Bons Filmes em Maio (2019)

Os assíduos frequentadores dos multiplex ainda devem estar curtindo uma ressaca, ou melhor dizendo, uma fossa pós-Vingadores: Ultimato e pretendem, assim como eu, ver o filme pelo menos mais umas dez vezes no cinema. Também pudera, o filme é espetacular. A propósito, já conferiram a crítica que foi postada por aqui? Mas não deixem de conferir as estreias do mês. Para os entusiastas de Pokémon, tem Detetive Pikachu aportando por aqui. A curiosa estreia deve agradar os mais pequenos. Além deste, outros destaques incluem John Wick 3 – Parabellum; o novo Hellboy, cujo trailer é incrível, mas o resultado não vem agradando a crítica; Tolkien, baseado na vida do icônico autor de O Hobbit e O Senhor dos Anéis; Godzilla II: Rei dos Monstros; e Alladim que, a julgar pelas prévias e por alguns materiais promocionais de gosto duvidoso, promete dividir opiniões. Confira datas de lançamento, pôsteres e sinopses logo abaixo. Lembrando que, qualquer alteração no calendário de estreias é de responsabilidade única e exclusiva das distribuidoras nacionais.

02/05

Entardecer
Diretor: László Nemes

Em 1913, durante o declínio do Império Austro-Húngaro, uma jovem mulher (Juli Jakab) retorna à Budapeste, cidade em que nasceu, depois de anos vivendo em um orfanato. Ela começa a trabalhar na loja de chapéus comandada por parentes distantes sem que eles saibam dos laços que compartilham com a jovem.

Atentado ao Hotel Taj Mahal
Diretor: Anthony Maras

Uma história real de humanidade e heroísmo, baseada nos ataques terroristas ao famoso Hotel Taj Mahal em Mumbai, na Índia. Entre os sobreviventes, estão o renomado chef Hemant Oberoi (Anupam Kher) e o garçom Arjun (Dev Patel), que escolhem arriscar suas vidas para proteger as demais vítimas. Em meio ao caos, um casal de hóspedes (Armie Hammer, Nazanin Boniadi) se vê forçado a lutar por sobrevivência para salvar a vida de seu filho recém-nascido.

A Sombra do Pai
Diretora: Gabriela Amaral Almeida

Dalva (Nina Medeiros), uma menina de 9 anos, se torna responsável por sua casa quando seu pai, o pedreiro Jorge (Julio Machado), fica doente. Órfã de mãe, ela precisa deixar de lado a infância para cuidar do pai, que por sua vez, tem que lidar com a frustração de perder aspectos de sua paternidade.

Borrasca
Diretora: Francisco Garcia

Após a morte de um amigo, Gabriel e Diego conversam em meio a uma noite chuvosa. Os três eram amigos em comum e passam a relembrar momentos que viveram juntos, mas apenas um deles vai ao enterro. O outro se recusou a ir porque sua ex-mulher o traiu com o falecido, mas acabou sabendo pelo amigo que foi como estava o funeral. A medida que converso, eles não só relembram memórias, mas também questionam suas próprias vidas.

Mademoiselle Paradis
Diretora: Barbara Albert

Uma pianista cega que vive na Viena do século XVIII forma um relacionamento extraordinário com o médico que está tentando restaurar sua visão.

Tudo o Que Tivemos
Diretora: Elizabeth Chomko

Junto com a filha adolescente Emma (Taissa Farmiga), Bridget (Hilary Swank) precisa viajar de volta para a casa da sua mãe, Ruth (Blythe Danner), após ela acordar de madrugada e sair caminhando por uma tempestade de neve devido ao Alzheimer. No retorno a sua casa, Bridget precisa lidar com o teimoso pai Burt (Robert Forster) e o irmão Nicky (Michael Shannon), enquanto discutem sobre colocar Ruth em uma casa de cuidados para a memória ou não.

09/05

A Quarta Parede
Dirigido por: Hudson Senna

Ao ficar de fora de uma montagem de Entre Quatro Paredes, de Jean Paul Sartre, o jovem e talentoso ator Teo decide fazer sua própria performance artística, a fim de provar que o inferno são os outros, máxima da obra de Sartre. Para tal, o rapaz enxerga nas redes sociais, uma ferramenta poderosa para manipular todo o grupo. Quando um dos integrantes da companhia comete suicídio, Teo percebe que seu plano fugira de seu controle.

A Menina e o Leão
Diretor: Gilles de Maistre

Aos 11 anos, Mia (Daniah De Villiers) vê-se obrigada a deixar Inglaterra e partir para África do Sul. A adaptação é difícil e ela só quer regressar a casa. Mas, quando conhece um filhote de leão branco, tudo se altera onde faz recuperar a alegria. Porém, passados três anos, agora Mia com 14, Charlie cresceu e, segundo a opinião dos adultos, tornou-se perigoso. Os pais de Mia optam por vendê-lo. Revoltada, Mia percebe que apenas há uma solução: seguir viagem pela savana africana até encontrar um lugar onde o seu melhor amigo possa viver em liberdade.

Cemitério Maldito
Diretor: Dennis Widmyer, Kevin Kolsch

O Dr. Louis Creed (Jason Clarke), após se mudar de Boston para a zona rural do Maine com sua esposa Rachel (Amy Seimetz) e seus dois filhos, descobre um misterioso terreno indígena nos fundos da sua nova propriedade. Quando uma tragédia ocorre, Louis recorre ao seu vizinho, Jud Crandall (John Lithgow), e acaba iniciando uma cadeia de horrores que libera um mal insondável com terríveis consequências.

Pokémon: Detetive Pikachu
Dirigido por: Rob Letterman

Após seu pai, um detetive, desaparecer em um acidente de carro, Tim Goodman (Justice Smith) chega à Ryme City e conhece o Detetive Pikachu (Ryan Reynolds), sendo coincidentemente o único a compreender o que ele fala. Juntos, eles resolvem alguns mistérios na cidade, incluindo o paradeiro de seu pai.

Varda Por Agnès
Diretora: Agnès Varda

De mãe da Nouvelle Vague a ícone feminista, a diretora francesa Agnès Varda expõe seus processos de criação e revela sua experiência com o fazer cinematográfico. A cineasta dá um enfoque especial no método de storytelling que ela denomina de “cine-writing“, uma espécie de fórmula utilizada por ela na grande maioria de seus documentários e ficções.

Amanda
Diretor: Mikhael Hers

Paris, hoje em dia. David, em seus vinte anos, vive no presente. Ele faz malabarismos entre diferentes trabalhos estranhos e escolhe o mais envolvente. Solitário e sonhador, ele se apaixona por Lena, uma nova vizinha. O curso silencioso das coisas desaparece quando sua irmã mais velha morre brutalmente em um ataque. Ele fica encarregado de cuidar de sua sobrinha de sete anos, Amanda.

Longa Jornada Noite Adentro
Diretor: Bi Gan

Um homem volta a Guizhou e encontra pistas de uma mulher misteriosa. Ele recorda o verão que passou com ela vinte anos atrás.

Mormaço
Diretora: Marina Meliande

Rio de Janeiro. Verão de 2016. Em uma cidade em transe, praias lotadas e ruas em obras, Ana, uma jovem advogada carioca, se divide entre o trabalho em uma comunidade, vitima da especulação imobiliária predatória dos tempos pré – Olimpíadas, um novo amor inesperado e uma doença misteriosa que aos poucos vai tomando seu corpo e seu espírito.

A Parte do Mundo Que Me Pertence
Diretor: Marcos Pimentel

Documentário sobre sonhos e desejos de pessoas comuns. A vida cotidiana de diferentes personagens anônimos, que constroem suas histórias distantes dos tradicionais cartões-postais de uma cidade. Um filme sobre os combustíveis que nos movem diariamente: felicidade, reconhecimento, estabilidade financeira, casamento, distração, saúde, diversão, alguns quilos a menos, gozo, tranquilidade, superação, sucesso ou – até mesmo – uma simples e humilde pipa. Gente comum em busca de seus pequenos desejos cotidianos. Uma obra sobre esferas privadas mínimas, que revela que parte da grandeza do ser humano reside nas sutilezas de seus pequenos gestos. Um olhar íntimo e comprometido com o que somos, de sol a sol, por trás das paredes e telhados de uma cidade.

Dias Vazios
Diretor: Robney Bruno Almeida

Jean e Fabiana, um casal de namorados, cursam o último ano do ensino médio em uma pequena cidade do interior e vivem o típico dilema de deixar a cidade em busca de um novo destino ou ficar e continuar a história dos seus pais. Após passarem o dia juntos, Jean toma uma decisão inesperada e Fabiana desaparece. Dois anos depois Daniel e Alanis tentam entender o que está por trás do que aconteceu. Para eles essa busca se transforma numa chance de reinventar suas vidas.

A Vida de Diane
Diretor: Kent Jones

Diane (Mary Kay Place) é uma viúva na casa dos setenta anos cuja vida é ditada pela necessidade dos outros. Ela passa seus dias levando comida para moradores de rua, visitando amigos no fim de suas vidas e tentando desesperadamente se conectar com seu filho viciado em drogas. Conforme ela vai perdendo essas peças de sua existência, ela se vê obrigada a olhar para si e confrontar sua própria identidade.

Tunga, o Esquecimento das Paixões
Diretor: Miguel de Almeida

Interpretação do trabalho e da vida do artista a partir de fragmentos de suas performances, instalações e obras. Com material diversificado, a começar pela pirâmide do Louvre, registra o universo criativo e afetivo de um dos maiores artistas plásticos da contemporaneidade. Antes de ser um documentário, é uma espionagem levada a cabo, sem medo de autoincriminações.

16/05

Kardec
Diretor: Wagner de Assis

Leonardo Medeiros é o protagonista Hyppolite Léon Denizard Rivail – reconhecido depois como Allan Kardec -, o educador francês nascido em 1804 que codificou o espiritismo a partir de 1857. A produção tem ainda no elenco nomes como Sandra Corveloni (Amélie-Gabrielle Boudet), Guilherme Piva (Didier), Genézio de Barros (Padre Boutin), Guida Vianna (Madame De Plainemaison), Julia Konrad (Ruth-Celine), Charles Fricks (Charles Baudin), Licurgo Espinola (Sr. Babinet), Letícia Braga (Julie), Júlia Svacinna (Caroline), Dalton Vigh (Sr. Dufaux) e Louise D’Tuani (Ermance Dufaux). O roteiro de Wagner de Assis e L.G. Bayão (Irmã Dulce, Heleno e Minha Fama de Mau) e Wagner de Assis acompanha a trajetória de Kardec desde o período em que atuava como educador, passando pela investigação dos fenômenos, pelo processo de codificação da doutrina espírita, até a publicação e repercussão de O Livro dos Espíritos.

Juntos para Sempre
Dirigido por: Gail Mancuso

Depois de muitas vidas e aprendizados, Buddy vive tranquilamente com Hanna. Um dia, Gloria, uma aspirante a cantora, aparece sem avisar na vida dos dois com uma notícia surpreendente: Hanna tem uma neta, chamada Clarity. Com o tempo, o cãozinho percebe como a menina e negligenciada pela mãe e decide que seu objetivo nesta vida é cuidar e proteger Clarity incondicionalmente.

John Wick 3 – Parabellum
Dirigido por: Chad Stahelski

John Wick (Keanu Reeves) está fugindo por dois motivos… ele está sendo caçado por um contrato de $14 milhões de dólares por sua vida, e por quebrar uma regra central: tirar uma vida dentro do Hotel Continental. A vítima era integrante da Mesa Alta que encomendou o contrato aberto. John já deveria ter sido executado, exceto que o gerente do Continental, Winston, deu a ele um período de uma hora até ele ser ‘Excommunicado’ – ou seja, ter sua associação removida, banido de todos os serviços e ter todos seus laços com os outros membros cortados. John usa a indústria do serviço para se manter vivo enquanto luta e mata em seu caminho para fora da cidade de Nova York.

Hellboy
Diretor: Neil Marshall

Nimue (Milla Jovovich), a Rainha de Sangue, foi uma bruxa tão poderosa que nenhum mortal jamais conseguiu derrotá-la. Durante uma batalha, seu corpo foi dividido em seis partes e espalhado pelos lugares mais distantes da Terra. Anos depois, o massacre a um mosteiro próximo à Londres levanta a suspeita de que alguém pode estar querendo ressuscitá-la e Hellboy (David Harbour) recebe a missão de conter essa terrível ameaça. A humanidade quase não conseguiu sobreviver aos seus poderes da primeira vez e certamente não sobreviverá na segunda.

23/05

Brightburn – Filho das Trevas
Diretor: David Yarovesky

Quando uma criança alienígena cai no terreno de um casal da parte rural dos Estados Unidos, eles decidem criar o menino como seu filho. Porém, ao começar a descobrir seus poderes, ao invés de se tornar um herói para a humanidade, ele passa a aterrorizar a pequena cidade onde vive, se tornando uma força obscura na Terra.

Tolkien
Diretor: Dome Karukoski

Tolkien explora os anos de formação do autor órfão ao encontrar amizade, amor e inspiração artística entre um grupo de colegas excluídos da escola. Isso o leva para a eclosão da Primeira Guerra Mundial, que ameaça acabar com a “irmandade”. Todas essas experiências inspirariam Tolkien a escrever seus famosos romances da Terra-Média.

Aladdin
Diretor: Guy Ritchie

Um jovem humilde descobre uma lâmpada mágica, com um gênio que pode lhe conceder desejos. Agora o rapaz quer conquistar a moça por quem se apaixonou, mas o que ele não sabe é que a jovem é uma princesa que está prestes a se noivar. Agora, com a ajuda do Gênio (Will Smith), ele tenta se passar por um príncipe e para conquistar o amor da moça e a confiança de seu pai.

30/05

Anos 90
Dirigido por: Jonah Hill

Um garoto aprende lições de vida, juntamente com sua equipe de skate, enquanto cresce na Los Angeles dos anos 1990.

Rocketman
Diretor: Dexter Fletcher

A história de ascensão do cantor Elton John, de um aluno prodígio da Academia Royal de Música até uma lenda do rock nos anos 70.

Ma
Diretor: Tate Taylor

Uma mulher solitária (Octavia Spencer) se torna amiga de um grupo de adolescentes, permitindo que eles festejem em sua casa. Mas após acontecimentos estranhos, aos poucos eles começam a questionar quais são as verdadeiras intenções da anfitriã.

Godzilla II: Rei dos Monstros
Diretor: Michael Dougherty

A nova história acompanha os esforços heroicos da agência criptozoológica Monarch à medida que seus membros combatem uma série de monstros gigantes, incluindo o poderoso Godzilla, que enfrenta Mothra, Rodan e o maior de seus inimigos, o tricéfalo King Ghidorah. Quando estas supercriaturas primitivas – que se acreditava não passarem de mitos – ressurgem, competem pela supremacia, colocando a humanidade em risco.

Kevin Kelissy

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s