Penny Dreadful – Series Finale

Enquanto o mundo seriemaníaco, no último dia de 19 de junho, entrava em catarse coletiva com a Batalha dos Bastardos no já tradicional episódio nove de Game of Thrones, nos despedíamos na surdina de Penny Dreadful.

Ainda impactados com o poder que a batalha teve – nunca me senti tao tensa vendo GoT –  intimamente gritava: vê se não morre de novo Jon Snow! E, como uma amante de cinema, digo sem medo de errar: a batalha dos bastardos é coisa de cinema. Lindíssima. Nada feito ultimamente, em termos de batalhas nas tela, se compara àquelas cenas. Está em pé de igualdade com a sequência inicial de O Resgate do Soldado Ryan (1998) de Steven Spielberg.

Voltando à Penny Dreadful: na manhã de segunda-feira, fomos surpreendidos com a notícia transmitida pelo próprio criador da série, John Logan, que Penny havia encerrado seu ciclo. E, após ver a season finale, que agora oficialmente é o series finale, percebemos que o show foi produzido para ter uma história curta e contar com brilhantismo a saga de Vanessa Ives (Eva Green).

No primeiro momento, isto é, primeira temporada, imaginamos  que a série era simplesmente uma releitura de figuras sobrenaturais clássicas. Tínhamos os nossos velhos conhecidos da literatura, Dorian Gray (Reeve Carney), Dr. Victor Frankenstein (Harry Treadaway) e um monstro que tinha apanhado a família de Sir Malcom Murray. Este último, com a ajuda de Miss Ives, estava em busca de sua filha e amiga de Vanessa, Mina Murray (Olivia Llewellyn). Esse plot é trabalhado durante toda a season e, paralelamente, a vida de Vanessa vai sendo pincelada.

Ainda nesse primeiro ano, conhecemos Mr. Ethan Chandler (Josh Hartnett) uma pessoa enigmática, um americano que guarda um segredo sinistro e que levamos duas temporadas para descobrir: Ethan era lobisomem.

penny_dreadful3

Após a primeira temporada percebemos que a série não se tratava apenas de uma adaptação dos clássicos sobrenaturais, mas que se propunha a contar a trajetória de Vanessa.  E, na verdade, tudo que acontecia era “culpa” dela. A protagonista é perseguida durante toda a season 2 e sabemos que ela tem uma ligação intrínseca com o mundo obscuro. No fim desse segundo ano, todos estão separados: Sir Malcom  está a caminho da África; Ethan é preso a caminhos dos Estados Unidos; e Vanessa está sozinha em Londres.

Já agora, na terceira temporada, descobrimos que Vanessa é a chave de uma profecia e que o monstro da season 1 volta para finalmente pegá-la. E assim se desenvolve todo o terceiro ano da produção e os espectadores percebem também o tamanho do sofrimento que a personagem enfrentou e vem enfrentando. Isso  acontece no soberbo episódio 5, no qual ela e o enfermeiro do sanatório onde Vanessa está internada, travam diálogos magníficos.  Por causa de episódios como esse é que o coração de fã imagina que há mais histórias a serem contadas porque, particularmente, creio que o enfermeiro, afinal, era o morto-vivo de Frankenstein – faltaram explicações de como ele morreu e como Victor Frankenstein ficou com seu corpo. Essa narrativa, infelizmente, não nos foi apresentada. Nada é perfeito.

season finale, por fim, foi angustiante e afirmo que não cabia outra. A trajetória de Vanessa foi contada de maneira brilhante e percebemos também que tudo que move o mundo é o amor. Isso costuma acontecer em uma série sobrenatural? Sim, em Penny acontece e de uma forma linda.

Adendo: Dessa vez me senti orfã com o fim de Penny Dreadful? Não, pois tudo foi tão bem planejado, narrado e a trajetória correu tão direitinho, que só podemos desejar que a Nossa Senhora das Séries nos dê outra produção dessa qualidade logo, logo.

Até!

Gaby Matos

Uma consideração sobre “Penny Dreadful – Series Finale”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s