Legião Urbana (1985)

2 - capa do disco

Data de Lançamento: 2 de janeiro de 1985
Duração: 37:09
Faixas: 11 faixas
Estilo: Rock, Pós-Punk, Rock Alternativo, Punk Rock
Produção: José Emílio Rondeau
Gravadora: EMI – Odeon

Lado A
Será
A Dança
Petróleo do Futuro
Ainda É Cedo
Perdidos no Espaço
Geração Coca-Cola

Lado B
O Reggae
Baader-Meinhof Blues
Soldados
Teorema
Por Enquanto

Edição especial Legião Urbana 30 Anos CD 2
Geração Coca-Cola (demo 1983)
Ainda é cedo (demo 1983)
A Dança (demo 1983) – part Herbert Vianna
Química (Clip Pirata)
Perdidos no Espaço (Outtake
O Reggae (Outtake)
Renato Apresenta
Ainda é cedo (take 9)
Será (Outtake)
Chamadas de rádio
Petróleo do Futuro (demo BSB)
Ainda é cedo (demo BSB)
Teorema (demo BSB)
Aduuuuuuhhh!! (ao vivo)
Profecia de Renato
Por Enquanto (Outtake)
A Dança (remix Mario Caldato) part Herbert Vianna
O Reggae (remix Liminha)

4 - contra capa

A Legião Urbana começou 1985 com o pé direito, pois, no segundo dia do ano foi lançado o seu primeiro disco, autointitulado, que tornou o grupo brasiliense conhecido em território nacional, dando início ao seu legado e a uma era de sucesso, cimentando o nome da banda na história do rock brasileiro.

A princípio, a Legião pensou em gravar um compacto simples, com apenas duas músicas. Portanto, foram para o Rio de Janeiro para realização do projeto, nos estúdios da gravadora EMI-Odeon. No entanto, estavam com dificuldade para conseguir um produtor, já que Marcelo Sussekind recusou o convite e Rick Ferreira teve divergências com o grupo. Mayrton Bahia teve de incentivar a banda a permanecer na gravadora, uma vez que a Legião estava quase desistindo do trabalho. José Emílio Rondeau foi até à EMI pedir para produzir o disco, depois que soube do contrato que eles assinaram com a gravadora. O álbum, então, não seria mais um compacto, mas sim um LP. O relacionamento da banda com o produtor não foi dos melhores, chegaram até a implorar para José continuar quando ele já estava entrando no carro com toda a intenção de ir embora.

Um detalhe que vale lembrar, é que a banda, que tinha começado como um trio formado por Renato Russo, Marcelo Bonfá e Dado Villa-Lobos, já havia se tornado um quarteto durante a gravação do primeiro disco, com a entrada de Renato Rocha no baixo. Isso porque o vocalista, Renato Russo, que também assumia o instrumento no início, ficou impossibilitado de manusear o mesmo após cortar os pulsos…

3 - legiao-urbana

Quando se encerraram as gravações, Renato Russo não gostou do resultado final, porque ele queria que parecesse algo feito ao vivo com os integrantes tocando juntos, mas só conseguiu atingir esse nível com a canção Petróleo do Futuro. Apesar de tantas dificuldades, saiu um belo trabalho.

O hit escolhido pra ser a primeira música de trabalho foi Será, que ganhou até um videoclipe gravado na boate noturna Rose Bom Bom – foram três dias de gravações. Além dela, o LP ainda trouxe outras músicas que se tornaram hinos para os fãs na voz do inesquecível Renato Russo, sendo os clássicos Geração Coca-Cola (canção escrita por Renato, que fazia parte do repertório de sua antiga banda, o Aborto Elétrico), Ainda é Cedo, Soldados e Teorema.

O álbum está na 40ª posição da lista da revista Rolling Stones Brasil dos 100 maiores discos da música brasileira. O LP vendeu 550 mil cópias; sendo relançado diversas vezes com o passar dos anos.

Vale registrar por aqui a edição especial de 2016, lançada pela Universal Music como CD duplo com o nome de Legião Urbana 30 Anos. Um dos discos trazia apenas as faixas originais e o outro continha as faixas remixadas, demos, dentre outras raridades.

Adryz Herven

2 comentários em “Legião Urbana (1985)”

  1. A canção Será faz parte da minha infância. Eu morava em uma casa, onde o piso era de taco e minha mãe passava cera nele. A cera tava tão presente em nosso cotidiano, que eu ingenuamente acreditava que Será era uma ode ao produto de limpeza de chão. Tanto que eu chamava Será de “a música da cera”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s