Leão da Montanha

Depois de ter dado o ar da graça em desenhos de outros personagens no ano de 1959, essa famosa figura dos estúdios Hanna-Barbera passou a estrelar na TV sua própria série animada em 1961, tornando-se um sucesso entre os personagens do estúdio: o Leão da Montanha (Snagglepuss no original).

A série animada, que estreou em 30 de janeiro de 1961 e se encerrou em 30 de dezembro do mesmo ano, totalizando 32 episódios, contava a história de um leão antropomórfico cor de rosa, que usava gola e punhos de camisa social e uma gravata borboleta que remetia a um estilo anos 1940. De vez em quando, também usava uma cartola que variava de cor. O personagem morava em uma caverna que sempre procurava deixar de seu agrado. Sobre sua personalidade, ele era gentil, com uma fala mansa, charmoso, com um jeito refinado, muito educado e cheio de elegância. Também demonstrava uma admiração pelo dramaturgo inglês William Shakespeare, a quem adorava citar. Às vezes, tentava resolver algumas situações ao longo dos episódios, porém, na maior parte do tempo, acabava tornando tudo ainda pior, já que era bastante azarado.

Seu bordão, sempre recordado pelos fãs de desenhos animados até hoje, era: Saída pela direita/esquerda/para cima/para baixo”, dito quanto alguma coisa se complicava e variava conforme a situação. Além dessas, haviam outras frases de efeito que ele usava durante os episódios. Também não podemos esquecer que o personagem possuía um inimigo: um caçador conhecido como Major Minor, com quem tinha uma relação ao estilo Pernalonga e Hortelino ele sempre tentava capturar o Leão da Montanha, mas sempre falhava em seu intento, se dando mal no final. 

O personagem foi inspirado no Leão Covarde do filme Mágico de Oz de 1939, interpretado pelo ator Bert Lahr. Falando no ator, vale lembrar que o Leão da Montanha também repetia uma clássica frase dita por Bert no filme Meet the People, de 1944:  Heavens to Murgatroyd” que, em português, ficou:  Pelas Barbas de Netuno”

Como já dito, antes de se consagrar em seu desenho próprio, o personagem havia participado de outras séries animadas, sendo sua primeira aparição com o nome de Snaggletooth, na série do Pepe Legal ainda – com a cor do pelo alaranjada ao invés de rosa e como o antagonista da história, sendo um fora da lei surrupiador de ovelhas, impedido por Pepe a cada nova tentativa de furto. Ainda com o tom laranja, fez uma ponta no desenho da dupla de detetives Olho Vivo e Faro Fino no episódio Big Cat Caper; e com pelo marrom, teve participação em Bibo Pai e Bob Filho.

Além das aparições, ainda como o protótipo do personagem, ele também apareceu depois do fim da sua série em outros desenhos, o que evitou que o personagem caísse no esquecimento (uma vez que ficou sumido por quase uma década!). Em Ho-Ho-Límpicos, ele era o apresentador ao lado do Lobo Bobo do desenho É o Lobo! Além dessa, teve várias outras participações em séries, especiais e filmes protagonizados pelo personagem Zé Colméia. Também não podemos deixar de citar A Noite de Natal do Gasparzinho e o Bom, o Mal e o Dom Pixote.

No Brasil, ele passou por algumas emissoras, como a antiga TV Record, TV Rio, a primeira fase da TVS, TV Bandeirantes e o canal pago Boomerang. A dublagem da animação ficou por conta dos estúdios da AIC/São Paulo.

O personagem foi reimaginado e repaginado em 2018 pelo roteirista Mark Russell para a linha de HQs da Hanna-Barbera produzida pela DC Comics, estrelando uma minissérie em quadrinhos. Nela, o Leão da Montanha é apresentado como um roteirista homossexual ou, nas palavras do próprio Russell, “um dramaturgo gótico gay”, inspirado no escritor Tennessee Williams. Sua primeira aparição com essa nova abordagem ocorreu durante o crossover entre Suicide Squad/Banana Splits Annual.

Adryz Herven

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s