The Fresh Prince of Bel-Air – Um Maluco no Pedaço

Uma das mais populares séries dos anos 1990, que impulsionou a carreira do já conhecido rapper norte-americano Will Smith como ator, The Fresh Prince of Bel-Air, conhecida no Brasil como Um Maluco no Pedaço, estreou na emissora norte-americana NBC no dia 10 de setembro de 1990 e teve seu encerramento no dia 27 de maio de 1996, totalizando seis temporadas e 148 episódios ao todo, se convertendo em um grande sucesso e um marco televisivo. A produção do seriado ficou a cargo do famoso produtor musical Quincy Jones, também responsável pela canção de abertura em parceria com o próprio Will Smith, que foi quem a interpretou, sendo creditado com o nome artístico: The Fresh Prince. O programa contou com diversas participações especiais e referências à cultura pop no decorrer dos anos de sua exibição.

A trama da sitcom gira em torno de William Smith, que atende apenas pelo apelido de Will; um adolescente de 17 anos, criado nos subúrbios da Filadélfia, cuja mãe, visando uma melhor educação para o filho, o manda para viver em Bel-Air, um bairro nobre de Los Angeles, ao lado dos tios. Ela também acredita que, assim, ele ficará longe de confusões e encrencas, uma vez que foi uma briga na qual ele se meteu que a fez tomar essa atitude.

Já na primeira cena da sitcom, Will bate à porta da mansão de seus tios – Vivian Banks (interpretada por Janet Hubert-Whitten até a terceira temporada e, posteriormente, por Daphne Maxwell Reid, da quarta em diante), uma professora universitária, irmã de sua mãe, e Philip Banks (James Avery), também conhecido como Phill, um conceituado advogado que, mais tarde, durante a série, torna-se juiz. Ele é o principal alvo das piadas de Will e vive tendo de livrar o sobrinho das enrascadas em que ele se mete.

Além do casal, Will também passa a conviver com seus primos – Hillary (Karyn Parsons), uma patricinha que acredita ser o centro do universo, só pensa em compras e é bem pouco inteligente; Carlton (Alfonso Ribeiro), que tem a mesma idade de seu primo, é ambicioso, gosta de bancar o diplomata, mas na maior parte das vezes age como um garoto de pouca maturidade; e Ashley (Tatyana Ali), a prima favorita de Will, que curte muitas das coisas que ele gosta e que, apesar de ser a caçula dos irmãos, é bem mais inteligente do que eles. Na casa, ainda conhecemos o mordomo Geoffrey (Joseph Marcell), com seu estilo refinado por conta de sua educação inglesa, e que é o faz tudo da mansão, muitas vezes reclamando de ser explorado pelos Banks, principalmente por Hillary. Na terceira temporada, um novo Banks entra no enredo: Nicky (Ross Bagley), o filho mais novo dos tios de Will, é um garoto esperto e curioso.

Com muito senso humor e sem noção do perigo, Will leva a vida arranjando problemas para seus familiares, tentando sair das confusões em que entra das maneiras mais absurdas possíveis. E, para isso, ainda conta com a companhia de seu inseparável amigo (na tela e fora dela), DJ Jazzy Jeff que interpretava o Jazz. Parceiros na música, repetiram a cumplicidade também no seriado.

Uma curiosidade é que a mansão dos Banks, quando vista por fora, tratava-se na verdade de uma residência construída em 1937 e que não estava situada em Bel-Air como no seriado, mas, sim, em outro bairro de Los Angeles: Brentwood. Já as cenas que se passavam no interior da casa, obviamente, eram rodadas em estúdio. Aliás, da primeira para a segunda temporada, o cenário sofreu drásticas alterações e mudanças, especialmente na decoração e layout da cozinha e sala da mansão que eram, precisamente, onde se passavam a maioria das cenas.

Outra informação que também vale a pena destacar é a mudança de atriz que interpretava a fundamental personagem Tia Vivian. Devido a vários desentendimentos entre Janet Hubert-Whitten e Will Smith nos bastidores da série, ela acabou sendo demitida do programa. Na época, os produtores alegaram que sua demissão era justificada devido à gravidez da atriz, o que não fazia nenhum sentido, já que a personagem também ficou grávida na trama. No final da terceira temporada, foi substituída por Daphne Reid, que ficou até o último ano do programa.

A série quase foi finalizada na quarta temporada, com o retorno de Will à Filadélfia. O protagonista comunicava ao tio Phill por telefone que não iria mais voltar para Bel-Air. No entanto, os fãs se revoltaram e não aceitaram aquele desfecho. Assim, a produção foi renovada para mais duas temporadas, terminando no sexto ano com um final emocionante e muito bem aceito pelo público que acompanhava o seriado.

Segundo algumas notícias recentes, o astro da série, Will Smith, está desenvolvendo um spin-off de The Fresh Prince of Bel-Air, mas, por enquanto, não há muitas informações a respeito do que a produção derivada irá abordar e quais integrantes do elenco original poderão vir a participar.

Na televisão brasileira, foi transmitida pelo SBT – onde se tornou um êxito de audiência e um clássico para a geração que a acompanhava diariamente nas tardes da emissora – além dos canais por assinatura Nickelodeon e Comedy Central, onde está sendo exibida atualmente. A série completa também se encontra disponível na Netflix.

Adryz Herven

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s