Data de Lançamento: 27 de junho de 1985
Duração: 36:35
Faixa: 11 faixas
Estilo: Rock, pós-Punk
Produção: Lulu Santos
Gravadora: WEA/Warner Music
Lado A
Televisão
Insensível
Pavimentação
Dona Nenê
Pra Dizer Adeus
Lado B
Não Vou Me Adaptar
Tudo Vai Passar
Sonho com Você
O Homem Cinza
Autonomia
Massacre
Em 1985, os Titãs lançaram seu segundo disco intitulado Televisão. Mesmo o disco não tendo tanta ênfase como o primeiro LP da banda – que havia se tornado febre um ano antes, com o hit Sonífera Ilha – os Titãs, de qualquer modo, vinham se destacando cada vez mais na cena do rock paulista que crescia durante a efervescente década de 1980.
O álbum recebeu esse nome, pois, de acordo com os integrantes dos Titãs, Televisão contava com uma grande diversidade musical; a cada faixa escutada, a sensação era de zapear pelos canais de TV, por onde passeiam variados estilos, desde músicas agressivas até as mais românticas. Esse trabalho foi produzido pelo cantor e compositor Lulu Santos, que vinha produzindo vários álbuns da Warner na época.
Este foi o primeiro registro musical a contar com a participação de Charles Gavin como baterista oficial dos Titãs, substituindo André Young que, por sua vez, ocupou o lugar de Gavin na conterrânea Ira!
Algumas das músicas que constam no álbum são bem lembradas pelos fãs, e tornaram-se hits emblemáticos da carreira da banda, tais quais a faixa-título do álbum, bem como Pra Dizer Adeus, Não Vou me Adaptar e Insensível.
Muito elogiado pela critica especializada na época, o trabalho é considerado um dos melhores discos do grupo, mas vendeu apenas 25 mil cópias, o que o avalia como um fracasso comercial. De todo modo, com o passar dos anos, acabou por se tornar um dos favoritos de muitos admiradores da banda, ganhando relançamentos em CD.
Adryz Herven