[O que ver na quarentena] 7 Canais do Youtube Que Vale a Pena Conferir

O Youtube foi fundado em fevereiro de 2005, em San Mateo, no estado da Califórnia, Estados Unidos, por três ex- funcionários do PayPalJawed Karim, Steve Chen e Chad Hurley. Creio que, naquela época, eles nem sonhavam com a potência que sua ferramenta se tornaria dentro de pouco tempo. A mais popular dentre as plataformas de compartilhamento de vídeos é, hoje, de propriedade da Google (que irá dominar o mundo em algum ponto do futuro) e nela estão hospedados vídeos dos mais diversos gêneros, dentre videoclipes, trailers, filmes, reportagens, cenas curiosas, vídeos virais, fotoclipes, videoarte, fanvideos, vídeos amadores, vídeos profissionais, vídeos novos, vídeos antigos…

Grandes veículos de comunicação possuem seu próprio canal no youtube a fim de difundir e reproduzir conteúdos já exibidos em outras de suas mídias e redes, como a televisão ou portais noticiosos. Estúdios de cinema contam com canais oficiais na plataforma para compartilhar material promocional de seus filmes. Grandes nomes da indústria fonográfica, bem como músicos novatos, utilizam a ferramenta para promover seu trabalho. Anônimos gravam vídeos em casa falando sobre os mais diversos assuntos e upam no youtube.

A plataforma substituiu a televisão no imaginário de muita gente, especialmente da geração mais jovem. O termo youtuber se popularizou, referindo-se àqueles que criam e compartilham conteúdo para o site. Tem muita gente que encara o termo com preconceito (eu, por exemplo) porque hoje qualquer pessoa tem um canal no youtube para postar o que quiser. Às vezes sem filtro, sem pesquisa, sem responsabilidade, disseminando informações falsas (e aqui aplicamos outro termo que se popularizou: fake news). E, dependendo do número de inscritos em seus canais, portam-se como verdadeiras celebridades por aí… Lembram do que o Andy Warhol costumava dizer? No futuro, todos terão seus quinze minutos de fama. Ele acertou em cheio. Basta postar um vídeo que atraia milhões de espectadores para o seu canal e pronto. A pessoa já se acha no direito de ter camarim exclusivo e fazer pedidos excêntricos do tipo 800 toalhas brancas e 1200 garrafas d’água.

Mas apesar do ego que trouxe a fama negativa ao termo youtuber, existe, sim, uma galera produzindo conteúdo de qualidade para a plataforma. E, nessa quarentena, uma das dicas para ajudar a passar o tempo e enfrentar o tédio, é maratonar os vídeos dos canais listados abaixo. Tem para todos os gostos: nostalgia, cinema, novela mexicana, televisão, música pop, literatura e fofocas. Lembrando que, neste post, só foram elencados canais brasileiros. Quem sabe, em uma próxima oportunidade, não trazemos dicas de canais de outros lugares do mundo?

Por enquanto divirtam-se com as 7 dicas de canais que separamos para vocês.

Almanaque Latino

Canal feito na medida para quem curte teledramaturgia mexicana, o Almanaque Latino conta com mais de 87 mil inscritos e já ultrapassou a marca de oito milhões de visualizações. O canal apresentado por Thiago Fernandes (um verdadeiro especialista no assunto) traz vídeos novos todas as segundas e quintas e o conteúdo é capaz de atrair mesmo quem não se interessa muito por novela mexicana, dado o conhecimento, a pesquisa e o cuidado com que são produzidos os conteúdos dos programas. No canal, você encontra dezenas de listas de melhores novelas, piores novelas, os grandes sucessos, os maiores fracassos, vilãs mais emblemáticas, mocinhas mais insuportáveis, galãs que são verdadeiros boys lixo, novelas mexicanas mais sensuais, os melhores plot twists, os enredos mais nonsense (e tem vários!), razões para ver determinadas novelas, melhores e piores aberturas e perfis de grandes estrelas da teledramaturgia mexicana. No início, quando o canal foi criado, há dez anos, ele se propunha a postar trailers, conteúdos de DVDs e chamadas de novelas mexicanas. Somente há dois anos, o canal passou a investir na produção de programas com direito à vinheta e apresentador. Os vídeos são geralmente curtos, variando entre 8 e 12 minutos, com raras exceções que excedem ou ficam aquém dessa duração. Mesmo para quem não curte as produções da terra do Chaves, vale dar uma olhada no canal por conta das inúmeras curiosidades apresentadas e também pra rir de algumas situações bizarras que só poderiam acontecer mesmo em uma boa e velha produção mexicana.

Anderson Vieira

Esse é para os fãs de música pop. Especialmente a música pop gringa produzida da década de 1990 até os dias atuais. Sejamos francos: principalmente para os fãs das grandes divas do pop. Apresentado por Anderson Vieira, dono do blog Original Tune, o canal teve início do final de 2017. Em um vídeo sobre Britney Spears, Anderson declara sua paixão por uma das mais famosas princesas do pop e afirma que foi com a Britney que sua paixão pelo gênero floresceu. Assim como no blog, onde eram postadas novidades, notícias, listas, indicações e tudo relacionado à música pop, o canal segue pelo mesmo caminho. Em vídeos de 10 a 15 minutos de duração, ele se aprofunda no assunto em questão e destila todo o seu conhecimento. Contando, até o presente momento, com 263 mil inscritos e pouco mais de 20,5 milhões e meio de visualizações, você encontra no canal perfis de divas do pop, curiosidades acerca de grandes hits, listas de fracassos musicais que prometiam ser sucessos, os famosos “por onde anda”, os videoclipes mais polêmicos, covers que superaram os originais, profundas análises das carreiras de artistas consagrados e de outros que desapareceram… Sempre mostrando acuro na informação. Outro item que se destaca, além do carinho e do domínio de Anderson sobre o tema, é que o apresentador se expressa muito bem e possui uma voz relaxante, gostosa de ouvir. Só por isso, já dá vontade de passar o dia maratonando os vídeos de seu canal.

Bel Rodrigues

Atualmente, conta com 774 mil inscritos e algo em torno de 43 milhões de visualizações. O primeiro vídeo postado por Bel data de seis anos atrás. Em seu canal, a booktuber faz recomendações de livros, apresenta análises comparativas entre obras literárias e suas adaptações para o audiovisual, e ainda fala sobre outros assuntos como filmes e séries de TV. O que mais se destaca no canal de Bel, na minha opinião, é o seu interesse e vasto conhecimento acerca de criminologia. Aliás, a comunicóloga de 26 anos a frente do canal é especialista no assunto, tendo cursado pós-graduação em direito penal e criminologia. Os meus vídeos favoritos de Bel são os que ela indica obras sobre serial killers e crimes reais. Suas análises minuciosas e clínicas de temas tão densos rendem um conteúdo excelente.

Canal 90

Verdadeiro fenômeno do youtube, o Canal 90 é apresentado por Danilo Nogy, possui 2,37 milhões de inscritos e quase 400 milhões de visualizações. O canal está no ar há sete anos e, desde o início, seu objetivo é transportar os espectadores de volta à gloriosa década de 1990, trazendo muitas informações e curiosidades sobre um período marcante, especialmente para quem viveu sua infância nos anos 90, colecionando tazos, assistindo Disney Club e Chiquititas e ouvindo desde É O Tchan até Eros Ramazzotti nas rádios. Nogy resgata desenhos animados, músicas e artistas de sucesso, programas de TV, comerciais, lendas urbanas e brinquedos da época. Além de muita nostalgia, o canal se destaca também pela locução bem-humorada de Nogy, sempre fazendo alusões engraçadas e analisando os fatos de maneira cômica. Só quem viveu os anos 90, sabe como aquele período foi louco… O canal cresceu bastante e hoje não fala apenas da década de 90, é verdade, trazendo informações e curiosidades dos anos 80 e também do início dos 2000, mas sem perder sua identidade e essência. Dentre os conteúdos mais populares, estão suas bem sacadas séries de vídeos, tais quais famosos que mudaram de vida, famosos que perderam a paciência no ar, momentos que deram errado na TV, as maiores alfinetadas entre personalidades da mídia, programas que fracassaram rapidamente e pessoas que foram desmascaradas na TV. É um canal divertido, repleto de ótimas informações e que traz aquela deliciosa e impagável sensação de saudosismo.

Coisas de TV

Apresentado pelos afiados e com um talento invejável para destilar ironia, Larissa Martins e Fabio Garcia, o Coisas de TV, como o próprio nome sugere, traz análises, curiosidades, informações e dicas do que ver e o que não ver na televisão aberta, com especial foco para as telenovelas. No canal, que está há dois anos no ar, a duplinha munida de um infalível bom humor e sarcasmo, apresenta resumos e considerações acerca de novelas, minisséries e reality shows, discutem hits e flops da teledramaturgia nacional, personagens que caíram no gosto popular e outros rejeitados pelo público, twists dos enredos, tretas em bastidores e muita, muita Malhação. Atualmente, o Coisas de TV acumula 77,5 mil inscritos e mais de 11,5 milhões de views. Fortemente indicado para quem curte novela, Big Brother, Malhação (obviamente) e a sensacional e sempre trash programação dominical da TV.

Diva Depressão

Com 2,62 milhões de inscritos e mais de 420 milhões de visualizações, o Diva Depressão é um canal capaz de levantar seu humor nessa quarentena. Sem filtro e sem medo de tecer críticas e comentários venenosos acerca de celebridades e sub-celebridades, Filipe Oliveira e Eduardo Camargo trazem vídeos novos todas as segundas, quartas, quintas e sábados. São vídeos temáticos e lives divertidíssimas, nos quais o casal comenta figurinos exóticos e fofocas de personalidades da mídia, além de fazer análises bem-humoradas de programas de televisão, premiações e instagram de famosos. O Diva Depressão surgiu, primeiramente no facebook, em 2012, por meio de uma página de humor sobre celebridades, tendências e assuntos do momento. Logo Edu e Fih resolveram levar sua acidez também para o youtube, criando um canal que entrou no ar há quatro anos e, desde então, vem polemizando e nos divertindo com intrigas do mundo das celebs.

Entreplanos

Ótima opção para quem gosta de cinema, o Entreplanos traz análises críticas e profundas acerca de filmes. O canal teve início há quatro anos com um vídeo sobre o grupo de comediantes britânicos Monty Python. De lá pra cá, trouxe curiosidades dos bastidores de clássicos da sétima arte, reflexões sobre mensagens presentes em filmes, interpretações de obras cinematográficas complexas, estudos de personagens, análises de trilha sonoras marcantes, pesquisas acerca do que é fato e o que é ficção em filmes inspirados por eventos reais, comentários sobre obras controversas, críticas, perfis, dicas de produções pouco conhecidas do grande público. Enfim, uma verdadeira enciclopédia do cinema com vídeos criativos, bem elaborados, bem produzidos e com textos irretocáveis. O canal, que acumula 286 mil inscritos e quase 15 milhões de visualizações, traz um conteúdo bastante informativo. Didático, mas sem soar enfadonho. Eu falei mais acima sobre a voz do Anderson Vieira, pois a voz do apresentador do Entreplanos, Max Valarezo, também é uma delícia de ouvir. Opinião pessoal: a narração de Valarezo produz uma sensação relaxante, capaz de me acalmar em episódios de ansiedade e stress. Duvida? Dá uma passada no canal. Lembrando que tem vídeos novos toda quinta-feira.

E vocês? Tem algum canal que gostariam de indicar? Não deixem de nos informar 😉

Andrizy Bento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s