Pure Morning – Placebo

É até irônico que seja de uma música chamada Pure Morning (manhã pura), um videoclipe tão denso e impactante como este dirigido por Nick Gordon. O vídeo traz Brian Molko, líder da influente banda britânica de rock alternativo, Placebo, com a característica maquiagem carregada que sempre marcou seu estilo andrógino; um figurino todo preto composto por camisa polo com fendas nos ombros e leggins apertadas; e esmalte da mesma cor nas unhas das mãos e dos pés. Molko interpreta um potencial suicida prestes a pular de um prédio na esquina entre a Savoy Street e Savoy Hill em Londres. Os outros integrantes do trio, Steve Hewitt e Stefan Olsdal, aparecem no vídeo sendo algemados e conduzidos a uma viatura policial. Os dois são presos por crimes que não são explicados no clipe.

Vemos a imprensa no local, cobrindo a cena, uma equipe de policiais e autoridades presentes que tentam dissuadir o personagem de Molko a cometer o ato e transeuntes angustiados que acompanham o caso observando o personagem, que se encontra em pé no parapeito de uma janela do prédio. Um dos policiais corre pelo edifício na tentativa de impedir Molko de pular, mas quando ele alcança a janela, já é tarde demais. O personagem inclina-se para frente e se joga. Há uma intensa comoção entre os espectadores da cena. No entanto, ao invés de cair, Molko passa a caminhar verticalmente pela lateral do prédio. As expressões de aflição e desespero dos que acompanham o caso lá embaixo passam a ser de assombro, confusão e surpresa. Menos para os outros integrantes da banda, que parecem divertir-se com o ocorrido.

Lançado em 1998, o vídeo de 3:55 tem uma fotografia surpreendente. Todo em slow motion, o clipe intercala uma profusão de planos-detalhe (a câmera constantemente foca em olhos, bocas e mãos) com planos mais abertos e médios. Há um cuidado impressionante na composição dos enquadramentos (repare na xícara de café que cai quando o policial está correndo e esbarra no carrinho bar, tornando o clima ainda mais dramático) e, embora o clipe seja colorido, com especial destaque para algumas tonalidades como o amarelo do uniforme dos bombeiros, ele é marcado por uma atmosfera cinzenta, conferindo mais densidade à narrativa visual.

A faixa Pure Morning faz parte do segundo álbum de estúdio da banda, o Without You I’m Nothing que contém o sucesso Every You Every Me, trilha sonora memorável do filme Segundas Intenções. Pure Morning obteve êxito nos Estados Unidos, alcançando a posição de número 19 na Billboard Hot Modern Rock Tracks, uma parada musical dedicada exclusivamente a rankear hits alternativos; e ainda alcançou a colocação 4 no UK Singles Chart.

O diretor, Nick Gordon, é conhecido por seu trabalho com publicidade, tendo dirigido propagandas da Volkswagen e da Amazon TV no Reino Unido, em 2017. Em sua videografia, ainda constam clipes de bandas como o The Kooks, Muse, Semisonic, Eagle-Eye Cherry e Supergrass. Confesso que, ao pesquisar sobre o diretor, fiquei surpresa e desapontada que ele não tenha tantos créditos em seu currículo, visto que Pure Morning é uma amostra bastante impressionante de seu talento.

Confira abaixo esse verdadeiro clássico dos videoclipes:

😉

Andrizy Bento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s