Corrida Maluca

Aqui estão os volantes mais birutas do mundo para realizar mais uma Corrida Maluca. Numa disputa do título de “Volante Mais Biruta do Mundo” e aí eles se alinhando… 

Esta era a frase introdutória de um dos maiores clássicos dos desenhos animados: Wacky Races (Corrida Maluca). Criação dos estúdios Hanna-Barbera, o desenho animado estreou no dia 14 de setembro de 1968, sendo transmitido pelo canal norte-americano CBS, e teve seu encerramento no dia 4 de janeiro de 1969, totalizando 34 episódios. Mesmo com a curta duração não deixou de marcar época.

Em uma eletrizante competição para ver quem era o Volante Mais Biruta do Mundo, a corrida do título era disputada em um lugar diferente a cada episódio. O vilão, Dick Vigarista, do carro Máquina do Mal de número 00, contava com o cachorro Muttley (e sua inconfundível risada) como seu co-piloto e lançava mão de diferentes artimanhas para sabotar a corrida e ganhar o título. Este era o principal mote do desenho. No entanto, na maior parte das vezes, suas trapaças se viravam contra ele e, sendo assim, jamais alcançou a vitória – nem mesmo chegou a subir no pódio como segundo ou terceiro lugar, enquanto todos os demais corredores ganharam mais de uma vez, embora também não resistissem a cometer uma pequena trapaça de vez em quando… Ninguém mesmo joga limpo.

Os outros carros eram:

Nº 1, Carro de Pedra dos Irmãos Rocha (3 vitórias);
Nº 2, Cupê Mal-Assombrado de Medonho e Medinho (3 vitórias);
Nº 3, Carro Mágico do Professor Aéreo (3 vitórias);
Nº 4, Máquina Voadora do Barão Vermelho (3 vitórias);
Nº 5, Carrinho Pra Frente da Penélope Charmosa (4 vitórias);
Nº 6, Carro Tanque do Sargento Bombarda (3 vitórias);
Nº 7, Carro-à-Prova de Balas da Quadrilha de Morte (4 vitórias);
Nº 8, Carroça a Vapor do Tio Tomás e seu co-piloto, o Urso Chorão (5 vitórias);
Nº 9, Carrão Aerodinâmico de Peter Perfeito (4 vitórias);
Nº 10, Carro-Tronco de Rufus, o Lenhador e seu co-piloto Dentes-de-Serra (3 vitórias).

No mesmo ano do fim da série, dois spin-offs foram produzidos. Os famosos vilões Dick Vigarista e Muttley protagonizaram o desenho Dastardly and Muttley in Their Flying Machines – que ganhou três títulos diferentes no Brasil: Esquadrilha Abutre, Máquinas Voadoras e Dick Vigarista e Muttley. E, por mais que o boato tenha se espalhado durante anos, Mutlley e o detetive Rabugento não são o mesmo personagem, apenas a risada é semelhante 😉 Já Penélope Charmosa estrelou a animação The Perils of Penelope Pitstop (Os Apuros de Penélope Chamosa). A série ainda contava com a participação da Quadrilha de Morte – personagens de Corrida Maluca – como seus salvadores.

Uma nova versão de Corrida Maluca foi produzida em 2017 pela Warner Bros, com 13 episódios, utilizando sofisticadas técnicas de animação digital, como recursos de computação gráfica. A série manteve alguns personagens do original e ainda trouxe novos competidores para a disputa.

No Brasil, o desenho foi exibido inicialmente na TV Tupi, no final dos anos 1960, e depois na Rede Globo, durante a década de 1970. Já nos anos 1980, passou pela TV Bandeirantes e, posteriormente, pela Rede Manchete, na qual permaneceu até meados dos anos 1990. Durante as décadas seguintes, foi transmitido pelo SBT e, atualmente, é exibido pelo canal pago Tooncast. Já a série nova é transmitida no Boomerang.

Adryz Herven

Uma consideração sobre “Corrida Maluca”

  1. Nos anos 2000 Dick Vigarista virou o apelido que a torcida brasileira deu ao piloto alemão Michael Schumacher. O intuito era questionar os recordes que ele conquistou na Formula 1, principalmente aquela ultrapassagem do Rubens Barrichello na Áustria em 2002.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s