Let’s Dance (1983) – David Bowie

david-bowie-lets-dance-era-shot-1983

Data de lançamento: 14 de Abril de 1983
Duração: 36:46
Faixas: 8 faixas
Estilo: Pós-disco, dance-rock, dance-pop

Lado A:
Modern Love
China Girl
Let’s Dance
Without You

Lado B:
Ricochet
Criminal World
Cat People (Putting Out Fire)
Shake It

Produção: Nile Rodgers e David Bowie
Engenheiro de som: Bob Clearmountain, Nile Rodgers e David Bowie
Gravadora: EMI

david-bowie-lets-dance-cd-music-500x500

No ápice da New Wave, o camaleão do rock, David Bowie, decidiu pegar uma carona nessa onda e mostrar mais uma das várias facetas de sua carreira versátil, lançando o álbum Let’s Dance em grande estilo, no ano de 1983.

Como o próprio nome sugere, trata-se realmente de um disco dançante, composto por músicas que tocaram nas pistas durante a década de 1980. É o caso dos hits China Girl (parceria de Bowie com Iggy Pop, que já tinha gravado outra versão no álbum The Idiot de 1977), Modern Love e a faixa-título do álbum. Ambas alcançaram o primeiro lugar das paradas em vários países. Destaque também para a regravação de Cat People, do próprio Bowie, cuja a primeira versão foi gravada em 1981 especialmente para o filme de mesmo nome.

No dia 14 de abril, o álbum completou 35 anos de seu lançamento. Ele figura na lista de favoritos dos fãs do cantor, sendo o álbum mais vendido de sua carreira, tendo atingido a meta de 10,7 milhões de cópias.

Apesar da popularidade entre o público, o álbum dividiu a crítica especializada na época. Enquanto alguns diziam que o LP era o ápice da carreira de Bowie e uma grande aposta do músico, outros afirmavam que ele só quis lançar algo mais comercial.

Let's Dance Bowie-825

Na lista Os 100 Melhores Álbuns da Década de 80, idealizada pela revista norte-americana Rolling Stone, em 1989, Let’s Dance entrou no 83º lugar. Já na lista dos 500 melhores álbuns de todos os tempos da revista inglesa NME, ficou na 296ª posição.

O lançamento desse trabalho originou a inesquecível turnê mundial Serious Moonlight Tour, realizada entre 18 de maio e 8 de dezembro de 1983. Ao levar a turnê para o Japão , Bowie gravou Ricochet (que também intitula uma das faixas do LP), um filme mostrando um passeio do músico pela cultura do país.

O álbum já foi relançado algumas vezes – tanto em vinil como em CD – e, com certeza, outros relançamentos virão por aí. Aguardemos!

Adryz Herven

Uma consideração sobre “Let’s Dance (1983) – David Bowie”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s