Série alemã, original da plataforma de streaming Netflix, Dark é uma serie complexa. Isso porque a quantidade de meandros e teorias que ela incita na cabeça do telespectador, é impressionante. Mas é impossível resistir a ela. Quando você começa a assitir, o seu objetivo final é saber como aquilo irá terminar.
Dark trata de um assunto que pode até ser considerado o clichê supremo do universo da ficção cientifica: linhas temporais. A cidade de Winden cresce movimentada apenas por uma usina nuclear. Trata-se de uma cidade pequena, onde não acontece nada de interessante. Mas, de tempos em tempos, crianças simplesmente desaparecem. E você é inundado por inúmeras questões referentes ao envolvimento dos demais personagens. Os desaparecimentos são obras de uma só pessoa? São causados pela usina? De que se trata aquela caverna misteriosa e assustadora? Um buraco negro onde as pessoas são jogadas e não se sabe em que a época elas vão parar? Os desaparecimentos possuem alguma lógica?
Sentiram o numero de questões que a série levanta? Assistam, mas saibam que vocês correm o risco de sair do sofá apenas no fim do décimo episódio depois que começarem. E, também, acabar com mais dúvidas do que respostas. Além da certeza de que Dark é uma delícia com sua aura de suspense e trilha sonora perturbadora.
Ah! A Netflix já renovou a produção para uma segunda temporada. Mas, certamente, só em 2019.
Gaby Matos
Uma consideração sobre “Dark”