Essa Tal de Gang 90 & as Absurdettes (1983) – Gang 90 & as Absurdettes

Data de Lançamento: 1983
Faixas: 10 faixas
Duração: 36:03
Estilo: Pop Rock
Produção: Luiz Fernando Borges
Gravadora: RCA Victor/BMG

Lado A
Nosso Louco Amor
Românticos A Go-gô
Telefone
Eu Sei, Mas Eu Não Sei [i Know But I Don’t Know]
Convite Ao Prazer

Lado B
Dadá Globe Orixás (spaced Out In Paradise)
Perdidos Na Selva
Noite e Dia
Mayacongo
Jack Kerouac

Apesar de uma carreira meteórica, Júlio Barroso fez história com sua banda Gang 90 & as Absurdettes, uma das responsáveis pela explosão do rock brasileiro no cenário fonográfico da década de 1980, e que fez o músico se destacar como um dos maiores compositores do país. Um dos registros que mostra a genialidade dessa figura é o álbum lançado em 1983, intitulado Essa Tal de Gang 90 & as Absurdettes.

Após participar do Festival MPB Shell em 1981, se apresentando para o público pela primeira vez,  a Gang 90 lançou um compacto produzido por Nelson Motta, que incluía a canção com a qual concorreram no festival: Perdidos na Selva. Com o sucesso da música e a consagração como um dos precursores da New Wave no Brasil, o grupo foi convidado a gravar um LP. O disco trazia músicas contendo generosas doses de bom humor, romantismo e a influência do bom e velho rock estrangeiro aliada ao tropicalismo. O álbum também contou com algumas participações especiais de músicos renomados na função de instrumentistas, como Wander Taffo da banda Rádio Táxi, Guilherme Arantes, Gigante Brasil e Luiz Paulo Simas.

Além do já citado sucesso Perdidos na Selva (que, no disco, ganhou um ritmo mais acelerado do que na versão do compacto), o álbum trazia outros clássicos como Telefone, Convite ao Prazer e Nosso Louco Amor (tema de abertura da novela Louco Amor, de 1983, da Rede Globo). Destaque também para Noite e Dia que foi uma parceria de Júlio com o cantor Lobão (que, anos mais tarde, gravou a mesma para seu álbum, O Rock Errou) e Eu Sei Mas Eu Não Sei (versão de Júlio Barroso para a música I Know But I don’t Know, composição de Frank Infante do Blondie).

Esse foi o primeiro e único disco da banda com seu criador, vocalista e letrista, Júlio Barroso, que morreu no ano seguinte. Infelizmente, os discos posteriores sem a presença dele não foram mais a mesma coisa, com a Gang 90 caindo no ostracismo e encerrando suas atividades um pouco antes do fim da década de 1980.

O disco vendeu 40.000 cópias e, sem dúvida, deixou um legado, e é procurado até hoje por muitos colecionadores, amantes da era de ouro do rock nacional. Em 1997, o clássico álbum ganhou uma versão em CD.

Adryz Herven

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s