O Que Vem Por Aí: Duna de Villeneuve – Star Wars Para Adultos

untitled2017221047705
Villeneuve, cujo trabalho mais atual é o excelente Blade Runner 2049, foi o escolhido para dirigir uma nova adaptação do clássico Duna

O diretor Denis Villeneuve – cujas credenciais recentes no gênero sci-fi são impecáveis, dada a resposta positiva da crítica para A Chegada e Blade Runner 2049 – decidiu alfinetar a estrela de maior grandeza da carreira do produtor, cineasta e roteirista George Lucas, a colossal e imbatível franquia Star Wars. Em entrevista para o site Fandom, no mês passado, Villeneuve definiu a saga espacial como infantil ao falar sobre sua vindoura adaptação do clássico literário de Frank Herbert, Duna, que, nas palavras do próprio, será um Star Wars para adultos.

Villeneuve abordou o tópico da odisseia espacial de George Lucas graças às semelhanças de seu material de origem com Duna. Como observou, durante a entrevista, uma série de tramas de batalhas e até detalhes da construção do universo da obra – o vasto planeta deserto, a rebelião contra um império onipresente, o garoto messias com seus mágicos poderes misteriosos – guarda similaridades com o notável romance de Herbert. “Muitas das ideias principais de Star Wars vieram de Duna, então será um desafio [enfrentar] isso”. O diretor – que assinou para dirigir uma nova versão de Duna ainda no ano passado – disse aos entrevistadores que “a ambição é fazer o filme de Star Wars que eu nunca vi”.

blade-runner-denis-villeneuve-1200x520
O cineasta definiu a criação máxima de George Lucas como “infantil”

O cineasta ainda revelou que não tem interesse em reviver os projetos da famosa adaptação cancelada de Alejandro Jodorowsky para o romance; refletindo o que ele disse no ano passado sobre a adaptação alçada ao status de cult, comandada por David Lynch, em 1984, Villeneuve reitera que ele nem sequer tentou recriar o filme inacabado e muito discutido:

“Não, porque Jodorowky é um visionário inigualável. Ele tem uma visão muito forte e única. Eu sou um ser humano totalmente diferente. Seria muito presunçoso e arrogante de minha parte tentar. Eu iria amar falar com ele. Eu quero encontrá-lo há muito tempo. Acho que ele é um cineasta fantástico e eu adoraria ver sua versão para Duna. Creio que seria um filme bem singular de Jodorowsky. Seria a visão que eu tenho para Duna? Bem longe disso. Quero dizer, eu tenho certeza, pois ele é muito único”.

Ainda não há previsão de quando a visão de Villeneuve para Duna irá estrear no grande ecrã, mas, segundo Brain Herbert (filho do autor da obra, Frank Herbert), é possível que venha mais de um filme por aí. Em sua conta no twitter, o filho de peixe anunciou, ainda no início do ano passado, que o cineasta havia assinado para dirigir uma série de filmes baseada no clássico livro de ficção científica.

Tradução livre do artigo publicado no site The A.V. Club. O conteúdo original pode ser lido aqui.

Andrizy Bento

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s