Se você foi criança na década de 1980, certamente não perdia a programação infantil da época e deve se lembrar deste desenho animado:
Kissyfur estreou na emissora norte-americana, NBC, em setembro de 1986, sendo fruto de uma parceria da emissora com a Dic Entertainment. A primeira temporada se encerrou em 1987, enquanto a segunda durou de 1988 a 1990.
A série animada que levava o nome do protagonista, Kissyfur, contava a história de um pequeno urso e seu pai Gus, que viviam de fazer shows em um circo. Com certeza, o início do primeiro episódio da animação deve ter feito muita criança ir às lágrimas por conta da morte da mãe do protagonista. A lástima do ursinho e de seu pai, no entanto, são completamente ignoradas pelo dono do circo, responsável pelos maus tratos sofridos tanto por eles quanto por outros animais do circo. Ele obriga ambos a se apresentarem naquele dia. Obviamente, Kissyfur não consegue se concentrar no número, sendo salvo por Gus antes de sofrer um acidente.
No final desse episódio, durante uma viagem no trem do circo em que Gus e Kissyfur eram atrações, ocorre uma violenta tempestade e o vagão do trem onde os dois se encontravam descarrila, a jaula na qual estavam cativos cai dentro de um rio, se despedaçando (essa cena foi incluída na abertura da série) e isso muda o destino dos dois para sempre. Enfim, eles conseguem a tão sonhada liberdade, indo morar no vilarejo Paddlecab, localizado em um pântano, onde conhecem muitos animais que acabam se tornando seus amigos e com os quais vivem inúmeras aventuras.
Dentre os personagens inesquecíveis, destacam-se Lenny, o javali que só reclamava e criticava as idéias dos amigos; o porco Duane que tinha mania de limpeza; a vaidosa coelhinha Beehonie; a professora dos filhotes, Emmy Lou, que despertava a paixão de Gus; e os jacarés antagonistas Jolene e Floyd. Outros personagens que também estavam envolvidos na trama eram o Castor Toot, as galinhas Claudette e Bessie, o medroso Stuckey e o pássaro azul, Ralph.
O desenho foi dublado no Brasil pela BKS e transmitido no SBT de 1988 a 1994.
Adryz Herven