
No tempo das fitas VHS Retroceder Nunca, Render-se Jamais (No Retreat, No Surrender no original) era disputado nas locadoras e, atualmente, é um clássico cult propagado pela internet. O filme é uma produção conjunta entre Estados Unidos e Hong Kong, tem a direção de Corey Yuen e a produção de See Yuen. Eu lembro que, quando o primeiro aparelho de vídeo cassete chegou em minha casa em 1990, esse foi o segundo filme que assisti no mesmo (o primeiro foi O Sobrevivente com Arnold Schwarzenegger).
O filme gira em trono de Jason Stillwell (Kurt McKinney), um jovem que adora artes marciais e é admirador do Bruce Lee. Ele estuda karatê na academia de seu pai, Tom (Timothy D. Baker) em Los Angeles. Essa academia está na mira de uma organização criminosa que quer comprá-la e usá-la como fachada. Ao dizer não, Tom perde uma luta desleal para o carateca soviético Ivan Kraschinsky (Jean-Claude Van Damme) e é obrigado a vender a academia para os mafiosos.

Tom se muda para Seattle com a esposa (Gloria Marziano) e Jason, que não quer desistir de estudar artes marciais, mesmo contra a vontade do pai. Jason faz amizade com o dançarino R.J. (J. W. Fails), que o leva até o túmulo do Bruce Lee, na citada Seattle. R.J. sofre perseguição do implicante Scott (Kent Lipham), a quem Jason enfrenta para salvar o seu novo amigo. Para continuar estudando artes marciais, ele é levado por R.J. para a academia de karatê de Ian Reilly (Ron Pohnel), campeão nacional. Porém, ao saber que Jason está lá para se inscrever, Scott inventa uma história para o instrutor Dean Ramsay (Dale Jacoby) de que ele falou mal do karatê de Seattle e Jason é humilhado no teste.

Para piorar, Dean está dando em cima de Kelly (Kathie Sileno), namorada de Jason e irmã de Ian. Dean e Scott voltam a humilhar Jason que, desesperado, regressa ao túmulo de Bruce Lee pedindo mais uma ajuda. O espírito de Lee (Tong Lung) baixa na terra e ensina artes marciais para Jason. Ao ver o seu pai ser espancado por quatro caras, Jason salva a sua vida e o pai passa a compreendê-lo.

Paralelo a isso, os mafiosos que tiraram a academia do pai de Jason agora estão de olho na academia de Ian, que propõe uma competição de full contact por equipe. Os bandidos só colocam Kraschinsky para enfrentar os americanos. Durante a terceira luta, o russo fica fora de controle e tenta tirar a vida de Ian. Jason não resiste e sobe no ringue para enfrentá-lo.

Curiosidades:
A crítica americana não perdoou o filme, acusando-o de beber da fonte de três sucessos cinematográficos da época como Karatê Kid, O Último Dragão e Rocky IV.
O filme teve duas continuações. No segundo filme, lançado em 1987, não contou com nenhum ator do primeiro, embora conte, em seu elenco, com pessoas destacáveis nas produções de artes marciais como Cynthia Rothrock, Loren Avedon e Matthias Hues. O terceiro foi lançado em 1990 e ficou conhecido no Brasil com o título de Irmãos Kickboxers, trazendo no elenco Loren Avedon e Keith Vitali, esse último atuou no primeiro filme.
Sempre rolou um boato de que esse filme foi a estreia cinematográfica de Jean-Claude Van Damme. Na verdade, a estreia do ator-lutador belga na sétima arte foi em Monaco Forever, onde ele interpretou um carateca homossexual.
Interprete do espirito do Bruce Lee, o ator coreano Tong Lung ficou conhecido por ter substituído o próprio na conclusão de O Jogo da Morte (1978). Esse filme ficou inacabado devido a morte de Bruce Lee em 1973. Tong Lung também atuou em Jogo da Morte 2 (1981) vivendo Bobby Lo, irmão de Billy Lo (Bruce Lee). Seu nome verdadeiro era Kim Tai-Chun e ele faleceu aos 54 anos vítima de hemorragia estomacal.
Windson Alves