[Versões e Regravações] Starman – David Bowie

A original:

Uma das músicas mais lendárias do Camaleão do Rock, David Bowie, é sem dúvida, Starman. Ela foi originalmente lançada em um compacto em abril de 1972. Em junho do mesmo ano, o single acabou virando uma faixa do aclamado disco The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars, no qual entrou tardiamente por insistência de Dennis Katz da RCA Records. A canção conta a história de um homem do espaço que adoraria vir à Terra, mas que poderia impactar as pessoas com sua chegada. Foi um grande sucesso, e não dá pra esquecer a apresentação antológica de Bowie a interpretando no programa Top of the Pops, vestido como o performático personagem Ziggy Stardust.

Versão(ões):

A banda Gaúcha Nenhum de Nós, que já havia ficado conhecida com o primeiro disco em 1987, gravou, em 1989, o segundo álbum, Cardume. Nesse, foi incluída a versão brasileira de Starman. A canção, em português, se chama O Astronauta de Mármore. Eles iriam gravar primeiramente em inglês, mas o produtor do disco pediu para que a banda fizesse uma versão nacional. Sob pressão e pensando no que poderiam incluir na letra, o Nenhum de Nós escreveu como se contasse uma terceira parte da história do lendário personagem criado por Bowie, Major Tom, que apareceu nas letras das canções Space Oddity e Ashes to Ashes. Fez um grande sucesso, a ponto de ser a música mais conhecida do grupo e estourou nas paradas de sucesso daquele ano, levando a banda ao estrelato do rock nacional.

Em 2004, o cantor Seu Jorge, gravou o álbum The Life Aquatic Studio Sessions, para a trilha do filme A Vida Marinha com Steve Zissou (The Life Aquatic with Steve Zissou) do conceituado (e conceitual) diretor Wes Anderson. Além disso, o músico participou da produção como ator. O álbum trazia apenas versões em português em formato acústico de músicas de David Bowie, e uma delas, claro, foi Starman. O músico optou por aproveitar a versão já existente, a própria Astronauta de Mármore do Nenhum de Nós para incluir em seu trabalho.

Adryz Herven

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s