Mais Filmes Ambientados na Década Perdida

Há algum tempo, meu colega, Windson Alves, escreveu um artigo aqui no site, elencando e comentando sete filmes ambientados na famosa década perdida, ou seja, os anos 1980. Aqui, lhes apresento a parte 2 do post, falando de mais cinco filmes que retratam a referida década e que vale muito a pena serem citados.

Donnie Darko (Donnie Darko)
Direção: Richard Kelly
2001

2 - donnie-darko-new-test_0-01

História ambientada no ano de 1987. Ao sair da cama, no meio da noite, para ouvir a profecia de um coelho macabro (James Duval) de que o mundo irá acabar em 28 dias, o brilhante adolescente Donnie Darko (Jake Gyllenhaal), escapa da morte acidentalmente, pois, naquele exato momento, uma turbina de avião despenca sobre o teto de seu quarto. A partir daí, o misterioso coelho passa a surgir em suas visões, lhe dando ideias e incentivando a realizar atos inconsequentes. Donnie começa a investigar mais sobre as previsões e a respeito de viagens no tempo, desenvolvendo uma verdadeira obsessão. Muitas coisas estranhas passam a ocorrer na vida do garoto e, consequentemente, das pessoas à sua volta.

X-Men: Apocalipse (X-Men: Apocalypse)
Direção: Bryan Singer
2016

3 - xmenapocalypse

Em 1983, o mais antigo mutante da história, Apocalipse (Oscar Isaac), está disposto a dominar o mundo com seus ideais de supremacia mutante e dizimar todos os humanos. Para isso, reúne quatro cavaleiros: os mutantes Psylocke (Olivia Munn), Anjo (Ben Hardy), Tempestade (Alexandra Shipp) e Magneto (Michael Fassbender). Este último aceita a proposta após uma nova tragédia acontecer em sua vida. O professor Charles Xavier (James McAvoy), que acredita na convivência pacífica entre humanos e mutantes, é sequestrado por Apocalipse. A ideia é utilizar os poderes telepáticos do professor para a concretização de seus planos. Mas os jovens alunos de Xavier, conhecidos como os X-Men: Jean Grey (Sophie Turner), Ciclope (Tye Sheridan) e Noturno (Kodi Smit-McPhee), ao lado dos mutantes veteranos, Mística (Jennifer Lawrence), Fera (Nicholas Hoult) e Mercúrio (Evan Peters) tentarão impedir Apocalipse e salvar seu mentor.

A Lula e a Baleia (The Squid and the Whale)
Direção: Noah Baumbach
2005

4 -a -lula-e-a-baleia

Lá por 1986, com o casamento em crise, Bernard (Jeff Daniels) e Joan (Laura Linney), acabam por negligenciar os filhos, dando pouca ou nenhuma atenção aos problemas dos garotos. O mais velho, Walt (Jesse Eisenberg), que está amadurecendo, só sabe criticar a mãe e defender o pai. Além disso, participa de forma desonesta de um concurso de música. O mais novo, Frank (Owen Kline), passa pela transição da infância para a adolescência de forma nada fácil. Enquanto isso, Joan desponta na carreira de romancista; a mesma que Bernard seguia e pela qual se tornou um grande sucesso no passado.

Podecrer!
Direção: Arthur Fontes
2007

Recém-chegada ao Brasil, no ano de 1981, Carol (Maria Flor), filha de exilados políticos, começa a freqüentar o colégio São Jorge, fazendo amizade com Melissa (Fernanda Paes Leme) e Silvinha (Liliana Castro) e se envolvendo com João (Dudu Azevedo). O jovem faz parte da banda mais conhecida da escola, ao lado dos amigos PP (Sílvio Guindane), Marquinho (Gregório Duvivier) e Tavico (Marcelo Adnet). Mas nem todos os alunos querem saber de integrar o círculo de amigos de Carol, como é o caso das patricinhas Duda (Júlia Gorman) e Ana Cláudia (Erika Mader). Essa última é considerada a garota mais bonita do colégio e faz de tudo para conquistar João. Além de intrigas, namoros, confidências, sonhos, conflitos e diversões, eles também se preparam para o futuro que se aproxima após a conclusão do colegial.

A Ressaca (Hot Tub Time Machine)
Direção: Steve Pink
2010

Em 2010, com suas vidas frustradas, sem nada de bom para se orgulharem, os quatro amigos, Adam (John Cusack), Lou (Rob Corddry), Nicky (Craig Robinson) e Jacob (Clark Duke), decidem passar uma noite em um resort, onde relembram os velhos tempos. Após beberem muito dentro da banheira de hidromassagem, que mal sabiam eles que era uma espécie de máquina do tempo, acordam com uma enorme ressaca no ano de 1986. Após o choque, logo os quatro se vêem com suas respectivas aparências da época – com exceção de Jacob, já que ele nasceu exatamente naquele ano. Com isso, eles se defrontam com algumas revelações surpreendentes, além de encontrarem a chance perfeita para consertar os erros do passado e ter a vida que sempre desejaram.

Adryz Herven

Uma consideração sobre “Mais Filmes Ambientados na Década Perdida”

  1. O coelho macabro me fez lembrar da fobia que o Julius (Terry Crews) tem por coelhos no seriado Todo Mundo Odeia o Chris.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s