Depois de protagonizar histórias na revista da Mônica e, alguns anos anos mais tarde, na do Cebolinha; no dia 19 de Agosto de 1982, Cascão teve a sua primeira revista publicada pela Editora Abril com 36 páginas.
A publicação era quinzenal – havia um revezamento entre o título do Cascão e do Chico Bento, que logo também será destaque por aqui. Dessa forma, numa semana era Cascão quem chegava às bancas, noutra era revista do Chico Bento, o que totalizava duas revistas de cada um dos personagens por mês. Essa primeira do Cascão veio 36 páginas e oito histórias.
A história de estréia do personagem estrelando sua própria revista, foi Montanha Suja (que, naquela década, foi adaptada para o formato de animação no longa O Bicho Papão, lançado nos cinemas em 1987).
Outras duas histórias dessa edição que merecem destaque são Cascão e Bugu, na qual Bugu decide dar um tempo de pegar no pé do Bidu e vai pedir uma chance ao Cascão, aproveitando que agora ele tem a sua própria revista e não deixaria um amigo na mão; e Mania de Limpar o Cascão, estréia das personagens Cremilda e Clotilde, as gêmeas viciadas em limpeza, que sempre implicam com a sujeira do Cascão e fazem de tudo para lhe dar um banho.
A publicação também trouxe aventuras protagonizadas por outros personagens como Anjinho Bidu e Penadinho.
Em Janeiro de 1987, mudando da Editora Abril para a Globo, uma nova revista do Cascão chega às bancas, começando da edição #1 novamente. O reboot trouxe oito histórias, também com 36 páginas e em publicação quinzenal.
Nessa nova fase, a história que abria a edição era intitulada O Diferentão.
No que se refere às tradicionais tramas protagonizadas por outros personagens da casa, apenas Penadinho teve o privilégio desta vez. As demais aventuras eram todas estreladas por Cascão.
A edição #1 de Cascão da Editora Abril de 1982 foi relançada pela Editora Panini em 2007, na Coleção Histórica Turma da Mônica, junto com as demais edições #1 dos personagens principais de Mauricio.
Adryz Herven
2 comentários em “Retrofilia: Cascão #1 (Editora Abril e Globo)”