[Especial] Origem dos Nomes Artísticos – Parte 2

Segunda parte do especial que revela a origem dos nomes de bandas e artistas solo. Agora é a vez das letras E, F, G e H. Você pode conferir a primeira parte clicando aqui!

Eagles: Influenciado pelos Byrds e querendo um nome bem americano, Bernie Leadon conta: “Bem, nós todos queríamos um nome que fosse curto e conciso, que invocasse uma imagem. Nós achávamos que o nome seria muito importante. Todos estavam lendo Castaneda naquela época e queríamos um nome que tivesse alguma conotação mitológica. Glenn Frey queria um nome que pudesse servir para uma gangue de rua de Detroit e Henley estava envolvido com coisas indígenas. Todo mundo queria um nome simples e forte”.

Elton John: Foi tirado dos músicos Elton Dean e John Baldry. Seu nome de batismo é Reginald Kenneth Dwight.

Elvis Costello: O primeiro nome foi tirado de Elvis Presley. O segundo vem do seu pai, o trompetista Day Costello. Seu nome verdadeiro é Declan Patrick MacManus.

Engenheiros do Hawaii: Tudo começou em 1984, na UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre, onde o grupo estudava. Existia uma rixa entre o pessoal de arquitetura e engenharia. Os estudantes se envolviam em rixas curriculares, filosóficas, de estilo de vida, etc. Enfim, o pessoal da arquitetura inventou um apelido para acabar com os inimigos. “Todo estudante de arquitetura é meio arrogante, acha que os engenheiros estão abaixo. Tinha um pessoal na engenharia que usava aquelas roupas de surfista, e para irritá-los, nós fazíamos questão de chamá-los de ‘engenheiros do hawaii’, que é um paraíso meio kitsch”. Na época, havia uma explosão de bandas punk, todas com nomes heróicos, entre elas: Cavalheiros do Apocalipse, Virgens Nucleares, Titãs e etc. Segundo o vocalista Humberto: “Sempre me assustou essa coisa heroica da música pop, porque te leva a ser meio semideus. Engenheiros do Hawaii era um nome desmistificador, ninguém nos levaria muito a sério. É um nome que até hoje nos protege de nos encararem como sacerdotes”.

Extreme: Inicialmente chamado de Dream, até descobrirem outra banda com o mesmo nome. Enquanto imaginavam algo em torno de ex-Dream chegaram a Extreme. Segundo o baterista Paul Geary. “O nome do nosso grupo tem muito a ver com o nosso som. De Prince a Led Zeppelin, nós tínhamos uma ampla gama de influências”.

Faith No More: Fé Nunca Mais. O nome anterior era Sharp Young Men, que depois mudou para Faith No Man quando o seu crooner era Mike Morris. Quando Morris saiu, em 1982, evoluíram para Faith No More.

Fleetwood Mac: Junção ligeiramente alterada dos nomes de Mick Fleetwood e John McVie, membros originais da banda.

Foo Fighters: Gíria originada durante a Segunda Guerra Mundial que significa UFO’s (OVNIs). A palavra Foo é uma corruptela do francês “feu” que quer dizer “fogo”, ou ainda “fou” que significa “insano”. Dizem que tudo começou quando um grupo de pilotos da aeronáutica tentou atirar em possíveis UFO’s.

Genesis: O primeiro livro da Bíblia. O nome é parte do título do primeiro disco da banda, o From Genesis To Revelation (1969), sugerido pelo primeiro empresário Jonathan King.

George Michael: O nome verdadeiro do cantor era Georgios Kyriacos Panayiotou, que é de origem cipriota. Nascido no Chipre, o seu pai Kyriacos Panayiotou se mudou para a Inglaterra para trabalhar de restaurador e mudou o seu nome para Jack Michael. Já a mãe do cantor é inglesa. George vem do seu primeiro nome de batismo, Georgios, e o Michael vem do nome britânico do seu pai. Ganhou prestígio a frente do grupo pop Wham! E, em seguida, se lançou em uma carreira solo muito bem sucedida.

Girlschool: Segundo as quatro integrantes do grupo inglês, o nome vem do fato de terem se conhecido no colégio. O nome da banda é um trocadilho com as palavras inglesas girls (garotas) e school (escola). Antes, elas se chamavam Painted Lady.

Grand Funk Railroad: Mutação de “The Grand Trunk Railroad”, localizado em Michigan. Antes, eram antes chamados de The Pack.

Green Day: Trata-se de uma referência à maconha. Um dia verde é um dia em que você deixa de fazer suas obrigações para ficar fumando. Também cotada como inspiração, está uma placa no filme “Soilent Verde” escrito “Green Day”. Anteriormente, a banda se chamava Sweet Children.

Guns N’ Roses: Junção dos nomes das bandas LA Guns e Hollywood Roses.

Happy Mondays: Antítese de “Blue Monday” do New Order.

Helloween: O grupo alemão fez um trocadilho com as palavras hell (inferno em inglês) e halloween (celebração americana do dia das bruxas).

Hole: Inspirada por uma frase dita pela mãe da vocalista, Courtney, “Você não pode seguir com um buraco (hole) na cabeça só por que teve uma infância ruim”.

Windson Alves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s