O que vem por aí: Geek City, Bienal de Quadrinhos e Shinobi Spirit

Curitibanos, sedentos por eventos nerds, não deixem de comparecer!

O Bloggallerya já tem uma história com a Bienal de Quadrinhos desde que esta atendia pelo nome de Gibicon, como você pode conferir clicando aqui e aqui.

A cada dois anos, a capital paranaense se torna palco do maior evento de quadrinhos do Sul do país. Entre as metas do festival, está promover o desenvolvimento sociocultural e o estabelecimento dos quadrinhos como forma de arte devidamente reconhecida. Afinal, como já salientamos em outra ocasião, HQs compreendem uma das mais notáveis, fortes e contundentes expressões artísticas.

A Gibicon deu seus primeiros passos em 2011, quando se realizou a edição teste do evento, gentilmente apelidada de Edição Número Zero, que teve como sede o Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem. Entre os principais convidados estavam os italianos Fabio Civitelli e Lucio Felippucci, o francês Hervé Bourhis, e o argentino Salvador Sanz

Com o sucesso da estreia, no ano seguinte, a Gibicon teve sua primeira edição definitiva. Como argumentam os realizadores do evento, pode-se dizer que Curitiba entrou, de fato, no circuito internacional de histórias em quadrinhos com essa edição.

A partir de 2014, em sua segunda edição e com a marca consolidada, a Gibicon passou a ser realizada no Museu Municipal de Arte (MuMA), localizado no bairro do Portão. Efervescente, a Gibicon nº 2 contou com a presença de nomes proeminentes da indústria da 9ª arte, como o desenhista inglês David Lloyd, o artista coreano Kim Jung Gi, e o argentino Eduardo Risso.

A grande mudança na edição de 2016 foi o nome do evento que mudou de Gibicon para Bienal de Quadrinhos de Curitiba, evidenciando seu amadurecimento e expansão no gênero. Laerte, Marcello Quintanilha,  Bianca Pinheiro, Pryscila Vieira, Solda, Jaguar, Benício, dentre outros nomes afamados do mercado, marcaram presença.

dkh0enmxgaipzvl

A edição 2018 do evento será realizada novamente no MuMA, entre os dias 6 e 9 de setembro, e contará com a participação de Lielson Zeni, Aureliano Medeiros, Marcelo D’Salete, Fabio Zimbres, Luli Penna e Gidalti Moura Jr. Dentre os convidados internacionais, Marcello Quintanilha comparece novamente para prestigiar o evento, promover seu trabalho e trocar uma ideia com os fãs.

Se interessou? Então não deixe de confirmar sua presença na página oficial do evento no Facebook. Para mais informações, acesse o site. O Museu Municipal de Arte – MuMA, onde é realizada a Bienal, fica localizado na Avenida República Argentina, 3.432, Portão.

Mas nem só de Bienal vive a capital paranaense. Um fim de semana antes de uma das maiores convenções de quadrinhos do país, rola a segunda edição do Geek City, o maior evento de cultura pop e tecnologia do sul do Brasil, que se consolidou como um dos mais importantes do segmento. Segundo os próprios organizadores do evento, com a primeira edição da feira de cultura pop, se descobriu que Curitiba é o local ideal para os amantes de games, cinema e tecnologia.

Em 2017, o Geek City reuniu mais de 25 mil pessoas. Com um centro de exposições repletos de painéis, stands, palcos e muitas atrações, o evento trouxe, para os fãs, grandes marcas, artistas nacionais e internacionais, finais de e-sports, concurso de cosplay, lançamentos de produtos, e, principalmente, uma energia geek nunca antes vista na cidade.

Dentre as atrações confirmadas desta edição, estão o ator mexicano Carlos Villagrán, o Kiko, do seriado Chaves, com direito a painel exclusivo, sessão de fotos e autógrafos; Meet & Greet com o pessoal do canal Choque de Cultura; o Senta Que Lá Vem História, um painel nostálgico sobre a programação infantil clássica da TV Cultura com a presença ilustre da atriz Rosi Campos, a Morgana do Castelo Rá-Tim-Bum; e Guilherme Briggs falando sobre o reconhecimento da dublagem brasileira no cenário mundial. Isso sem falar de um painel que promete ser imperdível para os fãs de Tokusatsus, reunindo Toshihiko Egashira e Danilo Modolo. O primeiro foi o responsável por trazer os clássicos Jaspion e Changeman para o Brasil, na década de 1980. Já o segundo é criador do canal TokuDoc no YouTube que, há quatro anos, vem apresentando novidades e informações sobre a cultura pop japonesa. Ainda tem painel da Fox Brasil com novidades sobre o novo O Predador e outros lançamentos do estúdio e um sensacional concurso de cosplay.

Viva essa experiência!

O Geek City toma espaço no Expo Barigui, na Rua Batista Ganz, 430, entre os dias 31 de agosto e 02 de setembro. Confirme presença no evento na página do facebook. Adquira seu ingresso antecipadamente pelo site  e aproveite para conferir mais acerca da programação.

Não é o suficiente? Calma que, nos dias 6 e 7 de outubro, tem Shinobi Spirit. Não sabe de que se trata? O SSCWB é simplesmente o maior evento de cultura nerd que ocorre semestralmente em Curitiba e se encontra, atualmente, em sua 22ª edição. Criado especialmente para atender a uma demanda cultural que cresce exponencialmente ano após ano, o público geek/nerd/otaku/gamer, o objetivo da iniciativa é a livre divulgação e popularização dessa cultura na capital paranaense.

O Shinobi Spirit apresenta um amplo e diversificado leque de atividades, como concurso de cosplay, concurso de karaokê, matsuri dance, concurso de KPop, random play dance, palestras, card games, RPG, board games, swordplay, airsoft, arco e flecha, campeonatos e freeplay na área de games, quiz, exposição de colecionáveis e atividades de fã-clubes, além da presença de vários convidados nacionais e internacionais, como youtubers, web celebridades, blogueiros, dubladores, atores, humoristas, DJ’s e bandas.

Nessa próxima edição, os destaques ficam por conta do painel oficial da Sato Company, distribuidora pioneira e referência em animes, live actions e produções japonesas como National Kid, Ultraman, Jiraiya, Cybercop, dentre outros lendários tokusatsus; e a atração internacional, Dabit, músico do gênero KPop.

O evento será realizado no  Espaço Torres – Paraná Clube, na Avenida Presidente Kennedy, 2377. Mais informações na página do evento no facebook e no site oficial.

Não deixe de marcar presença e prestigiar a cena cultural geek/nerd de Curitiba! 😉

Andrizy Bento
Colaborou: Kaio Dantas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s