[O que rolou] San Diego Comic Con 2019

A maior feira de cultura pop mundial e principal referência quando o assunto é convenções geeks, a San Diego Comic Con 2019, foi realizada entre os dias 17 e 21 de julho e veio repleta de surpresas, despedidas e comoção. E não poderia ser diferente, uma vez que a SDCC completou nada menos do que meio centenário de existência!

O evento acontece anualmente e conta com a presença ilustre de renomados roteiristas de quadrinhos, ilustradores, atores e realizadores das produções mais comentadas do cinema e da TV. Eles participam de painéis e entrevistas a fim de divulgar materiais exclusivos, tais como trailers, prévias, imagens promocionais, artes conceituais, dentre outros conteúdos dos grandes lançamentos do universo do entretenimento; e ainda interagem com fãs por meio de mesas de autógrafos. Além disso, artistas e grandes marcas aproveitam para expor seus trabalhos em estandes.

Trata-se simplesmente do lugar ideal para que estúdios e editoras surpreendam o público revelando novidades e surpresas relacionadas às suas produções. Em sua essência, o principal objetivo da SDCC é reunir, em um só lugar, os apaixonados por HQs, cinema, séries de televisão, games, literatura fantástica, colecionáveis e cosplays. Se você, por acaso, perdeu ou ficou confuso com o volume de informações divulgado durante a 50ª edição da San Diego Comic Con, confira nosso apanhado geral dos quatro dias de evento:

Para começar foi divulgado um novo trailer de It: Capítulo 2 contendo cenas inéditas.

No Hall H, o diretor Tim Miller e os atores Arnold Schwarzenegger e Linda Hamilton se reuniram para o painel de O Exterminador do Futuro: Destino Sombrio que contou até com presença de James Cameron, diretor do longa original de 1984 e de sua sequência, de 1991. O cineasta participou por meio de uma transmissão ao vivo, em vídeo, diretamente do set do novo Avatar. Entre as novidades anunciadas estão o retorno de Edward Furlong como John Connor e a notícia de que o filme será Rated R, isto é, para maiores de 18.

Painel:

Trailer:

Outro painel que animou os mais nostálgicos foi o de Top Gun: Maverick. O astro do longa original e da sequência, Tom Cruise, surgiu de surpresa no Hall H levando os fãs ao delírio.

O painel contou com a exibição do trailer do filme:

Os Agentes da SHIELD subiram pela primeira vez no Hall H para uma última participação do show na Comic Con de San Diego. Astros do elenco, equipe criativa e fãs de Agents of SHIELD se emocionaram durante o painel de despedida da série que terá seu encerramento no ano que vem, com a conclusão da 7ª temporada. Atores e produtores agradeceram à fanbase do show por terem feito de AoS a série mais longeva da Marvel TV. Em meio às lágrimas de comoção e nostalgia, foram exibidos clipes relembrando os melhores momentos da produção e divulgada uma prévia dos últimos episódios da 6ª temporada que está indo ao ar atualmente pela emissora norte-americana ABC.

Painel:

Prévia últimos episódios 6ª temporada:

His Dark Materials, nova produção da HBO que adapta para a telinha a série literária Fronteiras do Universo, do renomado autor britânico Phillip Pullman, teve seu primeiro trailer divulgado no evento. O elenco, que inclui nomes como James McAvoy, Dafne Keen, Ruth Wilson e Lin Manuel Miranda, participou de um painel dando mais detalhes sobre o novo show e comentando os bastidores da aguardada produção.

Painel:

Trailer:

A 4ª temporada de Van Helsing, produção do canal SyFy, teve seu primeiro trailer divulgado durante o evento. A estreia da nova temporada, que contará com 13 episódios, está programada para o segundo semestre de 2019. Dá uma olhada na prévia:

Pouco divulgada e conhecida, a websérie Cobra Kai , inspirada no primeiro filme da trilogia Karate Kid e transmitida pelo YouTube Premium, também ganhou um painel na San Diego Comic Con contando com a presença dos atores Ralph Macchio e William Zabka e dos showrunners Josh Heald e Jon Hurwitz. Dentre outras coisas, os presentes falaram sobre a disponibilização gratuita dos episódios da primeira e segunda temporada da produção e como são realizadas as sequências de luta.

A Marvel Games também esteve presente nesse primeiro dia de evento. O vice-presidente e diretor criativo do segmento de games da Casa das Ideias, Bill Rosemann, esteve no Hall H a fim de divulgar conteúdos exclusivos dos próximos lançamentos estrelados pelos personagens de propriedade da editora. Marvel Ultimate Alliance 3: The Black Order foi um dos jogos comentados durante o painel.

Um dos gênios contemporâneos dos quadrinhos e vencedor do Eisner 2019, Tom King, falou em seu painel no evento sobre o filme dos Novos Deuses. O longa será dirigido pela aclamada Ava DuVernay do belo Selma e Olhos Que Condenam. King assume o cargo de roteirista e já começou a trabalhar no texto ainda esta semana.

E para não dizer que não falamos de desenhos animados, ainda no dia 18, a clássica série de animação Batman do Futuro teve um painel em comemoração aos 20 anos de sua primeira exibição. Nele, os produtores anunciaram que a série ganhará um lançamento em Blu-ray, remasterizada e incluindo diversos extras como featurettes e faixas de comentários, além de trazer brindes como cards colecionáveis e um boneco do Batman. Previsão de lançamento em plataformas digitais para 15 de outubro. A mídia física, propriamente dita, deve ser comercializada a partir do dia 29 do mesmo mês. Dependendo da resposta do público, isto é, as cifras acumuladas pelas vendas do BD, os produtores não descartam a possibilidade de um revival.

Uma série animada protagonizada pelo jovem Stan Lee foi uma das novidades anunciadas durante o primeiro dia de SDCC 2019. Intitulada The Amazing Stan, a série é o resultado de uma parceria entre a POW! Entertainment e a Pure Imagination Studios. Não há uma data de lançamento definida, mas o que se sabe sobre a animação é que contará com o roteirista Scott Peterson de Phineas and Ferb e deve focar no aspecto lúdico e criativo de um jovem Stan ao lado de seus amigos.

E Batwoman, série que faz parte do Arrowverse ganhou um novo teaser divulgado durante o evento e, ao que parece, desagradou todo mundo…

Durante o segundo dia de SDCC, o destaque ficou por conta dos cineastas responsáveis pelo campeão mundial de bilheterias, Vingadores: Ultimato. Joe e Anthony Russo se reuniram no Hall H para um painel realizado especialmente para dissipar as dúvidas dos fãs, responder a uma série de questões, revelar segredos de bastidores e anunciar seus planos futuros.

Entre seus novos projetos encontram-se: G-Force: Defensores do Espaço (baseado no anime da década de 1970, Science Ninja Team Gatchaman) e 21 Bridges, suspense produzido por eles e estrelado por Chadwick Boseman de Pantera Negra. Durante o evento, os Russo aproveitaram a oportunidade para divulgar o novo trailer do longa cuja estreia está agendada para 27 de setembro nos Estados Unidos. Confira:

Os irmãos ainda revelaram interesse em levar às telas Guerras Secretas, aclamada história do universo Marvel nos quadrinhos. .

Os dois fenômenos televisivos The Walking Dead e Game of Thrones (que já conheceu seu desfecho em junho deste ano) marcaram presença, como de praxe, na San Diego Comic Con.

TWD, produção da AMC, contou com um painel repleto de novidades. Além do primeiro trailer da próxima temporada, que estreia em 6 de outubro, foi divulgado um teaser do filme centrado no ex-protagonista Rick Grimes, interpretado por Andrew Lincoln, que deixou a série na 9ª temporada. O longa será exibido nos cinemas, mas não foram revelados mais detalhes sobre a produção.

Painel:

Trailer 10ª temporada:

A derivada, Fear The Walking Dead também ganhou trailer inédito e ainda teve a primeira cena do próximo episódio divulgada durante o painel. O spin-off foi renovado para a 6ª temporada.

Painel:

Trailer 5ª temporada (mid-season):

Já o elenco de GoT, da HBO, se reuniu para debater teorias sobre o enredo e os acontecimentos da última e derradeira temporada da série. Estiveram presentes no painel os atores Nikolaj Coster-Waldau, Isaac Hempstead Wright, Liam Cunningham, Jacob Anderson e Maisie Williams.

Algumas acabam, outras estreiam. The Witcher, produção original da plataforma de streaming Netflix que adapta a literatura fantástica do polonês Andrzej Sapkowski para a telinha, ganhou um primeiro trailer e ainda teve três cenas inéditas exibidas durante o painel da série que contou com a presença da showrunner Lauren S. Hissrich e dos protagonistas Henry Cavill e Anya Chalotra (link)

E as comparações com GoT têm sido inevitáveis…

Painel:

Trailer:

Spin-off de Sons of Anarchy, Mayans M.C teve o trailer da 2ª temporada divulgado na SDCC. A produção do FX retorna em 3 de setembro nos Estados Unidos.

Painel:

Trailer 2ª temporada:

Outra que teve um novo trailer exibido durante a Comic Con, foi Room 104 da HBO. A série trata-se de uma antologia e cada episódio é centrado em um hóspede diferente que passa pelo apartamento do título, atentando para a transitoriedade característica dos hotéis. Confira a prévia da 3ª temporada exibida no evento:

No painel de Pennyworth, Danny Cannon, o criador do spin-off centrado em Alfred, o emblemático mordomo de Bruce Wayne, revelou sutilmente que a trama se situa no mesmo universo de Gotham. A série retrata a juventude de Alfred quando ele ainda trabalhava como segurança de um clube noturno. Pennyworth estreia no próximo dia 28 de julho nos Estados Unidos e será transmitida pela Epix. Veja o trailer:

A Amazon Prime Video renovou The Boys para uma 2ª temporada antes mesmo de lançar a primeira. O anúncio foi feito durante o painel da série na SDCC. The Boys é baseada nos quadrinhos homônimos de Garth Ennis e Darick Robertson que compreendem uma paródia bem ácida e hardcore de super-heróis. A direção do show fica a cargo de Seth Rogen e Evan Goldberg, responsáveis por adaptar outra obra de Ennis para a telinha, Preacher. Os episódios da primeira temporada de The Boys estão disponíveis na Amazon Prime desde o dia 26.

No segundo dia do evento, Mark Hammil ainda foi premiado com o Icon Award por sua vasta contribuição à cultura pop. O Luke Skywalker de Star Wars e a voz do Coringa da série animada do Batman aproveitou a oportunidade para agradecer e dedicar o prêmio aos fãs durante o painel de O Cristal Encantado da Netflix, série da qual ele participa.

A produção trata-se de um prequel do clássico filme de 1983, dirigido por Jim Henson e Frank Oz. A série, intitulada O Cristal Encantado: A Era da Resistência, deve estrear na plataforma de streaming em 30 de agosto. Abaixo, você confere o painel e o sneak peek da produção.

Painel:

Sneak Peek:

Para os fãs de desenhos animados, boas novas:

Uma cena inédita da série Rick and Morty foi trazida ao evento pelos criadores da animação, Justin Roiland e Dan Harmon. A data de retorno da 4ª temporada não foi divulgada, mas sabe-se que contará com 10 episódios.

Painel:

Finalmente, os fãs puderam conhecer o trailer do filme de Steven Universo! O longa metragem tem data de estreia prevista para 2 de setembro e, durante o painel da série animada, ainda foi revelado um vídeo mostrando os bastidores da produção.

Painel:

Trailer:

O trailer da 3ª temporada da animação She-Ra e as Princesas do Poder foi apresentado também no segundo dia de Comic Con. Os novos episódios estarão disponíveis na plataforma de streaming Netflix a partir do dia 2 de agosto.

Assim, de surpresa, no terceiro dia de evento, a HBO divulgou o aguardado trailer de Watchmen. E a série parece promissora e bem fiel ao espírito da subversiva HQ. A trama se passa após os eventos apresentados nos quadrinhos, mas traz diversas referências à obra original. Confira:

Foi mesmo um evento repleto de emoções. Durante o painel de Star Trek: Picard, da CBS, o ator Patrick Stewart se emocionou ao falar de sua participação na série interpretando o icônico Capitão Picard.

Foram exibidas imagens inéditas de Star Trek: Discovery, as primeiras imagens da animação Star Trek: Lower Deck e uma prévia em vídeo de Star Trek: Short Treks. O painel ainda revelou o primeiro trailer da série de Picard, anunciando o retorno de personagens emblemáticos da mitologia da saga. Prato cheio para os Trekkers de plantão.

Trailer Star Trek: Picard:

A cerebral Westworld também não ficou de fora. Durante a Comic Con foi revelado o novo e misterioso trailer da 3ª temporada que contará com a presença do ator francês Vincent Cassel – uma nova aquisição para a galeria de vilões do seriado da HBO.

Painel:

Trailer 3ª temporada:

O painel de Arrow, assim como o de Agents of SHIELD, marcou a despedida da série, contando com a presença do elenco, incluindo o protagonista Stephen Amell. Foi exibido o trailer da 8ª e última temporada e ainda sobrou tempo para uma aparição de Brandon Routh trajado novamente com a indumentária de Superman. O ator, que viveu o personagem de Jerry Siegel e Joe Shuster em Superman: O Retorno de 2006, interpreta novamente o azulão em um crossover do Arrowverse e que, aparentemente, é inspirado na versão do herói em O Reino do Amanhã.

Painel:

Trailer 8ª temporada:

Vale lembrar que Routh é parte do elenco de Legends of Tomorrow.

Ainda no terceiro dia de evento, um novo trailer de Power Rangers: Morfagem Feroz foi revelado e empolgou os mais nostálgicos ao mostrar a participação especial de Jason Lee Scott, o Ranger Vermelho da série original, vivido por Austin St. John.

No painel do canal FXX, foi anunciada a renovação para a 11ª temporada da série em animação Archer. Sucesso de crítica que abusa do politicamente incorreto, a produção retrata a rotina de um espião e da agência em que trabalha, focando em suas complicadas relações pessoais, inclusive com a mãe. Nove das dez temporadas de Archer estão disponíveis na Netflix.

A brilhantemente ofensiva Preacher, baseada nos quadrinhos dos ótimos Garth Ennis e Steve Dillon, teve o trailer de sua 4ª e derradeira temporada divulgado na Comic Con 2019. Preacher retorna com novos episódios a partir do dia 4 de agosto na AMC.

Painel:

Trailer 4ª temporada:

Outro trailer exibido no terceiro dia do evento foi o da 4ª temporada de The Expanse, criada por Mark Fergus e Hawk Ostby e baseada na série literária Leviatã Desperta de Daniel Abraham e Ty Franck. A produção, originalmente encomendada e exibida pelo canal Syfy e distribuída pela Netflix, foi salva do cancelamento pela Amazon Prime. Além da prévia, outras novidades incluem um novo pôster e a revelação da data de estreia da nova temporada que será no dia 13 de dezembro.

Painel:

Trailer 4ª temporada:

Falando nisso, The Orville que teve suas duas primeiras temporadas veiculadas pela Fox, passou a ser exclusiva do serviço de streaming Hulu. O próprio criador, Seth MacFarlane, fez o anúncio durante o painel da série na SDCC. A 3ª temporada do híbrido de sci-fi com comédia deve ser lançado na plataforma no final de 2020. As duas primeiras já estão disponíveis no Hulu.

Os 10 minutos iniciais do primeiro episódio da 4ª temporada The Man in the High Castle baseado na obra de Phillip K. Dick foram exibidos durante o painel da série no evento. A produção retorna para sua temporada final em 5 de novembro, quando os episódios serão disponibilizados no Amazon Prime. Veja o sneak peek

O painel de Supergirl da CW teve início com a exibição do trailer da 5ª temporada da série. Além da prévia, o novo uniforme da heroína foi revelado. Os episódios do quinto ano de Supergirl irão ao ar a partir do dia 6 de outubro.

Painel:

Trailer 5ª Temporada:

Outra série da CW que ganhou trailer na Comic Con de 2019 foi Raio Negro. Também foi anunciado que a 3ª temporada da série estreia em 21 de outubro.

Painel:

Trailer 3ª temporada:

Ainda nesse campo de series live-action estreladas pelos personagens da Detective Comics, o anúncio da renovação de Patrulha do Destino para uma 2ª temporada ocorreu em meio ao painel da DC Universe. A previsão de lançamento dos novos episódios é para 2020. Patrulha do Destino é ambientada no mesmo universo de Titãs, também do serviço de streaming DC Universe, sendo derivada desta.

E falando em Titãs, a data de estreia da 2ª temporada foi outro dos anúncios ocorridos nesse terceiro dia de evento. A série retorna em 6 de setembro.

Mas quem bombou a Comic Con de fato, no terceiro dia, foi a Marvel Studios. Não teve pra ninguém! Foram tantas novidades que a tarefa de enumerá-las é árdua, mas nem por isso menos deliciosa. Anunciaram nada menos do que 10 projetos no painel do estúdio, que devem estrear entre 2020 e 2021, e compreendem a fase 4 da Marvel.


Alguns já eram de conhecimento do público como o filme-solo da Viúva Negra e a sequência Doutor Estranho 2, além das séries do Gavião Arqueiro e Loki. Outros foram legítimas surpresas, tais como:

A divulgação do filme dos Eternos que traz Angelina Jolie no elenco, além de Richard Madden, Salma Hayek e Don Lee. O longa ainda introduzirá a primeira super-heroína com deficiência auditiva do MCU: Makkari, interpretada pela atriz Lauren Ridloff, também portadora da deficiência. A direção fica a cargo de Chloé Zhao e tem previsão de estreia nos cinemas para 6 de novembro de 2020.

Blade com Mahershala Ali como protagonista, que fará parte da Fase 5 do MCU. Como já mencionado em outras ocasiões, o personagem é de grande relevância e impacto na indústria dos filmes baseados em quadrinhos de heróis, tendo sido o responsável pelo renascimento do gênero em 1998, com o lançamento de Blade: O Caçador de Vampiros. O longa, protagonizado por Wesley Snipes, serviu basicamente para impulsionar outras produções cinematográficas adaptadas das HQs, como X-Men da Fox e Homem-Aranha pela Sony Pictures. Agora, o vencedor do Oscar, Ali, terá a oportunidade de reviver o praticamente esquecido Caçador de Vampiros nas telas.

Natalie Portman retorna ao MCU como a versão feminina de Thor no quarto filme do herói, intitulado Thor: Love and Thunder. Dirigido por Taika Waititi, o mesmo de Ragnarok, o longa deve estrear em 5 de novembro de 2021.

Outro longa anunciado pelo estúdio é o Shang-Chi e a A Lenda dos Dez Aneis que retrata a origem do Mestre do Kung Fu e deve chegar aos cinemas em fevereiro de 2021. O filme traz Simu Liu no papel principal e Tony Leung como o Mandarim (vilão já introduzido em Homem de Ferro 3).

Doctor Strange and the Multiverse of Madness, a sequência de Doutor Estranho de 2016, conta novamente com a direção de Scott Derrickson e terá Pesadelo como o principal vilão. Apostando no cinema de gênero, este promete ser o primeiro filme de terror da Marvel e o lançamento está previsto para 7 de maio de 2021 nos cinemas.

Teremos ainda as séries Falcão e Soldado InvernalWandaVision, a série em animação What If… – que adapta um dos títulos mais interessantes dos quadrinhos, apresentando os heróis em universos alternativos – todas para a plataforma de streaming Disney+ que deverá ser lançada em breve e, sim, contará com os atores originais dos filmes da franquia Vingadores reprisando seus papéis ou emprestando suas vozes para dublagem, no caso da série animada.

No excitante painel, foram exibidas cenas do filme solo da Viúva Negra que estreia em 1º de maio do ano que vem, inaugurando a Fase 4 da Marvel. O longa traz no elenco David Harbour, Rachel Weisz e, claro, Scarlett Johansson no papel principal.

Kevin Feige, presidente da Marvel Studios, ainda garantiu a presença do Quarteto Fantástico e dos mutantes em filmes futuros. Sobre as sequências de Pantera Negra, Capitã Marvel e o terceiro longa dos Guardiões da Galáxia, o todo poderoso confirmou que as novidades serão divulgadas em breve e lamentou não poder dar mais detalhes sobre eles no evento.

E foi durante o painel da Marvel na SDCC que Vingadores: Ultimato ultrapassou Avatar e se tornou a maior bilheteria da história do cinema. O próprio Feige anunciou a novidade. O longa, que contou com um relançamento recente nos cinemas, contendo algum material inédito incluído nos pós-créditos, alcançou a marca dos US$2.789 bilhões arrecadados em ingressos.

Essa Comic Con foi oficialmente a convenção dos painéis lacrimosos. No último painel de Supernatural no evento, o elenco da série deu seu último adeus no Hall H. Os protagonistas, Jared Padalecki e Jensen Ackles, foram, de longe, os mais emocionados. Durante a apresentação, elenco e produtores fizeram um balanço da jornada percorrida até aqui. A série retorna para sua última temporada em outubro deste ano e contará com 20 episódios.

O painel de Riverdale, que sucedeu o melancólico de Supernatural, contou com a participação dos atores da série, KJ Apa, Lili Reinhart, Cole Sprouse, Camila Mendes e Madelaine Petsch, e do produtor Roberto Aguirre-Sacasa. O painel abriu com uma abertura em homenagem a Luke Perry que integrava o elenco da produção e veio a falecer em março deste ano. Para amenizar o clima, divulgaram um vídeo de bastidores contendo os erros de gravação. Depois, comentaram algumas novidades da próxima temporada, incluindo um episódio musical. A série retorna em 9 de outubro nos EUA para um quarto ano.

Durante o painel de Justiça Jovem, da DC Universe, foi anunciado que a série em animação foi renovada para uma 4ª temporada, porém, ainda não há previsão de lançamento.

Teve a exibição do primeiro trailer de Harley Quinn, nova série animada estrelada pela anti-heroína, cuja 1ª temporada terá 26 episódios de meia hora de duração. A produção conta com a participação dos outros personagens da DC e é destinada ao público adulto. O lançamento de Harley Quinn está previsto para outubro.

Rolou painel de Flash da CW com direito a trailer da sexta temporada da série. A produção retorna com novos episódios para um sexto ano de aventuras a partir do dia 8 de outubro.

A AMC renovou o terror Nosferatu adaptado da obra de Joe Hill, NOS4A2, para uma 2ª temporada. A novidade foi divulgada durante a SDCC. O segundo ano da série deve contar com 10 episódios, mas não há data de estreia definida.

E esse foi mais um evento que acompanhamos diretamente do conforto de nossas camas, com o notebook no colo e o smartphone em mãos, por meio de streamings, stories, vídeos no youtube e tweets de gente que realmente marcou presença no evento e teve a chance de conferir todas as novidades em primeira mão.

É a vida…

E você? Qual anúncio feito durante a SDCC te empolgou mais? Qual te deixou mais ansioso?

Andrizy Bento
Kaio Dantas

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s