Manda-Chuva

Em 27 de setembro de 1961, a ABC estreava mais uma das famosas produções de animação dos estúdios Hanna-Barbera. O clássico desenho Manda-Chuva (Top Cat no original). A série contou com trinta episódios no total, tendo seu encerramento no dia 18 de abril de 1962, tornando-se um dos personagens mais populares na história dos desenhos animados. Detalhe que Top Cat era exibido no horário nobre.

O desenho retrata o cotidiano de um gato malandro chamado Manda-Chuva, que mora no beco Hoagie, em uma rua de Nova York, com sua gangue de gatos: Batatinha, Xuxu, Bacana, Espeto e Gênio. Eles não suportam a idéia de arranjar emprego e vivem querendo se dar bem, na malandragem mesmo, a fim de levar uma boa vida. É por isso que vivem se metendo nas mais diversas encrencas e dando muito trabalho ao Guarda Belo, que tenta manter a ordem no local, procurando evitar que o felino e sua gangue criem problemas.

Além da sua própria série animada, Manda-Chuva também esteve presente nos desenhos A Arca do Zé Colmeia, Zé Colmeia e os Caça Tesouros (era ele que entregava as missões e indicava os lugares em que Zé Colméia e seus amigos deveriam buscar algo valioso que precisava ser resgatado) e ainda no desenho satírico Harvey, o Advogado, no episódio Troca de Mentes.

No Brasil, levou o nome de Manda-Chuva devido à famosa gíria empregada para se referir ao chefe de alguma coisa, como uma grande empresa por exemplo. Por ser o líder do bando de gatos preguiçosos, acabou recebendo esse título por estas bandas. Destacamos, aqui, a dublagem realizada pelos estúdios AIC – São Paulo: a voz brasileira do Manda-Chuva foi emprestada pelo ator Lima Duarte que, no mesmo desenho, dublou também o personagem Espeto. O veterano artista ainda dublou outros clássicos da Hanna-Barbera que aportaram por aqui durante a década de 1960.

Na TV brasileira, o desenho reprisou muitas vezes, sendo transmitido pelas emissoras Record, Rede Globo, SBT e os canais pagos Cartoon Network, Boomerang e Tooncast.

Adryz Herven

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s