Dando continuidade à série especial em comemoração aos 80 anos de Mauricio de Sousa e aos 45 da primeira edição da revista da Mônica, desta vez falaremos das primeiras edições das revistas da Mônica na editora Abril e Globo. Posteriormente falaremos das edições de estreia de outros personagens da turminha.
No mês de maio de 1970, chegou às bancas a edição #1 da revista da Mônica com 68 páginas, a personagem que é a grande estrela da Mauricio de Sousa Produções. A história de abertura tratava-se de Mônica é Daltônica? um dos maiores clássicos da personagem.
A edição ainda trouxe as histórias O Soro da Invisibilidade (que ganhou uma continuação em Cebolinha #32 e também ganhou uma versão em animação lançada em VHS); Cascão Não Quer Sabão; duas histórias com a Turma da Mata; e uma do Bidu (história redesenhada, publicada pela primeira vez em preto e branco na primeira edição da revista do Bidu ainda na Editora Continental).
A partir daí, Mônica se tornou uma das mais famosas e bem-sucedidas personagens dos quadrinhos nacionais e uma série de revistas de sua turma veio por aí.
Dezessete anos mais tarde, exatamente em janeiro de 1987, Mônica e sua turma se mudaram para a Editora Globo. Uma nova fase de sucesso chegou para as revistas da turma. Claro, recomeçando de uma nova edição #1. Essa veio com 20 histórias e 84 páginas.
A história que inaugurou esse gibi foi Membros Ativados e, além da Mônica e seus amigos, trouxe histórias de personagens como Chico Bento, Tina, Penadinho, Bidu dentre outros.
Essas representam o sonho de consumo dos colecionadores que escavam sebos para acrescentarem essas primeiras edições em suas coleções pessoais. Lembrando que Mônica #1 foi relançada em setembro de 2007 pela Editora Panini, na Coleção Histórica Turma da Mônica.
Imagem retiradas do site Guia dos Quadrinhos.
Adryz Herven
4 comentários em “Retrofilia: Mônica #1 (Editora Abril e Globo)”