Secret Squirrel

Secret Squirrel foi um desenho animado criado pela popular companhia Hanna-Barbera no ano de 1965 e sua primeira aparição ocorreu na animação especial The World of Atom Ant and Secret Squirrel naquele mesmo ano. Depois disso, ele ganhou sua série de desenhos passando no mesmo festival da Formiga Atômica. Tá lembrando de que desenho se trata? Talvez essa informação refresque sua memória: no Brasil, a produção recebeu o título de O Esquilo Sem Grilo.

O enredo era centrado na rotina de um esquilo antropomórfico que atuava como o agente secreto 000 (parodiando os filmes de James Bond), e trabalhava para International Service Sneaky, atendendo as ordens de seu superior, Duplo-Q. A cada episódio, uma nova missão. Com seus acessórios mirabolantes e objetos secretos que costumava carregar dentro de seu chapéu, o Esquilo Sem Grilo, ao lado do fiel ajudante Moleza Toupeira (pelo nome já dá pra notar que ele não era lá muito ágil…), se dedicava à incansável luta contra o crime. O principal vilão do desenho era seu arqui-inimigo, Amarelo Rosado, uma sátira para lá de esperta de O Poderoso Chefão.

A série animada contou com duas temporadas – a primeira composta por 20 episódios e a segunda com apenas seis. Depois do fim, o Esquilo Sem Grilo reapareceu em 1970, no desenho A Turma do Zé Colméia.

Alguns anos mais tarde, em 1993, o personagem retornou à televisão, ganhando uma nova série, Super – Secret Secret Squirrel que totalizava 13 episódios. Essa nova versão trazia algumas mudanças, tanto no que dizia respeito ao visual, quando ao enredo. A animação passou a ter um estilo um pouco menos ingênuo que a dos anos 1960 e, dessa vez, os personagens que contracenavam com o Esquilo e seu ajudante não eram humanos como na versão original e, sim, animais como eles. O seu superior, por exemplo, era um búfalo e atendia apenas pela alcunha de Chefe. O grande vilão da trama também mudou, sendo representado por um Leão Marinho, Goldflipper.

Outra curiosidade a respeito dessa nova versão tratava-se da dublagem aqui no Brasil. O desenho já não tinha o mesmo nome que recebeu quando a série antiga foi exibida por estas bandas, passando a se chamar Esquilo Secreto e até o nome do seu ajudante foi alterado para Moroco Mole na dublagem. Aliás, ele também já não era tão vagaroso como nos anos 1960, todavia continuava atrapalhado.

Nos Estados Unidos, ambas as séries estreladas pelo personagem foram transmitidas pela emissora NBC. Já aqui no Brasil, a série antiga estreou em 1977, passando pela Rede Globo, TV Record e Bandeirantes (atual Band). Já a série dos anos 1990 foi exibida pela CNT a partir do ano de 1995 até mais ou menos o fim da década.

Adryz Herven

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s