Nas Prateleiras: Lançamentos de HQs – Julho (2018)

Fãs de Hellblazer podem comemorar. Julho traz nada menos do que três títulos estrelados pelo detetive oculto e anti-herói John Constantine. Melhor: assinados por mestres da nona arte como Garth EnnisWarren Ellis Jamie Delano. Outros lançamentos que merecem destaque, neste mês, são a HQ nacional Os Protetores da editora Dimensão Nerdum volume que compila histórias do Homem de Aço ilustradas pelo memorável Gil Kane; novos volumes de Dylan DogMartin Mystère e da ótima Saga de Brian K. Vaughan; as Ousadas de Pénélope Bagieu; além de um relançamento em edição de luxo aguardado por muitos fãs de quadrinhos: a aclamada Estranhos no Paraíso de Terry Moore. Confira abaixo capas e sinopses das principais novidades em HQs do mês de julho:

Hellblazer Infernal – Volume 1
Garth Ennis
Panini

915aup1ch0l

Depois de sobreviver a confrontos com demônios, elementais, membros de seitas e assassinos em série, John Constantine finalmente encontrou um inimigo do qual não consegue fugir e a quem não consegue enganar: o próprio corpo. Décadas de fumo cobraram o preço inevitável e os pulmões torturados de John sucumbiram à malignidade. O diagnóstico é claro e inescapável: terminal, câncer não tratável. O maior mago do mundo tem, no máximo, mais dois meses de vida antes que seu corpo ceda. E ele sabe exatamente o que vai acontecer quando chegar a hora. O governante do Inferno tem planos muito especiais para a alma de Constantine… E a eternidade pode não ser tempo suficiente para que ele consiga infligir todo o tormento que pretende. Esta coleção segue os passos de Origens e marca um novo ciclo na republicação da série John Constantine, Hellblazer. Batizada de Infernal, ela reunirá a celebrada fase de Garth Ennis nos roteiros de Constantine. GARTH ENNIS (Preacher), WILLIAM SIMPSON (2000AD), MARK PANNINGTON (Elektra: Reinado Sombrio), entre outros, são os responsáveis por essas aventuras que marcaram época. Este volume reúne as edições 41 e 48 da série John Constantine, Hellblazer.

One Piece 
Eiichiro Oda
Panini

91xz8ws3bvl

 

A batalha contra Doflamingo chegou ao fim e agora o reino de Dresrossa pode se reerguer. Como consequência das batalhas, diversos bandos se declaram afiliados a Luffy. Agora, o Bando do Chapéu de Palha se encontrará em Zou.

Os Protetores
Nilton Machado &  Francisco Mauriz
Dimensão Nerd

91-3iaurhrl

Otávio, codinome VIP, já foi muito coisa: militar, espião, foragido, herói… Anos atrás, ele mudou de vida e agora esta satisfeito de ser apenas um segurança. Mas nem todas as contas fecharam e o passado agora volta para assombrá-lo. Diante de uma grande nova ameaça, um antigo amigo retorna e confronta VIP com uma dura realidade: “Você sabe muito bem qual é seu próximo passo. Nunca deixou de catalogar as ‘atividades anormais’. Você tem duas opções: ou cria um novo grupo e acaba de uma vez por todas com a Matilha ou… simplesmente espera até que eles te encontrem novamente. A escolha é sua” Um gibi produzido entre São Paulo/Brasil e Auckland/Nova Zelândia, por Nilton “Campeão” Machado e Francisco “Kiko” Mauriz.

Hellblazer Assombrado. A Mulher Escarlate – Volume 1
Warren Ellis
Panini

81kue1adibl

John Constantine pode não ser o sujeito mais legal que você já conheceu, mas existem outros muitos piores – e, agora que está de volta a sempre mutante Londres, o mago vai encarar alguns desses tipos. Depois de passar uma vida metido até o pescoço nas trincheiras da necromancia, Constantine já conhece muito bem os predadores que rondam o mundo, e é fácil para ele os rastrear e encurralar em seus esconderijos. Pois a verdade nua e crua é que não importa a baboseira pseudomística que usem para racionalizar os surtos de maldade, eles não são capazes de disfarçar a avassaladora banalidade por trás do mal que perpetram. Para derrotá-los, basta arrancar suas ilusões uma a uma e confrontá-los com a própria imagem. E ninguém é mais preparado para a tarefa do que John Constantine. WARREN ELLIS (Planetary), JOHN HIGGINS (Antes de Watchmen), FRANK TERAN (Flinch) e TIM BRADSTREET (Justiceiro) escarafuncham as feridas que cobrem os ferimentos autoinfligidos da humanidade nessa curta coleção em dois volumes.

Hellblazer: Origens – A Horrorista E Sangue Ruim – Volume 8
Jamie Delano
Panini

91r3wq1dtcl

John Constantine é frio, tem a alma anestesiada, intocável e inabalável. Sua compaixão minguou devido a uma superexposição ao sopro gelado do Inferno. Até que a imagem de uma misteriosa mulher criou uma rachadura em sua armadura por onde se infiltrou o germe da luxúria e a semente da agonia do amor. Ele precisa encarar os olhos negros dela… mesmo que precise ir até o outro lado do mundo para encontrá-la. E, em 2025, a monarquia britânica definha enquanto o velho bruxo segue a todo vapor, ainda que fora de cena. Mas tudo está prestes a mudar quando uma amiga é convidada a participar de um improvável reality show no qual ela é muito mais prisioneira do que protagonista. Uma vez mais, o futuro da Inglaterra está nas mãos (e no sangue) de Constantine… JAMIE DELANO (Homem-Animal), DAVID LLOYD (V de Vingança), PHILIP BOND (Mate Seu Namorado) e WARREN PLEECE (Os Invisíveis) apresentam duas minisséries do mago inglês. Este volume reúne as minisséries THE HORRORIST e a inédita BAD BLOOD, e uma história curta publicada em Hellblazer 250, completando assim a publicação de toda a obra de Jamie Delano com John Constantine.

Arakawa Under the Bridge – Volume 13
Hikaru Nakamura
Panini

81xh9s9bcwl

As margens do Arakawa continuam como sempre, emanando seus raios de loucura. Ao menos, é o que todos pensavam quando, de repente, o kappa de plantão resolve deixar o cargo de prefeito para outro. Ric é escolhido como substituto e, agora, terá que governar esses moradores, com suas mil e uma pirações.

Ataque dos Titãs: Antes da Queda – Volume 13
Hajime Isayama (Autor)
Panini

91ddd2ltj3l

Com o retorno de Angel, o equipamento está concluído e Kuklo é o primeiro a testá-lo. Mas, mesmo possuindo uma arma que possa ser a chave para derrotar os titãs, a Divisão de Reconhecimento ainda corre o risco de ser desmantelada.

Os Cavaleiros do Zodíaco: Saintia Shô 10
Masami Kurumada (Autor),‎ Chimaki Kuori (Autor)
JBC

81ubrzn6wwl

As Saintias recebem artefatos sagrados da deusa da Lua Ártemis e, com estes, partem para salvar Athena, que está aprisionada no Templo de Éris, localizado em uma dimensão paralela. E quem estava lá aguardando-as era?

Lendas do Homem de Aço: Gil Kane – Volume 2
Gil Kane
Panini

81e3n59xjkl

Esse imperdível volume continua a compilar a passagem do fundamental desenhista Gil Kane pelos títulos do Superman, dessa vez ao lado nomes lendários da nona arte, como Marv Wolfman, Roy Thomas e Cary Bates. Acompanhe o combate do Homem de Aço contra seus mortais adversários Vandal Savage e Brainiac e leia um dos contos mais famosos da história do herói, Se O Superman Não Existisse… (Action Comics 551-554, Superman Special 2, DC Comics Presents Annual 3)

Turma da Mônica Jovem: Japão Nosso de Cada Dia
Mauricio De Sousa
Panini

91crbed6m9l

Prit e Lohgann, dois jovens brasileiros que vivem no Japão, mostram a todos como amam esse país. Como eles se tornaram famosos iutúbers? Será que a Mônica e Cebola tiveram algo a ver com isso? Entre parques, museus e robôs gigantes, os casais vivem momentos inesquecíveis!

Dylan Dog 3
Claudio Chiaverotti (Autor),‎ Giuseppe Montanari e‎ Ernesto Grassani (Ilustradores),‎ Júlio Schneider (Tradutor)
Mythos

91jtvcnkhol

A RAINHA DAS TREVAS a jovem Pamela está possuída por um demônio. Médicos, padres e psiquiatras desistem: não há mais nada a fazer para uma loucura que a cada dia se torna mais profunda. Algo de terrível se esconde por trás da maldição. Mas o quê? a Rainha das Trevas não é só a alucinação de uma endemoniada, é um monstro de carne e osso, uma assassina que tem o rosto da própria Morte.

Mulheres que Só Fazem o Que Querem: Ousadas – Volume 1
Pénélope Bagieu (Autor),‎ Fernando Scheibe (Tradutor)
Nemo

81damwgiscl

Margaret, atriz “aterrorizante”, especializada nos papéis mais perversos de Hollywood; Agnodice, ginecologista da Grécia Antiga que teve de se disfarçar de homem para exercer a profissão; Lozen, mulher Apache, guerreira e xamã. Pénélope Bagieu traça, com humor e sagacidade, quinze retratos de mulheres excepcionais que enfrentaram a pressão social de seu tempo e se tornaram donas de seus próprios destinos.

Cavaleiros do Zodíaco: Kanzenban 10
Masami Kurumada
JBC

91zuc-tomll

A última batalha do santuário: Seiya vs. Saga. O cavaleiro de gêmeos lança seus melhores golpes para acabar com o cavaleiro de Pégaso e impedi-lo de salvar a deusa Atena. Quando tudo parecia perdido, Seiya se ergue novamente e queima seu cosmo uma última vez. Eis o desfecho da saga do santuário.

Saga – Volume 6
Brian K. Vaughan (Autor),‎ Fiona Staples (Ilustrador),‎ Marquito Maia (Tradutor)
Devir Livraria

71s1vaelzhl

Saga narra a história de uma jovem família tentando encontrar seu lugar no universo. Quando dois soldados de lados opostos em uma guerra intergaláctica se apaixonam, eles arriscam tudo para proteger a vida de sua filha recém-nascida em um perigoso universo que parece querer separá-los a qualquer custo. Depois de um dramático salto temporal no último volume Hazel começa a aventura mais emocionante da sua vida: o jardim de infância. Enquanto isso, sua desafortunada família passa por duras e amargas lições.

Uzumaki
Junji Ito
Devir Livraria

81a-hqwginl

Kirie Goshima e Shuichi Saito vivem na pequena cidade de Kurôzu-cho, que se vê repentinamente assolada por uma estranha maldição: os seus habitantes tornam-se obcecados por objetos com a forma de espirais (conchas de caracol, remoinhos e padrões) e acabam por morrer misteriosamente. Kirie and Shuichi elaboram um plano para escapar da cidade, mas os seus esforços não têm sucesso e no regresso acabam por descobrir qual é afinal o centro da espiral.

Cinco Mil Quilômetros Por Segundo
Manuele Fior
Devir Livraria

71mhbzflvnl

Cinco Mil Quilômetros Por Segundo conta – ou quase conta – a história de amor de Piero e Lucia, que começou com uma troca de olhares casual entre dois adolescentes e termina com um encontro desesperado de dois ex-namorados agora mais velhos… e mais tristes. Fior deixa a história de amor como pano de fundo e prefere se concentrar no início do relacionamento e em passagens onde os dois estão separados, uma ferramenta narrativa que torna essa HQ ainda mais pungente. As idas e vindas do casal são narradas em cinco capítulos, começando na Itália, passando pela Noruega e Egito, e novamente para Itália, em lindas aquarelas de Fior.

Dias Gigantes – Volume 1
John Allison (Autor),‎ Lissa Treiman (Ilustrador),‎ Guilherme Miranda (Tradutor)
Devir Livraria

61ipxpecrhl

Susan, Esther e Daisy começaram a universidade há três semanas e logo se tornaram amigas. Agora, longe de casa pela primeira vez, as três querem se reinventar. Entretanto, diante de garotos com culpa no cartório, “novas experiências”, gripe, mofo misterioso, neochauvinismo e a voluntariosa intrusão indesejada da “academia”, elas podem se considerar sortudas se sobreviverem a tudo isso. Sair de casa para a faculdade é sempre uma época de crescimento, mas para Esther, Susan e Daisy as coisas vão ficar um pouco mais esquisitas.

Ultraman – Caixa 1 a 8
Shimizu Eiichi (Autor),‎ Shimoguchi Tomohiro (Ilustrador)
JBC

51eej4bofil

Contém caixa com volumes 1 a 8 + marcador de página. Ultraman voltou. Após inúmeras batalhas para defender a terra, o herói nunca mais foi visto e, com o tempo, se tornou uma lenda. Algumas décadas depois, Shin Hayata se casou, teve um filho e virou ministro da defesa do Japão. Mas ele e seu filho são um pouco diferentes das pessoas comuns e Hayata não tem memória do porquê. Quando estranhos acontecimentos voltam a ocorrer no Japão, um “velho novo” herói vai surgir e muitas perguntas feitas pelos fãs ao longo do tempo começarão a ser respondidas.

A Arte de Charlie Chan Hock Chye
Sonny Liew (Autor),‎ Maria Clara Carneiro (Tradutor)
Pipoca e Nanquim

81g2sx-f8vl

Conheça Charlie Chan Hock Chye. Atualmente com 70 e poucos anos, Chan vem fazendo quadrinhos em Singapura desde 1954, quando ainda era um garoto de 16 anos. Conforme ele relembra sua carreira de mais de cinco décadas, vemos suas histórias se desdobrando em uma deslumbrante variedade de estilos e formatos; o desenvolvimento delas ecoa a evolução do panorama político e social de sua terra natal e do próprio meio das histórias em quadrinhos. Com a Arte de Charlie Chan Hock Chye, Sonny Liew une com sua versátil arte uma miríade de gêneros em um trabalho impressionantemente engenhoso e engajado, no qual a linha entre verdade e imaginação às vezes é nebulosa, mas cuja história é sempre empolgante, levando-nos para dentro de uma jornada única, engraçada e instigante da vida de um artista e da história de sua nação. Parte graphic novel, parte livro de arte, parte ensaio narrativo, a Arte de Charlie Chan Hock Chye, de Sonny Liew, autor malaio vencedor do Prêmio Eisner, é um olhar ímpar sobre Singapura. Refletindo sobre a vida de um quadrinista cuja carreira durou cinco décadas, este livro comenta acidamente sobre o passado e o presente de Singapura, enquanto homenageia a arte da narrativa sequencial.

Blue Note
Mikael Bourgouin (Autor, Ilustrador),‎ Mathieu Mariolle (Autor),‎ Bernardo Santana (Tradutor)
Mythos

a1ue2btt9h1l1

Com o fim da Lei Seca, toda uma era de boxe, jazz e gângsteres também está prestes a mudar. O local: Nova Iorque. A data: 1933. A era da Lei Seca está chegando ao fim e, com ela, toda uma estrutura montada por gângsteres, clubes de música, subornos e venda ilegal de álcool também está prestes a mudar. Neste cenário marcante da história americana, vemos dois protagonistas terem seus destinos entrelaçados pela mudança dos tempos. Jack Doyle, um irlandês turrão, é convencido a voltar aos ringues depois de cinco anos afastado, e o jovem guitarrista R.J. Encanta com sua habilidade Vincenzo, o dono de um clube famoso na cidade e também um perigoso mafioso. Ambos acabam se metendo em negócios escusos gerados pelo mal que habita a cidade grande, tendo seus destinos entrelaçados mesmo sem saber. Com um roteiro carregado com a atmosfera da época por Mathieu Mariolle e uma arte sinestésica de Mikaël Bourgouin, Blue Note mistura jazz, boxe e noir para nenhum fã de Intocáveis e Boardwalk Empire botarem defeito.

Capitão Stone – O que Aconteceu com o Capitão Stone?
Liam Sharp (Autor, Ilustrador),‎ Christina Mccormack (Autor)
Mythos

913tqx0p32bl

Como o maior herói da Terra pode ter desaparecido assim? o que aconteceu com o maior (e único) herói do mundo, depois de cair em desgraça e sumir misteriosamente? Essa é a premissa de O Que Aconteceu Com o Capitão Stone, obra do desenhista/roteirista Liam Sharp. Esta belíssima HQ analisa o impacto do mito heroico na cultura pop, ao mesmo tempo em que homenageia as inspirações do autor: nomes como Sam Kieth, Dave McKean, Bill Sienkiewicz, Jim Lee, Simon Bisley e muitos outros. Mergulhe de cabeça nessa complexa leitura e descubra por que o Capitão Stone desapareceu.

Fullmetal Alchemist 22
Hiromu Arakawa
JBC

51e889l1gel-_sx325_bo1204203200_

Ed e seus companheiros se dirigem ao subterrâneo de Central City onde se encontra o “pai” dos homúnculos para o acerto de contas final. Porém, criaturas malignas piores que eles acabam de despertar!!

Martin Mystère 3
Pier Francesco Prosperi (Autor),‎ Gaspare Cassaro (Ilustrador),‎ Gaetano Cassaro (Ilustrador),‎ Júlio Schneider (Tradutor)
Mythos

91yauonmlol

A COISA DE OUTRO MUNDO. Uma ameaça obscura paira sobre os Estados Unidos e o México: um assassino invisível mata de forma impiedosa quem cruza o seu caminho. Como deter essa cadeia de sangue sem poder ver o inimigo? Qual a relação entre esses crimes e o monstro descrito no conto a Coisa Maldita, do escritor Ambrose Bierce? e que fim levou o próprio Bierce, desaparecido de forma misteriosa no México em 1914?

The Wicked and the Divine: Suicídio Comercial – Volume 3
Kieron Gillen,‎ Jamie Mckelvie,‎ Matthew Wilson,‎ Clayton Cowles
Geektopia

91ikcd51rdl

O TERCEIRO VOLUME da SÉRIE INDICADA AO EISNER e BEST-SELLER DO THE NEW YORK TIMES. Ser imortal não significa viver para sempre a cada 90 anos, aproximadamente, doze deuses reencarnam no corpo de jovens adultos. Eles são carismáticos, perspicazes e atraem grandes multidões. São capazes de levar qualquer um ao êxtase. Há rumores de que podem realizar milagres. Eles salvam vidas, seja metafórica ou concretamente. Eles são amados. Eles são odiados. Eles são incríveis. E em menos de dois anos estarão todos mortos. Isso já aconteceu uma vez. E vai acontecer de novo Assim se constrói The Wicked + The Divine, uma fascinante alegoria para os jovens de hoje sobre a glória efêmera erigida como valor supremo na sociedade moderna. Fenômeno de público e crítica, a série concebida por Kieron Gillen e Jamie McKelvie (criadores de Phonogram e Jovens Vingadores) obteve diversas indicações ao Prêmio Eisner, e agora chega ao terceiro volume, Suicídio Comercial, que reúne as edições 12 a 17 da aclamada HQ, além de vários extras. “Esta HQ é tão boa que eu quase fico brava com ela.”ZOE QUINN, Depression Quest, Crash Override. “A HQ perfeita sobre amar demais uma coisa.”EVAN NARCISSE, Kotaku. “Lindo, fantástico.”EMILY MACKAY, The Guardian. “Devastador.”LAURA HUDSON, Wired.

Blues for Lady Day: A História de Billie Holiday
Paolo Parisi (Autor, Ilustrador),‎ Rosane Pavam (Tradutor)
Veneta

81x69w9n-2bl

Depois do sucesso com Coltrane (Veneta, 2016), biografia em quadrinhos do jazzista americano, o quadrinista italiano Paolo Parisi volta sua atenção para a grande dama do jazz Blues For Lady Day – a história de Billie Holiday conta a trajetória da mais importante cantora da história do jazz. Dos clubes do Harlem, em Nova York, ao estrelato internacional, o livro acompanha os principais acontecimentos da carreira da cantora: a parceria com Louis Armstrong, Benny Goodman, Artie Shaw e Count Basie, a amizade com Lester Young e os problemas com álcool e drogas, que a levaram para a cadeia duas vezes. As tensões raciais da época estão presentes na narrativa. Holiday foi uma das primeiras cantoras negras a se apresentar com uma banda de músicos brancos, durante o período de segregação racial nos Estados Unidos, e deu voz a uma clássica canção de protesto: Strange Fruit, que condenava o linchamento da população negra, prática institucionalizada na época. A música foi apresentada pela primeira vez no Café Society, primeiro clube noturno integrado de Nova York, no Greenwich Village, que negros e brancos podiam frequentar livremente, e marcou a carreira da cantora. Nascida na Filadélfia, a cantora não teve educação musical formal. Aprendeu a cantar ouvindo Bessie Smith e, ainda adolescente, teve de lavar banheiros e se prostituir para ajudar nas contas da família.

Estranhos no Paraíso – Volume 1
Terry Moore
Devir Livraria

71p9gjghxjl

Katchoo é uma jovem muito bonita, vivendo tranquilamente e tudo vai muito bem em sua vida. Ela é esperta, independente e está apaixonada por sua melhor amiga, Francine. Então Katchoo conhece David, um jovem gentil porém persistente, que está decidido a conquistar seu coração. O triângulo amoroso resultante é uma comovente comédia de erros amorosos, até o dia em que a antiga chefe de Katchoo vem atrás dela e dos $850.000 roubados da máfia. Enquanto sua vida idílica desmorona, Katchoo percebe que não pode acreditar em ninguém e que o passado que ela acreditava ter ficado para trás agora ameaça destruir tudo que ela ama, incluindo Francine. Uma das histórias em quadrinhos independentes mais aclamadas da década de 90 está de volta, numa belíssima edição de luxo, tão atual e comovente agora no século XXI, quanto foi no passado. Vencedora do Prêmio Eisner de melhor história seriada na sua estreia, Estranhos no Paraíso, tem uma legião de fãs ardorosos mundo afora e volta, finalmente, a ser publicada no Brasil. A Devir publicará a série completa em seis volumes de luxo.

A Louca dos Gatos
Sarah Andersen
Seguinte

81kksqp-2bl

Os quadrinhos de Sarah Andersen são para todos que precisam lidar com níveis de ansiedade cada vez mais alarmantes, que sentem que o mundo está à beira do colapso e que se esforçam para sair ao menos um centimetrozinho da zona de conforto. Ou seja, é basicamente um manual de sobrevivência para os dias de hoje. Além de suas tirinhas sagazes e encantadoras, a autora, que já reuniu mais de 2 milhões de fãs no Facebook, traz também ensaios ilustrados com dicas para os artistas aspirantes aprenderem a lidar com críticas, ignorarem os trolls na internet e não desistirem de mostrar seu trabalho.

Platinum End 2
Tsugumi Ohba (Autor),‎ Takeshi Obata (Ilustrador)
JBC

81agltfyiml

Mirai foi atingido nas costas por uma flecha vermelha quando estava indo para a cerimônia de abertura do colégio. E o atirador era Saki Hanakago, a pessoa por quem o garoto sempre foi apaixonado. Ao mesmo tempo, Metropoliman continua atrás dos candidatos a Deus e propõe um diálogo com os outros onze escolhidos. E o que acontece lá é.?

Batman – A Corte das Corujas – Volume 1
Scott Snyder
Panini

91mh07akf8l

“A CORTE DAS CORUJAS VIGIA VIGIA o TEMPO INTEIRO”. Batman já ouviu falar sobre o conto da Corte das Corujas. Há séculos reunindo-se nas sombras e usando a ave de rapina noturna como seu cartão de visita, é dito que os membros dessa temível e poderosa cabala são os verdadeiros donos de Gotham City. Mas o Cavaleiro das Trevas nunca acreditou em tais lendas. Para o herói, Gotham é sua cidade. Até agora. Um assassino brutal, munido de afiadas lâminas-garra, vem vitimando algumas das maiores (e algumas das mais perigosas) personalidades de Gotham. Se a antiga lenda for verdadeira, os mestres desse guerreiro sombrio podem se provar predadores mais poderosos que o Batman jamais imaginou – e seus ninhos estão em todos os lugares.

A Entrevista
Manuele Fior (Autor, Ilustrador),‎ Michele Vartuli (Tradutor)
Mino

91ed387lool

Itália, 2048: alguém nos observa do além? Em um futuro próximo, uma geração se sente envelhecida, exausta e acabada, enquanto outra, mais jovem, avança e luta para criar novos valores e formatos de coexistência alternativa como casal e família. A nova graphic novel do autor de Cinco Mil Quilômetros Por Segundo é uma história sobre a passagem do tempo e a contínua mudança da sociedade, uma obra de ficção científica que não explora as estrelas, mas o frágil e delicado universo interno dos relacionamentos e os sentimentos dos seres humanos.

Andrizy Bento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s