Original
A banda argentina Soda Stereo, um dos grandes nomes do rock latino, gravou De Música Ligeira para o seu quinto álbum, Canción Animal de 1990. A música foi composta pelo vocalista e guitarrista Gustavo Cerati e pelo baixista Zeta Bosio e se converteu em um dos sucessos mais emblemáticos da banda. A letra começou a ser desenvolvida em uma passagem de som do trio pelo México. A história da canção não é sobre amor como muitos pensam e, sim, sobre música. Sobre o desejo de compor e a intenção de criar canções para serem grandes sucessos – algo que os primeiros versos sugerem. A música ocupou a 1ª posição no ranking das 500 melhores canções de rock latino-americano da Al Borde (revista de música americana, fundada em Los Angeles em 1997, dedicada ao público hispânico) no ano de 2006, sendo eleita a melhor canção de rock latino-americano de toda a história.
Versões
Os Paralamas do Sucesso gravaram uma versão em português da canção, em 1996, intitulada, Música Ligeira, presente no disco 9 Luas. A versão ficou a cargo do vocalista, Herbert Vianna, grande fã do Soda Stereo. A letra ficou ligeiramente parecida com a original.
Em 2002, foi a vez do Capital Inicial apresentar sua versão de De Musica Ligera também em português, só que com um título diferente: À Sua Maneira, faixa do álbum Rosas e Vinho Tinto. Essa versão, feita pelo vocalista Dinho Ouro Preto, se tornou uma das músicas mais populares da banda e foi altamente executada na época. A letra também ficou bem próxima da original.
Detalhe: Os integrantes do Capital Inicial só descobriram a versão dos Paralamas do Sucesso depois que já tinham gravado a sua própria.
Adryz Herven
Grande clássico do Rock Latino!!!
Quero complementar também dizendo que o Capital Inicial tem uma segunda tiragem do CD Rosas e Vinho Tinto com 2 faixas bonus, 1 delas é a versão dessa música cantada pelo Dinho Ouro Preto com a letra original (em espanhol).
Oi, Ricardo! Valeu pela contribuição e visita 😉
Sou um mega fã da Soda e inclusive vivo falando deles ou da carreira solo do Gustavo em meu blog… Eu conheci antes a versão dos paralamas, e jurava que a versão do capital era adaptação dos paralamas. Depois que conheci Soda a coisa mudou. Pra mim, os caras tão no nível da Legião, só que em espanhol.