Nas Prateleiras: Lançamentos de Livros – Dezembro (2018)

Dezembro chegou e livros continuam sendo uma ótima sugestão de presente de natal ou de tradicionais amigos secretos de final de ano. Aqui, nós trazemos algumas dicas certeiras e bastante diversas: tem o mais novo título de Haruki Murakami, autor do badalado 1Q84; uma nova edição de um dos livros mais proeminentes da carreira de Charles Dickens; uma antologia reunindo os celebrados contos de Lygia Fagundes Telles; o novo épico de um dos nomes mais importantes da ficção especulativa, Brandon Sanderson; além dos títulos assinados pelos destaques do wattpad e youtube, Sofia Silva e Fred Oliveira; e ótimas surpresas para os fãs dos mais tradicionais e emblemáticos Umberto Eco e Sidney Sheldon. Abaixo, você confere capas e sinopses dos principais lançamentos literários do mês.

À Cidade
Furtado Mailson

Vencedor do Prêmio Jabuti 2018 – Livro do Ano. Com elementos geográficos, históricos, sociológicos, políticos, físicos, metafísicos, folcloristas, genealógicos, À Cidade é um poema que vem apresentar, de forma contemporânea, uma visão de uma cidade do sertão, com plano de fundo para aquelas banhadas ou mudadas indiretamente pelo caminhar do Rio Acaraú na Zona Norte do estado cearense. O poema mistura a vida do autor e suas gerações à vida construída por um povo migrante há mais de três séculos. Nele, a cidade se constrói, se destrói, se remonta, se inventa e reinventa e ganha inúmeras significações do que pode ser. O poema apresenta uma estética com influências de vários movimentos modernos e pós-modernos do século XX: o concretismo, neoconcretismo, rimas incertas, além da ausência de pontuação gráfica, influência vinda da poesia oriental. Os versos misturam a influência científica adquirida pelo autor em livros e bancos universitários e a sua influência coloquial, cabocla, conquistada por ser parte agricultor, parte pescador e por inteiro residente do sertão inventado pelo Acaraú. à cidade vem instigar o leitor à pesquisa, ao conhecer, ao buscar termos, citações sobre o ambiente que tomou por base, o sertão Norte do Ceará, entre o litoral extremo-oeste, a serra da Ibiapaba, a Meruoca e das Matas. à cidade vem assim, apresentar uma faceta do que é ser cearense, aquele/este do interior da cidade.

O Assassinato do Comendador – Vol. 1: O Surgimento da IDEA
Haruki Murakami

Em um tour de force sobre amor, solidão, guerra e arte, Haruki Murakami demonstra toda sua habilidade em construir mundos paralelos e personagens inesquecíveis. No meio de uma crise conjugal, que o marido nem sabia que estava acontecendo, um casal se separa. O marido abandona Tóquio e passa a viver em seu carro, viajando pelo Japão. Pintor de retratos reconhecido no meio, ele acaba por conseguir uma casa que pertenceu ao famoso Tomohiko Amada. A casa fica nas montanhas, e lá ele pode se dedicar à própria pintura. Nessa casa de paredes vazias, ele começa a ouvir ruídos estranhos e descobre um quadro inédito intitulado O Assassinato do Comendador. Ao tirá-lo de seu esconderijo, ele entra em um mundo estranho em que a ópera Don Giovanni de Mozart, a encomenda de um retrato, uma adolescente tímida e, claro, um comendador passarão a fazer parte de sua vida. O Assassinato do Comendador, primeiro romance longo de Murakami após 1Q84, é ao mesmo tempo uma aventura emocionante pelo mundo da pintura e uma busca por aquilo que nos torna únicos.

A Casa Soturna
Charles Dickens

Publicado em 1853 e considerado pela crítica o romance mais perfeito de Charles Dickens, A Casa Soturna traz à luz questões fundamentais de vida e sociedade, pondo em xeque o sistema judiciário inglês do século XIX. Enquanto o caso Jarndyce e Jarndyce se arrasta nos tribunais, gerações das famílias envolvidas vão herdando “ódios lendários” na tentativa de resolver a disputa em torno de uma propriedade. Traçando um percurso das zonas mais pobres de Londres às mansões da nobreza, Dickens elabora uma narrativa que envolve mistério, assassinato, redenção e até mesmo a descoberta do amor ao mesmo tempo que, com uma perspicácia bem-humorada, critica as estruturas sociais e a morosidade da justiça.

Amores Versados
Angela Barros

Às mulheres e ao amor. É para elas que Angela Barros dedica esta obra: às que se apaixonam, às que vão à loucura, às que se entregam, às que nunca deixam de buscar o maior e melhor sentimento de todos os tempos. Em fragmentos tão lúcidos quanto lúdicos, tão intensos quanto sutis, Angela mostra como a busca incansável pelo amor – busca que nos acompanha do nascimento até a morte – é o que faz a vida valer a pena.

Os Contos
Lygia Fagundes Telles

Os contos completos da grande escritora Lygia Fagundes Telles são reunidos pela primeira vez em um único volume. Lygia Fagundes Telles é considerada pela crítica uma das maiores escritoras brasileiras e, sobretudo, uma contista extraordinária. Pela primeira vez, o leitor tem acesso à mais completa antologia de contos da autora, em uma edição especial que inclui, além de suas principais coletâneas, diversos escritos esparsos, há tempos fora de catálogo. Dos primeiros contos, concebidos na juventude, até sua produção mais madura, Lygia exibe sua maestria na narrativa curta, sempre com sensibilidade e sutileza, em textos impecáveis. “Lygia Fagundes Telles sempre teve o alto mérito de obter, no romance e no conto, a limpidez adequada a uma visão que penetra e revela, sem recurso a qualquer truque ou traço carregado, na linguagem ou na caracterização.” Antonio Candido / “Essas pequenas obras-primas, de tão fremente inquietação íntima e que exalam um desespero tão profundo, ganham a clássica serenidade das formas de arte definitivas.” Paulo Rónai

Skyward: Conquiste as Estrelas
Brandon Sanderson

O novo épico de um dos maiores autores de ficção especulativa do mundo: Brandon Sanderson, agora na Planeta Minotauro. Nesse novo épico do aclamado autor Brandon Sanderson, o futuro da humanidade depende dos sonhos de uma garota. Derrotada, devastada e levada quase à extinção, a raça humana se vê presa em um planeta distante, constantemente atacado por misteriosos combatentes alienígenas. Spensa, uma adolescente, anseia por se tornar piloto e se juntar à resistência. Quando descobre os restos de uma velha nave, um modelo que a garota nunca tinha visto na vida, percebe que esse sonho pode enfim se tornar realidade. Para isso, no entanto, a garota precisará consertar a grande nave, aprender a pilotá-la e – talvez o mais difícil – convencer a inteligência artificial que controla os restos da embarcação a ajudá-la: essa incrível nave, de alguma forma, parece ter uma alma própria. “Brandon Sanderson é simplesmente um escritor brilhante. Ponto.” – PATRICK ROTHFUSS, AUTOR DE O NOME DO VENTO.

Possessão Alienígena
Vários Autores; Ademir Pascale (Editor)

Monitorar, possuir e manipular. De certo modo, a literatura, a mídia e o cinema ajudam na descrença da existência dos alienígenas, tornando tudo isso mera ficção de escritores e roteiristas criativos ou malucos. Algo que certamente “Eles” querem que pensemos. E o conglomerado de avistamentos coletivos de luzes e naves estranhas no céu que tantas pessoas ao redor do mundo presenciaram e ainda presenciam, não passam de ilusão de ótica. As autoridades só não sabem explicar como estas ilusões ficam registradas. Em vídeos e fotos.

Corações Quebrados
Sofia Silva

Com mais de um milhão de leituras no Wattpad, chega às livrarias brasileiras o segundo volume da série Quebrados. Corações Quebrados aborda a depressão, o luto e a deficiência física. Entre as dores da perda e a incapacidade de seguir em frente, Emília vive os seus dias numa clínica. Está estagnada. É nesse inferno pessoal que ela conhecerá Diogo, alguém que também foi vitimado por uma tragédia. Será que é possível dois corações quebrados encontrarem a felicidade? Em uma sociedade onde a nossa aparência continua a valer mais do que a essência, é difícil continuar a jornada da vida quando tudo nos é arrancado. Passamos os dias a olhar a capa das pessoas. Julgamos sem compreender que nunca conheceremos totalmente uma história sem ler cada página. Sem compreender o seu início, meio e fim. Duas pessoas fisicamente distantes. Dois corações quebrados pela vida. Dois sotaques que se misturam entre a dor, o riso e o amor. Por isso, olhem sim a capa de cada pessoa, mas virem a página.

A Viúva Silenciosa
Sidney Sheldon, Tilly Bagshawe

A saga de uma mulher marcada em busca da própria sobrevivência é trama do novo romance de Sidney Sheldon e Tilly Bagshawe. Charlotte Clancy, uma jovem au pair americana, desaparece sem deixar vestígios na Cidade do México. O caso acaba sendo arquivado, mas suas consequências são devastadoras. Uma década depois, um assassino perigoso está à solta nas ruas de Los Angeles. E já fez duas vítimas. Mas o único elo em comum entre elas é a psicóloga Nikki Roberts. Nikki ainda está muito abalada com a recente morte do marido. E sua vida sofre outra reviravolta quando uma de suas pacientes, Lisa Flannagan, e o rapaz que Nikki considerava como filho, Treyvon Raymond, são brutalmente assassinados. Mas, apenas quando sofre um atentado é que a psicóloga tem certeza de que ela é o verdadeiro alvo desse assassino impiedoso. Atormentada por um acontecimento do passado e vendo a polícia em um beco sem saída, Nikki contrata o detetive particular Derek Williams, um homem que não tem medo de sujar as mãos. Ele trabalhara no caso de Charlotte Clancy, mas agora, anos depois, encontra nas anotações de Nikki Roberts um nome que chama sua atenção, e essa nova investigação o conduz a um caminho perigoso de volta ao passado. Em uma cidade corrupta, onde não se sabe quem é inimigo e quem é amigo, Nikki Roberts precisa correr contra o tempo para descobrir a verdade por trás desses crimes antes que ela seja a próxima vítima.

Nos Ombros dos Gigantes
Umberto Eco

A quintessência do universo de Umberto Eco nesta coletânea em edição capa dura. Nos Ombros dos Gigantes representa um evento festivo para os leitores de Umberto Eco. Ao longo de quinze anos, longe das cátedras universitárias, dos congressos acadêmicos e das cerimônias honorárias, Eco escreveu estes textos para entreter os espectadores de La Milanesiana, festival criado e dirigido por Elisabetta Sgarbi. Um “laboratório de excelência” que entrelaça artes e saberes diversos, reunindo grandes nomes da cena internacional nos vários campos da cultura, como literatura, música, cinema, ciência, arte, filosofia e teatro. As raízes da nossa civilização, os cânones mutáveis da beleza, o falso que se torna verdadeiro e modifica o curso da história, a obsessão pela conspiração, os heróis emblemáticos da grande narrativa, as formas da arte, aforismos e paródias são alguns dos destaques deste livro.

Saga Três Luas – Livro 2: Lua Branca
Fred Oliveira

Sequência do grande sucesso Lua Azul, a mais nova light novel de Fred Oliveira, o maior youtuber de animes e mangás do Brasil, também com ilustrações de Arhur Pandeki. Pelo quê vale a pena lutar? O universo está em perigo… Katsuma e seus companheiros deverão se organizar, caso queiram lutar contra a destruição da humanidade. Contam, claro, com o grande poder de suas relíquias, mas talvez apenas essas armas não sejam suficientes para impedir o avanço do Império Hakai e a sede de vingança de um ser com poderes inimagináveis. Em Lua Branca, segundo volume da saga Três Luas, acompanhe o desenrolar dessa história, em um livro repleto de reviravoltas emocionantes.

Andrizy Bento
Kaio Dantas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s