremamente misteriosa desperta sentimentos contraditórios na jovem. Afinal, bastou Carmilla chegar para Laura voltar a ter os antigos pesadelos de infância. Um clássico britânico, este livro apresenta a primeira vampira feminina da literatura em uma história sobre sedução e horror, criaturas ancestrais e o despertar da maturidade.

Sherlock Holmes – Um Estudo em Vermelho – Versão integral
Arthur Conan Doyle
Principis

O detetive mais famoso do mundo usa suas célebres habilidades de dedução neste livro, em que o Dr. John Watson é apresentado. Recentemente dispensado do serviço militar, Watson ocupa um quarto com um jovem incrível: o arrogante especialista em investigação criminal, Sherlock Holmes. E o acontecimento de um crime bizarro prova ser um começo promissor de uma das mais ilustres parcerias de todos os tempos. biografia: Arthur Ignatius Conan Doyle nasceu em Edimburgo, Escócia, em 1859. Foi médico, jornalista e escritor. Enquanto exercia a profissão de cirurgião em Southsea, Inglaterra, começou a escrever contos. Em 1887, publicou pela primeira vez na revista de bolso Beetons Christmas Annual o texto Um Estudo em Vermelho, o qual apresenta o detetive Sherlock Holmes ao público, que passou a acompanhar suas aventuras, tornando-se conhecido mundialmente. Ao todo ele escreveu sessenta histórias sobre Sherlock Holmes. Em 1930, sofreu um ataque cardíaco e faleceu em Crownborough, Inglaterra.

O Maravilhoso Mágico de Oz – Versão integral
L. Frank Baum
Principis

Munchkins, Quadlings e pessoas de porcelana são alguns dos moradores desse lugar incrível para onde a pequena Dorothy foi enviada por um ciclone com seu cãozinho Totó. Agora, ela precisa seguir pela estrada de tijolos amarelos até chegar à Cidade de Esmeraldas. Lá vive o poderoso Mágico de Oz, que pode ser capaz de ajudá-la a voltar para casa. E nessa jornada ela encontrará amigos, perigos e muitas aventuras.

Dorothy e o Mágico de Oz – Versão integral
L. Frank Baum
Principis

Dorothy, seu primo Zeb, a gatinha Eureka e o cavalo Jim despencam por uma fenda aberta no chão após um forte terremoto e caem na Terra dos Mangaboos. Ali, naquele lugar incrível, vivem grandes aventuras, passam por perigos de fazer tremer e reencontram antigos conhecidos. O Mágico de Oz tem um plano secreto para ajudá-los a voltar para casa. Será que vai dar certo? Dorothy e o Mágico de Oz é o quarto livro de L. Frank Baum ambientado na Terra de Oz e a sequência de Ozma de Oz.

Ozma de Oz – Versão integral
L. Frank Baum
Principis

Dorothy mergulha novamente em uma aventura, desta vez com… Billina, uma galinha falante! Depois de cair de um navio durante uma tempestade, Dorothy chega com Billina em uma ilha habitada por criaturas terríveis. Como elas vão escapar dessa situação? Quando você pensa que viu todas as surpresas de Oz, muitas mais aparecem! Ozma de Oz é o terceiro livro de L. Frank Baum ambientado na Terra de Oz e a sequência de A Maravilhosa Terra de Oz.

Um Amor Desastroso
Brittainy C. Cherry
Record

Em Um Amor Desastroso, sentimos todo o desespero da heroína que se faz de durona ― Hazel precisou ser assim; aprender a cuidar de si mesma ainda na adolescência não foi uma escolha. Tudo o que ela deseja é desaparecer de Eres, uma pequena cidade em Nebraska, fugir com a mãe grávida para libertá-la das mãos do padrasto violento. Por isso a garota se sujeita a trabalhar em um rancho. Como se o fato de passar o dia em companhia de porcos e fardos de feno não fosse ruim o bastante, ela ainda é obrigada a conviver com o mau humor do chefe Ian Parker, um completo idiota também conhecido como o maior pegador da cidade. Para Ian, o rancho é apenas um meio de ganhar a vida. Ele sonha com música, palcos e uma grande plateia gritando seu nome, porém, por mais que ele e a banda se dediquem, sempre parece faltar às canções aquele “algo a mais” que o tirará das pocilgas e colocará no topo da lista da Billboard. Assustado, Ian encontra resposta ao se aproximar de Hazel, um infeliz e belo lembrete do passado que ele tanto tenta sufocar.Gênios tão diferentes, desejos tão distintos… ainda assim a amizade encontra solo fértil para fincar raízes, e, surpresos, Ian e Hazel percebem que existe muito mais em comum entre os dois do que suspeitavam. Também começam a desconfiar que um “melhores amigos” pode não ser o suficiente para explicar o que anda acontecendo entre eles. Que linda melodia são Hazel e Ian! Um romance de tirar o fôlego e aquecer o coração com a certeza de que, não importa se a estrada é acidentada, uma luz sempre estará acessa na varanda de casa para iluminar o caminho.

O Mar Sem Estrelas
Erin Morgenstern
Morro Branco

Da autora best-seller de O Circo da Noite, uma história de amor atemporal se desdobra em um mundo secreto debaixo da terra ― um lugar de piratas, pintores e navios que navegam sobre um Mar Sem Estrelas. Quando Zachary Ezra Rawlins descobre um misterioso livro escondido na biblioteca de sua universidade, isso o leva a uma busca como nenhuma outra. Em meio a suas inebriantes narrativas sobre prisioneiros apaixonados e cidades perdidas, ele se depara com algo impossível: uma história de sua própria infância. Determinado a obter respostas que este livro sem título ou autor se recusa a prover, Zachary deve seguir as únicas pistas que encontra na capa – uma abelha, uma chave e uma espada. Em seu caminho, surgem duas pessoas que mudarão o curso de sua vida: Mirabel, uma impetuosa pintora de cabelos cor-de-rosa, e Dorian, um belo e enigmático homem descalço. Navegando por bailes de máscaras e sociedades secretas, este é só o início de uma missão que o levará a um estranho labirinto subterrâneo, às margens do Mar Sem Estrelas. Um mundo maravilhoso de túneis sinuosos, cidades perdidas, amantes eternos e histórias a serem preservadas, custe o que custar…

Risque Esta Palavra
Ana Martins Marques
Companhia das Letras

Novo livro de uma das vozes mais extraordinárias da poesia contemporânea. A poesia de Ana Martins Marques atesta que as palavras são capazes de tudo: de absorver o que está ao redor ― na tentativa de compreender o mundo ―, mas, sobretudo, de criar novos mundos. Em seus versos, que nascem da observação e da curiosidade, a linguagem às vezes serve para pensar. Outras vezes, as palavras são deixadas de lado e dão lugar a um “buraco/ cheio de silêncio”. E então a poeta conclui: “um poema não é mais/ do que uma pedra que grita”. Em Risque Esta Palavra, uma das vozes mais celebradas da literatura hoje cria uma espécie de inventário de experiências afetivas. Com clareza, inquietação e extrema habilidade, Ana Martins Marques mapeia os encontros e desencontros, a paixão e o luto, e prova que “quase só de palavras/ se faz o amor”.

Irmão do Jorel: Livro Fenomenal
Irmão do Jorel
HarperCollins

Para começar o ano letivo com o pé e a galocha direita, tudo o que o Irmão do Jorel queria era o caderno brutal, que tem o Steve Magal surfando num míssil na capa, adesivos brilhosos e um kit de camuflagem pra matar aula. Todas as crianças de sua sala ganharam um, mas ele não. Ele ganhou este antigo caderno do Jorel, com todas as páginas devidamente apagadas com borracha por seu pai, que o chama de “caderno fenomenal”. “Fenomenal”… O que tem de fenomenal em um caderno velho e encardido? A princípio, não muita coisa. Mas quem conhece o irmão do Jorel sabe que, com ele, as situações mais cotidianas transformam-se nas aventuras mais alucinantes. E um caderno reaproveitado transforma-se no hilário Livro Fenomenal do Irmão do Jorel. São quase 200 páginas de histórias épicas e exclusivas escritas e ilustradas pelo próprio Irmão do Jorel!

A Vida Submarina
Ana Martins Marques
Companhia das Letras

Livro de estreia de um dos principais nomes da poesia contemporânea, agora reeditado pela Companhia das Letras. Publicado pela primeira vez em 2009, A Vida Submarina combina rara sensibilidade e excepcional talento para a observação de tudo o que nos rodeia ― xícaras, cortinas, camas, fotografias. O poema, Ana Martins Marques conclui, é lugar para pensar. O fazer poético, a mobília doméstica, o desejo amoroso, a noite silenciosa, os hotéis em baixa temporada, o tempo que corre: tudo pode ser formulado no espaço do verso. Lançados ao mundo “com a coragem suicida/ dos barcos de papel”, Ana revela que os poemas aprendem com o mar “a colocar os corpos em perigo”.

Degeneração *
Fernando Bonassi
Record

Com uma narrativa seca e dura, Degeneração é um romance sobre o atual momento do país, desde a ditadura militar até seus reflexos na ascensão de Bolsonaro ao poder. Fernando Bonassi, roteirista, dramaturgo e escritor, é uma das vozes contemporâneas mais importantes que temos. Seus textos ― roteiros, peças, romances e contos ― registram, sob o olhar privilegiado de quem conhece as mazelas da sociedade brasileira, os vários revezes pelos quais o Brasil passou. Degeneração, seu novo romance, narra a saga de um filho que precisa liberar o corpo do pai que acaba de morrer e está no necrotério de um hospital público de São Paulo, às vésperas da eleição que colocará Jair Bolsonaro e a extrema direita no poder. A partir desse pano de fundo, o narrador-personagem se vê então diante de um confronto íntimo protagonizado pela figura do pai, o que o leva a fazer uma retrospectiva da história dos dois, de sua infância, remontando desde a um episódio traumático a que o pai o submeteu até a descoberta de que o mesmo, na ditadura, agiu como delator e assistente de torturadores, colaborando para um batalhão da PM. Degeneração é o retrato dos subúrbios brasileiros, habitados por uma classe média baixa que luta, se defende e sobrevive com todas as armas que possui, flagelada pela violência e pela falta de perspectivas. É também uma leitura contundente sobre a história do Brasil, da ditadura ao momento atual, em que o país permitiu a ascensão de Bolsonaro, da extrema direita e das milícias ao poder.

A Mulher de Branco
Wilkie Collins
Martin Claret

Inspirado por diversos crimes que haviam chamado a atenção pública, em uma época de jornais sensacionalistas e de leitores que clamavam por escândalos, Wilkie Collins começou a escrever A Mulher de Branco em 15 de agosto de 1859. O leitor é transportado para a Inglaterra vitoriana ao presenciar o encontro misterioso de Walter Hartright com a Mulher de branco, que cruza seu caminho em uma rua de Londres. A obra apresenta o que ficou conhecido como “romance de sensação”, com um estilo que prende o leitor da primeira à última página. Repleto de mistérios, segredos, episódios de loucura e mansões cravadas no interior da Inglaterra, A Mulher de Branco segue sendo um dos títulos exponenciais do romance vitoriano inglês.

De Repente, Esclerosei: Um Faz de Conta de Verdade
Marina Mafra
Martin Claret

Mitali Montez possui um arquivo pessoal de mágoas. Protege e ama incondicionalmente Aurora, sua melhor amiga e única família. É surpreendida pelo destino ao conhecer Dimitri Mifti, um moço com habilidades para derreter o seu coração gelado. O retorno misterioso do pai muda a perspectiva do seu passado, mas é através da adaptação com o diagnóstico de Esclerose Múltipla que ela percebe a necessidade do perdão para encontrar a paz que não sabia que precisava.

O Grande Livro dos Vampiros
Stephen Jones
Pipoca e Nanquim

Uma das antologias mais importantes com o tema “vampiros” chega ao Brasil pela editora Pipoca e Nanquim, reunindo 35 fabulosos contos criados por algumas das maiores escritoras de ficção sobrenatural, que ajudaram a consolidar o gênero do horror como uma tradição literária, iniciada no século 19 e que perdura até os dias de hoje. Das clássicas histórias de Edith Nesbit, Mary E. Wilkins-Freeman e Mary Elizabeth Braddon, às encarnações modernas de renomadas escritoras como Poppy Z. Brite, Nancy Kilpatrick, Tanith Lee, Caitlin R. Kiernan e Pat Cadigan, os ladrões de sangue e devoradores de almas presentes nesta obra vão de lordes sensuais a maníacos sanguinários, de atormentados e incompreendidos aos irremediavelmente malignos. Horror, suspense, sensualidade, mistério e aventura se mesclam em histórias que ora reinterpretam o mito do vampiro, ora abraçam suas origens góticas e vitorianas. Entre as crias da noite presentes nesta coletânea, prepare-se para encontrar o vampiro com ares byronianos, Saint-German, de Chelsea Quinn; a heroína desmorta Sonja Blue, de Nancy A. Collins, a detetive da noite Vicki Nelson, de Tanya Huff, e os amantes de eras idas, Karl e Charlotte, de Freda Warrington. O Grande Livro dos Vampiros traz também o único conto escrito pela Rainha da Literatura de Vampiros, Anne Rice, e conta com um prefácio e um conto original de autoria da atriz Ingrid Pitt, estrela dos filmes da Hammer Condessa Drácula e Carmilla: A Vampira de Karnstein. Compilada originalmente pelo lendário editor britânico Stephen Jones, a edição brasileira tem 724 páginas em papel pólen soft, fitilho marca-página e capa dura com uma ilustração exclusiva produzida pelo artista Wagner William (Silvestre) e projeto gráfico da designer Giovana Cianelli.

Todos os Contos
Julio Cortázar
Companhia das Letras

Pela primeira vez no Brasil, todos os contos do autor argentino, reunidos em dois volumes com capa dura, numa caixa com projeto gráfico especial. “A verdadeira revolução de Cortázar está nos contos. Neles, Cortázar não experimentou: ele encontrou, descobriu, criou algo que não perece”, anotou o escritor Mario Vargas Llosa. Com novas traduções de Heloisa Jahn e Josely Vianna Baptista, uma edição com os contos completos de Julio Cortázar chega pela primeira vez ao leitor brasileiro. Considerado um dos autores mais inventivos do século XX, Cortázar modificou para sempre o gênero e escreveu clássicos como “Casa tomada”, “A autoestrada do sul”, “Carta a uma senhorita em Paris”, “Continuidade dos parques”, “As babas do diabo”, “A ilha ao meio-dia”, entre muitos outros. Esta edição de Todos os Contos, em dois volumes com capa dura e mais de 1200 páginas, vem em uma caixa com projeto especial de Elaine Ramos. Bestiário, Todos os Fogos o Fogo, As Armas Secretas, Octaedro, Fim do Jogo, Histórias de Cronópios e de Famas, todos os livros fundamentais de Cortázar estão aqui. A edição conta ainda com os dois célebres ensaios do autor sobre a escrita de contos, “Alguns aspectos do conto”, de 1963, e “Do conto breve e seus arredores”, de 1969, além de um estudo do crítico argentino Jaime Alazraki sobre o Cortázar contista.

Herança
Miguel Bonnefoy
Vestígio

A casa da Rua Santo Domingo, em Santiago do Chile, escondida detrás de seus três limoeiros, já abrigou várias gerações da família Lonsonier. Vindo das montanhas francesas do Jura com uma videira num dos bolsos e alguns francos no outro, o patriarca ali se instalou no final do século XIX. Ali também seu filho Lazare, de volta do inferno nas trincheiras, viverá com sua esposa, Thérèse, e construirá em seu jardim o mais bonito dos aviários andinos. Ali também nascerão os sonhos de fuga de sua filha, Margot, uma pioneira da aviação, e ali ela se unirá a um estranho soldado do passado para dar à luz Ilario Da, o revolucionário. Muitos anos depois, um drama sangrento atingirá os Lonsonier. Apanhados por uma tempestade, eles voarão juntos em direção ao seu destino, carregando como herança apenas a misteriosa lenda de um tio desaparecido. Neste deslumbrante afresco que se desenrola em ambos os lados do Atlântico, Miguel Bonnefoy pinta o retrato da linhagem de uma gente desenraizada, cujos terríveis dilemas, habitados pelas feridas de uma grande história, revelam a sua profunda humanidade.

Andrizy Bento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s