Maior Abandonado (1984) – Barão Vermelho

Data de Lançamento: Outubro de 1984
Duração: 35:09
Faixa: 11 faixas
Estilo: Pop Rock, Power Pop, New Wave, Blues e Hard Rock
Produção: Ezequiel Neves e Barão Vermelho
Gravadora: Opus Colômbia

Lado A
Maior Abandonado
Baby Suporte
Sem Vergonha
Você se Parece com Todo Mundo
Milagres
Não Amo Ninguém

Lado B
Por que a Gente é Assim?
Narciso
Nós
Dolorosa
Bete Balanço

O Barão Vermelho já tinha se firmado como uma consagrada banda no cenário do pop rock nacional com seu segundo álbum, Barão Vermelho 2, que trazia o hit Pro Dia Nascer Feliz. E, no ano de 1984, deram continuidade à sua bem-sucedida trajetória com o lançamento de seu terceiro disco: o clássico Maior Abandonado.

Além da repercussão que o álbum gerou na época graças aos hits radiofônicos que faziam parte do bem selecionado repertório, também é relevante pelo fato de ser o disco que marca a última participação do lendário compositor e intérprete Cazuza nos vocais da banda – posteriormente, ele viria a ser substituído pelo guitarrista e letrista do Barão, Roberto Frejat.

O álbum trazia, além da faixa-título, hits marcantes que povoaram o imaginário dos fãs e tocaram continuamente nas emissoras de rádio de todo o país como Por Que a Gente é Assim?” e um dos hinos do Barão, Bete Balanço” que, inclusive, inspirou o filme homônimo lançado naquele ano e bastante cultuado pela geração 1980.

Graças a esse trabalho, o Barão Vermelho se apresentou no mais badalado festival de música da época. Claro que estamos falando do Rock in Rio. O concerto aconteceu em janeiro de 1985 e foi um sucesso. Uma curiosidade: o Barão foi uma das únicas bandas brasileiras que se apresentou no festival a não ser vaiada.

Considerado um dos álbuns favoritos dos fãs do Barão, Maior Abandonado vendeu 100 mil cópias, conquistando o Disco de Ouro e entrando, definitivamente, para a história do rock nacional. Ainda foi relançado em CD em duas oportunidades: em 1995 e 2000.

Adryz Herven

Uma consideração sobre “Maior Abandonado (1984) – Barão Vermelho”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s