Jonny Quest

Uma das famosas criações dos estúdios de animação Hanna-Barbera, Jonny Quest foi produzido entre os anos de 1964 e 1965, mesma época em que foram lançadas várias outras séries animadas de ficção científica da mesma produtora. O desenho animado foi inspirado em histórias em quadrinhos e programas de rádio da década, tinha traços e animação realistas, tendo sido transmitido pela emissora norte-americana ABC.

A animação apresentava as aventuras fantásticas do personagem título ao redor do mundo. Jonny era um garoto de 10 anos e vivia essas aventuras ao lado de seu pai, o cientista norte-americano Dr Benton Quest; o agente secreto Roger Bannon, responsável pela segurança da família Quest; e Hadji, um garoto indiano de 11 anos que começou a participar do grupo após salvar a vida do Dr. Quest na Índia, se tornando, então, o melhor amigo do protagonista.

A série original contou com apenas 26 episódios, apesar do grande sucesso e repercussão entre o público, que fez com que o desenho entrasse para a história, graças aos métodos inovadores da época desenvolvidos pelo estúdio.

Entre 1986 e 1987, os personagens reapareceram em uma nova série animada intitulada The New Adventures of Jonny Quest, com traços mais típicos dos desenhos dos anos 1980. Os fãs a consideram uma genuína continuação da série da década de 1960 e, entre as novidades, está o personagem Granite, um homem de pedra, que passou a integrar o grupo.

Outra série com os personagens que também foi produzida pelo estúdio Hanna-Barbera é The Real Adventures of Jonny Quest de 1997. Nessa, havia cenas tridimensionais, executadas por meio de modernos recursos de computação gráfica, a narrativa é recontada e o protagonista aparece já adolescente. Além disso, contava com uma nova personagem: Jessie Bannon, filha de Roger.

Além das produções animadas, Jonny Quest também estrelou dois longas-metragens para a televisão e teve uma participação no desenho satírico Harvey, o Advogado, do quadro Adult Swim do Cartoon Network. No episódio intitulado A Guarda dos Meninos, o Dr. Quest e o agente Bannon iam parar na justiça a fim de decidir quem ficaria com a guarda de Jonny e Hadji.  Para completar, o nome do personagem inspirou a alcunha da banda mineira Jota Quest, que a princípio se chamava J. Quest.

No Brasil, a série clássica foi transmitida pelas emissoras Globo, Tupi, TVS/RJ, TV Bandeirantes e no canal pago Cartoon Network. A série The New Adventures of Jonny Quest passou no SBT, no fim da década de 1980. E The Real Adventures of Jonny Quest foi exibida apenas na TV a cabo, no Cartoon Network e TBS.

Adryz HerVen

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s