Ela apareceu nos cinemas pela primeira vez em 1947, na série de desenhos Noveltoons, tendo seus curtas produzidos pela Famous Studios – a divisão de animação da Paramount Pictures. Com o estúdio perdendo os direitos sobre a personagem Luluzinha e, consequentemente, tendo de interromper a realização de curtas estrelados pela mesma, sua falta teve de ser suprida e, dessa forma, a companhia apostou em uma nova série também protagonizada por uma garota travessa, a Little Audrey. Tal qual a Lulu, ela vivia no mundo da imaginação. Aliás, as comparações com a personagem criada por Marjorie Henderson Buell foram bem frequentes, mas não se pode reduzir Audrey à mera condição de cópia ou plágio de Luluzinha.
Criada por Seymour Kneitel, em 1946, Audrey estrelou uma série de desenhos animados cuja produção perdurou até 1959. Durante esse período, foi do cinema para a televisão, tendo seus direitos adquiridos pela U.M & M.TV Corp em 1956. Contudo, apenas dois de seus curtas foram transmitidos na TV.
Com o grande sucesso, Audrey foi parar nas páginas dos quadrinhos em 1948, e o lançamento de suas primeiras aventuras nesse novo universo ficaram a cargo da editora St. John Publications até o ano de 1951. Um ano depois, suas histórias passaram a ser publicadas pela Harvey Comics, responsável também pelas publicações dos personagens Gasparzinho e Riquinho. A Harvey comprou totalidade dos direitos de Little Audrey, incluindo seus desenhos animados. Muitos dos episódios foram exibidos na televisão durante essa nova fase –alguns deles mantiveram a abertura original e até mesmo o logotipo da Paramount.
Infelizmente, com a queda nas vendas de algumas HQs e de suas editoras nos anos 1970, a Harvey Comics não conseguiu escapar dos tempos sombrios e Little Audrey acabou sendo afetada, com seu último número sendo publicado em 1976. Além disso, ela também sumiu das animações, caindo no ostracismo.
Por fim, a personagem reapareceu em uma produção cinematográfica dirigida por Seymour Kneitel, em 1982. Outra reaparição ocorreu em 2018, na animação da Netflix, Harvey Street Kids, junto com as personagens, Little Dot e Little Lotta.
Aqui no Brasil, os quadrinhos da personagem ficaram bastante populares, assim como outros da Harvey Comics, sendo lançados pela Rio Gráfica Editora. O estranho é que nas HQs daqui, seu nome foi traduzido como Tininha. Já na dublagem brasileira do desenho animado, a tradução foi ao pé da letra: Pequena Audrey. O SBT se encarregou de transmitir a animação pelos idos dos anos 1980. Em 2008, seis episódios da série foram lançados em DVD.
*Agradecimentos especiais aos amigos: Flávio Carlos, Emílio Pacheco e Willian Fernandes por algumas informações concedidas nesse texto.
Adryz Herven
Há algumas informações bastante interessantes e esclarecedoras sobre a Little Audrey(Tininha, no Brasil), conforme um artigo do excelente site CARTOON RESEARCH. Vamos à elas :
– Little Audrey foi inicialmente desenhada pelo animador tcheco naturalizado Norte Americano BILL TYTLA, mas teve seu visual remodelado por outro animador, STEVE MUFFATI.
– quanto ao seu nome original, ele foi inspirado em uma figura recorrente do anedotário popular estadunidense, chamada LITTLE AUDREY. esta figura seria o equivalente à figura do Joãozinho, o moleque safado, tipicamente encontrado no anedotário brasileiro.
– A voz de Little Audrey, bem como sua famosa risada, no original estadunidense, eram feitas pela atriz e dubladora MAE QUESTEL. Além de Audrey, ela também fez as vozes de duas personagens célebres: OLÍVIA PALITO, nos desenhos animados do marinheiro POPEYE, e da espivitada BETTY BOOP.
– A estreia “oficial” de Little Audrey se deu no curta – metragem A SURPRISE FOR SANTA(“Uma Surpresa Para Papai Noel”), lançado nos cinemas dos EUA no dia 5 de Dezembro de 1947. Digo “oficial” entre aspas, porque neste curta ela ainda não tinha nome, e não era a personagem principal.
– Little Audrey (ainda sem seu nome) também faz uma aparição – relâmpago em um curta – metragem do Popeye, OLIVE OYL FOR PRESIDENT(“Olivia Palito Para Presidente”), que foi lançado oficialmente no dia 30 de Janeiro de 1948.
-Somente no dia 6 de Julho de 1948,é lançado o primeiro curta oficial, aonde Audrey aparece com seu nome : BUTTERSCOTCH AND SODA(“Doce Loucura”, no Brasil).
Fontes:
http://cartoonresearch.com/index.php/the-secret-history-of-little-audrey/
http://cartoonresearch.com/index.php/famous-studios-1947-48/
http://cartoonresearch.com/index.php/santas-surprise-1947/
Essa animação cheguei a ver a menina era bem bonitinha para a época se passou no SBT nem lembro
Na verdade, a Audrey é mesmo um clone da Lulu.
Ela tem copiado a Luluzinha inúmeras vezes e não se limita apenas ao desenho animado, mas também histórias em quadrinhos e ilustrações oficiais.
Há cenas que ela copia travessuras e ações já feitas pela Luluzinha do tempo em que a Marge ainda desenhava.