Olho Vivo e Faro Fino

Mais uma das várias séries de gato e rato produzidas pelos estúdios Hanna-Barbera. Só que dessa vez eles não eram inimigos; eram parceiros de trabalho. Snooper and Blabber (Olho Vivo e Faro Fino), estreou em 19 de setembro de 1959, como segmento do festival que também transmitia os desenhos Pepe Legal e Bibo Pai e Bobi Filho. Foram três temporadas, totalizando 45 episódios, encerrando em 20 de outubro de 1961. A série ainda contou com inúmeras reprises pela emissora CBS durante a década 1960.

A história girava em torno de uma dupla de gato e rato detetives, sendo paródia de clássicos filmes de investigação e mistério. Olho Vivo, o gato, que sempre se aventurava em muitos mistérios ou roubos, usava um chapéu com estampa quadriculada como o de Sherlock Holmes, repetia o bordão, “Pare, em nome da lei”, mas, geralmente, os casos eram resolvidos pelo seu ajudante, Faro Fino, o rato, que também usava um chapéu bem típico de personagens de filmes de investigação e idolatrava o seu chefe. Quando estavam no carro, a caminho das missões, o rato tirava a cabeça para fora do veículo e imitava uma sirene. Ambos trajavam os famosos sobretudos de detetives e tinham a própria agência. Na maioria das vezes, os casos não terminavam da forma como eles desejavam.

Uma curiosidade a destacar é que um protótipo do Leão da Montanha Snagglepuss também produzido pela Hanna-Barbera Productions – participou de um dos episódios da série (falarei disso melhor em outro post). Além dele, mais personagens de Hanna-Barbera estiveram presentes na animação. Além da própria série, os dois icônicos personagens fizeram participações expressivas em outros desenhos animados da produtora, como Ho-Ho-Límpicos competindo pela equipe Os Abelhudos; A Arca do Zé Colméia; Zé Colméia e os Caça Tesouros; além de uma breve aparição em Super-Secret Secret Squirrel nos anos 1990. O desenho Mega Liga MTV de VJs Paladinos parodiou a famosa animação em um episódio da segunda temporada, intitulado Olho Gordo e Sarah Fina.

No Brasil, foi exibido em várias emissoras de televisão, tais quais TV Excelsior, TV Tupi, Bandeirantes, Rede Manchete e SBT. A dublagem ficou a cargo dos estúdios AIC/São Paulo.

Adryz Herven

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s